Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Acordo Militar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta semana uma negociação com o colega francês Nicolas Sarkozy para fechar um acordo militar. Segundo reportagem da Folha será o maior e mais importante acordo militar de sua história recente, com 8,5 bilhões de euros em submarinos e helicópteros.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
Andres Martinez (1) 02/02/2010 10h50
Andres Martinez (1) 02/02/2010 10h50
Sinto dizer isso mas os caças não estão sendo comprados para serem usados no porta aviões. Os A-4 Skyhawk já estão equipando esse navio. Acontece isso sim que a espinha dorsal do Brasil era composta de caças mirage 2 e F-5 Tiger. Primeiro eles substituiram os caças mirage 2 pelos mirage 2000. Agora é a vez de trocar os F-5 por outro. Os caças da Saab são famosos pela sua robustez, longevidade e terem sido projetados para aterrisarem inclusive em estradas pequenas, caracteristica natural na geografia do pais. Também custam menos e tem menor custo de manutenção o que é essencial num pais como o Brasil aonde se cortam orçamentos militares a ponto de prejudicarem a manutenção de caças como ocorreu muitas vezes com os mirage 2 a ponto de terem q canabilizar alguns para manter o maximo deles operando por falta de verba para a compra de peças. O Saab é bem cotado em muitos paises do mundo e no Brasil ele seria uma escolha excelente pelos motivos acima citados. Do ponto de vista tecnológico não será apenas transferencia e sim desenvolvimento compartilhado o que é o mais importante para o Brasil pois quem aprende a desenvolver aprende a criar coisa nova e ganha-se independencia com isso. E a melhor politica é a independencia tecnologica no setor de armas.... Ou vamos escolher armas em função de cada acordo militar q for assinado ? Isso não existe. sem opinião
avalie fechar
Álvaro Sarmento (13) 17/01/2010 11h22
Álvaro Sarmento (13) 17/01/2010 11h22
Caro Marivaldo
Um dos motivos pelos quais o Charles De Gaulle foi construído é a incapacidade de se operar os Rafales a bordo do Sâo Paulo. Eles operariam com tamanha restrição de peso que a sua validade bélica passou a ser duvidosa. Para operá-lo com pleno potencial haveria a necessidade de se reabastecer os Rafales em vôo após a decolagem tornando sua operação mais onerosa do que já é principalmente para um caça embarcado uma vez que haveria a necessidade de outro vetor para reabastecê-lo. A única aeronave de caça embarcada cujo peso máximo de decolagem seria capaz de operar a bordo do São Paulo seria o MiG-29K mas isto exigiria uma extensa reforma no convés da embarcação eliminando inclusive a catapulta uma vez que o convés teria uma rampa como no caso do porta-aviões Almirante Kuznetoz. As primeiras versões do F-18 também poderiam operar a partir do São Paulo mas com alguma perda em relação a carga bélica ou combustível.
sem opinião
avalie fechar
Marivaldo Costa (1) 17/01/2010 03h03
Marivaldo Costa (1) 17/01/2010 03h03
Infelizmente neste caso, o caça Françês é o que mais atente as necessidades das defesas de nosso país. Isso, comparando com os equipamentos que dispunhamos neste momento, ex: O Navio Aerodromo São Paulo, dispõe de uma cataputa que o caça americano, não consegiria ser lançado por ele além disso, a sua velocidade é de mach 2.0 e o americano é de 1.8. e outras vantagens a mais o caça françês tem. Os senhores podem ter a certeza que este é o melhor e o mais viável que podemos ter no momento. 1 opinião
avalie fechar
alexandre bakunin (364) 16/01/2010 14h59
alexandre bakunin (364) 16/01/2010 14h59
Suely Aparecida Naime (87) 14/01/2010 18h52

O Haiti vai precisar de comissões que ajudem o país a sair da situação em que se encontra.Se receberam tal carga de bomba atômica...
~~~~~~~~~~~~
Suely,
Você sabe, tudo é contextual. Entendi que você, ao dizer "comissões" não está se referindo à propina, ao jabá e que ao dizer "carga de bomba atômica" não tem o sentido figurado, né ?
Delenda Cartago do dia:
Abaixo o voto obrigatório!
sem opinião
avalie fechar
É, não tem jeito! As "viúvas FHC" continuam a vomitar bobagens, desinformações, deturpações, demonstração de dor dupla de cotovelo, etc, em s/notas inseridas n/forum, pois, sabe quantas vezes vão entender que avaliação técnica não é e nunca poderá ser definida como decisão; q em assuntos estratégicos o q prevalece não é o preço, mas a segurança e a eficácia do produto; q a decisão final nesse tipo de assunto compete, exclusivamente, ao mandatário maior da nação, n/caso, o LULA, o maior presidente do Brasil de todos os tempos (ai q dor de cotovelo).
Agora, as "viúvas FHC" aproveitarem este espaço do jornal de maior circulação do país, p/inserirem notas inúteis, notas q, aliás, predominam neste espaço, o q leva as "viúvas" acreditarem q estão "abafando", porque s/avaliação é feita por essas mesmas "viúvas" q se encontram dentre os 6% contrários ao Lula,vez q, como é óbvio, sendo delas a autoria, só irão classificá-las como "excelentes", as suas baboseiras.
Gente, a crítica é necessária, SIM, porém, q elas sejam feitas de forma construtiva e não com achincalhos, ironias, até, desrespeitosas, dor de cotovelo. Respeitem os 84% q apoiam Lula, porque senão, eu repito, logo, logo, os 6% estarão sendo bem menos do que isso.
1 opinião
avalie fechar
Bolinha da Lulu (845) 14/01/2010 19h34
Bolinha da Lulu (845) 14/01/2010 19h34
manchete;
"Lula diz que preço não é fator determinante para escolha de caças"
Texto da Folha;
"O presidente reafirmou que ele dará a palavra final, mas sugeriu que pode ouvir o Conselho de Defesa Nacional e o Congresso.
"Vou contar uma coisa: o único que ficou em silêncio até agora foi eu. E fiquei em silêncio porque sou eu quem tenho o poder de decidir e quem tem esse poder tem mais responsabilidade, não fala o que quer, fala o que pode. Portanto, disse ao ministro da Defesa que ele vai apresentar um relatório e que a partir disso tomarei a iniciativa de convocar o Conselho de Defesa, poderei tomar a iniciativa de provocar um debate no Congresso Nacional", afirmou."
Inicialmente ele fala que a questão dos caças não é financeira, por que não sai do bolso dele=, é do nosso.
Depois de ter falado m... no 7 de setembro sobre os aviões, vem dizer que tem que falar o que pode e não o que quer. Quem ele quer enganar. Espero que apenas os seus correligionários que são apenas 30% dos votos e adoram viver de ilusão.
1 opinião
avalie fechar
Suely Aparecida Naime (91) 14/01/2010 18h52
Suely Aparecida Naime (91) 14/01/2010 18h52
O Haiti vai precisar de comissões que ajudem o país a sair da situação em que se encontra.Se receberam tal carga de bomba atômica, talvez fosse mto importante a reconstrução do país como fizeram com a Alemanha, Japão, França com o plano Marshall!Não é só enviar dinheiro e alimentos que o país sairá do buraco em que se encontra, vai saber se eles não tem uma quadrilha montada como os nossos políticos que estão vendo a falência brasileiro na Saúde, Educação, Habitação e Segurança e não se envergonham de roubar descaradamente os bens públicos em função da ganância pessoal!O roubo do poder para manter o poder sem sentimento de culpa só é explicado pela patologia psiquiátrica!A falta de pudor,consciência e honestidade só é explicada pela psiquiatria como psicopatas travestidos de seres humanos!Montarem falsos dossiês,dólares nas cuecas,compra de favores,vínculos com criminosos MST,FARCS,enfim tudo o que de perverso a sociedade exala só se explica por distorção da realidade e dos valores!O que esperar de um presidente que se autointitula um capoeirista que anda com lâminas entre os dedos e sai cortando gargantas que não comungam com ele?Ou que devido seu pendor por uma branquinha vocifera contra quem o critica e não faz o que ele quer?Que assina importantes documentos passando por cima de seu vice-presidente e diz que não teve tempo para lêr?Nós brasileiros temos um DEUS sentado no trono,q depois de umas talagadas diz q sabe o q é bom para nós,pobres idiotas q não sabem o q querem! 2 opiniões
avalie fechar
José Alberto (360) 14/01/2010 18h51
José Alberto (360) 14/01/2010 18h51
Devemos seguir o mesmo modelo do hugo chavez ou evo morales, somando-se a inflação dos dois 2,9 huguinho, 4% evo morales daria ai quase 7 % negativos de pib, o nosso crescimento com o governo comunista do luala foi 0,1 negativo, para recuperar isso demorará cerca de 3 anos, quer dizer uma divida altissima para o proximo governo, é por isso que não devem deixar o lulala tomar nenhuma decisão nesse ano de eleições, e o orçamento da união deve ter mãos de ferro do TCU, pois já estão falando de mexer no fundo de garantia dos trabalhadores para montar casas e lula anda dizendo que dinheiro não é questão primordial na compra de caças, logico o dinheiro não é dele, e mais a gasolina deve ser mantida e até abaixada para 2 reais assim quem sabe a petrobras para de nos roubar já que dá tanto lucro, cade os mesmos para o povo, e forma de abaixar a gasolina no posto....quero ver isso e não conversa fiada...votar em candidatos do pt é a maior furada deste ano, veem bem o PIAUI.....acabaram até com os hospitais e os brasileiros piauenses estão doentes sem socorros.... sem opinião
avalie fechar
-"Não é só o preço,é uma questão de soberania."Soberania?",que Soberania,a famosa "Soberania Brasileira" poderá sair das mãos dos EE.UU. e ficar nas mãos dos Franceses.Bela bravata em companheiro LULALA!.Bem feito,desde o ensino fundamental aprendemos que quem descobriu o Brasil foi o Pedro Alvares Cabral e que a Independência foi de Graça,ou seja, foi no Grito,então; podem falar o que quiserem,País ou Povo sem Raiz e cultura é isso mesmo,qualquer charlatão leva para onde quiser.Acorda Povão,não podemos ser só o País Futebol, Carnaval e das Bundas na praia. 2 opiniões
avalie fechar
Suely Aparecida Naime (91) 14/01/2010 18h28
Suely Aparecida Naime (91) 14/01/2010 18h28
lingua de trapo quer pq quer fazer a sociedade inteira e mais os militares que sabem do que falam de idiotas e infelizes: "Somos nós que pagaremos a conta da imensa comissão que todos levarão" na compra do "Dólar Furado!" Quem se recorda de Giuliano Gema nos filmes de Cawboys? Se o nosso mais ilustre ministro e mais iluminado se deixar levar pelos sacanas deste governo que acham que estamos na déc 50/60 onde a maioria não entendia de política e mto menos de economia e seus 10% de comissão,então podemos somente esperar o terremoto que cairá sobre nossas cabeças assim que Lula sair do trono!Exatamente por isso precisamos ficar mais ainda atentos pq a desgraça do Haiti é a felicidade do Lula:os olhos estão voltados para a dor alheia e ninguém irá prestar atenção para a escolha que Lula fizer.Em relação a encher os bolsos nunca neste país um partido tirou tanto proveito como nestes sete anos.A Plebe conseguiu chegar aos céus e os portões se abriram com coro de trombetas douradas anunciando suas glórias!E nós vamos chorar e mto ao abrirmos a caixa preta e recebermos nossas heranças!Os aloprados ex-terrorista Vannuchi,Tarso Genro e Franklin Martins vieram com decreto para censurar a imprensa,extinguir o direito de propriedade e revanchismo contra os militares para exatamente cometer a fraude na compra dos jatos franceses!Calando podem ganhar 10%! 1 opinião
avalie fechar
Suely Aparecida Naime (91) 14/01/2010 18h27
Suely Aparecida Naime (91) 14/01/2010 18h27
A escolha pelos jatos franceses é de uma incoerência digna do lingua de trapo invejoso Lula!Não negociar com o que tem de melhor e escolher o que de pior para os brasileiros só pode indicar um fator:como é ele que assina a compra vai escolher quem der para ele mais propina e uma larga aposentadoria para sua família viver como os novos coronéis da caatinga brasileira!Para estar sendo abraçado e idolatrado por esta parcela de políticos nordestinos conservadores,atrasados e adoladores este último ano de governo vai ser para arrancar o lombo dos brasileiros!A escolha pelos pobres é a maior miragem que nós brasileiros já compramos como os jatos franceses serão empurrados goela abaixo em nossas gargantas!Na época dos militares engolimos e ninguém ficou sabendo das compras das obsoletas usinas nucleares,que ate hj não servem para nada, mas pagamos a conta a perder de vista para a Alemanha (sabe-se lá qto o Delfin e et catervas levaram de propina),hj a compra dos jatos de manutenção cara e conta bilionária será paga a perder de vista,mas Lula e sua classe sindical vai chegar a Lua!Nós estaremos falidos, mas esta classe estará rindo à toa!E depois censura quem pode reclamar:os jornalistas,os juristas e os militares.Não vejo mudança na atitude dos Lulistas: mudam para não mudar nada!Não vejo diferença do governo dos militares na forma de governar dos Lulistas!Só vi no governo do FHC que o brasileiro crucifica pq nunca viveram em países onde se trabalha p/a sociedade e não polítíticos! 1 opinião
avalie fechar
Sergio Braga (10) 14/01/2010 17h37
Sergio Braga (10) 14/01/2010 17h37
Me impressiona que o governo brasileiro enxergue na França um parceiro estratégico para a área militar.
O governo francês, durante a guerra das Malvinas, forneceu aos Ingleses os segredos técnicos dos misseis Exocet, anulando a capacidade anti-naval dos argentinos, o que definiu o resultado da guerra.
Falta conhecimento de história aos nossos dirigentes, ou talvez, sobre ganância.
2 opiniões
avalie fechar
ADRIANO RAMOS (1) 14/01/2010 17h33
ADRIANO RAMOS (1) 14/01/2010 17h33
Deviamos optar pelo mais barato, conforme prefere a aeronautica, e com essa diferença de preço que o presidente MULA quer dar aos franceses, poderiamos fazer casas para os desabrigados das chuvas por exemplo e doalas. sem opinião
avalie fechar
OSCAR ALBERTO RODRIGUEZ (9) 14/01/2010 17h29
OSCAR ALBERTO RODRIGUEZ (9) 14/01/2010 17h29
Observado os comentarios vertidos aqui, ´vejo que minha opinião está cada vez mais acertada. O Presidente da França está enchendo com muito dinheiro os bolsos de varios personagens aqui no Brasil. Para minha humilde inteligencia, não posso processar que o LULA saiba diferenciar um avião caça de um balão, não entra na minha cabeça. O que sim entra é que vamos a continuar a jogar dinheiro fora, perdão, dentro de bolsos destes bandidos. 1 opinião
avalie fechar
JORGE CHAGAS SOBRINHO (51) 14/01/2010 17h21
JORGE CHAGAS SOBRINHO (51) 14/01/2010 17h21
a camara quer ser ouvida porque quer uma parte do bolo da comissão que vai sair. 4 opiniões
avalie fechar
JORGE CHAGAS SOBRINHO (51) 14/01/2010 17h20
JORGE CHAGAS SOBRINHO (51) 14/01/2010 17h20
poxa,, alguem sem duvida ganha com estas coisas, ja compramos navios velhos da França, e agora compramos pelo dobro do preço aviões que tem problemas em ficar no ar, muito estranho, mais vamos ajudar os politicos a ficarem mais ricos. 6 opiniões
avalie fechar
JORGE CHAGAS SOBRINHO (51) 14/01/2010 17h16
JORGE CHAGAS SOBRINHO (51) 14/01/2010 17h16
claro que não é relevante, o dinheiro não é dele, e por que ao contrario de comprar quatro ficamos com dois para que mais, sem contar que alguem vai encher os bolsos por fora como sempre, ou serão os belhos olhos da Carla Bruni,, tantas opções, mais acho que a principal como sempre é o que vem por debaixo dos panos, a esqueci quem compra é o mesmo que vai pilotar? 1 opinião
avalie fechar
josé lima (8) 14/01/2010 17h10
josé lima (8) 14/01/2010 17h10
Eu fico triste quando vejo pessoas com visão de que estamos no rumo certo, que estamos crescendo, que estamos criando empregos...São todos cegos? Os empregos estão deixando de existir no Brasil para serem criados na CHINA, a economia está ÓTIMA PARA OS BANCOS.
A aeronáutica não tem condições técnicas de avaliar os caças e apontar a melhor opção, ainda bem que temos um presidente incomparável e honesto, que fará a melhor escolha.
1 opinião
avalie fechar
Rodrigo Dias (4) 14/01/2010 17h00
Rodrigo Dias (4) 14/01/2010 17h00
Engraçado que para aumentar o salário minimo o governo não tem dinheiro agora pra comprar avião.
Eles querem compra dos mais caros.
Porque não compram o mais barato e utiliza o resto de dinheiro aumentando o salario minimo.
Depois fala que defende a populãção mais pobre, só se for os desempregados e os que recebem salario familia e com isso que continua desempregados pra poder receber a vontade e sem fazer esforço nenhum.
sem opinião
avalie fechar
Lourival Cunha Cardoso (38) 14/01/2010 16h26
Lourival Cunha Cardoso (38) 14/01/2010 16h26
Eita "Brasileiros desinformados"
Tanto o avião americano como sueco, são acionados por turbinas à gás fabricadas pela GE (ExGeneral Electric), que é a maior fornecedora da NASA, maior fabricante de armas atômicas do mundo, maior fabricante de turbinas de aviões militar e comercial (cerca de 95% das turbinas são, hoje fabricadas pela GE), maior fabricante de armamentos de aviões militares, e etc., etc., etc....
À GE não existe interesse algunm de tranferir tecnologia, principalmente pela venda de meia duzia de aviões já ultrapassados em termos tecnológicos, para ela.
Nós "Brasil" temos uma experiência amarga com transferência de tecnologia com a GE, veja o caso de locomotivas da fábrica do DEP Campinas, hoje GEVISA, se não fosse a "Alston" francesa talvez nem os trens da CPTM e mesmo Metrô estariam rodando. Já construímos aviões italianos, não me consta que obtivemos muito sucesso. A França tem tecnologia suficiente, independente dos Estados Unidos para a fabricação não só dos aviões mas das turbinas, (o avião sem os aviônicos a embraer constroe com um pé nas costas, o problema está na eletrônica (aviônicos) e na propulsão, turbinas.
Vamos pagar mais caro, vamos sem dúvida, mas compraremos nassa entrada no mundo dos poucos que detem esta tecnologia, diria porque não com a China, Ìndia, Coréia.
Chega de deter tecnologia de contruir carruagem mas não trem, inventamos o avião e estamos impinando pipa.
Não sou eleitor do Lula, neste quesito, este ignorante está no caminho certo.
EU SEI O QUE É RECUPERAR PALHETA DE TURBINA À GÁS, É SÓ MANDAR VIR O TÈCNICO DA GE VENEZUELA, ELE CORTA, SOLDA FAZ ALIVIO DE TENSÃO E TE ENTREGA AS PALHETAS PRONTAS. (COM ELETRODO made in USA claro)
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1193)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página