Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2007 - 14h40

Vaticano conclui 1º passo de beatificação de João Paulo 2º

VALQUÍRIA REY
da BBC Brasil, em Roma

A diocese de Roma confirmou nesta terça-feira que a primeira etapa do processo de beatificação do papa João Paulo 2º está concluída.

Agora, caberá à Congregação para a Causa dos Santos --seção da Cúria que cuida do processo de beatificação-- decidir se a cura de uma freira francesa com mal de Parkinson poderá ser reconhecido como o primeiro milagre de João Paulo 2º.

Conforme o monsenhor Slawomir Oder, postulante da causa de beatificação e canonização o dossiê sobre a vida, virtudes e fama de santidade de João Paulo 2º será apresentado na próxima segunda-feira, quando se celebra dois anos da morte do papa, em cerimônia na Basílica de São João em Latrão.

Todo o material recolhido na fase diocesana do processo será entregue à comissão histórica da Congregação, que deverá certificar a ocorrência do milagre post mortem. Se isto acontecer, João Paulo 2º estará qualificado para a beatificação, o primeiro passo para que ele se torne santo.

Parkinson curado

Conforme as regras da Igreja Católica, outro milagre será necessário depois da beatificação, para que todo o processo de santificação seja finalizado.

Na documentação, consta toda a informação sobre a religiosa francesa, que sofria de mal de Parkison-- a mesma doença degenerativa do papa --e foi, inexplicavelmente, curada em junho de 2005, dois meses após a morte de João Paulo 2º.

Segundo o monsenhor Oder, a freira estará presente na cerimônia da próxima semana, junto com outras mil representantes da sua diocese. Ainda não está certo se o nome dela será revelado.

"Não foi por acaso que este caso acabou sendo selecionado entre dezenas de outros", disse monsenhor Mauro Parmeggiani, secretário geral do Vicariato de Roma.

"Como João Paulo 2º, ela também sofria de Parkinson."

No dossiê, constam diversos testemunhos sobre a santidade do papa, ou das graças que as pessoas afirmam ter recebido.

São vários casos de pessoas que garantem terem sido curadas de câncer depois de rezarem para o papa. Entre os potenciais milagres, também figuraram exemplos de gravidez com riscos.

"Não é possível determinar a data da beatificação, muito menos a da canonização", diz monsenhor Oder.

"O tempo do processo é um momento precioso para a Igreja. É importante vivê-lo como tempo oportuno para conhecer melhor a vida, o ensinamento e a mensagem espiritual do servo de Deus."

Alguns acreditam, no entanto, que o papa Bento 16 poderá apressar o processo e tornar João Paulo 2º santo, queimando algumas etapas.

Num processo de santificação, geralmente, são esperados cinco anos depois da morte do candidato. A conclusão pode demorar décadas ou, em alguns casos, séculos. Mas, em maio de 2005, um mês após a morte do Papa, seu sucessor Bento 16 dispensou as regras e deu início às investigações da santidade.

Nos funerais de João Paulo 2º, a multidão que compareceu à praça de São Pedro no Vaticano pediu para que ele se tornasse santo imediatamente.

Leia mais
  • Papa nomeia dom Odilo Scherer para assumir Arquidiocese de SP
  • Para d. Odilo, papa interpreta visão da Igreja Católica sobre 2º casamento
  • Milagre de frei Galvão aumenta número de turistas em Guaratinguetá
  • Sandy & Júnior prefere "Acústico MTV" a cantar para o papa
  • Igreja teme comércio de pílulas de frei Galvão
  • Papa Bento 16 vai canonizar frei Galvão em missa em São Paulo

    Especial
  • Leia mais sobre a visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página