Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2005 - 10h17

Jornal chinês diz ter prova de que Grande Muralha é vista do espaço

FRANCIS MARKUS
da BBC Brasil, em Shanghai

Fotografias confirmam que a Grande Muralha da China pode ser vista a olho nu do espaço, segundo reportagem publicada no jornal oficial "China Daily".

As crianças chinesas há muito tempo eram ensinadas na escola que a fortificação ancestral é uma das raras estruturas feitas pelo homem que podem ser vistas do espaço.

No entanto, no ano passado, o primeiro chinês a ser enviado ao espaço decepcionou o país ao dizer que não conseguia ver a Grande Muralha.

Agora, porém, o jornal oficial publicou fotos tiradas pelo astronauta americano de origem chinesa Leroy Chiao que mostram a Grande Muralha.

Prova

O jornal diz que essa é a primeira prova fotográfica de que as muralhas podem ser vistas do espaço. Chiao fez as fotos usando equipamentos disponíveis comercialmente, segundo o jornal.

A publicação permitirá que as autoridades da área de educação na China respirem aliviadas, depois da agonia de decidir se os livros escolares deveriam ou não ser mudados.

Reprodução/China Daily
A fotografia foi publicada na primeira página do jornal, e a muralha foi destacada em laranja. A fotografia enviada por Chiao, que está na Estação Espacial Internacional, foi autenticada por um dos maiores especialistas chineses.

Nova foto

O próprio astronauta, porém, em entrevista por satélite e e-mail, disse que não estava totalmente seguro de que realmente tinha fotografado a Grande Muralha.

Chiao disse que vai tentar tirar outra foto na próxima vez em que passar sobre a China, mas ele terá que ser rápido, porque está orbitando a 8km por segundo.

O orgulho da China pode ter ficado atingido, porque muitas outras coisas, como as pirâmides do Egito e até mesmo diversos aeroportos, podem ser vistas do espaço.

Mas eles podem se consolar no fato de que essa suposta prova foi feita por um astronauta de origem chinesa.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Grande Muralha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página