Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2007 - 08h22

Lula perde outro ministro por denúncias de corrupção, diz jornal argentino

da BBC Brasil

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva perdeu outro ministro por denúncias de corrupção", relata em sua edição desta sexta-feira o diário argentino Página/12, em referência à renúncia do ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia (PTB).

O ministro deixou o cargo após ser denunciado pelo procurador-geral da República sob a acusação de participação no chamado esquema do "Valerioduto mineiro", que teria supostamente beneficiado a campanha à reeleição do então governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo (PSDB), nas eleições de 1998.

O jornal comenta que Walfrido dos Mares não era um homem de seu círculo mais próximo, mas "tinha a importante e difícil tarefa de negociar com o Congresso".

A reportagem também observa que, "as acusações, porém, não golpeiam Lula, mas sim seus opositores social-democratas".

A notícia também foi objeto de reportagem do jornal britânico Financial Times, que destaca que o ministro negou qualquer envolvimento no suposto esquema e disse que estava deixando o cargo para dedicar todas as suas energias para sua defesa.

O jornal comenta que o Mares Guia era vice-governador de Minas Gerais na ocasião do suposto esquema, que teria usado o empresário Marcos Valério como intermediário para pagar uma dívida de campanha de R$ 700 mil.

"Um suposto esquema parecido marcou o primeiro mandato de Lula como presidente, entre 2003 e 2006", diz a reportagem, comentando que "Valério e vários aliados são acusados de planejar uma operação --conhecida como mensalão-- que levou à queda de vários ministros e líderes do esquerdista PT, de Lula".

O espanhol El País, em sua versão online, afirma que "o novo escândalo atinge tanto o governo quanto o opositor PSDB, que, assim como fez o PT em 2005 com seus membros acusados de corrupção, agora fechou posição em torno de Azeredo".

"A acusação contra Azeredo chega precisamente em um momento em que o PSDB trata de eleger uma nova cúpula e prepara um documento com políticas alternativas às de Lula, com vistas postas já às eleições de 2010", diz a reportagem.

O jornal comenta que nas próximas eleições o PSDB, "do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, aspira voltar ao poder depois de duas derrotas consecutivas contra Lula".

Comentários dos leitores
Francisco Silva (358) 20/01/2010 18h45
Francisco Silva (358) 20/01/2010 18h45
Rui,
Mau Político é um Pleonasmo Vicioso. Algo como subir para cima, entrar para dentro ou sair para fora...
sem opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1912) 19/01/2010 16h41
Rui Ruz Caputi Caputi (1912) 19/01/2010 16h41
Nossos maus politicos são como animais carniceiros comendo nossa carcaça, enquanto não restarem apenas nossos ossos não largarão a mamata. 2 opiniões
avalie fechar
Francisco Silva (358) 19/01/2010 14h19
Francisco Silva (358) 19/01/2010 14h19
Não vi na notícia do mensalão referência ao Gov. José Serra, mas sim ao PT, ao José DIRCEU, Luiz Gushiken, etc.
Eu vejo os desesperados PeTófilos quererem associar tudo de ruim ao nome de Serra, das chuvas (o dobro da média para o período) às mortes pelas chuvas (muito menos do que no Rio de Janeiro - Angra dos Reis e Ilha grande, cidades e estado governados pelo PMDB, aliados do PT), à enchente no Jardim Pantanal, instalado lá há quase 40 anos, ou seja passou por Abreu Sodré, Maluf, Pitta, Jânio, Erundina, Marta, Serra e Kassab (não nesta ordem), em área de invasão, notadamente em cota mais baixa que o rio Tietê. Agora a culpa é do Serra...
Daqui mais um pouco vamos ler comentários afirmando que o terremoto no Haiti foi culpa do Serra...
É cômico o desespero desse pessoal.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (3061)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página