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Acordo Militar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta semana uma negociação com o colega francês Nicolas Sarkozy para fechar um acordo militar. Segundo reportagem da Folha será o maior e mais importante acordo militar de sua história recente, com 8,5 bilhões de euros em submarinos e helicópteros.


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Comentários dos leitores
João Da Silva (70) 08/01/2010 23h09
João Da Silva (70) 08/01/2010 23h09
Penso ser demasiada estranha esta manifestação (baseada principalmente em preço) da Aeronáutica Sobre os Caças de Combate. Segue o Ranking dos Aviões de Caças Modernos segundo "AVIA Military Aviation". (Os quatro dígitos ao lado direito referem-se ao desempenho nos quesitos COMBATE; BOMBARDEIO; TECNOLOGIA; FAMA)
1 F-22 Raptor 10; 4; 10; 1
2 Typhoon 9; 6; 9; 1
3 Rafale 8; 5; 9; 2
4 Su-35 'Super Flanker' 8; 5; 9; 1
5 F-2 7; 5; 9; 2
6 Su-30MK 'Flanker' 7; 5; 9; 1
7 F-15 Eagle 7; 3; 8; 4
8 F/A-18E Super Hornet 7; 6; 9; 3
9 JAS 39 Gripen 7; 5; 9; 2
10 J-10 7; 5; 9; 2
11 Su-27 'Flanker' 6; 2; 8; 3
12 F-16 Fighting Falcon 6; 5; 8; 5
13 F/A-18 Hornet 6; 5; 8; 4
14 Mirage 2000C 6; 5; 8; 3
15 MiG-29 'Fulcrum' 6; 2; 8; 4
16 F-14 Tomcat 6; 2; 8; 3
Espero ter contribuído com o debate.
25 opiniões
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Paulo Costa (11) 08/01/2010 21h44
Paulo Costa (11) 08/01/2010 21h44
O Jobim é um bobalhão, como o Lula, o marionete dos bandoleiros assassinos que provocaram a intervenção militar em 64, se ferraram, e usam "O Deslumbrado" (no caso, "o cara") como aríete para sua sanha maluca. Freud explica.
O próprio Mercadante, filho de general, talvez tenha sido recusado na Academia e ficou frustrado. Adolescente tardio, coitado.
11 opiniões
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LUIZ CARLOS (15) 08/01/2010 21h32
LUIZ CARLOS (15) 08/01/2010 21h32
Já disse, o BRASIL deve comprar os 3 modelos. Exigir a transferência total de tecnologia. Após, construir o caça TUPININQUIM. Mercado não vai faltar. o LUGO deve comprar uns 50, só para bombardear ITAIPU. O EVO MORALES deve comprar uns 500, mas não vai pagar nenhum. O CHAVES deve comprar toda a produção, só para atacar os EUA. Claro, o LULINHA PAZ E AMOR não vai ficar sabendo nada disso. Haja besteirol! Falando sério. O presidente LULA está certo. Estamos diante de uma situação em que o barato sai caro. O certo seria comprar o F-18, mas os EUA jamais irão transferir tecnologia, não aquela que o BRASIL quer, mas apenas a necessária para manutenção e operação e olha lá. O GRISPEN não está pronto, desculpem-me o pessoal da FAB, os quais respeito muito, mas é brincadeira comprá-lo. Sobra o RAFALE, apesar de caro, é um avião completo, com transferência de tecnologia, o que realmente interessa nessa história toda. De outro vértice, não estou gostando que a decisão final cabe apenas ao LULINHA PAZ E AMOR. Todos sabem que trata-se de uma pessoa com formação escolar inadequada para o cargo que ocupa. Pasmem-se, ele sequer pode ser o presidente da CAIXA, da PETROBRÁS, do BANCO DO BRASIL, etc., aliás, nem mesmo empregado dessas empresas pode ser, por lhe faltar formação escolar, entretanto, é o presidente do BRASIL e, consequentemente, faz e desfaz com estas empresas. E agora, está jogando no lixo um relatório da FAB, por razões POLÍTICAS!? HÁ ALGO ERRADO, MUITO ERRADO. 10 opiniões
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Paulo Saffioti (144) 08/01/2010 21h21
Paulo Saffioti (144) 08/01/2010 21h21
Se nem o preço prometido ao Lula pelo Nicolas Sarkozy, é cumprido imagine o resto. Só este fato em si já seria uma boa justificativa para não comprar dos Franceses. É por isso que o mundo ama o Lula. Não precisa cumprir o que prometeu pois ele aceita tudo. As pessoas que fazem negócios com o Lula deveriam ter um quadro com a foto dele em um altar e pedir a benção todos os dias. Mas também deveriam ter um altar com um quadro de Jesus para pedir perdão ao povo Brasileiro. 11 opiniões
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Jair Baltazar Rodrigues (2) 08/01/2010 20h47
Jair Baltazar Rodrigues (2) 08/01/2010 20h47
A questão dos caças não é tão simples assim. Essa suposta questão estratégica com a França não é tão fundamental, com alguns gostam de frisar. De fato o Gripen é a melhor opção para a FAB. Ele é uma evolução de aviões que já operam na Europa e em outros países não europeus. A parceria daria à FAB o conhecimento profundo da evolução desse avião que deverá ocorrer nos próximos 40 anos. Isto nos dará conhecimento e autonomia para os próximos caças que construiremos sózinhos. Vejam o exemplo do AMX, construido com parceria com a Itália. O avião americano é bom, mas não nos dará conhecimento da evolução, pois ele é um projeto pronto. O Rafale é um projeto pronto e só a França o tem em sua força aéra, além de muito caro. Nossa experiência com a França em aviões militares não é tão boa assim, vejam o que aconteceu com os mirages, que perdemos muitos por problemas técnicos. Lamento a quantidade de opiniões puramente ideológica e sem conhecimento do que de fato acontece. Esse Fla Flu não melhora a discussão da questão politica envolvida. 5 opiniões
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Paulo Saffioti (144) 08/01/2010 20h40
Paulo Saffioti (144) 08/01/2010 20h40
Quase um ano e 30 mil páginas. Trabalho sério que a FAB fez e deve ser respeitado. Depois de testar extensivamente os três modelos, durante meses de análise, a FAB determinou que todos têm as condições para cumprir a missão prevista. A FAB, não analisou apenas o avião, mas o pacote de vantagens tecnológicas-industriais que veio com cada um deles.
Se temos um caça que atende as necessidades , muito mais barato (isso inclui manutenção, hora voo etc e por 30 anos) e com o melhor pacote de vantagens tecnológicas-industriais não faz sentido comprar o Francês. Mesmo pq preço é sim determinante na escolha uma vez que temos uma frota constantemente no chão por falta de dinheiro para voar, Até a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à França, a licitação corria dentro de um padrão profissional. Porém, em negócios desse vulto há sempre outros interesses que não só os da Força Aérea. Por isso, já no início do ano passado, representantes de um dos fabricantes mantinham sérias dúvidas se o projeto chegaria ao final de forma limpa. É uma licitação da FAB que foi aberta e o vencedor é o caça Gripen NG, da empresa sueca Saab. Quando o prazo para a entrega das propostas foi encerrado, apenas duas o tinham cumprido - a favorita do Planalto não o fez. Pela regra, estaria desclassificada, mas rapidamente arrumou-se uma extensão. A França perdeu todas as licitações que entrou com esse avião. Existe aqui uma inversão de valores: Quem precisa do Brasil é a França, Nós de ética!
18 opiniões
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Jose Humberto Vieira (35) 08/01/2010 20h05
Jose Humberto Vieira (35) 08/01/2010 20h05
Os militares deviam se mancar. Temos um país com plena democracia, vivendo um momento maravilhoso, sob a batuta de um presidente com a maior popularidade jamais alcançada por qualquer outro, admirado pelo mundo inteiro. Como sabemos, ele é o Comandante Supremo das Forças Armadas, de modo que não faz sentido ficar confrontando o Chefe Maior, com atitudes/pareceres revanchistas, inclusive em detrimento da Segurança e Soberania nacionais. A população não aceita mais a prevalência da arrogância, pelo simples fato de tratar-se de militar. Não há mais o menor espaço para comportamentose extemporâneos que desrespeitem a Democracia, especialmente vindos dos militares, cujas funções específicas são a defesa da soberania nacional, o que não é o caso nesse momento. Não fica bem que os de pijama, ocupem ostensivamente os espaços nos foruns da internet, contestando a vontade popular, numa demonstração de saudosismo de um tempo, pelo qual jamais nosso país deveria ter passado. 39 opiniões
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vitor hugo (3) 08/01/2010 20h04
vitor hugo (3) 08/01/2010 20h04
Acredita se que a escolha feita pelos militares é a melhor possivel pois alem de serem preparados nas melhores escolas nacionais IME E ITA etc,SÃO DO RAMO CONVIVEM COMO QUE HA DE MELHOR ATRAVES DE INTERCAMBIOS COM OUTRAS FORÇAS ARMADAS, ENTÃO POR QUE POLITICOS ESTÃO INTERFERINDO???
LEMBRETE: NO ANO PASSADO 02 RAFALE CAIRAM QUANDO FIZIAM EXIBIÇÃO " A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA"
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Deby Frade (4) 08/01/2010 19h49
Deby Frade (4) 08/01/2010 19h49
Por que colocar todos os ovos em uma (francês) cesta? Os ovos são frágeis e podem quebrar a cesta. Melhor cooperar com o melhor em seu campo e França não é o melhor de todos.
Minha opinião é claro, o melhor avião e de compra é o sueco Gripen NG.
Fatos:
Mais barato para comprar.
Mais baratas de manter.
Mais baratos para voar.
FAB quer no plano.
O novo modelo Gripen NG foi testado no céu por um ano agora, todas as histórias dos outros é falsa.
O Rafale nunca tenha sido vendida, nunca exportados. Mesmo Índia recentemente negou a comprar o Rafale. Assim que o avião ea entrega de um fator é incerto.
Mas é Lulu, que tem de tomar a decisão. Se ele escolher o sueco Gripen, ele pode confiar em que o avião era o mais barato e que a FAB fez uma grande reportagem, onde o Gripen saiu como um vencedor. Se escolher Lulu Rafale, ele terá que defender sua escolha muitas vezes no futuro, se as coisas correrem mal com o francês, com o maior preço e e tc. Para esta escolha vai ser só na parte superior e talvez muitos não vai apoiar ele, se ele não pode provar porque mais caros aviões francês era necessário.
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Aldo E. Pansiera (1) 08/01/2010 19h45
Aldo E. Pansiera (1) 08/01/2010 19h45
Quem vencerá? Esperemos que o Brasil
O resultado foi bem claro, a pesar de ter sua divulgação proibida. O Gripen foi o tecnicamente melhor colocado, tem histórico operacional com alto padrão de prontidão, existe transferência de tecnologia e é o mais barato.
O Hornet é também tecnicamente aprovado, aliás o único com histórico de combate real , não existe clareza de como e quanto de tecnologia seria transferida e custa caro. O último apesar de eleito pelo comandante em chefe das forças armadas, é o Rafale , também tecnicamente aprovado , nos itens básicos, tem um histórico operacional com problemas de acidentes ainda sendo investigados, nunca esteve em combate real , promete transferência de tecnologia , mas é o menos confiável dos 3 e é muito mais caro que o primeiro colocado.
Pois bem, do ponto de vista dos militares da aeronáutica muito provavelmente o que eles realmente gostariam seria o HORNET, ou melhor atualmente Super Hornet com a transferência de tecnologia prometida pelos franceses e com o preço e custo de vôo do Gripen. Mas como esta opção não existe ficaram com a melhor, que é o Gripen em primeiro porque sabem que a SAAB faz aviões confiáveis e resistentes. Isso é vital para o piloto de caça cumprir sua missão e voltar vivo para cumprir muitas outras mais. Aliás em todo esse assunto o que menos parece interessar aos políticos que tem tratado do tema , e exatamente essa questão . Qual a chance de um piloto voltar vivo de seu 1º combate. E ainda voltar a combater tantas vezes seja preciso até que se contenha a ameaça inimiga?
Essa preocupação, certamente sempre existiu nos julgamentos dos militares que fizeram essa seleção, claro o piloto é um deles. Por isso até que a escolha seria o Hornet. Esse avião desempenha missões de combate real desde a década de 80. Esteve em combate no Golfo em 91, Esteve em ação nos Balkans varias vezes nos anos 90 e está em operação de combate no Afeganistão e Iraque desde que os EUA enviaram tropas para estes paises. Para um piloto o melhor avião é o que o ajuda a voltar para casa. Isso sempre foi verdade. Conheci veteranos da FAB da 2ª guerra, alguns com mais de 90 missões de ataque e todos eram agradecidos à resistência e capacidade de absorver danos do fogo inimigo do P-47 Thunderbolt que eles voavam então.
Se a idéia é comprar aviões para treinamento, e com discutível capacidade de combate , não é preciso comprar nada. Já temos vários F5 que a FAB mantém dentro da melhor condição possível. Se o que se quer é um avião moderno, viável e que desempenhe o necessário para missões de combate de fato. Qualquer um com bom senso acataria a opinião que venha daqueles que vão de fato arriscar a vida nele, num combate real , contra um inimigo de verdade. Qualquer coisa diferente disso deve ser entendida por todos como uma decisão irresponsável senão até um descaso com os homens e mulheres que por opção vestem farda e dedicam suas vidas à defesa deste pais, seu povo e sua liberdade.
Agora o ministro da defesa vai fazer seu relatório. Para que ? Como ele não é militar , pelo que eu saiba nunca o foi, ele é renomado jurista. Sua carreira iniciou-se no Direito, exerceu o magistério e ingressou na política nos anos 80. Nunca foi militar nem tampouco em sua biografia aparece que tenha freqüentado a cursos na ESG, assim sua experiência se limita a gerir politicamente, desde que assumiu este cargo, o relacionamento das forças armadas com o governo. Assim se o ministro seguir uma linha lógica , seu relatório deverá referendar o efetuado pelo corpo da aeronáutica
Quanto a eventuais fatores políticos nessa decisão, vale lembrar que os oficiais superiores que participaram do relatório da aeronáutica certamente por carreira receberam e exercitaram , ao longo delas lições , ensinamentos e princípios de estratégia , com fundamentos mais do que suficientes para avaliar estes aspectos nesta avaliação . Inclusive quanto a necessidade de se fabricar em larga escala estes aviões se não precisarmos apenas destes 36 aparelhos , mas sim numa situação em que a nação precise de 300 ou 3000 deles o mais rápido possível.
Por isso tudo, que não importa o que digam esta decisão não deve nem pode ser política como quer o presidente. Na verdade seria muito bom, que ele , sendo o comandante em chefe , neste episódio tenha em mente uma sábia frase dita por um grande general do século XX . "Ninguém odeia a guerra mais que o soldado. " e por isso mesmo, ninguém melhor que ele para saber como se preparar para ela.
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alexandre bakunin (364) 08/01/2010 19h25
alexandre bakunin (364) 08/01/2010 19h25
Leio na Folha que a decisão sobre a marca dos aviões é política.
Lembro-me de quando o Dutra recebeu um monte de aviões Gloster Meteor em pagamento da dívida da nossa participação na WW2. Junto veio um monte de quinquilharias plásticas, uma novidade na época. A Argentina foi mais experta naquela época; recebeu grana.
Gostaria conhecer o destino destes e de outros aviões caça que os brasileiros foram obrigados a engolir. Quantos caíram em treinamentos, quantos viraram sucata e quantos deram UM umzinho só tiro real ou de advertência (Lei do Abate).
Este dinheiro seria muito melhor aplicado em linhas de metrô ou postos de saúde.
¿ Quer comprar avião, quer mesmo ?
Então compra aqueles Hercules que tem se revelado úteis em operações de socorro e salvamento da população civil.
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celcio kanazawa (44) 08/01/2010 19h13
celcio kanazawa (44) 08/01/2010 19h13
A França realmente é estratégica, afinal foi ela que projetou e construiu a Linha Maginot ao longo da fronteira com a Alemanha, as tropas de Hitler simplesmente contornaram a tal defesa intransponível, cortaram a tal linha em dois deixaram as tropas do oeste e do leste sem comunicação e simplesmente empurraram as tropas para o mar e a outra parte encurralada com a fronteira Alemã, e, invadiram a França sem nenhuma resistência. Os alemães simplesmente tomaram conta de Paris, que foi libertado pelos americanos e pelas tropas aliadas.
Ela é também estratégica pois, a primeira dama é uma linda cantora e ex-modelo italiana que manda e desmanda no tal do Sarkozi. É tão estratégica que os maiores soldados que serviram suas tropas e que ficaram famosos na história foram os soldados da legião estrangeira. Depois da guerra o heroi foi o tal de Charles De Gaule que disse do alto dos seus mais de dois metros que o Brasil não é uma país sério.
Quanta asneira para decidir gastar mais de 20 bilhões com submarinos, navios e helicópteros e mais de 10 bilhões com aviões de caça que numa guerra não serviriam para nada, pois, iriamos lutar contra quem? Com aviões franceses enfrentando os super-bombardeiros invisíveis americanos? Contra quem afinal precisamos desses caças? Contra os Argentinos? Ora, para isso temos os homens do Dunga e basta isso. Contra Chavez? oras, ele não é amigo do nosso presidente? Contra a Colombia? E Angra dos Reis, S.L.Paraitinga, Ilha Grande? A saúde, a educação??!!!!
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Jorge Bronze (46) 08/01/2010 18h51
Jorge Bronze (46) 08/01/2010 18h51
Continuando enquanto o Brasil se inunda, ele simplesmente se diveritia na Bahia, e agora está no Guarujá, comendo e bebendo com toda sua família as nossas custas, isto graças aos otários que o colocaram lá e tem mais, ele compra votos e consciências, a mais nova é o bolsa cultura e o ajuda gás ( que já existe), simplificando o que podemos esperar deste desgoverno, NADA. 2 opiniões
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joão nascimento (279) 08/01/2010 18h43
joão nascimento (279) 08/01/2010 18h43
A COMIÇÃO DOS CAÇAS DEVE SER BOA TEM GENTE DEMAIS DO GOVERNO DE OLHO E DO PT TAMBEM E UMA BOA GRANA PARA O PT DESENVOLVER O PROJETO DO DIREITOS HUMANO DELES VIVA A DITADURA ,OPS DIGO A DEMOCRACIA 1 opinião
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Djalma Lima (6) 08/01/2010 18h06
Djalma Lima (6) 08/01/2010 18h06
As pessoas tem razão em criticar o Lula e o Amorim aqui. Se a decisão era política então porque investir milhões de reais na confecção de um relatório técnico que não servirá para nada?
Creio que a questão era simples. Nós temos dinheiro, queríamos comprar aviões com armamentos e transferência de tecnologia de ponta. Qual é a dificuldade? O problema da decisão política é que no caso ela não é legitimamente política. Esta seria com informação ao povo e com um plebiscito para decidir. Então a decisão duvidosa de um ou dois senhores que acham que mandam no país é uma decisão politiqueira, sem ética!! Chega a ser uma decisão autoritária, não diferente do tempo da ditadura. Seja lá o que for, quando estes senhores tirarem suas vestes de autoridade e os problemas começarem a aparecer quem pagará o pato será o povo brasileiro, ou alguém acha que os "responsáveis" serão punidos por nossa "justiça?" ? Sinto-me refen deste bando de imcompetentes que reinam nesse país graças a ignorância do povo.
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marcos cesar fernandes (231) 08/01/2010 17h58
marcos cesar fernandes (231) 08/01/2010 17h58
Até ontem eu sabia que se faz uma concorrência para se adquirir um bem que seja ou o mais barato ou o mais adequado à exigências técnicas. Nosso Presidente Lula, que merece toda nossa adimiração por vultuosos feitos no campo da "mágica", agora presenteia o mundo com uma nova versão de concorrência, onde quem ganha é exatamente o que tiver o maior preço e o pior desempenho.
Adolf Hitler cometeu um erro crasso quando desmereceu o projeto da Messerchmits e atrazou por mais de um ano o desenvolvimento do ME 262. Deu no que deu, os americanos bambarderam a Alemanha praticamente sem oposição de um caça à altura. Quando finalmente o ME 262 voou e se mostrou o melhor caça de toda década de 40 já era tarde; para nossa felicidade.
Um ministro da defesa de qualquer país sério jamais mudaria uma vírgula de um relatório técnico, pois é a segurança do país que está em jogo.
Como eu já escrivi antes, reitero: o Chavez também quer que o Brasil adquira as sucatas francesas para reinar soberanamente com seus Sukkois.
O que ninguém jamais saberá é o valor das comissões que os franceses pagarão para os intermediários dessa negociação (ou seria negociata?).
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Renato Giovani Barroso (2) 08/01/2010 17h46
Renato Giovani Barroso (2) 08/01/2010 17h46
Não precisamos ter muitos conhecimentos de aeronautica e tecnologia para saber que a compra dos aviões Suecos é muito melhor para o Brasil do que os concorrentes... pois eles trazem uma parceria entre a embraer e a SAAB.. o fortalecerá o nosso pais a se tornar um fabricante e exportador em potencial desses caças!!! fora o dominio da tecnologia, que nos outros dois casos seria parcial... e está claro que o frances é uma Ferrari... Muito caro e pouco eficiente para a pratica na realidade... outra coisa que está clara é que o F18 (conceituadíssimo)é muito melhor do que este frances... mas como é tudo política.. é bem capaz de comprar a pior opção.. a mais cara, com menos beneficio, maior custo de manutencao...so por politicagem idiota com os franceses.... sem opinião
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henrique luz (5) 08/01/2010 17h25
henrique luz (5) 08/01/2010 17h25
Uma coisa é certa:dificilmente os E.Unidos passaram sua tecnologia aos tecnicos brasileiros,talvez nem pra Israel eInglaterra que são suas almas gêmes,quanto mais em paises que muitas vezes os deixam com os pés atrás;Que o Presidente Lula seja sábio,iluminado,veja os relatórios,informaçoes dos tecnicos,vatagens e desvantagens e sua decisão politica,inclusive de não ser traído pelo vendedor numa situação bélica,pq com com certeza o americanos não entregam ouro a ninguem. 1 opinião
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Francisco Lemos (94) 08/01/2010 17h24
Francisco Lemos (94) 08/01/2010 17h24
QUem disse que França nao entende de avião?? O presidente Sarkozy é eçe mesmo casado com um avião.
por falar nisso, eles nao aceitariam uns dois canhões de troco??
sem opinião
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Guillermo Romera (11) 08/01/2010 16h52
Guillermo Romera (11) 08/01/2010 16h52
"Jobim apreseta relatório próprio a Lula"
Com certeza só tem uma página, ou melhor, uma linha, com o parecer técnico:
"A Escolha do caça é: O senhor é que manda !"
(Até porque avião por avião, o do Sarkozy - modelo Carla Bruni - é o avião que todos queriam por aqui ...)
sem opinião
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