Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2006 - 11h00

Candidato peruano quer 'irmandade' com Chávez

da BBC Brasil

O candidato à presidência do Peru que vem liderando as pesquisas de opinião no país, Ollanta Humala, disse que irá manter uma relação de "irmandade" com os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e da Venezuela, Hugo Chávez.

Humala acrescentou que, se eleito, pretende consolidar com os dois líderes "a grande família latino-americana, que deve buscar resolver problemas da região de maneira multilateral, e não unilateral".

Entre os temas que o candidato lista que devem ser regidos por uma agenda comum estão "a dívida externa, a pobreza, a redistribuição de riqueza, a educação e o cultivo de folhas de coca".

Mas o candidato, que tem sido comparado a Hugo Chávez, frisou que não é anti-americano e acrescentou que espera melhorar as relações bilaterais entre Washington e Lima.

Agenda com EUA

"Temos que resolver uma importante agenda com os Estados Unidos", afirma o candidato, citando o cultivo de coca no Peru e a pobreza como alguns dos temas que pretende discutir com os americanos.

De acordo com Humalla, existe uma percepção de que "se um país quer se aliar ou ser amigo dos Estados Unidos, precisa deixar de manter relações com outros países. Nós não acreditamos nisso."

Ollanta é um ex-comanadante militar que liderou uma tentativa fracassada de golpe em 2000.

Com 31% das intenções de voto, Humala, está à frente da segunda colocada, Lourdes Flores, que nas últimas pesquisas, divulgadas no domingo, tem 26% das intenções de voto.

Humala também se disse preocupado com o clima eleitoral polarizado e denunciou a criação de uma "nova agremiação política intitulada todos contra Ollanta".

"Já me acusaram de tudo. Desde racista e anti-semita até suposto traficante", afirma.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página