Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2005 - 10h53

Sars pode ter se originado nos morcegos, diz estudo

RICHARD BLACK
da BBC Brasil

Um estudo feito na China indica que a doença respiratória Sars pode ter tido origem nos morcegos-ferradura.

Os pesquisadores encontraram um vírus bastante semelhante ao coronavírus que provoca a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em morcegos em três regiões da China.

Em um artigo publicado pela revista especializada "Science", os cientistas afirmam que o vírus pode ter precisado infectar outro animal, como o almiscareiro, antes que pudesse ser transmitido a humanos.

A pesquisa sugere que os morcegos-ferradura vivos sejam mantidos fora dos mercados onde são comercializados na China até que o caminho da transmissão do vírus seja entendido.

A epidemia de Sars nos anos 2002 e 2003 causou cerca de 770 mortes e, estima-se, bilhões de dólares em prejuízo. A doença surgiu no sul da China e se propagou principalmente na Ásia, mas foram registrados casos até no Canadá.

Escolas e empresas foram fechadas, o comércio e o turismo internacional foram restritos e, por um tempo, até que medidas básicas de saúde pública combatessem a epidemia, a Sars parecia ser a nova grande doença global da humanidade.

A grande questão era, e ainda é, saber de onde ela surgiu. Em maio de 2003, surgiu a idéia de que o vírus havia chegado aos homens via alimiscareiros, animais selvagens consumidos em restaurantes e sacrificados em mercados na China.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) endossou a relação em 2004, em um anúncio que fez com que as autoridades chinesas ordenassem a matança de cerca de 10 mil almiscareiros, além de outros animais suspeitos de hospedar o vírus, como texugos e guaxinins.

Imunidade

Mas, por algum tempo, a teoria que prevaleceu entre os cientistas é de que os almiscareiros não são a fonte original, ou o reservatório da infecção.

Uma pista era o fato de que os animais parecem ter pouca imunidade ao vírus e ficam gravemente doentes, ao passo que espécies que hospedam agentes patogênicos por um longo período de tempo em geral se adaptam a ele.

Então, de onde veio o vírus?

Uma teoria apontou para os pássaros, mas, neste mês, pesquisadores da Universidade de Hong Kong começaram a suspeitar de morcegos. Eles encontraram um vírus muito parecido com o verificado em pacientes em uma espécie de morcego da ilha.

Agora, pesquisadores da China, Austrália e Estados Unidos, trabalhando juntos, encontraram o vírus em três espécies de morcegos. "O vírus que encontramos é 92% semelhante ao vírus da Sars nos humanos", disse Zhengli Shi do Instituto de Zoologia da Academia de Ciências Chinesa em Pequim.

"Por que ele está nesses morcegos, por que infecta apenas essas espécies, nós não sabemos, é uma história que queremos discutir", disse a médica à BBC.

As três espécies de morcegos encontradas com o vírus são do tipo ferradura, bem como a espécie identificada no estudo em Hong Kong. Um porta-voz da OMS, Dick Thompson, disse à BBC que esta é mais uma peça do "quebra-cabeças da Sars". "Há uma agenda inacabada da Sars e nós, claramente, temos que entender melhor a ecologia da doença."

Leia mais
  • Remédio contra a esquizofrenia pode combater Sars

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Sars
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página