ONG propõe pacto nacional por 15% de brasileiros com fome

Movimento se inspira em campanha do sociólogo Betinho, de 1993, para convocar empresas e sociedade a doar

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São Paulo

A Ação da Cidadania, organização fundada por Herbert de Souza, o Betinho, lança nesta sexta-feira (15) campanha para reeditar o movimento que surgiu em 1993, quando a fome alcançou 32 milhões de pessoas. Em 2022, com 33 milhões nesta condição, a ONG faz um chamado público em apoio aos 15% de brasileiros que não têm o que comer.

O Pacto pelos 15% com Fome convida a sociedade a doar: 15% das vendas, R$ 15, quinze segundos em uma publicação na internet. Ato que mobiliza voluntários para a causa e distribui recursos para entidades que combatem a insegurança alimentar em todo o país.

Daniel Souza, filho de Betinho e presidente do conselho da ONG Ação da Cidadania, apresenta Agenda Betinho 2022
Daniel Souza, filho de Betinho e presidente do conselho da Ação da Cidadania, apresenta série de propostas contra insegurança alimentar - Divulgação/Paulo Barros

"Em 1993, Betinho e os brasileiros se indignaram contra a fome. Agora, com números ainda maiores, a sociedade parece anestesiada", diz Rodrigo ‘Kiko’ Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.

"Quem planta não tem o que comer, quem ganha salário-mínimo, também não. A sociedade precisa firmar esse pacto na luta contra a fome."

A campanha é sustentada no novo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, conduzido pela Rede Penssan, anunciado em 8 de junho. A pesquisa mostrou que 6 a cada 10 brasileiros estão em algum grau de insegurança alimentar.

"As futuras gerações vão nos perguntar como deixamos a fome chegar a este ponto e nossa resposta precisa começar agora", afirma Daniel Souza, filho de Betinho e presidente do conselho da ONG.

Entidades como Amigos do Bem, Bem Maior, Central Única das Favelas, UniãoBR, Gife e Fiocruz fazem parte da aliança.

"Começamos a distribuir cestas básicas em março de 2020 e não paramos mais", diz Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades, que atua no Complexo do Alemão (RJ). "Hoje, poucas pessoas contribuem e a campanha vai fortalecer essa ajuda humanitária."

Assaí, B3, Claro, iFood, Mercado Livre, Twitter e Grupo Dreammers são algumas das empresas que aderiram ao pacto. Personalidades como Bruna Marquezine, Ludmilla e Pedro Scooby, articuladas pela Dadivar, cederão espaço em redes sociais.

"Fazer parte do pacto conversa com nosso propósito de ‘alimentar o futuro do mundo’, aliando tecnologia com a causa, que é urgente", afirma Gustavo Vitti, vice-presidente de pessoas e sustentabilidade no iFood.

Para o Idis - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, combater a fome exige união de todos os setores.

"É hora de somar esforços do poder público, de empresas de todos os portes e segmentos, de organizações da sociedade civil e indivíduos", diz Luisa Lima, gerente de comunicação do instituto. "Nós nos unimos a este movimento."

​O site 15por15.org disponibiliza maneiras de se engajar na campanha e ajudar no combate à fome.

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