Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Acordo Militar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta semana uma negociação com o colega francês Nicolas Sarkozy para fechar um acordo militar. Segundo reportagem da Folha será o maior e mais importante acordo militar de sua história recente, com 8,5 bilhões de euros em submarinos e helicópteros.


Mais resultados: Anteriores 36 37 38 39 40 41 42 43 44 Próximos
Comentários dos leitores
J. R. (1266) 13/09/2009 13h32
J. R. (1266) 13/09/2009 13h32
Minha pequena (bem pequena) experiência me diz que o mundo capitalista gerou um fosso tão grande de desigualdade, que os que possuem o poder supremo tem que fabricar inimigos para se justificar diante de seu povo. Fidel Castro se manteve no poder e seu irmão se manem porquê são necessários à propaganda goebelista propagada por Washington. Os padrões da guerra mudaram diante da evolução do capitalismo, de forma que já na 2a. guerra os padrões mudaram. O que determina hoje o vencedor, além da capacidade bélica primária é a capacidade econômica, i.e. como manter o parque bélico inteiro e destruindo o inimigo. No auge da 2a. guerra, que em minha opinião foi a continuidade da 1a. e ainda vai longe, devido aos territórios ainda invadidos, a queda de braço se dava na capacidade industrial de lançar navios, submarinos, aviões e homens para suprir as perdas contínuas, mensuradas em toneladas por dia. Talvez esse seja o motivo pelo qual China e URSS abandonaram temporariamente o sistema comercial fechado para disputar no campo econômico inicialmente. No que diz respeito à Europa, hoje a Rússia é a responsável pelo fornecimento de energia calorífica e pratica os preços máximos. No momento em que os EUA não conseguiram pagar suas dívidas externas, esse será o final da 2a. guerra mundial, por dedução. 7 opiniões
avalie fechar
Luciano Carvalho (11) 13/09/2009 13h17
Luciano Carvalho (11) 13/09/2009 13h17
Esta má vontade dos bem nutridos com o Lula chega a ser sinal de analfabetismo político ou má fê. É claro que a decisão sobre a compra dos aviões pertence ao presidente da república e vai levar em conta a análise técnica das forças armadas. Porem, existe a questão estratégica da transferência de tecnologia a qual os Estados Unidos sempre foi resistente. 2 opiniões
avalie fechar
Marcos Lopes (1) 13/09/2009 13h08
Marcos Lopes (1) 13/09/2009 13h08
Pelo visto, quem comenta as matérias por aqui só usa o espaço para a verborragia contra tudo que é feito pelo governo, às vezes com meras agressões. Nunca vi nenhum comentário deste tipo sobre as mancadas dos tucanos!
Vão se informar, uma concorrência militar envolve muitos fatores além de preço! Soberania, influência geopolítica e domínio de tecnologia também são fatores importantissímos.
2 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (231) 13/09/2009 13h03
marcos cesar fernandes (231) 13/09/2009 13h03
Temos lidos coisas do arco-da-veia, mas essa afirmação de Lula de que é ele quem escolhe os caças foi longe demais. O melhor que ele deveria fazer seria congelar as negociações e deixar essa compra inútil para o próximo presidente, que sendo a Ministra Dilma certamente eles virão de um país com afinidades às suas ideologias, talvez Coreia-do-Norte ou alguns caças russos recauchutados em Cuba.
A Venezuela está se armando até os dentes, mas não é ao Brasil que se destina suas armas, e sim à Colômbia, e isso nós dá tempo. Ontem Chavez afirmou que o Brasil reconhece as Farc, coisa que todo mundo sabe mas que fica no desmentido, como Lula fez quando fora entrevistado por Bonner.
Se o próximo presidente for alguém fora do eixo "Forum de São Paulo", o Brasil terá que encarar a realidade e se preparar para os "senderos luminosos" que surgirão de dentro do MST. Essa é a nossa grande ameaça e parece que quando acordarmos já será tarde.
Lula hoje é "O Homem", vamos conferir isso daqui a 10 anos. Espero estar ainda vivo para ver.
52 opiniões
avalie fechar
José Crisóstomo de Souza (9) 13/09/2009 11h51
José Crisóstomo de Souza (9) 13/09/2009 11h51
POIS É ELIANE. A SAIA JUSTA DO PRESIDENTE VIROU BEM SUCEDIDA ESTRATÉGIA DE BARGANHA, NÃO É? E DE JORNALISTA, QUEM VAI COBRAR SAIA JUSTA? (RSS).
DE OUTRO LADO, NÃO ENTENDO O ÓDIO E O JEITO OFENSIVO DAS MENSAGENS DE ALGUNS COLEGAS LEITORES. ACABAM OFENDENDO MESMO OS OUTROS, OS QUE PENSAM DIFERENTE, E, POR FIM, O ELEITOR, O COLEGA CIDADÃO, O POVO: ALIENADO, MANIPULADO, CEGO, IGNORANTE. CALMA, MINHA GENTE! AQUI NO BR, ESSE 'POVINHO IGNORANTE' NUNCA ELEGEU UM HITLER, NEM PRESIDENTE DE COSTELETA CASADO COM MISS (RSS), NEM MULHER DE PRESIDENTE, NEM UM BERLUSCONI. O BURACO É MAIS EMBAIXO. ALÉM DISSO, NOSSAS INSTITUIÇÕES E NOSSOS POLÍTICOS NO PODER, NO PERÍODO MAIS RECENTE, NÃO EMPURRARAM/ADMITIRAM UM TERCEIRO MANDATO - COM NA COLÔMBIA OU NA VENEZUELA, AS OPÇÕES BRASILEIRAS (OPOSIÇÃO- SITUAÇÃO), A ESSA ALTURA, SÃO PARECIDAS, BASTANTE CENTRISTAS, RAZOAVELMENTE DESENVOLVIMENTISTAS, NÃO-POPULISTAS, CONCILIADAS COM O MERCADO, INTERNACIONALMENTE BEM AVALIADAS. PRA QUE, ENTÃO, TANTO ÓDIO, TANTA AGRESSAÕ NAS MENSAGENS, TANTA FALTA DE HUMOR, MINHA GENTE??? GOSTARIA DE SUGERIR QUE CHAMÁSSEMOS O PRESIDENTE ELEITO - FOSSE FHC , LULA, OU QUEM FOSSE Q ETIVESSE NO PODER, SE ELEITO E BEM AVALIADO - DE 'NOSSO' PRESIDENTE, POIS FOI ELEITO PELOS NOSSOS CONCIDADÃOS, A QUEM DEVÉMOS RESPEITO, COMO DEVEMOS TB AO PROCESSO E ÀS INSTITUIÇÕES QUE O ELEGERAM. ISSO NÃO IMPEDE DE MANDAR VER NA CRÍTICA E FAZER IRRESTRITA OPOSIÇÃO AO GOVERNO (NÃO À DEMOCRACIA, NÉ?). NÃO PRECISA OFENDER, MINHA GENTE!!!
sem opinião
avalie fechar
ROBERTO WILLIAM BANGOIM (80) 13/09/2009 11h38
ROBERTO WILLIAM BANGOIM (80) 13/09/2009 11h38
Impressionante os c´riticos sem fundamentos de plantão. Se houvesse argumentos mais convicentes até poderia ler o texto até o final, mas o excesso de despeito e falta de "honestidade intelectual" é notório.
Falando dos aviões: 1. Lula acertou pois tem algo que não se aprende em faculdades :intuição e senso crítico histórico.
Eua sempre se negaram transferir tecnologia. Agora o mercado é outro. A FRANÇA transferiram tecnolocia do MIRAGE à época. Não se iludam que total ninguem transfere. Mas o suficiente para desenvolver outros projetos.
A SUECA esqueçam, não tem condiçoes o preço é em relação aos outros dois não é superior. O RAFALE contem vantagens, velocidade maior, voa mais alto e tem maior raio de ação, armamento igual ou superior, dispositivos de defesa etc. Sem depender de outros países.
o F-18 é um avião
A escolha pelos RAFALEs da FRANÇA seriam a melhor opção.
Os norte americanos dos EUA estão de conversa mole. Hoje aprovam, depois revertem. Não podemos confiar. Diga lá o projeto SIVAM.
Portanto valeu LULA, sua jogada de marketing valeu, mas fique com os FRANCESES, fique atento mais a transferencia de tecnologia. Isso sim deve ficar direitinho acertado e bem costurado.
O resto é crítica sem fundamento, até mesmo de jornalista aqui
4 opiniões
avalie fechar
JACÓ BIAS MAIA JACÓ (25) 13/09/2009 11h34
JACÓ BIAS MAIA JACÓ (25) 13/09/2009 11h34
A oposição brasileira é de dá pena!! 1 opinião
avalie fechar
jose ap belizario (61) 13/09/2009 11h29
jose ap belizario (61) 13/09/2009 11h29
quanto sera q a familia silva vai levar, atoa naõ vai ser, sera q os lulinhas, vaõ ganhar empresas na frança,morar em mansões em paris ?naõ devemos deixar q esse molusco barbudo ache q é dono do brasil, depois q ele sair ai naõ adianta chorar vamos abaixar a crista dele ,eles saõ pagos para trabalhar para o povo ,e naõ para nos roubar,nas empresas q naõ trbalhamos direito somos demitidos ,eles ficam mais arrogantes ainda, tem coisa errada sem opinião
avalie fechar
Considerando os nossos políticos, direitos humanos, propinas, etc. Acho que vamos acabar comprando umas sucatas do Chile, da Argentina e da Venezuela. Não é pela tecnologia, mas pela possibilidade de uma MELHOR NEGOCIAÇÃO. sem opinião
avalie fechar
Bolinha da Lulu (845) 13/09/2009 10h30
Bolinha da Lulu (845) 13/09/2009 10h30
Texto da Folha.
"A sueca Saab, que entra na disputa com o Grippen NG, também decidiu se mover. Seu principal trunfo é o preço, mas seu produto enfrenta duas resistências: só ter uma turbina e ser ainda um projeto virtual."
Infelizmente esse é o mal do projeto sueco, pois é o mais barato e não é um país que entre em contenda como acontece com a França e principalmente os EUA que desejam comandar o mundo e somos seu quintal para testes e experimentos.
Assim o avião americano pode até ser o melhor, mas politicamente é a compra menos interessante. O Rafale pode ser realmente uma opção interessante, mas o que pega é o preço.
O Lulla, apesar de ter razão quanto à opção francesa ser a mais interessante, o que não se pode divulgar é esse interesse de forma tão peremptórica.
Infelizmente o reizinho age como tal, onde a sua percepção da realidade é a que vale, sendo um grande, um enorme ditador.
Além de um manipulador de multidões é também um ditador, sabendo dosar sua arrogância para que ela possa ser dissimulada.
Assim espero de todo meu ser que este senhor NUNCA MAIS POSSA POR A MÃO NO PODER DO PAÍS, JÁ QUE É UM PÉSSIMO EXEMPLO PARA QUALQUER ILETRADO NO MUNDO OU AQUI.
Outro dia estava lendo uma critica ao Maradona por um argentino, um sociólogo, que esboçava sua tese sobre a caracteristica do argentino que valorizam o ilícito, sendo valorizado o "GOL de MANO" contra os ingleses.
O levar vantagem do Lulla beira esse ridículo argentino.
sem opinião
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2014) 12/09/2009 22h21
Alcides Emanuelli (2014) 12/09/2009 22h21
A responsabilidade de Administrar estruturas Publicas no sistema democratico ainda não faz parte da cultura do nosso Presidente.
Ele não respeita nada o que vale para ele é seu interesse suas palavras e nada mais e assim ele vai remando levando essa Nau ao completo desastre.
Ele compra sem entender nada de Avião, e olhem que ele é o maior comprador de Avião, quando entrou no Poder já mudou o Avião do Presidente, agora quer mudar os Aviõezinhos dos Milicos que não sabem nem usar os que eles tem, agora ele quer presentear a Aeronautica com novos Produtos para protegerem suas riquezas do ouro Preto, riquezas essas que é importante é claro, mas ninguem analisa os custos para a exploração, pelo visto não tem custo o Banco Central parece que esta fabricando dinheiro assim não existe custo e sim só o resultado do Lucro.
Qual será a proxima dele, vai ser contra o Supremo que eles pediram que a decisão do Italiano era responsabilidade do Supremo que agora julga improcedente a tentativa de asilo uma vez que ele é um, assassino julgado por seu país e condenado.
O que vai acontecer depois vai vir o PAC e a DILMA e mais ele encontrando mais produto para continuar com a propaganda.
Tem um desafio que todos tem medo, o desafio é o bem social da Nação, porque será que ninguem fala nada sobre essa situação crucial para um povo.
Aquele candidato que colocar o exercito nas ruas, que acabar com a violência, que aparelhar as policias, e dobrar seu contigente, com certeza tem o meu voto!
76 opiniões
avalie fechar
Bolinha da Lulu (845) 12/09/2009 20h34
Bolinha da Lulu (845) 12/09/2009 20h34
Manchete;
"Lula diz que decisão sobre compra de caças é política e do presidente"
Reizinho falando besteira de novo. A questão é saber qual a vantagem que ele esta levando nisso?
14 opiniões
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (679) 12/09/2009 20h14
Saulo Mundim Lenza (679) 12/09/2009 20h14
Vou repetir:
Já está decidido quem vai vender os caças ao Brasil.
É a França.
Tudo já foi acertado com o presidente da França e o cangaceiro que (des)governa o Brasil.
Alguém duvida?
Pois espere para ver.
15 opiniões
avalie fechar
Cristiano Garcia (413) 12/09/2009 14h19
Cristiano Garcia (413) 12/09/2009 14h19
Era só o que faltava... Sobrou para a imprensa.
O Lula deixou totalmente clara que o Brasil iria comprar os caças franceses.
E quanto à oferta do Tio Sam, o Brasil deveria tomar muito cuidado. Eu duvido que eles transfiram a tecnologia com a liberdade que o Brasil requer.
Os Eua gostam mesmo é de dar espelhinhos e miçangas coloridas... nisso eles são mestres. No tempo que eu era jovem, eles vendias
mas sucatas obsoletas e outros lixos, como se fosse uma grande coisa...
3 opiniões
avalie fechar
Carlos José dos Santos (542) 12/09/2009 14h14
Carlos José dos Santos (542) 12/09/2009 14h14
"Lula diz que decisão sobre compra de caças é política e do presidente"
Acho que deveria ser da Nação.
Porque não haver um Plebiscito para que o povo decida qual é a prioridade:
SAÚDE ou ARMAS BÉLICAS?
O povo estaria disposto a pagar mais impostos como o CPMF disfarçado de CSS, ou os recursos poderiam ser os que foram disponibilizados para essa compra de caças???
Recursos para a SAÙDE têm. O que não há é prioridade e vontade política para destinar os recursos para a Saúde.
Os lobistas das ARMAS, são mais fortes que os lobistas da Saúde.
Os lobistas das Guerras são mais fortes e eficientes que os lobistas da PAZ
10 opiniões
avalie fechar
Carlos José dos Santos (542) 12/09/2009 14h03
Carlos José dos Santos (542) 12/09/2009 14h03
"Deputado quer CPI para investigar compra de caças franceses"
Acho interessante pois poderia levantar quais os critérios que levaram o Governo a priorizar uma compra tão vultosa, desprezando a Saúde e a Educação.
Não seria melhor utilizar esses recursos na Saúde ao invés de criar novos impostos nas costas do contribuinte???
Não seria melhor haver um Plebiscito para que o povo decida qual é a prioridade, ao invés de atender aos interesses dos fabricantes de armas bélicas???
3 opiniões
avalie fechar
claudia kabus (269) 12/09/2009 09h32
claudia kabus (269) 12/09/2009 09h32
prá que ninguém se esqueça, o Brasil passou a fazer parte do BRIC, experimenta toda esse brilho internacional, depois que nosso culto, poliglota, sociólogo, razoavelmente sexy ex-presidente e ministro fazenda, fhc, e sua equipe ïnventaram" o plano real. lulla ganhou a eleição e MANTEVE a política econônima, e esse foi seu maior acerto. quanto aos aviões, o que é que lulla entende de avião mesmo? li aqui que esse gasto com armamentos corresponde a 10 dias de gastos dos eua. isso aí não vai ajudar em nada se o bicho pegar de verdade. só dá prá invadir honduras, aliar-se a chavez e ajudá-lo no projeto bolivariano (argh!), e depois é claro, ser invadido (uiuiui) por tio sam. o dinheiro seria mais bem gasto fomentado pesquisas, para que pudéssemos, um dia, quem sabe, fabricar nossos próprios caças. mas educação pura e simples aqui não existe. pelo menos nas escolas públicas, o que existe é uma deseducação, professores que não corrijem os alunos para não "traumatizá-los", doutrinação marxista onde as crianças são incentivadas a desrespeitar os pais e instituições. saem da escola analfabetos funcionais. não votarei no pt nas próximas eleições, podem ter certeza. 4 opiniões
avalie fechar
Cassio Tavares (814) 12/09/2009 07h41
Cassio Tavares (814) 12/09/2009 07h41
Como a oposição não aguenta mais de dor de cotovelo, porque o Brasil era conhecido no mundo pelo futebol, carnaval e pedidor de empréstimo nos organismos internacionais, e agora ele é conhecido no mundo inteiro como um dos 4 participantes do BRIC, sigla essa criada lá nos Estados Unidos, antes do Governo Obama. Mas o que é quer dizer a sigla BRIC ? São letras das iniciais dos paises que mais se destacam na economia mundial no momento, ou seja, BRASIL, RUSSIA, INDIA E CHINA. Haja analgésico para acabar com uma dor de cotovelo desse tamanho. Sugestão : ponham uma almofacinha debaixo dos cotovelos para ver se doi menos. Bobagem, a dor é lá dentro no coração, na cabeça e na alma. Não tem solução. E como já dizia o assessor de Bill Clinton antes de sua reeleição ( lá não houve compra de votos não, né ). em resposta a um repórter do New York Times : sr. repórter, o que manda numa eleição é a economia. E fim.
E como disse o Senador Pedro Simon, o maior crime que já se cometeu no Brasil foi a compra de votos que viabilizou um 2° mandato para o Sr. Fernando Henrique. E foram segundo dados do Ministério da Justiça, 375 atos de corrupção entre 1.988 e 2.000, e 118 de 2.000 até o momento. No periodo 1.988- 2.000 a Policia Federal procedeu a 29 operações ( periodo do governo anterior ) e mais de 450 no atual governo. Que coisa mais extranha hein ? Dados todos esses coletados e publicados pela Revista Época hé cerca de um ano atrás, numa reportagem detalhada. Tirem suas conclusões.
14 opiniões
avalie fechar
luiz cazé (2) 12/09/2009 03h04
luiz cazé (2) 12/09/2009 03h04
Se o Lula diz que a compra dos caças é decisão dele,pq a FAB tem que fazer a analise técnica das prospostas?Já que o presidente tem tanta amizade com os franceses pq ele não aproveita esse momento de negocições e pede que a França apoie o fim das barreiras protecionistas a produtos agricolas brasileiros na Europa.Certamente o caça francês é a melhor opção dentre os concorrentes já q fazer negocios com os americanos na area de defesa quase sempre eh um mau negocio,basta ver o que aconteceu com o Chile após a compra dos F-16 americanos,além disso,os EUA proibiram a EMBRAER de vender aviões A-29 a Venezuela(o A-29 tem componentes americanos).O presidente deveria usar essa compra para tentar defender interesses do Brasil no exterior e não dar declarações q dão a entender que o resultado dessa compra mais parece um acordo de presidentes "amigos". 3 opiniões
avalie fechar
Guillermo Servente (1) 12/09/2009 00h01
Guillermo Servente (1) 12/09/2009 00h01
E um absurdo ate pensar em botar 8.5 Bi em armas. Con tanta gente passando fome e sem acesso a saude nem educacao. Pelo amor de Deus, Senhores Governantes (eleitos pelo mesmo povo que estao traindo) voltem pro planeta Terra, continente America, pais BRASIL!!!! 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1193)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 36 37 38 39 40 41 42 43 44 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página