No norte da Patagônia chilena, Puerto Chacabuco é uma cidade pertencente a Aysén, região com 4.800 rios, 2.000 lagos, 1.200 ilhas, 28 geleiras, um sem-fim de cascatas.
Eu não sei o quanto de vinho o Fernão de Magalhães tinha tomado quando chegou pelas terras austrais, em 1520, ou se os europeus na época eram mesmo bem baixinhos. Só sei que a Patagônia leva esse nome porque o navegador português jurou que chegou até ali e deu de cara com patagões, os míticos "pés grandes".
Esteja você bebericando um pisco sour, uma taça de cabernet ou um "mote con huesillos", é provável que já tenha novos planos em mente. Eles podem surgir diante da cordilheira dos Andes, companheira majestosa durante boa parte da viagem. Na piscina de um spa termal cercado por lagos e vulcões. No deserto. Num vinhedo. Ou ainda deslizando montanha de neve abaixo.
?Entre os 50 lugares apontados pelo júri para o especial 50 anos de Folha Turismo em cores, estes seis destinos são os que permitem maior contato direto com a natureza, em suas diversas formas.
Dividida entre a Argentina e o Chile, a Patagônia é uma região marcada por paisagens inóspitas, com grandes geleiras, lagos e montanhas.