Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/04/2005 - 12h50

'Garota de Ipanema' entra em arquivo histórico nos EUA

da BBC Brasil

A gravação de 1963 de Garota de Ipanema, com Stan Getz, Tom Jobim e João Gilberto, que marcou a estréia de Astrud Gilberto no vocal, fará parte do arquivo histórico da biblioteca do Congresso americano.

A música foi selecionada com outras 50 músicas ou outras gravações a fazer parte do acervo.

Segundo James H. Billington, o chefe da biblioteca, as gravações foram escolhidas por "serem consideradas culturalmente, historicamente e esteticamente significativas". Por isso, merecem se juntar a obras preservadas pelo Congresso para gerações futuras.

No caso de Garota de Ipanema, Billington escreveu: "A performance instanteamente reconhecível popularizou a melodia, baseada no samba, da bossa nova brasileira nos Estados Unidos".

Mais de um milhão de compactos da música foram vendidos nos Estados Unidos.

Essa é a terceira lista a ser anunciada pela Biblioteca do Congresso americano desde a aprovação do National Recording Preservation Act de 2000, estabelecendo que gravações consideradas importantes devem ser preservadas.

Entre as obras selecionadas este ano estão ainda o álbum Pet Sounds, dos Beach Boys, a canção Manteca, do lendário Dizzy Gillespie, a trilha sonora do filme Guerra nas Estrelas, a primeira leitura completa da Bíblia e a gravação dos comentários de Neil Armstrong , durante a primeira viagem do homem à Lua.

Dos anos 90 para cá, apenas o grupo Nirvana foi escolhido, com o álbum Nevermind.

Para fazer parte do arquivo da biblioteca do Congresso, uma obra tem de ter pelo menos dez anos de existência.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página