Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Aquecimento Global

A 13ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas, que acontece na Indonésia, vai até o dia 14 de dezembro.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
Cassio XF (50) 20/12/2009 18h13
Cassio XF (50) 20/12/2009 18h13
Quanto serah que custou esse encontro na Dinamarca? Quanto gastaram as comitivas ? Deve ser mais uns bilhoes..mas o que importa...bilhoes e bilhoes se gasta hoje como se fosse nada. Eh mais uma vez uma bricadeira c/ o dinheiro publico. Um puro show de exibicionismo de poder tentando mostrar como o Estado todo poderoso cuida de sua humanidade, mas na verdade eh um circo armado, tudo c/ finalidade de um controle geopolitico maior. Puro Marketing estadista, como personagem principal os Grandes governos, salvadores da humanidades, mas que na verdade abafam seu papel de responsaveis pela situacao geral do mundo.
Calma que aparecerah mais panicos culpando a sociedade, criaram mais taxas para resolver o problema....quem acaba pagando somos nos, quem acaba lucrando sao sempre os mesmos.
Se gostam de meus comentarios , visitem meu blog, se nao gostam tudo bem, o importante eh manter o dialogo !
http://cxf-brasilsuperpotencia.blogspot.com/
13 opiniões
avalie fechar
alexandre bakunin (364) 20/12/2009 17h11
alexandre bakunin (364) 20/12/2009 17h11
Luiz Lopes (3) 19/12/2009 23h25
Sua pauta foi supimpa, nota "Excelente", até o penúltimo parágrafo.
Mas não posso concordar com a corrida armamentista via mecanização, pois ao termo e ao cabo acabam por machucar as pessoinhas que nada tem a ver com o peixe, alem de tudo ser muito pesado e caro e requerer manutenção constante. Por exemplo, como é que os tanques de guerra e velhos caças fazem quando precisam substituir o antigo gás do ar condicionado (Freon R12) que já não é mais fabricado?
A guerra hoje , quando chega a necessitar da interferência militar, já está perdida. O que se observa , especialmente no Oriente, é o terrorismo. Não existe mais esta figura romântica do Montgomery ou Rommel.
Bomba atômica ? Uma burrice inominável.
(P.S. : Se me permite, Luiz Lopes, não pega bem usar nossas antigas qualificações nos fóruns de internet, aonde o que vale é o poder da palavra aqui e agora.)
Com meus cumprimentos, Bakunin, o general da banda.
2 opiniões
avalie fechar
jucelino kopeski (265) 20/12/2009 16h35
jucelino kopeski (265) 20/12/2009 16h35
Fidel diz que cúpula do clima de Copenhague foi antidemocrática pois faltou o Zélaya e o mundo sente falta delle. 6 opiniões
avalie fechar
gilda barradas (13) 20/12/2009 12h38
gilda barradas (13) 20/12/2009 12h38
Desculpe Marina por ter mudado seu sobrenome para Santos. Estava "P" da vida com um prefeitinho porcaria do PSDB cujo sobrenome é Santos. 1 opinião
avalie fechar
alexandre bakunin (364) 20/12/2009 12h02
alexandre bakunin (364) 20/12/2009 12h02
Li no jornal sobre os principais pontos do acordo de Copenhague.
Reconheço que a tchurma de líderes mundiais é da pesada mesmo.
Primeiro, cria-se um problema, seja o buraco de ozônio, o aquecimento
global, a AIDS, a gripe suína, a gripe H1N1, as armas de destruição de massa, o inimigo
de fronteira etc, etc.
Depois transfere-se para as pessoinhas a responsabilidade no problema. Fala-se
exaustivamente que a dengue depende só das pessoinhas, da água no vazinho de flor, nos
flatos das vaquinhas, a gasolina que queimamos; como se fossemos os meninos levados,
como se fossemos o problema e eles, os governos, a solução para todos os males. Isso é
feito até que a population se sinta culpada. Mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa
(batendo forte 3 vezes no peito)
No terceiro momento os governos apresentam a solução para o problema que eles
mesmos inventaram. O truque é velho.
Ainda acho que o que se disputa agora não é o ar limpo e fresquinho mas o controle da zona do
novo canal do Panamá.
Vocês conhecem o Tratado Hay-Herran (1903) com Colombia, com o qual se afanou um pedaço deste país para se fazer o canal?
O senado colombiano se recusou a assina-lo e os americanos estabeleceram a insurreição e a criação da República do Panamá na marra.
2 opiniões
avalie fechar
augusto palme (5) 20/12/2009 09h07
augusto palme (5) 20/12/2009 09h07
Sr. Obama, todos já percebemos que o sr. é bom só na palavra porque nas ações é zero a esquerda. Sua popularidade ai nos EUA caiu vertiginosamente, e já é considerado por muitos como o que fala muito e faz pouco. Pelo menos o Lula falou que a conferenca de 14 dias !!!!!!!!!!!, foi um fracasso. Vá cuidar de seus banqueiros. 3 opiniões
avalie fechar
Luiz Lopes (3) 19/12/2009 23h25
Luiz Lopes (3) 19/12/2009 23h25
Os resultados obtidos na Conferência das Partes das Mudanças Climáticas (COP 15), que foi realizada entre 7 e 19 Dez 09, na cidade de Copenhague, Dinamarca, me alertram para uma possível corrida armamentista a ser desenvolvida pelos países pobres ou em desenvolvimento com a finalidade de protegerem seus territórios e suas soberanias.
Embora o relatório conclusivo da COP 15 ainda não tenha sido divulgado nem assinado pelos governos dos 193 países que participaram da conferência, o que já se pode projetar e ver no horizonte é a preocupação dos governos de proteger a soberania de seus Estados, tendo em vista que poderá haver uma pressão internacional, encabeçada pelos países desenvolvidos, no sentido de colocar em prática políticas de fiscalização de controle do meio ambiente. Os países pobres estarão mais expostos às tais fiscalizações, porque necessitam de maiores intervenções no meio ambiente, em função da necessidade que possuem para desenvolver as suas economias. A conseqüência imediata da intervenção no meio ambiente para favorecer o crescimento econômico desses países pobres, poderá vir a ser a fiscalização por organismos internacionais, sob a argumentação e justificativa de proteger o meio ambiente.
A soberania desses países estará em evidência, tendendo a ser reduzida por força da pressão internacional, a fim de facilitar ou permitir o acesso de organismos internacionais ligados à fiscalização do meio ambiente. A conseqüência imediata dessa ameaça à soberania, não pode ser outra além da corrida armamentista, com o fim de restabelecer o poder soberano desses Estados.
A busca de fontes de energias renováveis para a produção de energia elétrica levará muitos países a desenvolverem dentro de seus territórios pesquisas na área nuclear, de forma a facilitar, também, o acesso aos países pobres à tal empreitada. A escalada do desenvolvimento da pesquisa nuclear no mundo poderá abrir uma porteira imensa para um suposto armamentismo nuclear, o que poderá tornar o mundo extremamente inseguro.
Ninguém precisa ter bola de cristal para ver esse cenário no horizonte, bastando, apenas, desenvolver em si a capacidade de desenhar e projetar estratégias e cenários políticos, econômicos e de guerra.
O Brasil que se cuide, e afirmo aqui, neste momento, que sou totalmente favorável à elaboração e assinatura de contratos armamentistas, como fez com a Rússia, ao pretender a aquisição de 12 helicópteros Mi 35; como fez com a França, ao pretender adquirir cinco submarinos, sendo um nuclear, e também 50 helicópteros EC-725; como fez com a Alemanha, ao pretender adquirir 240 carros de combate; como fará com o vencedor da concorrência do Projeto FX-2, para adquirir os caças de 4ª geração.
Somos um país livre e pacífico, mas sou totalmente favorável às medidas de cunho armamentista que o Brasil tem tomado nos últimos meses, e principalmente àquelas medidas em que houve ou haverá a transferência de tecnologia, com consequente favorecimento ao desenvolvimento da indústria de defesa de nosso país.
Luiz Guilherme Menezes Lopes
Militar inativo, historiador e adesguiano/SC
Site: http://tenente-menezes.blogspot.com
8 opiniões
avalie fechar
Joel Saraiva (178) 19/12/2009 22h46
Joel Saraiva (178) 19/12/2009 22h46
Os dirigentes mundiais, se reunem, fazem sessões, gastam tempo, se digladiam, batem palmas, se auto elogiam, e não chegam a lugar nenhum, com decisões, fortes, sistemáticas, daquilo que querem para o Planeta. Considero até, uma fanfarronice, essas reuniões. Servem para atrairem as atenções do mundo, mídia, e gastarem algum dinheiro de seus respectivos países, nessas locomoções. A grande verdade, é que ninguém, está interessado em redução de gases na atmosfera. Querem continuar produzindo suas riquezas, sem se importarem, com a maior delas, a vida. A atmosfera, é implacável, a natureza não espera, manda à frente, suas intempéries, sua raiva, contra aqueles que a "pertubaram". Temos visto, catástrofes, tufões, enchentes, o mar avançando com os tsunames. Ela não manda recado, reage em consequência da ação do homem. Quando os líderes mundiais acordarem, tomara que não seja tarde. O Planeta respira com dificuldades, e já deu seu recado, só não vê, quem é cego. Joel Carlos de Almeida Saraiva, Investigador de Polícia, dos Altos do Jaraguá, São Paulo, Brasil, Planeta Terra. 32 opiniões
avalie fechar
gilda barradas (13) 19/12/2009 21h33
gilda barradas (13) 19/12/2009 21h33
Para alguns leitores, ditos "críticos"
Talvez seja necessário mais senso crítico e informação quando da postagem dos comentários. A comitiva brasileira em Copenhagem tinha, também, petistas, mas não exclusivamente. A não ser que o José Serra e a Marina Santos, por exemplo, tenham se tornado petistas. O Brasil foi o país mais interessado no acordo. Não entendo as críticas que estão sendo feitas. Se não deu certo foi muito mais por causa dos EUA do que do Brasil. E esse papo de que levaram as "amantes". Fala sério, vocês acham que não tem seriedade no trabalho do governo brasileiro? Vocês nem sabem o que é isso.
31 opiniões
avalie fechar
gilda barradas (13) 19/12/2009 21h17
gilda barradas (13) 19/12/2009 21h17
Infelizmente esse encontro foi um fiasco como quando da assinatura do Protocolo de Kyoto. Nenhum acordo será convalidado se não houver disposição, por parte dos EUA e China, principalmente, em assumir sua quota de responsabilidade na preservação da vida. É certo que nós só estaremos por aqui por mais alguns anos. Mas não podemos ser tão egoístas a ponto de não persarmos, ao memos, em nossos descendentes. A senadora Marina Santos repudiou a presença da Dilma Roussef no evento. Será porque ela é pré-candidata à presidência da república? Mas a Marina, também é. Não estava lá também o José Serra? Quanto ao valor a ser doado pelo Brasil, eu mesma não acho que seja correto. Porque vamos doar recursos para um fundo, se os países que são os maiores responsáveis pela causa dos danos não assumem nenhum compromisso para minimizar seus efeitos? Certas críticas e/ou comentários não dá para entender. A senadora Kátia Abreu, da bancada ruralista, afirma que só o Brasil deixa de plantar "alimentos" para cuidar do meio ambiente. Pelo que eu sei, quem se alimenta com a soja plantada no Brasil são os porcos criados na Europa e Ásia. Quem põe o alimento na gôndola do supermercado ainda é a agricultura familiar, que ela combate ardorosamente. 24 opiniões
avalie fechar
Joel Saraiva (178) 19/12/2009 19h46
Joel Saraiva (178) 19/12/2009 19h46
CORREÇÃO : Leia-se ANGELA MERKEL e não ANGELA MERCKEL. Joel Carlos de Almeida Saraiva, Investigador de Polícia, São Paulo/SP 26 opiniões
avalie fechar
Inesquecível a imagem televisionada de Minc e Dilma lado a lado, mas a anos-luz de distância, ambos com um sorriso de mofa para o lado do outro. A farra dos 800 componentes na comitiva mostra mais a seriedade das intenções de Lula do que suas vãs palavras. (Porque ninguém falou deste exagero gritante, prova provada de falta de seriedade?). Pelo menos a cidade de Copenhague teve uma demonstração dos famosos churrascos presidenciais, em festa que todos nós patrocinamos, mesmo que sem resultado nenhum. O único resultado esperável é uma campanha mundial de boicote a produtos chineses e norte-americanos. Aqui em casa eles não entram mais, de livros a xícaras, de gadgets a chás. 1 opinião
avalie fechar
Joel Saraiva (178) 19/12/2009 19h40
Joel Saraiva (178) 19/12/2009 19h40
Em matéria anterior, cometi um lapso de memória, e mudei o sobrenome da Pirmeira Ministra alemã Angela Merckel, para Mercury. Infelizmente, errar é privilégio de todos, persistir no êrro, aí sim, é burrice. De acôrdo com o que reza ó Art. 5º da Constituição Brasileira, desejo me manifestar à respeito do assunto, pedindo a publicação desta Correção. Quero informar ao leitor Cassio Tavares, que fez críticas ofensivas à minha pessoa, que tenho tres Faculdades, Direito, Jornalismo e Propaganda. Portanto, falta de "banco escolar", não foi o motivo de minha falha, e sim, desatenção, a qual corrijo neste ato, O sr. deve se abster a comentar êrros, com ponderação, para evitar dores de "cabeça", no futuro, com Processos Judiciais. Joel Carlos de Almeida Saraiva, Investigador de Polícia, Polícia Civil do Estado de São Paulo, dos Altos do Jaraguá, Capital Paulista. 18 opiniões
avalie fechar
Raissa Santos (1) 19/12/2009 19h15
Raissa Santos (1) 19/12/2009 19h15
De que adianta destinar um fundo de US$100 bilhões todos os anos para o combate à mudança climática se o principal agente causador vai continuar atuando em grande escala? Com certeza o título da reportagem está muito coerente com o ocorrido: INCOMPETÊNCIA E EGOÍSMO! 3 opiniões
avalie fechar
Victor Hugo Carmo (25) 19/12/2009 18h43
Victor Hugo Carmo (25) 19/12/2009 18h43
É incrível como a paixão ou interesses escusos (quem sabe!) faz certos comentaritas transformar uma questão tão importante como o clima em ataque ao Presidente e ao PT. Qualquer pessoa de bom senso e que ame este país, deve se orgulhar das intervenções da representação do Brasil em Compenhagen. O discurso final de Lula foi aplaudido de pé pelo plenário. Ainda tem alguém que prefere o complexo de vira-latas. É dificil a gente entender, mas o preconceito gera ódio e é produto, também, da burrice, caracterítica de certo setores da classe média. 3 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1595) 19/12/2009 18h04
Luís da Velosa (1595) 19/12/2009 18h04
É de estarrecer que um assunto da importância da poluição ambiental, seja envolta no dizer do ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, múnus que muito bem exerce, em incompetência e termine as suas discussões inconclusivamente. É preocupante! sem opinião
avalie fechar
Não é verdade que a incompetência tenha marcado a cúpula! A incompetência marcou as dezenas de encontros de preparação da cúpula, com centenas de burocratas dos governos fazendo turismo, além dos já historicamente incompetentes burocratas da ONU, do Banco Mundial e similars.
A a incompetência tem marcado o governo brasileiro, também, que deixa um assunto desses nas mãos do Ministério do Meio Ambiente, quando ele tem que envolver energia, transporte, habitação, ciência e tecnologia. E aí, o país fica nesse blá-blá-blá de florestas, Código Florestal e outras bobagens, enquanto os países sérios - China incluída - avançam celeremente com novas tecnologis
sem opinião
avalie fechar
Jean Piaget (46) 19/12/2009 16h14
Jean Piaget (46) 19/12/2009 16h14
Queremos outra vez a RIO92 !!!
Isso é muito bom para aquecer os negócios do turismo!
:)
Os cariocas agradecem de coração ardente!
:)
10 opiniões
avalie fechar
Jean Piaget (46) 19/12/2009 15h45
Jean Piaget (46) 19/12/2009 15h45
A COP15 terminou por causa das nevascas e extremo frio . . . Havia risco de morrer gente congelada ???
Ué?
Pensei que a terra estava esquentando!
"Não precisa explicar. Eu só queria entender!"
13 opiniões
avalie fechar
Jean Piaget (46) 19/12/2009 15h42
Jean Piaget (46) 19/12/2009 15h42
Afinal, sabemos todos que a questão do lixo urbano ou a falta de tratamento dele e dos esgotos das cidades é muito, mas muito mais grave do que a possibilidade de um dia a terra aumentar, realmente, a temperatura por causa da atividade humana.
O QUE EXISTE, MESMO, É MUITA IDEOLOGIA, INCOMPETÊNCIA E MUITA FARRA COM O NOSSO DINHEIRO.
E muito pouca ciência nessa confusão da ecologia.
21 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (497)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página