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Acordo Militar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta semana uma negociação com o colega francês Nicolas Sarkozy para fechar um acordo militar. Segundo reportagem da Folha será o maior e mais importante acordo militar de sua história recente, com 8,5 bilhões de euros em submarinos e helicópteros.
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1 F-22 Raptor 10; 4; 10; 1
2 Typhoon 9; 6; 9; 1
3 Rafale 8; 5; 9; 2
4 Su-35 'Super Flanker' 8; 5; 9; 1
5 F-2 7; 5; 9; 2
6 Su-30MK 'Flanker' 7; 5; 9; 1
7 F-15 Eagle 7; 3; 8; 4
8 F/A-18E Super Hornet 7; 6; 9; 3
9 JAS 39 Gripen 7; 5; 9; 2
10 J-10 7; 5; 9; 2
11 Su-27 'Flanker' 6; 2; 8; 3
12 F-16 Fighting Falcon 6; 5; 8; 5
13 F/A-18 Hornet 6; 5; 8; 4
14 Mirage 2000C 6; 5; 8; 3
15 MiG-29 'Fulcrum' 6; 2; 8; 4
16 F-14 Tomcat 6; 2; 8; 3
Espero ter contribuído com o debate.
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O próprio Mercadante, filho de general, talvez tenha sido recusado na Academia e ficou frustrado. Adolescente tardio, coitado.
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Se temos um caça que atende as necessidades , muito mais barato (isso inclui manutenção, hora voo etc e por 30 anos) e com o melhor pacote de vantagens tecnológicas-industriais não faz sentido comprar o Francês. Mesmo pq preço é sim determinante na escolha uma vez que temos uma frota constantemente no chão por falta de dinheiro para voar, Até a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à França, a licitação corria dentro de um padrão profissional. Porém, em negócios desse vulto há sempre outros interesses que não só os da Força Aérea. Por isso, já no início do ano passado, representantes de um dos fabricantes mantinham sérias dúvidas se o projeto chegaria ao final de forma limpa. É uma licitação da FAB que foi aberta e o vencedor é o caça Gripen NG, da empresa sueca Saab. Quando o prazo para a entrega das propostas foi encerrado, apenas duas o tinham cumprido - a favorita do Planalto não o fez. Pela regra, estaria desclassificada, mas rapidamente arrumou-se uma extensão. A França perdeu todas as licitações que entrou com esse avião. Existe aqui uma inversão de valores: Quem precisa do Brasil é a França, Nós de ética!
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LEMBRETE: NO ANO PASSADO 02 RAFALE CAIRAM QUANDO FIZIAM EXIBIÇÃO " A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA"
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Minha opinião é claro, o melhor avião e de compra é o sueco Gripen NG.
Fatos:
Mais barato para comprar.
Mais baratas de manter.
Mais baratos para voar.
FAB quer no plano.
O novo modelo Gripen NG foi testado no céu por um ano agora, todas as histórias dos outros é falsa.
O Rafale nunca tenha sido vendida, nunca exportados. Mesmo Índia recentemente negou a comprar o Rafale. Assim que o avião ea entrega de um fator é incerto.
Mas é Lulu, que tem de tomar a decisão. Se ele escolher o sueco Gripen, ele pode confiar em que o avião era o mais barato e que a FAB fez uma grande reportagem, onde o Gripen saiu como um vencedor. Se escolher Lulu Rafale, ele terá que defender sua escolha muitas vezes no futuro, se as coisas correrem mal com o francês, com o maior preço e e tc. Para esta escolha vai ser só na parte superior e talvez muitos não vai apoiar ele, se ele não pode provar porque mais caros aviões francês era necessário.
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O resultado foi bem claro, a pesar de ter sua divulgação proibida. O Gripen foi o tecnicamente melhor colocado, tem histórico operacional com alto padrão de prontidão, existe transferência de tecnologia e é o mais barato.
O Hornet é também tecnicamente aprovado, aliás o único com histórico de combate real , não existe clareza de como e quanto de tecnologia seria transferida e custa caro. O último apesar de eleito pelo comandante em chefe das forças armadas, é o Rafale , também tecnicamente aprovado , nos itens básicos, tem um histórico operacional com problemas de acidentes ainda sendo investigados, nunca esteve em combate real , promete transferência de tecnologia , mas é o menos confiável dos 3 e é muito mais caro que o primeiro colocado.
Pois bem, do ponto de vista dos militares da aeronáutica muito provavelmente o que eles realmente gostariam seria o HORNET, ou melhor atualmente Super Hornet com a transferência de tecnologia prometida pelos franceses e com o preço e custo de vôo do Gripen. Mas como esta opção não existe ficaram com a melhor, que é o Gripen em primeiro porque sabem que a SAAB faz aviões confiáveis e resistentes. Isso é vital para o piloto de caça cumprir sua missão e voltar vivo para cumprir muitas outras mais. Aliás em todo esse assunto o que menos parece interessar aos políticos que tem tratado do tema , e exatamente essa questão . Qual a chance de um piloto voltar vivo de seu 1º combate. E ainda voltar a combater tantas vezes seja preciso até que se contenha a ameaça inimiga?
Essa preocupação, certamente sempre existiu nos julgamentos dos militares que fizeram essa seleção, claro o piloto é um deles. Por isso até que a escolha seria o Hornet. Esse avião desempenha missões de combate real desde a década de 80. Esteve em combate no Golfo em 91, Esteve em ação nos Balkans varias vezes nos anos 90 e está em operação de combate no Afeganistão e Iraque desde que os EUA enviaram tropas para estes paises. Para um piloto o melhor avião é o que o ajuda a voltar para casa. Isso sempre foi verdade. Conheci veteranos da FAB da 2ª guerra, alguns com mais de 90 missões de ataque e todos eram agradecidos à resistência e capacidade de absorver danos do fogo inimigo do P-47 Thunderbolt que eles voavam então.
Se a idéia é comprar aviões para treinamento, e com discutível capacidade de combate , não é preciso comprar nada. Já temos vários F5 que a FAB mantém dentro da melhor condição possível. Se o que se quer é um avião moderno, viável e que desempenhe o necessário para missões de combate de fato. Qualquer um com bom senso acataria a opinião que venha daqueles que vão de fato arriscar a vida nele, num combate real , contra um inimigo de verdade. Qualquer coisa diferente disso deve ser entendida por todos como uma decisão irresponsável senão até um descaso com os homens e mulheres que por opção vestem farda e dedicam suas vidas à defesa deste pais, seu povo e sua liberdade.
Agora o ministro da defesa vai fazer seu relatório. Para que ? Como ele não é militar , pelo que eu saiba nunca o foi, ele é renomado jurista. Sua carreira iniciou-se no Direito, exerceu o magistério e ingressou na política nos anos 80. Nunca foi militar nem tampouco em sua biografia aparece que tenha freqüentado a cursos na ESG, assim sua experiência se limita a gerir politicamente, desde que assumiu este cargo, o relacionamento das forças armadas com o governo. Assim se o ministro seguir uma linha lógica , seu relatório deverá referendar o efetuado pelo corpo da aeronáutica
Quanto a eventuais fatores políticos nessa decisão, vale lembrar que os oficiais superiores que participaram do relatório da aeronáutica certamente por carreira receberam e exercitaram , ao longo delas lições , ensinamentos e princípios de estratégia , com fundamentos mais do que suficientes para avaliar estes aspectos nesta avaliação . Inclusive quanto a necessidade de se fabricar em larga escala estes aviões se não precisarmos apenas destes 36 aparelhos , mas sim numa situação em que a nação precise de 300 ou 3000 deles o mais rápido possível.
Por isso tudo, que não importa o que digam esta decisão não deve nem pode ser política como quer o presidente. Na verdade seria muito bom, que ele , sendo o comandante em chefe , neste episódio tenha em mente uma sábia frase dita por um grande general do século XX . "Ninguém odeia a guerra mais que o soldado. " e por isso mesmo, ninguém melhor que ele para saber como se preparar para ela.
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Lembro-me de quando o Dutra recebeu um monte de aviões Gloster Meteor em pagamento da dívida da nossa participação na WW2. Junto veio um monte de quinquilharias plásticas, uma novidade na época. A Argentina foi mais experta naquela época; recebeu grana.
Gostaria conhecer o destino destes e de outros aviões caça que os brasileiros foram obrigados a engolir. Quantos caíram em treinamentos, quantos viraram sucata e quantos deram UM umzinho só tiro real ou de advertência (Lei do Abate).
Este dinheiro seria muito melhor aplicado em linhas de metrô ou postos de saúde.
¿ Quer comprar avião, quer mesmo ?
Então compra aqueles Hercules que tem se revelado úteis em operações de socorro e salvamento da população civil.
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Ela é também estratégica pois, a primeira dama é uma linda cantora e ex-modelo italiana que manda e desmanda no tal do Sarkozi. É tão estratégica que os maiores soldados que serviram suas tropas e que ficaram famosos na história foram os soldados da legião estrangeira. Depois da guerra o heroi foi o tal de Charles De Gaule que disse do alto dos seus mais de dois metros que o Brasil não é uma país sério.
Quanta asneira para decidir gastar mais de 20 bilhões com submarinos, navios e helicópteros e mais de 10 bilhões com aviões de caça que numa guerra não serviriam para nada, pois, iriamos lutar contra quem? Com aviões franceses enfrentando os super-bombardeiros invisíveis americanos? Contra quem afinal precisamos desses caças? Contra os Argentinos? Ora, para isso temos os homens do Dunga e basta isso. Contra Chavez? oras, ele não é amigo do nosso presidente? Contra a Colombia? E Angra dos Reis, S.L.Paraitinga, Ilha Grande? A saúde, a educação??!!!!
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Creio que a questão era simples. Nós temos dinheiro, queríamos comprar aviões com armamentos e transferência de tecnologia de ponta. Qual é a dificuldade? O problema da decisão política é que no caso ela não é legitimamente política. Esta seria com informação ao povo e com um plebiscito para decidir. Então a decisão duvidosa de um ou dois senhores que acham que mandam no país é uma decisão politiqueira, sem ética!! Chega a ser uma decisão autoritária, não diferente do tempo da ditadura. Seja lá o que for, quando estes senhores tirarem suas vestes de autoridade e os problemas começarem a aparecer quem pagará o pato será o povo brasileiro, ou alguém acha que os "responsáveis" serão punidos por nossa "justiça?" ? Sinto-me refen deste bando de imcompetentes que reinam nesse país graças a ignorância do povo.
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Adolf Hitler cometeu um erro crasso quando desmereceu o projeto da Messerchmits e atrazou por mais de um ano o desenvolvimento do ME 262. Deu no que deu, os americanos bambarderam a Alemanha praticamente sem oposição de um caça à altura. Quando finalmente o ME 262 voou e se mostrou o melhor caça de toda década de 40 já era tarde; para nossa felicidade.
Um ministro da defesa de qualquer país sério jamais mudaria uma vírgula de um relatório técnico, pois é a segurança do país que está em jogo.
Como eu já escrivi antes, reitero: o Chavez também quer que o Brasil adquira as sucatas francesas para reinar soberanamente com seus Sukkois.
O que ninguém jamais saberá é o valor das comissões que os franceses pagarão para os intermediários dessa negociação (ou seria negociata?).
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por falar nisso, eles nao aceitariam uns dois canhões de troco??
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Com certeza só tem uma página, ou melhor, uma linha, com o parecer técnico:
"A Escolha do caça é: O senhor é que manda !"
(Até porque avião por avião, o do Sarkozy - modelo Carla Bruni - é o avião que todos queriam por aqui ...)
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