Empreendedor Social: Conheça finalistas que concorrem em 'Soluções Comunitárias'

Três iniciativas chegam à final do concurso na categoria que valoriza inclusão social e cidadania; dê seu voto na Escolha do Leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Três iniciativas que atuam no fortalecimento de comunidades no em sua maioria mães e negras, contratados em negócios criados com a ótica da quebrada, sem desperdício e com equidade país concorrem na categoria 'Direitos Humanos' do Prêmio Empreendedor Social 2022. São elas: Diaspora.Black, Gastronomia Periférica e Na Ponta dos Pés.

A Diaspora.Black incentiva o afroturismo ao oferecer marketplace com roteiros que contam a história da população negra e beneficiam comunidades tradicionais.

Criada por Carlos Humberto e Antonio Pita, a startup opera com anúncios e reservas de hospedagens, roteiros históricos, pacotes de viagens e consultorias para que lideranças e comunidades possam apresentar suas histórias e se apropriar do mercado de turismo.

quatro pessoas, sendo três homens e uma mulher, negros, olham para frente
Antonio Pita, Tuany Nascimento, Edson Leite e Carlos Humberto são finalistas na categoria 'Soluções Comunitárias' do Empreendedor Social 2022 - Folhapress

A Gastronomia Periférica tem como carro-chefe uma escola de gastronomia com ‘metodologia da quebrada’ que atua em 19 estados no formato EAD.

Nasceu no Jardim São Luiz (SP), em 2012, a partir das experiências do chef Edson Leite com a psicóloga Adélia Rodriguez. É um negócio social que oferece aos seus alunos —em sua maioria mães e negras— letramento digital, insumos para aulas práticas, tutoria pelo WhatsApp e conexão com grandes restaurantes.

Na Ponta dos Pés é o único projeto social do Morro do Adeus, localizado no Complexo do Alemão (RJ). Criado por Tuany Nascimento, oferece aulas de balé clássico, teatro e kickboxing a crianças e adolescentes que convivem diariamente com a violência na comunidade.

Na pandemia, distribuiu cestas básicas e conseguiu zerar a evasão escolar entre as alunas, que recebem acompanhamento e sonham com a carreira artística.

Até 16 de setembro, é possível votar nas 12 finalistas do Prêmio Empreendedor Social na Escolha do Leitor, em folha.com/escolhadoleitor2022.

Também é possível doar para ampliar o impacto das ações por meio de boleto, cartão ou Pix na plataforma criada em parceria com Doare, Movimento Arredondar e PagSeguro PagBank.

Além da votação popular, os finalistas são submetidos a um júri composto de especialistas e personalidades que vai escolher quatro vencedores, um em cada categoria –Destaques na Pandemia, Direitos Humanos, Inovação em Meio Ambiente e Soluções Comunitárias.

Eles serão anunciados em 19 de setembro, durante a cerimônia de premiação em São Paulo, com transmissão ao vivo pela TV Folha.

O Empreendedor Social 2022 tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Sesi/Senai, Coca-Cola, Liberta e Vedacit. E conta com parceria estratégica de Ashoka, ESPM, FDC, Prosas, SBSA Advogados e UOL.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.