Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Aquecimento Global

A 13ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas, que acontece na Indonésia, vai até o dia 14 de dezembro.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
marcio B. (96) 07/01/2010 13h30
marcio B. (96) 07/01/2010 13h30
Kreuss Kroveitoiks, não há lobby contra ciclovias, a sim um desinteresse, e um egoísmo latente em todos esses ambientalistas de ocasião, que pouco ou nada entendem de biologia ou ecologia... FUI ASSALDADO por 2X enquanto andava de bicicleta e roubaram 2x as minhas bicicletas, além dos 6 meses de chuva e outros 6 meses de frio da minha cidade. Aqui em curitiba não há calçadas para pedestres em bairros mais afastados, todos os rios estão poluídos com esgoto que os moradores e até a empresa de saneamento insistem em jogar nas águas pluviais... Agora pense... Aqui a qualidade do Ar é boa e as sacolas plásticas apesar de demorarem 400 anos para se decompor, não poluem pois não contaminam Agua , Ar ou Solo e são facilmente recicladas e reutilizadas diversas vezes justamente por sua durabiliade de 400 anos. Agora pense de novo no que vc disse, ou foi inconsicente forçado a dizer e me diga se o problemas ambiental que me aflige são os carros e as sacolas plásticas? Ou é a criminalidade e a falta de investimento dos nossos impostos na infraestrutura do nosso país? ou vc não considera que nós seres humanos não fazemos parte desse tal "meio-ambiente". 8 opiniões
avalie fechar
Kreuss Kroveitoiks (6) 06/01/2010 21h52
Kreuss Kroveitoiks (6) 06/01/2010 21h52
Olá José!
Escreveste "poderossísima" em relação à indústria do petróleo e ao meu ver de certa forma tens razão porém o poder poderia estar na mão do povo se não fossemos tão manipuláveis.
Nós temos o poder de avaliar se realmente precisamos de um carro e se precisamos temos o poder de escolher um carro simples, eficiente e só.
Mesmo que exista lobby contra a construção de ciclovias, que impede nossas capitais serem exemplo de transporte urbano como as grandes capitais do mundo, cada um de nós tem o poder de tomar uma atitude e ir de bike de qualquer maneira. É só ir por ruas secundárias que tem pouco trânsito, usar capacete, andar a favor do trânsito e pronto estamos tranquilos. Qualidade de vida 1000%!
Nós temos o poder de tomar uma atitude e usar sacolas de pano ao invés das de plástico que demoram pelo menos 400 anos para se decompor.
Nós temos o poder de escolher produtos que são produzidos pensando no meio ambiente.
Nós temos o poder de comprar o papel reciclado ao invés do branquinho, recém desmatado.
3 opiniões
avalie fechar
marcio B. (96) 06/01/2010 19h28
marcio B. (96) 06/01/2010 19h28
É claro que não interessa aos financiadores do movimento ambientalista financiar o filtro de CO2, ele já existe há 40 anos, foi usado na apolo 13. Acabar com o CO2 é acabar com o financiamento das ONGS internacionais e de toda máquina verde que í está. Simples assim.. não há interesse de resolver problema ambiental algum, só há interesse de controle social e manipulação do comportamento das pessoas. Digo isso com conhecimento de causa pois trabalhei muitos anos com gerenciamento ambiental industrial. 12 opiniões
avalie fechar
Polycarpo Quaresma (68) 05/01/2010 19h02
Polycarpo Quaresma (68) 05/01/2010 19h02
Para um projeto sair do laboratório o custo é alto , e os requisitos de competência e conhecimentos são altos, além da necessária viabilidade econômica, politica governamental etc. Este ano estarão gastando mais em shows do que em saúde. Sair do laboratório? A grande produção deste pessoal quando dá são... "papers" heheheh 3 opiniões
avalie fechar
Cavalheiros, por favor: um presidente que se orgulha de não ter concluído os estudos, entende algo de política internacional?
Convenhamos, alguém acha com sinceridade que o nosso atual presidente é um estadista? Que é o responsável efetivamente pelo dito avanço do país?
Mas voltando a questão, quem, em são consciência, tem tempo pra pensar nessas questões? Sim, porque pelo que consta, a população do país, a Classe C, pouco se importa com a sustentabilidade, e sim com o consumo.
Nosso país tem em seu povo o seu maior infortúnio. Causa medo as previsões de que, novamente, o Brasil é o país do futuro.
A continuar como está, nosso país vai ditar a tendências mundiais, sim: como o algoz das últimas chances de se fazer algo para o bem maior.
Mas, essa é outra questão.
4 opiniões
avalie fechar
Flavio Bigliazzi (38) 05/01/2010 17h08
Flavio Bigliazzi (38) 05/01/2010 17h08
A Petrobrás, já que foi mencionada na reportagem, pouco faz perto do que arranca de nosso solo (com tecnologia importada) e de nossos bolsos com os preços abusivos de combustíveis. Por outro lado, falando do carbono, tecnologia, ciência, não se consegue da noite para o dia e nós perdemos o bonde,isso agravado e preconizado por um chefe de nação que se vangloria de nunca ter ido a escola. 3 opiniões
avalie fechar
JULIO CÉSAR PIEROZAN (7) 05/01/2010 08h41
JULIO CÉSAR PIEROZAN (7) 05/01/2010 08h41
SE ALGUÉM AINDA TEM ALGUMA DÚVIDA SOBRE "SE" ALGO ESTÁ MUDANDO, VEJAM O QUE ESTÁ OCORRENDO COM O CLIMA EM SUAS CIDADES, PARTICULARMENTE FALANDO...NA MINHA CIDADE, POR EXEMPLO, A CHUVARADA DA PRIMEIRA SEGUNDA-FEIRA DE 2010 PROVOCOU O MAIOR TRANSBORDAMENTO DO CÓRREGO QUE A ATRAVESSA, LÓGICO, NEM PRECISO CITAR QUAIS FORAM SUAS CONSEQUÊNCIAS... 6 opiniões
avalie fechar
Leucio Da Mota Barbosa (329) 31/12/2009 00h20
Leucio Da Mota Barbosa (329) 31/12/2009 00h20
O cara // Não tem para Pelé, Gisele Bündchen, Kaká ou Ronaldinho. A personalidade do Brasil mais famosa do país na atualidade é o presidente Lula. Os brasileiros em viagem ao exterior estão impressionados com a popularidade do presidente, que ganhou manchetes e análises sobre seu governo nos principais jornais estrangeiros e comentários de pessoas nas ruas. Ontem, o jornal Financial Times elegeu o presidente entre as 50 personalidades mundiais que moldaram a década na política, negócios, economia e cultura 68 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2255) 30/12/2009 09h53
AGUINALDO VENANCIO (2255) 30/12/2009 09h53
O desmatamento da Amazônia em novembro atingiu pelo menos 75 km2 de floresta, de acordo com o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Em relação a novembro de 2008, quando a derrubada foi de 61 km2, houve aumento de 21%.
A ptRALHADA TAO "ECOLOGICAMETNE CORRETA",
QQUE ESTEVE EM PESO LA EM COPENHAGUE , INCLUSIVE QUERENDO DAR AS ORDENS POR LA (KKKKKKKKKKKKKKKKK) PODE FALAR ALGO A RESPEITO?
ALÉM DE FICAR PARA A HISTÓRIA COMO UM "GOVERNO" MARCADO POR ESCANDALOS ,CORRUPÇÃO, E APOIO INCONDICIONAL A ESCANDALOSOS, DEIXARA SUA MARCA TAMBEM, NO QUE SE REFERE A DESTRUIÇÃO DA AMAZONIA?
VIRAM?
ACHAM QUE DISCURSAM BEMM,,,
MAS, FAZER EFETIVAMENTE, NAO FAZEM..
OU FAZEM:
DESTRIRAO A AMAZONIA SE CONTINAUR NESSE RITMO..
ESSA PTZADA E BOA DE BICO.E SO.
QUE FARSA!
37 opiniões
avalie fechar
alexandre bakunin (364) 29/12/2009 11h36
alexandre bakunin (364) 29/12/2009 11h36
José Mauricio Padua (2) 28/12/2009 10h47

Caro Márcio,
Concordo com a exigibilidade de mercado e os selos 'verdes', como FSC, ISO 14001, etc...
~~~~~~~~~~~~
Caro José Maurício,
O Brasil é um país enorme e com diferenças sociais, políticas e de comportamente maiores ainda.
Experimenta falar se selo ISO 14001 na favela do Pavão Pavãozinho ou aqui em Guarulhos, onde um bairro tem enchentes recorrentes.
Sobre o consumo de petróleo como combustível, é hora de pensarmos no uso de energia nuclear para geração de energia, modificar nossa matriz de transporte, diminuir a necessidade de transporte.
O motor Wenkel foi exaustivamente tentado industrialmente; se não deu certo é porque não é melhor do que o motor de 4T, que foi muito aprimorado nas últimas décadas.
Por exemplo, um auto Smart (uma romiseta moderna) é vendido aqui por mais de 100 mil reais; não deveria custar mais que 20 mil.
1 opinião
avalie fechar
A participação do Brasil nesse encontro fajuto teve duas manifestações importantes: uma, visível pela televisão, a expressão facial contrariada entre Carlos Minc, ministro do Meio-Ambiente - Lula só lhe dá jurisdição sobre meio ambiente; a outra metade é dos desmatadores financiantes de campanhas - e Dilma). Só quem não viu não percebeu dois ministros do mesmo governo totalmente em desacordo (O que Minc faz num governo sabidamente favorável à transformação da Amazônia num cerrado?). A outra mnanifestação, deslavada, foi haver 800 delegados, pagos com descontos de nossos salários e impostos, para não fazer nada, já que não se registrou participação deles nas discussões. Foi pagamento prévio de posterior trabalho como cabo eleitoral? Lula me perguntou se autorizava pagamento a cabos eleitorais de Dilma, sua laranja para 2014? O Superior Tribunal Eleitoral continua recebendo seus vencimentos, mesmo com campanhas eleitorais correndo soltas, antes de sua autenticação? Nós, que pagamos tudo isto, fomos perguntados se concordávamos? Acho que eu não estava em casa no dia da consulta! Que moral terá o eleito, às minhas cusrtas, mas sem minha autorização? Não está na hora de os eleitores que pensam manifestar o que pensam? 6 opiniões
avalie fechar
Luiz Antonio (46) 28/12/2009 13h27
Luiz Antonio (46) 28/12/2009 13h27
A FSP, que está contra o Governo Lula e apoia o candidato da oposição, aponta fracasso, mas houve um grande avanço nas conversações e tudo isso graças a gravidade do problema e do empenho do atual presidente do Brasil, que tem notória credibilidade internacional. Só a FSP não pode ver isso, junto com o FHC (intelectual de pés no chão) e caterva. 16 opiniões
avalie fechar
José Mauricio Padua (2) 28/12/2009 10h47
José Mauricio Padua (2) 28/12/2009 10h47
Caro Márcio,
Concordo com a exigibilidade de mercado e os selos 'verdes', como FSC, ISO 14001, etc... mas, gostaria de lembrar que a 'tecnologia' que queima petróleo tem mais de 150 anos (MOTOR DE CICLO DE OTO, DIESEL) e não há nenhum interesse em mudá-la. A pergunta é como a velocidade de TI é quase mensal (veja os lançamentos de processadores, etc...), enquanto a tecnologia de locomoção é centenária? Utilizamos em nossos carros o mesmo motor desde Dom Pedro II. Será que não há tecnologia melhor para nos locomover, sem que tenhamos que sujar o planeta? Acredito que há, mas não há interesse em substituir o velho motor de OTO, queimador de petróleo e garantia de demanda para esta indústria poderosíssima. O resto é história, sumiram com Wankel, colocam a tecnologia do motor a célula inacessível, como tantas outras, de modo que nós todos continuemos andando em nosso último modelo de automóvel, com GPS, freio ABS, câmbio automático, air bag, computador de bordo, mas com o velho motor queimador de petróleo.
Continuam defendendo a tecnologia como solução para os problemas ambientais, sabendo que há gente demais, carros demais e claro, petróleo para todos. Queimem ele! É preciso garantir os lucros.
6 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (635) 27/12/2009 19h15
eduardo de souza (635) 27/12/2009 19h15
Todas as ações, todas as tentativas são válida. Buscar um equilibrio para sobrevivermos é mais que uma moda, é o que tem de ser feito, porque senão? MORREMOS.
O maior obstáculo que a humanidade enfrenta é o exagero no consumo, de todas as formas.
A TERRA sabe se cuidar muito bem, a humanidade, não sabe, é egoísta aos extremos, olha só para sí e não esta nem aí com o seu redor.
Quanto mais rico for um país, maior o seu consumo. As industrias produtoras só pensam em vender, salvo algumas poucas.
Deveríamos mudar o "slogan" para...
"SALVEM A HUMANIDADE." pois a Terra irá se cansar de nós.
6 opiniões
avalie fechar
Eduardo Perim (4) 26/12/2009 02h37
Eduardo Perim (4) 26/12/2009 02h37
Muito falatório, mas ninguém quer falar no problema real: existem humanos demais no planeta !!!!!!!!!! Com tanta gente não existe nada sustentável !!!!!! Sem controle de natalidade todo o resto é chover no molhado !!!!!!!!!!! 9 opiniões
avalie fechar
Kreuss Kroveitoiks (6) 24/12/2009 23h52
Kreuss Kroveitoiks (6) 24/12/2009 23h52
Olá Alexandre!!

Que legal que tu se dispôs a escrever sobre o que eu acredito.

O caso das sacolas de pano, na minha opinião, faz sim toda diferença caso optarmos por nos dar o trabalho de criar o hábito de levar elas junto ao supermercado.

É simples. Nos lembra de pensar no meio ambiente quando vamos às compras.

Além de que servimos de exemplo para os outros e cada atitude a favor do meio ambiente irá inspirar outras pessoas a pensar sobre suas atitudes e elas podem vir a se preocupar mais sobre o impacto ambiental dos produtos que compra do supermercado. Aí ela irá escolher não só pensando no menor preço mas irá dar uma chance para os produtos que tem menos impacto ambiental patrocinando dessa forma a iniciativa das empresas que apostam nesse mercado.
Bike é tudo de bom!! Mudou minha vida. Antes eu tinha um carro cheio da onda, acordava encima da hora, tomava café correndo e chegava encima da hora com cara de cansado.

Aí um colega de trabalho me inspirou a experimentar ir de bike.

Acordei mais cedo, tomei café tranquilo, peguei a bike e fui indo numa boa, sentindo a atmosfera do dia, olhando para as pessoas saindo de suas casas, observando como é inspiradora a maneira como a luz do sol inside nas primeiras horas do dia.

Sem perceber cheguei em 20 min indo só por ruas pequenas, cortando caminho por um parque e super disposto. Com o carro eu demorava entre 30 ou 40 min. Pessoalmente não gosto de viver engarrafado.

Abraço!!!!!
7 opiniões
avalie fechar
Leucio Da Mota Barbosa (329) 24/12/2009 16h03
Leucio Da Mota Barbosa (329) 24/12/2009 16h03
ATENÇÃO TODOS COMENTÁRIOS .
Neste natal podem comemorar , o presidente do planeta terra mais bem avaliado é do Brasil !
Lula foi eleito pelos maiores orgãos de imprensa dos Estados Unidos e Europa , como Le Monde , El Pais , Newsweek , The Economist entre outros , a personalidade do ano de 2009 .
10 opiniões
avalie fechar
alexandre bakunin (364) 23/12/2009 08h15
alexandre bakunin (364) 23/12/2009 08h15
licinia albuquerque (148) 22/12/2009 17h29
Enquanto isso.....há algo de podre no reino (da Dinamarca)??????????
~~~~~~~~~~
É isso mesmo, Licínia. Os governantes mundiais, sob pretexto de controlar o clima, estão fazendo uma "vaquinha" para a construção do novo canal do Panamá.
Mesmo que minha presunção seja falsa, ainda restará a incongruência, pois os supostos líderes mundiais estão nada mais nada menos que fazendo a tabela de preços da venda de indulgências para criação de um fundo para "cuidar" do clima, como fulminou o colega Martin Lutero dias atrás.
Pensamento do dia:
Eu não sou cachorro nããão (Valdick Soriano)
4 opiniões
avalie fechar
alexandre bakunin (364) 22/12/2009 19h59
alexandre bakunin (364) 22/12/2009 19h59
Kreuss Kroveitoiks (1) 22/12/2009 00h37
Louvo sua atitude e cumprimento-o pela sua primeira pauta, Kreuss.
Mas há um erro de perspectiva que permito-me expor.
1) Sacolas plásticas. Não creio que os super-mercados permitam que você entre com elas
no recinto. Mas vamos supor que sim. Aí temos o problema da praticidade do seu uso ao
permitir separar suas compras segundo o tipo, otimizar o transporte, reutilização do
saquinho na cestinha de lixo da cozinha e do banheiro. Se eliminassemos 100% dos sacos
plásticos de supermercado ainda restariam 97% do polietileno de baixa densidade
fabricado no Brasil nos seus mais diversos usos, como lona plástica (E o MST?),
embalagem tipo tetra-pac, brinquedos, etc. Isso sem falar no PVC, que é mais deletério
do que o politileno de baixa densidade. Nem vou falar nas garrafas PET !
2) Bicicleta. Nosso relevo é brabo, Kreuss; só os jóvens tem o pique para subir uma
ladeira; você precisaria poder tomar um banho ao chegar ao escritório; a falta de infra
estrutura urbana, o calor e a falta de respeito com o bem alheio.
3) Carro. Persegui-lo é dar murro em ponta de faca, uma vez que os governos locais
endeusam o automóvel a mais não poder. Você pode ir preso se comprometer esta
indústria. O presidente da república esta fazendo um alarde enorme do pré-sal.
Mas temos que começar a poupar o planeta.
Nesta mensagem foram usados exclusivamente eletrons reciclados !
5 opiniões
avalie fechar
licinia albuquerque (168) 22/12/2009 17h29
licinia albuquerque (168) 22/12/2009 17h29
O governo brasileiro deveria era ficar mais em casa para tentar resolver os problemas existentes aqui. Deixar de gastar o dinheiro público para passeios e férias. Governante que quer diminuir a emissão de gases no seu território o faz por iniciativa própria, sem acordo mesmo. Não foram debater somente sobre clima??? Claro que não. Ou será que alguém aqui pensa que esse povo todo, que foi com o Lula prá Copenhagen, está mesmo preocupado com problema climático??!!! O mais interessante de tudo é que os da delegação foram, sem prejuízo aos seus altos salários mensais. Por portarias. Enquanto isso.....há algo de podre no reino (da Dinamarca)?????????? 12 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (497)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página