Resumo Gilberto da Silva, 38, tinha 24 anos quando sofreu o acidente que mudou sua vida. Ao cruzar uma linha férrea em Barueri (Grande SP), bateu num trem. A cancela e o sinal sonoro da via estavam quebrados. O motoboy teve o pé direito arrancado. Tornou-se jogador de vôlei sentado e foi a três Jogos Paraolímpicos. Hoje, não arrisca mais pilotar motos.
Resumo Em uma mala azul de madeira, decorada com adesivos de países pelos quais já passou, o promotor de leitura Maurício Leite, 63, guarda o seus maiores tesouros: livros. Nascido no Pantanal, ganhou o mundo por meio de seu projeto Malas da Leitura, que levou livros a todos os países de língua portuguesa e abre os olhos de crianças de aldeias indígenas, assentamentos e locais longínquos para o universo da leitura.
RESUMO Em um barracão com máquinas rudimentares José Carlos Christofoletti, o seu Zito, começou há 50 anos a fabricar colchões, que levava para vender numa carrocinha puxada por seu cavalo Periquito. Sobreviveu a um incêndio, à disparada do dólar em 2002 e à perda súbita do principal cliente. "Uma porta fecha, outra se abre." Sua empresa, a ApoloSpuma, é hoje uma das dez maiores do segmento no Brasil. Aos 74 anos, Zito diz que está tirando o pé do acelerador, mas já faz planos para ampliar a fábrica
RESUMO Pela primeira vez, na quinta (30), uma travesti negra obteve o grau de doutora em educação na UFPR, em que estudou como professores negros homossexuais superaram situações de homofobia e racismo. Na banca, Megg de Oliveira usou vestido com nomes de travestis mortas. Professora substituta na UFPR, ela diz ainda enfrentar preconceito e pretende lutar pela inserção de travestis no ensino superior.
RESUMO Em 15 de fevereiro, a filha da aposentada Francisca Ferreira de Vasconcelos, 74, foi agredida e assassinada a tiros, em Fortaleza (CE). Nascida Antônio Cleilson Ferreira de Vasconcelos, 42, adotou o nome Dandara Kethlen. Cinco homens foram presos e outros quatro adolescentes apreendidos, suspeitos de participarem da morte da travesti. Eles gravaram um vídeo com as agressões, que viralizou na internet. Doze pessoas ao todo foram identificadas como envolvidas na ação –três ainda estão foragidas.