Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2008 - 14h37

Seqüestrador de Betancourt diz sentir "remorso" em carta a Sarkozy

DANIELA FERNANDES
da BBC, em Paris

Um dos seqüestradores de Ingrid Betancourt, refém das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), enviou uma carta ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, em que expressa "remorso" por ter participado da operação de captura, há mais de seis anos, da ex-senadora franco-colombiana.

Nolberto Uni Vega, um dos seqüestradores de Betancourt, está preso em Combita, no norte da Colômbia. Ele deixou as Farc em 2003 e cumpre pena de 34 anos de prisão. Na terça-feira (15), Vega conversou com jornalistas no presídio e anunciou ter escrito uma carta ao presidente Sarkozy.

Um dos jornalistas recebeu a carta, com a missão de levá-la para a mãe de Betancourt, Yolanda Pulecio, que deve entregá-la ao presidente francês.

Até o momento, o secretariado do Palácio do Eliseu, sede da Presidência, e a célula diplomática do governo responsável pelo dossiê Betancourt disseram à BBC "não ter nenhum conhecimento sobre a existência dessa carta". Provavelmente, pelo curto período de tempo, o documento ainda não teria chegado à França.

"Admiração"

"Tenho muita admiração por Ingrid Betancourt", disse Vega aos jornalistas. "Sua família, seus filhos, seu marido, muitas pessoas estão sofrendo."

O ex-guerrilheiro afirmou que o seqüestro de Betancourt não foi planejado pelo alto comando das Farc. Segundo Vega, a ex-candidata à Presidência da Colômbia foi parada, no dia 23 de fevereiro de 2002, em uma barreira em uma estrada do país.

"Tínhamos ordem de parar qualquer personalidade política com projeção nacional", afirmou Vega.

De acordo com o seqüestrador, Ingrid Betancourt, que estava em campanha para as eleições presidenciais, teria pensado inicialmente que se tratava de uma barreira do Exército colombiano na estrada.

Medo

Ingrid Betancourt teria ficado com medo ao constatar que os homens, vestidos com uniformes, eram, na realidade, guerrilheiros das Farc.

"Seu rosto mudou de cor", disse Vega, que contou ter passado um dia na companhia de Betancourt antes que ela ficasse sob a guarda de outros guerrilheiros.

A irmã de Ingrid, Astrid Betancourt, se recusou a comentar o "remorso" expressado pelo seqüestrador.

No início de abril, a França enviou uma missão humanitária à Colômbia para tentar entrar em contato com Ingrid Betancourt, que estaria com problemas de saúde. Mas as Farc se recusaram a permitir o encontro e, após vários dias de espera em Bogotá, o avião retornou à França.

Comentários dos leitores
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
Não esquecer que Uribe foi o "Scarface" colombiano que se deu bem na política, vendendo o pai e a mãe. A cara de menino bonzinho dele é graças à plástica que fêz para tirar as rugas. Trafica no duro, amigão de George Bush o açougueiro. sem opinião
avalie fechar
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Governador colombiano morreu degolado pelas Farc, E a gente é obrigado a ouvir l ler por aqui esses mesmos caras batendo bumbo a favor das farc, a favor do chavez e do iraniano atomico. Não é facil.... os caras repetem a mesma ladainha mes apos mes. Tenho entrado neste forum uma vez por mes e lá está nosso JR e mais a meia duzia de sempre, falando da conspiração da imprensa internacinal, das farcs como uma organização legitima de herois contra o grande satan USA e toma-lhe viva chavez, lula 3 x. Já tentei aconselhar os caras, vào se divertir, abre um pouco mais a cabeça, deixa entrar um pouco de sol... ou daqui a pouco vcs viram talibans brasileiros. Olha que é uma ideia TALIBRAS, uma organização estatal que appoia farcs, bolivarianos, pode até apoiar o Mugabe, Kadafi etc... Tudo que tem de mais retrogrado no planeta.
Bom natal e feliz 2010 - que será um otimo ano apesar da dilma, que com a maquina lula a favor, acho que teremos que engolir. Ma que ela fique esperta, aqui não é Venezuela, nem honduras.... Continua como o lula, economia nos moldes ortodoxos do tempo do FHC.
9 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Uribe esta mais para FANTOCHE do Obama do que Presidente da Colómbia, o cara a meses vem afirmando que as Farc estão aniquiladas e acuadas, de uma hora pra outra, suge um atentado contra um Governador e tudo volta ao normal, as Farc estão vivas e o Uribe não sabe o que fazer, agora com a Intervensão dos EUA e suas Bases militares, quem sabe em mais uns meses um Novo Vietnã esteja a começar nas Américas.
Podemos notar o seguinte, quanto mais vc combate o narcotráfico mais ele se fortalece, e incrível, o maior consumidor de Cocaina do mundo é os EUA, e o maior fornecer de "Pasta de Coca" é a Colómbia.
EUA oefreceram milhões de dolares pelo Bin laden, e já se pasaram quasi 9 anos, agora Uribe acha que quasi R$ 1 milhão vai convencer alguém????
Não dúvido que o Premio Nóbel da Paz YES WE CAN, venha a público culpar o Hugo Chaves por este atentado.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (284)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página