Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2006 - 12h40

Arqueólogos descobrem tumba com cinco múmias no Egito

da BBC Brasil

Arqueólogos da Universidade de Memphis descobriram uma tumba com cinco múmias intactas no Vale dos Reis, perto da cidade de Luxor no sul do Egito. A tumba fica a apenas cinco metros da tumba de Tutancâmon, a última descoberta do tipo na região, em 1922.

A identidade das múmias ainda não foi estabelecida. A tumba foi a 63ª descoberta no Vale dos Reis, que foi usado para sepultamentos por cerca de 500 anos, começando por volta de 1540 a.C.

Acaso

A curadora de arte egípcia da Universidade de Memphis, Patricia Podzorski, disse que a descoberta ocorreu por acaso. "Os escavadores estavam trabalhando na tumba de um faraó da 19ª dinastia, quando acharam um fosso", disse Podzorski.

A câmara com os sarcófagos e mais de 20 vasos estava quatro metros abaixo da superfície. Por alguma razão ainda desconhecida, os sarcófagos haviam sido enterrados em uma pequena tumba, provavelmente de forma apressada.

Segundo Podzorski, a tumba deve pertencer à 18ª dinastia, a primeira do Primeiro Reino (1539-1292 a.C.), cuja capital foi Tebas, que ficava onde é hoje a cidade de Luxor.

Leia mais
  • Chineses descobrem estrutura de palácio milenar
  • Arqueólogos encontram corpos de 2.300 anos na Irlanda

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre arqueologia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página