Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2008 - 08h20

Por sobrevivência, Hillary ataca Obama em debate na TV

da BBC Brasil

A senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton partiu para o ataque contra o senador Barack Obama, seu rival na disputa pela candidatura à Presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, em um debate televisivo na noite do sábado, três dias antes das eleições primárias do Estado de New Hampshire, consideradas chave para a sobrevivência de suas pretensões de chegar à Casa Branca.

Na quinta-feira, Obama conseguiu uma vitória considerada por muitos surpreendente na primeira prévia à escolha dos candidatos, vencendo o caucus (espécie de assembléia) do Estado de Iowa e deixando a ex-primeira-dama em terceiro lugar, atrás do ex-senador John Edwards.

Duas pesquisas de opinião divulgadas neste domingo mostram Obama e Hillary disputando palmo a palmo a preferência do eleitorado do Estado de New Hampshire, mas uma terceira pesquisa, divulgada no dia anterior, colocava o senador dez pontos percentuais à frente.

Antes do início das prévias, Hillary era apontada como favorita absoluta para a candidatura do Partido Democrata.

Republicanos

Entre os pré-candidatos do Partido Republicano, as atenções estão voltadas ao senador John McCain, apontado no passado como favorito, mas cuja pré-candidatura havia perdido fôlego nos últimos meses.

Agora ele parece novamente em alta, liderando as pesquisas para as primárias de New Hampshire.

O ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, cuja vitória no caucus de Iowa provocou surpresa, não parece em condições de repetir o desempenho em New Hampshire, deixando a disputa mais aberta entre os republicanos.

Quatro pré-candidatos do Partido Democrata e seis do Partido Republicano participaram na noite de sábado dos debates televisivos transmitidos pela rede ABC.

Durante o evento, Hillary atacou Obama por sua suposta falta de consistência, mas o senador conseguiu se manter firme e seguro.

Para o correspondente da BBC em Washington Justin Webb, "Hillary Clinton está lutando por sua carreira política neste fim de semana".

Prévia esquecida

Ainda neste sábado, outro pré-candidato republicano, Mitt Romney, venceu o "esquecido" caucus do Estado de Wyoming.

Tradicionalmente a prévia de Wyoming costuma atrair menos a atenção dos candidatos e receber menos destaque na imprensa do que as outras, já que é o Estado menos populoso e colabora com menos delegados na definição do nome dos partidos à Casa Branca --apenas 12 em quase 2,4 mil.

Poucos candidatos fizeram campanha no Estado e os mais cotados para conseguir a indicação do partido --o ex-prefeito Rudolph Giuliani e John McCain-- não conseguiram eleger nenhum delegado.

O caucus do Partido Democrata no Wyoming acontece somente em março.

As convenções que definirão oficialmente os candidatos de cada partido, com a participação dos delegados escolhidos nas prévias de cada Estado, acontecem somente em agosto e setembro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página