Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/04/2005 - 08h00

Símbolo do capitalismo, McDonald's completa 50 anos; veja fotos

da BBC Brasil

O McDonald's está comemorando seus 50 anos. A história começou em 1948, quando os irmãos Dick e Mac McDonald abriram seu primeiro drive-through, em San Bernardino, na Califórnia.

Mas o aniversário que se celebra nesta sexta-feira se refere ao encontro dos irmãos seis anos depois com Ray Kroc, um vendedor de máquinas de fazer milk shake.

Ray Kroc ficou tão impressionado com os grandes negócios que estava fazendo com os irmãos McDonald que se tornou o primeiro franqueado da marca.

Veja fotos históricas e recentes do McDonald's

Ele abriu sua primeira lanchonete McDonald's em 1955. Em 1961, Kroc comprou a empresa por US$ 2,7 milhões.

Até os anos 90, a família dos irmãos McDonald contestava a afirmação de que Kroc tinha sido o fundador da empresa, mas agora já aceita.

Assim como a indústria de cigarros é alvo de processos de fumantes, o McDonald's está sendo culpado pelas cada vez maiores taxas de obesidade nos Estados Unidos.

Junto com a Coca-Cola, a Disney e a Microsoft, o McDonald's é considerado um dos símbolos do capitalismo americano.

A imagem da empresa foi arranhada, especialmente depois do documentário Super Size Me - A Dieta do Palhaço, no qual o autor, Morgan Spurlock, se alimenta apenas no McDonald's durante um mês.

Seu ganho de peso e os danos à sua saúde foram documentados por médicos.

O McDonald's reagiu. Os hambúrgueres ainda fazem parte do cardápio, mas agora também saladas e outras comidas mais saudáveis.

Alguns especialistas dizem, no entanto, que o cardápio se tornou confuso, que os consumidores antigos estão se afastando e que esse apelo à comida saudável tem tido pouco efeito entre as pessoas preocupadas com dietas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página