Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2009 - 08h30

De Bin Laden a Leonardo DiCaprio, todos querem palpitar sobre o clima

Publicidade

MARINA LANG
da Folha Online

A primeira década do século 21 foi marcada por discussões sobre as mudanças climáticas e suas consequências. Enquanto ambientalistas pedem mais e mais atenção para o tema, artistas, políticos, jornalistas e até terroristas não perdem chance para dar sua contribuição ao debate.

Veja, abaixo, algumas das principais frases proferidas por políticos, cientistas, intelectuais e celebridades sobre o aquecimento global.

*

Damian Dovarganes/AP
Ted Turner, bilionário fundador da rede CNN: "O aquecimento global vai matar a maioria, e transformar o restante em canibais"
Ted Turner, bilionário fundador da rede CNN: "O aquecimento global vai matar a maioria, e transformar o restante em canibais"

"O aquecimento global vai matar a maioria, e transformar o restante em canibais"

(Ted Turner, bilionário fundador da rede CNN, em entrevista concedida no dia 3 de abril de 2008)

*

"O que eu alertaria a vocês fazerem [em relação ao aquecimento global] é dedicar bastante empenho na tentativa de ver se há uma alternativa legal de colocar os nossos chamados líderes na cadeia, porque o que eles estão fazendo é crime"

(David Suzuki, cientista, apresentador de TV e ativista ambiental, em palestra a alunos da Universidade de Toronto, no Canadá, 7 de fevereiro de 2008)

*

AP
Osama bin Laden, chefe da rede Al Qaeda, desaparecido desde 2001
Osama bin Laden, chefe da rede Al Qaeda, desaparecido desde 2001

"Na realidade, a vida de toda a humanidade está em perigo, porque o aquecimento global é resultante de uma larga escala das emissões de fábricas de grandes corporações; até agora, apesar disso, a mais representativa dessas corporações na Casa Branca insiste em não ser observadora do protocolo de Kyoto, com o conhecimento de que as estatísticas falam da morte e do desalojamento de milhões de seres humanos em decorrência do aquecimento global, especialmente na África"

(Osama Bin Laden, terrorista muçulmano, em vídeo divulgado no dia 7 de setembro de 2007)

*

"Precisamos reconhecer que crescimento econômico e proteção ambiental andam de mãos dadas."

(George W. Bush, ex-presidente dos EUA cuja campanha foi financiada por petrolíferas, ao apresentar "alternativa flexível" ao Protocolo de Kyoto, em 14 de fevereiro de 2002)

*

Andrew Gombert/Efe
Arnold Schwarzenegger, governador da Califórnia, que sancionou lei contra CO2
Arnold Schwarzenegger, governador da Califórnia, que sancionou lei contra CO2

"Nós simplesmente temos a obrigação de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para frear o aquecimento global antes que seja tarde. A ciência é clara. O debate sobre aquecimento global está encerrado."

(Arnold Schwarzenegger, governador da Califórnia, ao sancionar lei que determina redução de 25% dos gases até 2020, tendo como base o ano de 1990. 27 de setembro de 2006)

*

"O aquecimento global é certamente uma fraude, perpetrada por cientistas com interesses compactuados, mas na crença de quebrar os cursos da geologia, lógica e filosofia da ciência."

(Martin Keeley, geologista e professor visitante da University College London, em artigo escrito para a rede BBC, 6 de dezembro de 2004)

*

"Com toda a histeria, todo o medo, toda a ciência trapaceira, poderia ser o aquecimento global o maior embuste jamais perpetrado nos cidadãos americanos? Seguramente, parece isso."

(Senador republicano James M. Inhofe, em discurso no Senado americano, 28 de julho de 2003)

*

"Você sabe, maioria das pesquisas meteorológicas é financiada pelo Governo Federal. E garoto, se você quer ter financiamento federal, é melhor você não ser conhecido por dizer que o aquecimento global é uma falácia porque você se impõe a chance de não ter a verba."

(William Gray, meteorologista especialista e pioneiro em pesquisa sobre furacões, em entrevista sobre a relação dos fenômenos naturais com aquecimento global, em 12 de setembro de 2005)

*

"Aquecimento global --no mínimo, a visão moderna de pesadelo-- é um mito. Tenho certeza disso e um número crescente de cientistas também pensa desta maneira. Mas o que é realmente preocupa é que os políticos mundiais e legisladores não estão [aumentando]."

(David Ballamy, botânico inglês conservador, em artigo para o jornal inglês "Daily Mail", 9 de julho de 2004)

*

Divulgação
Ator Leonardo DiCaprio, ativista pelo ambiente, fala contra petróleo
Ator Leonardo DiCaprio, ativista pelo ambiente, fala contra petróleo

"A possibilidade de uma catástrofe pela mudança climática é substancialmente reforçada pelos 40 milhões de barris de óleo queimados diariamente por veículos. Temos a obrigação de, juntos, mostrar a esta administração que a maioria das pessoas está disposta a votar por um ambiente mais limpo, e que não vai voltar atrás."

(Ator Leonardo DiCaprio, em discurso no jantar Global Green Awards Dinner, 9 de maio de 2003)

*

"Não vi o filme de Al Gore"

(Dick Cheney, 46º vice-presidente dos Estados Unidos (2001-2009, gestão Bush), em entrevista à rede ABC News)

*

"Não me surpreende"

(Jonathan Karl, jornalista que entrevistou Cheney, em réplica. 23 de fevereiro de 2007)

*

"A história da humanidade e seu relacionamento com a Terra pode ser visto como a continuidade de uma aventura ou uma tragédia acobertada pelo mistério. A escolha é nossa."

(Al Gore no livro "A Terra em Balanço: Ecologia e o Espírito Humano")

*

"Hoje estamos vendo que a mudança climática é mais do que alguns invernos suaves ou verões quentes e atípicos. Trata-se da cadeia de catástrofes naturais e os padrões climáticos devastadores que o aquecimento global está começando a detonar em todo o mundo. A frequência e a intensidade que estão quebrando recordes de milhares de anos."

(Presidente Barack Obama, então senador dos EUA, em discurso proferido no dia 3 de abril de 2006)

*

Bood Marks/Efe
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chama a atenção para o otimismo na cúpula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chama a atenção para o otimismo na cúpula

"Não há lugar para pessimismo. Nós achamos que quando os dirigentes se reunirem em torno de uma mesa o que pode parecer impossível de se concretizar, pode se concretizar."

(Presidente Luís Inácio Lula da Silva, em declaração dada a respeito de Copenhague. 16 de novembro de 2009)

Fontes:
Arquivo da Folha
http://gov.ca.gov
http://news.bbc.co.uk
http://mediamatters.org
http://www.capmag.com
http://www.junkscience.com
http://abcnews.go.com
http://www.leonardodicaprio.org
http://www.youtube.com
http://www.telegraph.co.uk
http://www.nationalpost.com
http://counterterrorismblog.org
http://obamaspeeches.com

Comentários dos leitores
Olmir Antonio de Oliveira (124) 31/01/2010 17h59
Olmir Antonio de Oliveira (124) 31/01/2010 17h59
A respeito de fundo para ajudar países pobres. É de se crer se derem condições de moradias dignas as pessoas já estarão ajudando em muito a preservação, principalmentese derem meios de susbsistencia, que possam usar combustível menos poluente e ou fonte renovavel (uso para queima, fogão, pobres de verdade de paises pobres não tem carro particular), geralmente recebem, se é quere cebem, são tratados pior que "muitas espécies de animais". O que pode preocupar é que 100 bilhões, é um bom dinheiro, mas que pode ser pouco se cair na mão de políticos, oportunistas, e picaretas de plantão existentes no mundo afora, pode virar mais muita fumaça, demagogia, mais contas e impostos para o trabalhador pagar..... Solução apenas para encher o bolso de meia dúzia, certamente já deve ter super poderosos preparados para embolsar a grana, papo de ajuda, filantropia, projetos... É preciso zelo, honestidade... 2 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (635) 31/01/2010 15h49
eduardo de souza (635) 31/01/2010 15h49
Fazer dinheiro sem dinheiro e de quebra, enforcar a juros altos uma nação e suas riquezas naturais.
Os bancos produzem 1 trilhão em papel impresso em cima de papel emitido pelo governo, ficam com 10% logo de início, 100 bilhões, pegam essa porcaria que não existe e passa à frente resgatando em troca as riquezas naturais.
Um bando de safados colocou em risco a vida toda de um planeta por um papel impresso combinado com inteligência e falta de caráter.
9 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (88) 30/01/2010 19h40
Rubens Junior Moreno Rubio (88) 30/01/2010 19h40
oi, caros leitores, toda vez que os gls, publicam essas falsas teorias, o que já foi provado pelo climagate, me vejo com a burrice atinge a todos, vejo hoje os ambientalistas, como foi na alemanha da segunda guerra, para não ofender, ou como os comunistas, a amazonia, é o futuro da agricultura e da pecuária, tem um indice de produtividade enorme, uma pecuária de ponta, e para nós obras nada, financiamento nada, por culpa do meio ambiente, a burocracia que nos obrigam, tudo isto é para entregar a amazonia aos gls americanos, ou seus exercitos, hoje não adianta ser homem, é melhor ser gls, e gritar na frente do palácio do planalto para proteger a floresta, mas fomos incentivados a vir aqui a produzir aqui, antes eramos pioneiros hoje somos bandidos, uma vergonha, a amazonia, precisa ser ocupada com urgencia, e ter ainda um limite de + 20% a ser desmatado, para que se configure como território nacional e se de condição de vida aos seus moradores, infelizmente a minoria vence, com berros e a força do dinheiro gls ianque, muito obrigado 6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (496)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página