Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2004 - 10h41

Pesquisa revela que Henrique 8º usava chuteiras de futebol

SEAN COUGHLAN
da BBC, em Londres (Reino Unido)

Bebedor em excesso, mulherengo, exibicionista. Não seria surpresa se o rei Henrique 8º fosse também um futebolista.

A prova de que o monarca da dinastia Tudor jogava bola foi descoberta pela pesquisadora Maria Hayward, da Universidade de Southampton. Especialista em têxteis, Hayward descobriu o que pode ser a primeira referência específica a chuteiras de futebol.

Como parte de um guarda-roupa que faria inveja a muita gente hoje, Henrique 8º possuía um par de botas feitas especialmente para jogar futebol.

Numa lista de 17 mil peças de roupas e outros bens do rei, Hayward descobriu que o sapateiro real tinha feito um calçado para jogar futebol. O par de chuteiras, custando quatro xelins, constava de um inventário das roupas de Henrique 8º quando ele morreu.

Uma vez que as chuteiras eram mais caras do que o tipo de sapatos que o rei calçava para outros esportes, como o combate de lanças a cavalo, Hayward diz que deviam ser mais pesadas e feitas de couro mais forte.

Couro espanhol

Embora seja improvável que as chuteiras do rei tivessem pregos, tachas e um desenho pomposo de um patrocinador comercial, é possível que houvesse uma conexão com a Espanha, uma vez que o couro produzido nesse país era considerado de primeira qualidade na época.

As chuteiras não sobreviveram, mas elas podem estar entre o primeiro calçado feito para o futebol.

O rei adepto do futebol era também uma espécie de entusiasta de calçados --encomendava 20 ou 30 pares de cada vez.

Hayward, que trabalha no Centro de Conservação de Têxteis na Escola de Arte de Winchester, diz que pouca pesquisa foi feita até agora sobre o que vestiam os membros masculinos da realeza.

Seja como for que se parecessem as chuteiras Tudor, elas deviam ser muito robustas, já que o futebol na época era uma briga sem limites, com poucas regras e freqüentes baixas.

O que torna ainda mais intrigante a descoberta de que Henrique 8º usava chuteiras de futebol é que ele próprio tinha proibido o jogo, com o pretexto de que incitava perturbações da ordem pública.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página