Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2005 - 06h12

Carnaval não será o mesmo sem Clovis Bornay, diz Independent

da BBC Brasil

Em obituário de duas páginas inteiras, o jornal The Independent, da Inglaterra, se refere à morte do carnavalesco Clóvis Bornay, no fim de semana passado, como "a morte de uma lenda".

"O festival de hedonismo do Rio nunca mais será o mesmo", diz o artigo, afirmando que Clóvis Bornay personificava o espírito do carnaval carioca.

O jornal afirma que foi graças a Bornay que as simples comemorações carnavalescas se tornaram "uma extravagância, uma comemoração ostentadora na qual tudo é possível".

Para o Independent, o carnaval do ano que vem será marcado pela ausência de Clóvis Bornay.

Mensalão

Na Espanha, o El País destaca a decisão do Congresso brasileiro de abrir processo contra 13 deputados suspeitos de corrupção.

"É o primeiro golpe produzido pelo escândalo de suposto suborno do governo aos deputados", disse o jornal, que nomeia todos os envolvidos.

"Apesar das fortes pressões do governo para que a mesa da Câmara não tomasse esta decisão, a pressão da opinião pública foi tanta que todos os membros, menos um" votaram pelo processo, afirma o El País.

Febre aftosa

Na Irlanda, o jornal Irish Independent destaca o surto de febre aftosa no Brasil, afirmando que a União Européia está pronta para proibir as importações.

Segundo o jornal, fazendeiros e agricultores irlandeses já pediram o embargo à carne brasileira.

"O presidente da Associação Irlandesa de Criadores de Gado e Ovelha, Malcolm Thompson, disse que era escandaloso que a carne fosse considerada boa o suficiente para a UE, mas proibida em outros lugares", disse o Irish Independent.

Terremoto

O terremoto na Caxemira continua dominando as manchetes internacionais, desta vez por causa do mau tempo, que tem dificultado a ajuda às vítimas.

Nos Estados Unidos, o jornal Christian Science Monitor afirma que as tempestades impediram que os helicópteros americanos, enviados para ajudar na distribuição de alimentos e suprimentos, levantassem vôo.

Segundo o jornal, porque o terremoto destruiu vários aeroportos e bloqueou várias estradas, os helicópteros são o único meio de transporte que chega até as áreas afetadas.

No Paquistão, o Dawn publica editorial afirmando que se as autoridades tivessem monitorado a construção de edifícios, para que elas seguissem as normas em áreas de risco de tremor, o número de mortes teria sido menor.

"Autoridades de construção e monitoramento raramente fazem seu trabalho propriamente e muitos tendem a fechar os olhos, silenciosamente permitindo a construtores que cometam todos os tipos de irregularidades."

Futebol e cobiça

Em artigo no jornal inglês Financial Times, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, ataca a "cobiça que ameaça" o futebol.

Blatter denuncia o excesso de dinheiro em alguns clubes, afirmando que é hora de proteger as raízes do esporte.

"O futebol profissional é agora permeado de práticas que, na melhor das hipóteses, mostra o lado feio dos clubes e, na pior ameaça sua própria existência", diz Blatter.

O presidente da Fifa também denuncia os altos salários pagos aos jogadores afirmando que a ganância não se justifica, e está destruindo o esporte.

"Este não pode ser o futuro de nosso jogo. A Fifa não pode sentar e assistir a cobiça dominar o mundo do futebol", disse Blatter no FT, anunciando ainda a criação de uma força tarefa para lidar com os excessos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página