Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2009 - 16h59

EUA confirmam substituição de comando militar no Afeganistão

da BBC Brasil

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, anunciou nesta segunda-feira que irá substituir o comandante militar americano no Afeganistão, como parte de uma nova estratégia para combater a insurgência do grupo fundamentalista Taleban.

O general Stanley McChrystal deve substituir o general David McKiernan, que ficou no posto menos de um ano, período em que a insurgência se tornou mais atuante.

Explicando sua decisão, Gates disse que uma nova mentalidade é necessária em relação ao conflito no país asiático. McChrystal é atualmente vice-diretor de operações do comando militar conjunto e já trabalhou como diretor de operações especiais.

Ele comandou uma série de operações bem-sucedidas no Iraque e no Afeganistão, inclusive a que matou o homem considerado o líder da Al Qaeda no Iraque, Abu Musab Al Zarqawi, em 2006.

Mas a divisão de operações especiais também é acusada de maltratar prisioneiros. Desde 2003, 36 de seus homens já foram disciplinados por este tipo de conduta e 11, afastados.

Reforço

A mudança ocorre em um momento em que os Estados Unidos se preparam para enviar milhares de soldados a mais para o país. Nesta segunda-feira cerca de 38 mil soldados dos Estados Unidos estão no Afeganistão, e o governo americano anunciou o envio de outros 21 mil.

Os militares americanos também estão sendo pressionados a diminuir o número de civis mortos em bombardeios. Na semana passada, um bombardeio americano matou dezenas de civis no oeste afegão, levado a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, a lamentar publicamente o ocorrido.

Algumas estimativas calculam que até 150 civis teriam morrido no ataque da semana passada.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página