Mariano Cenamo vence Empreendedor Social na categoria Inovação em Meio Ambiente

Fundador do Idesam cria e acelera negócios em série para manter floresta amazônica em pé

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mariano Cemano, 42, é o vencedor da categoria Inovação em Meio Ambiente do Prêmio Empreendedor Social 2022. Fundador do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), o ambientalista investe em negócios que ajudam a manter a floresta em pé.

A ONG promove desenvolvimento socioeconômico por meio de iniciativas como a Amaz, maior aceleradora de impacto no norte do país, com fundo de R$ 25 milhões.

"O Brasil precisa abraçar a floresta, que é nossa. Que a gente possa dizer que o Brasil é uma superpotência com menos mortes, menos destruição", disse Mariano Cenamo ao receber o troféu no palco do Teatro Porto Seguro, em São Paulo, nesta segunda-feira (19) entregue por Pavitra Raja, líder de engajamento na Europa e nas Américas da Fundação Schwab e do Fórum Econômico Mundial.

Mariano Cemano, 42, é o vencedor da categoria Inovação em Meio Ambiente do Prêmio Empreendedor - Rubens Cavallari/Folhapress

Em 18 anos, o Idesam ajudou a preservar 10 milhões de hectares de florestas ao apoiar negócios como o Café Apuí, que gera R$ 1 milhão em receita anual e beneficia 110 agricultores familiares. "Criar um ecossistema é o melhor caminho para maximizar o nosso potencial de impacto", diz Mariano.

Em Inovação em Meio Ambiente, Mariano Cenamo concorreu com Leonardo Gomes e Mônica Guimarães (Brigadas Pantaneiras, com SOS e Documenta Pantanal) e Tasso Azevedo (MapBiomas). As três chegaram à final na categoria que dá visibilidade para iniciativas que atuam em biomas ameaçados.

A escolha foi feita por um júri composto de personalidades e especialistas, que contou, entre outros, com empreendedores sociais como Ronaldo Lemos e Adriana Barbosa, personalidades como a atriz Suzana Pires, e atores do ecossistema de impacto social, como Atila Roque, da Fundação Ford, e Guilherme Coelho, da Samambaia Filantropias.

A cerimônia do Empreendedor Social desta noite anuncia ainda os vencedores em Destaques na Pandemia, Direitos Humanos, Soluções Comunitárias e na Escolha do Leitor.

O Prêmio Empreendedor Social 2022 é realizado pela Folha em parceria com a Fundação Schwab. Tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Sesi/Senai, Coca-Cola, Liberta e Vedacit. Conta com apoio de Porto Seguro e Eataly e parceria estratégica de Ashoka, ESPM, FDC, Prosas, SBSA Advogados e UOL.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.