Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Acordo Militar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta semana uma negociação com o colega francês Nicolas Sarkozy para fechar um acordo militar. Segundo reportagem da Folha será o maior e mais importante acordo militar de sua história recente, com 8,5 bilhões de euros em submarinos e helicópteros.


Mais resultados: Anteriores 37 38 39 40 41 42 43 44 45 Próximos
Comentários dos leitores
leandro ribeiro (11) 11/09/2009 21h28
leandro ribeiro (11) 11/09/2009 21h28
Poxa vida,sou simpatizante ao Pt,porem nunca na historia desse pais vi uma jogada(tao boa) de marketing politico como essa do nosso ilustre presidente...faltando justamente menos de um ano para eleicoes,a sra Dilma perdendo espaço para o sr Serra,sai uma noticia dessa....É pra acabar mesmo....Mas quem sabe nao sai uma coisa boa disso...vamos ver... sem opinião
avalie fechar
Cláudio Ferreira (1) 11/09/2009 21h09
Cláudio Ferreira (1) 11/09/2009 21h09
Em nível de diplomacia eu penso que o Brasil deveria descartar os caças estadunidenses porque os Estados Unidos desde o início das negociações vem colocando barreiras para a transferência da tecnologia e só agora que eles estão em uma profunda crise econômica e ainda, perceberam a tendência fortíssima do governo brasileiro pelos jatos Rafales é que eles recuaram. Vale lembrar, a pouco tempo atrás eles disseram que poderiam vender o F-18 mas, sem um canhão de longo alcance e que a transferência de tecnologia estava descartada! Além do mais, o governo francês tem demonstrado total flexibilidade nas negociações, se mostrando um verdadeiro parceiro do Brasil!
Em termos técnicos, temos que analisar que o Brasil é um país de dimensões continentais e que em caso de uma eminente ação de defesa ou ataque em nosso território, as aeronaves deverão percorrer longas distância no mais breve espaço de tempo possível. Portanto, os caças Gripen ficam descartados por serem monomotor e alcançar a metade da velocidade de seus concorrentes. Outro detalhe a observar é que os Rafales possuem uma excelente envergadura e são extremamente ágeis no ar. Possuem uma facilidade extrema em realizar manobras e dentre os caças em questão é o que detem a tecnologia mais moderna de combate.
4 opiniões
avalie fechar
isidorio silva (134) 11/09/2009 21h08
isidorio silva (134) 11/09/2009 21h08
Li alguns comentários ,uns a favor da compra do Rafale ,outros dos F-18 e até do GRIPPEN ,mas o que mais me chamou atenção, foi o do Pres. LULA ,ONDE na sua sabedoria Tupiniquim afirmou, que só ele é quem decide esta compra. Se fosse nos EEUU, o Senado com certeza seria ouvido,mas no Brasil até o nosso senado já está submisso ao nosso Presidente. Os Comandantes militares ,estes não mandam mais em quase nada. há pouco tempo atrás ,quase que o pres. LULA acaba até com a hierárquia militar ,na greve dos Controladores de Vôs. sem opinião
avalie fechar
Nikacio Lemos (175) 11/09/2009 20h54
Nikacio Lemos (175) 11/09/2009 20h54
Todos sabem que os Caças Americanos Super F-18 são muito melhores que os demais.
Em termo de tecnologia belica ,não se disculte, os Americanos são os melhires, razão a qual os F-18 são bem superior .
No entanto concordo com a Forças armadas e o presidente, que a venda precisa ser casada com direito ao repasse de tecnologia.
2 opiniões
avalie fechar
Nikacio Lemos (175) 11/09/2009 20h50
Nikacio Lemos (175) 11/09/2009 20h50
A verdade é que por uma questão de ideologia Politica(esquerda Comunista), Lula tem preferencia pelos Caças da frança , asssim querendo a todo preço descartar os USA que é parceiro do Brasil a muitos anos.
Mas a opção de Lula pouco importa na Prática até porque esta decisao precisa ser técnica por parte de quem realmente entende.
A decisão definitiva e correta será dos Comandantes do alto escalão das forças armadas, com endolço do presidente da republica e ainda depender da aprovação do senado para que a compra seja autorizada.
O que não pode e não deve acontecer , é Lula ficar se referindo aos Caças como se fosse para ele ou dele e não do o Brasil.
Portanto, Lula deve se comportar como o representante maior o qual o é e não como proprietápario do patrimonio nacional.
Lula precisa entender que ele é um funcionário publico Passageiro(Não concursado) com tempo determinado para deixar o cargo.
De improviso ele falou para imprensa: Daqui a pouco eles vao mim dar de graça os caças.
Porque mim dar de graças l ?
O certo é : Daqui a pouco vão entregar de graça os caças para o Brasil e não para ele.
Acorda Lula, Repito, você é um funcionário Publco com tempo determinado para deixar o cargo.
Você não é propietrário do Brasil, porque o Brasil pertence a todos os Brasileiros.
Comporte-se presidente e aprenda a ser Humilde e respeite o patrimonio nacional que não é seu e muito menos do PT
3 opiniões
avalie fechar
Alvaro Risso (49) 11/09/2009 19h39
Alvaro Risso (49) 11/09/2009 19h39
Vixe! O homem endoidou de vez!
O nosso presidente acha que por ter o nome de Luis e estar negociando com a França, virou LUIZ XIV, o famoso REI SOL, autor da não menos famosa frase L'État c'est moi, O ESTADO SOU EU. Ele acha que não precisa mais seguir as leis do país pois ele é a LEI e o PAÌS. Uma frase da wikipédia que bate com o nosso Lulla XIV é "O Tesouro estava perto da falência quando Luís XIV assumiu o poder. As coisas não melhoraram já que ele gastava dinheiro extravagantemente, despendendo vastas somas de dinheiro financiando a Corte Real". Qualquer semelhança...
1 opinião
avalie fechar
samuel haddad carvalho (110) 11/09/2009 19h26
samuel haddad carvalho (110) 11/09/2009 19h26
Embora não goste do PT, sou simpatizante do presidente Lula. Ele foi eleito pela maioria e, queiramos ou não, ele é nosso presidente. Devemos respeitá-lo. Na minha simples opinião, sigla de partidos é o que menos importa. Alguém consegue lembrar de um , somente um, dos governantes anteriores que não estiveram envolvidos em maracutaias? E qual era mesmo a sigla dos partidos deles? Então, pra mim, PT, PSDB, PMDB, Demônios, são todos iguais! Quando chegam ao poder dizem: "Oba! Chegou nossa vez!". Mas, voltando aos aviões, depende sim, de escolha estratégica, de interesse do país. Alguns já observaram aqui que os americanos concordam em transferir a tecnologia "necessária". O que isso significa? Ensinar a pintar os aviões? Ou ensinar a trocar os pneus? Se a oferta dos franceses for a melhor e houver parceria real, com a condição de fabricar os aviões e vendê-los - não poderia haver proposta melhor. Com os americanos a situação seria totalmente diferente. Basta que qualquer governo, latino americano, por exemplo, "olhe feio" para os americanos e pronto - não se pode vender aviões pra eles. As partes fundamentais tais como sistema de propulsão e navegação dificilmente seria autorizado pelos americanos a ser fabricadas aqui. E, se o governo do momento resolvesse vender aviões assim mesmo, os americanos simplesmente não enviariam as turbinas ou computadores de bordo. Pronto! Tal qual o pavão, teríamos uma bela ave que não pode voar. 21 opiniões
avalie fechar
Elza Miranda Cardoso (290) 11/09/2009 19h14
Elza Miranda Cardoso (290) 11/09/2009 19h14
Quanto à necessidade do Brasil se atualizar com seu poderio bélico, CONCORDO EM GÊNERO NUMERO E GRAU COM O SÉRGIO DOURADO.
Quem critica o fato do Brasil agir preventivamente se guarnecendo de armamentos atualizados PROVAVELMENTE NÃO SABE QUE AS ARMAS DAS NOSSAS FA SÃO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL...
2 opiniões
avalie fechar
Eduardo Kanashiro (2) 11/09/2009 19h09
Eduardo Kanashiro (2) 11/09/2009 19h09
Fico demasiadamente angustiado em saber que parte dos quase 30% de impostos cobrados de meu salário, serão investidos nestas armas de guerra a um valor absurdamente alto que beneficiará uma empresa estrangeira.
Imagine o que poderia ser feito com esta grana em educação, saúde pública e segurança? Não seria um investimento muito melhor?
Eu fico admirado pela forma exaltada em que muitos defendem este tipo de investimento do governo, afirmando que empresa x ou y poderiam se adequar melhor a FAB.
Lembrem-se que o primeiro programa FX tinha como investimento inicial previsto algo em torno de US$700 milhões, e o atual FX2 já ultrapassa a casa dos bilhões.
Se o primeiro FX tivesse vingado, o Brasil já estaria para receber seus primeiros caças modernos (porém em menor quantidade), e teria mais dinheiro para investir em obras sociais.
A idéia do "Brasil Potência" como nação de poder bélico é IRREAL, não refleta a nossa condição de país SUBDESENVOLVIDO.
O BRASIL não precisa de ARMAS, mas sim de EDUCAÇÃO!
Para os defensores do FX2, lamento dizer que o inimigo não está além de nossas fronteiras, mas sim debaixo do seu nariz. O jovem sem educação, é o ladrão que aponta a arma na sua cabeça.
sem opinião
avalie fechar
Elza Miranda Cardoso (290) 11/09/2009 18h48
Elza Miranda Cardoso (290) 11/09/2009 18h48
Na verdade, este país ESTÁ SEM LEI.
O LULA ESTÁ SE colocando acima das leis.
Não temos NENHUM "ESTADO DE DIREITO" E, ISSO É MUITO PERIGOSO, PORQUE É O QUE GARANTE A CADA CIDADÃO A INVIOLABILIDADE DE SUA LIBERDADE E DE SEUS DIREITOS.
QUEM DECIDE ISTO NÃO É ELE NÃO.
QUEM ESTABELECE QUAL É O MELHOR PARA O BRASIL NESTE CASO, AS QUALIFICAÇÕES DOS AVIÕES, COM TODO O CONHECIMENTO TÉCNICO NECESSÁRIO SÃO AS FORÇAS ARMADAS (AERONÁUTICA) DESTE PAÍS QUE, ATÉ AGORA ESTÃO SURPREENDENTEMENTE CALADAS...
Depois , e só depois de estabelecidos os CRITÉRIOS TÉCNICOS BÉLICOS DE DEFESA E SEJA LÁ O QUE FOR, QUE QUEM ENTENDE DISSO É A AERONÁUTICA, AÍ SIM, TERÁ QUE HAVER UMA LICITAÇÃO INTERNACIONAL PARA A COMPRA DOS AVIÕES QUE SE EQUIVALEREM TECNICAMENTE PROCURANDO-SE A MELHOR TÉCNICA E O MELHOR PREÇO!
SÓ NÃO HÁ LICITAÇÃO SE FOR SOBEJAMENTE PROVADO QUE A-P-E-N-A-S UM, E NADA MAIS QUE UM MODELO, I-N-C-O-M-P-A-R-Á-V-E-L, SEJA O QUE O BRASIL PRECISA PARA DEFENDER SEU TERRITÓRIO!
O MAIS, ESTE PAPO FURADO DE "QUEM MANDA AQUI SOU EU" É BOM PARA ELE EXERCITAR SEU MACHISMO EM CASA.
ACIMA DE VOCÊ, SEU LULA, EXISTE UM SISTEMA LEGAL QUE, EMBORA MEDIOCRE, DEVE SER RESPEITADO. NÃO FOI POR ISSO QUE VOCÊ LUTOU? PELO "ESTADO DE DIREITO"? ENTÃO QUE MUDANÇA DE RUMO É ESTA?
ESTE DINHEIRO PARA A COMPRA DOS AVIÕES É N-O-S-S-O! É DOS IMPOSTOS DOS CIDADÃOS BRASILEIROS!" ENTÃO, QUEM É QUE MANDA, HEIN? OU ISSO AQUI VIROU UMA DITADURA BRANCA, SEU LULA?
2 opiniões
avalie fechar
Alexandre Theodoro (1) 11/09/2009 18h47
Alexandre Theodoro (1) 11/09/2009 18h47
Olá, a minha opinião a respeito da compra dos equipamentos militares que o Brasil esta confirmando com a França. O nosso pais precisa atualizar militarmente, precisamos sim defender o nosso territorio e mostrarmos a nossa força. Estou de pleno acordo com a transferencia de tecnologia dos equipamentos e principalmente serem fabricados aqui no pais. Isso gerará emprego, além do conhecimento tecnologico. Quanto a compra dos aviões, apesar da lambança do governo. Precisamos ter equipamento adequado as nossas necessidades. Eu particularmente prefiro o F18, mas comparado com o Rafale os 2 se equivalem e como já temos alguns caças franceses a FAB não sentirá dificuldades. Quero lembrar que o mais importante de tudo é a transferencia de tecnologia, assim teremos condições de no futuro de produzir um caça supersonico nacional e certamente será um sucesso como são os aviões fabricados pela Embraer. 1 opinião
avalie fechar
paulo cezar (324) 11/09/2009 18h45
paulo cezar (324) 11/09/2009 18h45
Uma aula sobre os F-5 modernizados :
"A partir da CRUZEX 2006, a FAB opera oficialmente o quarteto: F-5M + Míssil BVR Derby + R 99 A + Enlace de Dados. Este evento inclui a FAB no seleto grupo de até 5 Forças Aéreas no mundo que dominam o ambiente BVR e operam aviões de controle e vigilância aérea como o R 99 A.
Durante os exercícios da CRUZEX 2006, no último dia de agosto, um elemento de F-5EM do 1º/14º GAV revoa com o Barão (KC-130) e, em silêncio rádio, sobe para o nível 300, ao sul de Goiás, próximo à fronteira de Mato Grosso do Sul.
O Guardião (R 99A), em missão AWACS na área, informa aos Pampas um plote na antena norte, a 157 milhas. Um rápido check cruzado entre os F-5M e o R 99 para verificar a situação tática, e o Guardião paga um vetor de interceptação. Em poucos minutos, os inimigos brotam no display do radar GRIFO do F-5EM, que, a partir daí, começam a impor uma arena BVR aos oponentes.
Informada pelos AWACS francês (E-3F) da presença inoportuna dos Pampas, a escolta do ataque (dois Mirage 2000N e dois A-4AR), composta por quatro Mirage 2000C, começa a jammear, sem sucesso efetivo, o radar dos F-5M, enquanto assumem uma postura defensiva. A tentativa de interferência frustrada só auxilia o radar italiano a travar os alvos.
Com uma posição tática privilegiada, fruto do planejamento antecipado com o R 99, os F-5EM do 1º/14º GAV engajam e, em seguida, abatem dois Mirage 2000C e um Mirage 2000N com mísseis DERBY." Vitória brasileira no exercicio !
sem opinião
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2014) 11/09/2009 18h42
Alcides Emanuelli (2014) 11/09/2009 18h42
E Eu que sempre pensei que decisão de responsabilidades, com o que não é nosso, teriamos que ser bastantes responsaveis em escolher com tecnicos o melhor produto, o melhor custo e as melhores vantagens.
Quem vai dizer é quem entende do negocio, e não leigos e ignorantes impondo o que querem e fazendo da responsabilidade uma brincadeira de ser irresponsavel.
Agora vem a imposição do senhor dos males da Ditadura do Proletariado Aristocratico, e qual o interesse em negociatas desse tipo sem o parecer para depois decidir o que é melhor para o Brasil.
Os Avioezinhos vão ser os Franceses, o Pré-Sal é dele, como ele diz todos os dias, ele diz tanto que ainda vai furar esses com tanta afirmação e o petroleo vai jorrar naturalmente.
A dona Dilma diz todos os dias quando esta em obras do PAC que o PAC é dela, eles falam tudo na primeira pessoa, são os grandes donos de tudo, e tudo é deles na Nação brasileira até o povo miseravel que covardemente e com muita ironia e sensacionalismo eles compraram os direitos desse povo, voltando ao tempo da escravidão, agora mais moderna a escravidão pela ignorancia, pela fome gerada por falta do desenvolvimento economico que com certeza iria gerar empregos.
Assim se aniquila os direitos de um povo, e basta esbravejar nos meios de comunicação o Poder que todos dizem amem ao Senhor dos Senhor.
Eu tenho pena do meu Brasil de belezas e violencia mil, o que vai ser de uma Nação escrava dos donos do Poder e da violencia que os persegue!


Sengundo
9 opiniões
avalie fechar
A industria aeronautica francesa é muito rudimentar a exemplo do Mirage fabricado pela mesma fabrica do Rafale. Outra coisa o preço que os franceses cobram é exorbitante. Os franceses estão cobrando mais que o dobro do preço do F-18 americano que é um avião com performance varias vezes superior. Trabalhei muito com o Mirage inclusive fui nomeado inspetor de hidraulica do Mirage em Anápolis. O mirage é um avião artesanal, inclusive para se ter uma idéia se for tirado uma carenagem de um mirage ela não serve noutro; cada carenagem por pequena que seja tem que ser feita para cada avião. Outra coisa os franceses não deixaram espaço para os mecanicos trabalharem, quando se vai tirar uma peça é um sufoco. Já os aviões americanos são fabricados em serie, inclusive porque são feitos em grande números. É bom de se faser manutenção e tem uma tecnologia sofisticada. Os aviões franceses são muito perigosos a exemplo do Aerobus que vem apavorando a humanidade com constantes quedas e alto números de mortos. Eu tenho medo de voar nos Aerobus A330 e nos outros.Espero não ter o desprazer de voar nesses aviões da Aerobus.
Se os americados passarem a tecnologia do F-18 é melhor comprar os F18, inclusive porque são mais baratos e melhores.
2 opiniões
avalie fechar
MANOEL PERES ESTEVES (15) 11/09/2009 18h14
MANOEL PERES ESTEVES (15) 11/09/2009 18h14
Não podemos esperar que alguma ameça haja e/ou se concretisse . Necessitamos de armamentos eficientes e econômicos de defesa nacional. Chega de esperar !!! Desculpe , mas o Sr. Fabio Sant ' Anna está equivocado .
MANOEL PERES ESTEVES
sem opinião
avalie fechar
Odrasio Ferreira (246) 11/09/2009 18h07
Odrasio Ferreira (246) 11/09/2009 18h07
Lendo nos comentários que um colega está apoiando a compra dos caças franceses/americanos, para evitar que os Estados Unidos nos tomem a amazônia, noto a total ignorancia e falta de consistencia do comentarista. Penso eu que se os EUA quiserem realmente tomar a Amazonia, nao serão estes parcos 36 ou 360 caças franceses que impedirão. Ou alguém aqui acha que 36 caças causarão medo à escuderia americana, que divulga ter um minimo de 6000 (seis mil) caças em condições de abater o inimigo. Provavelmente devem ter mais que isto. Não seria melhor investir esta grana da compra destes aviões em educação ? Com a palavras mentes mais privilegiadas que a minha. sem opinião
avalie fechar
Odrasio Ferreira (246) 11/09/2009 17h56
Odrasio Ferreira (246) 11/09/2009 17h56
"É impossível a Vale continuar comprando navio na China quando a gente está montando a indústria naval aqui", afirmou Lula a jornalistas. Ora, ora... porque então compraste um aviaozinho particular de mais de 150 milhoes de dólares na Europa, pagando com o dinheiro do povo, se temos a Embraer por aqui ?
"Faça o que eu falo, nao faça o que eu faço." Ainda bem que este funcionário público tem tempo determinado para sair do cargo.
2 opiniões
avalie fechar
adali adali (209) 11/09/2009 17h52
adali adali (209) 11/09/2009 17h52
Deputados aumentam o salario do STF e seus proprios. O povo ha muito tempo nao acretida no legislativo e judiciario, esses dois poderes sao um peso para a sociedade brasileira, fazem tudo para nao trabalhar, ficam mais da metade do ano sem trabalhar, a outra metade que chamam de trabalho eh essa nojeira, a todo o tempo, o tempo todo o que fazem eh justamente maquinarem como sangue sugas do dinheiro publico. Ha muito tempo a nacao brasileira somente pode contar com o poder Executivo, unico que trabalha e forca pelas MP medidas Provisorias o legislativo fazer o minimo que fazem. A palavra de ordem para o judiciario e legislativos eh TRABALHO palavra que eles fogem, assim como satanas foge da cruz. sem opinião
avalie fechar
andre fonseca (1) 11/09/2009 17h40
andre fonseca (1) 11/09/2009 17h40
O Brasil hoje nao vive uma ameaça militar, mas tem que estar com força presente em varios setores, entre eles a força militar do pais..
Devemos nunca esquecer que o Brasil é um pais em ascensao, e a estrategia é fundamental para seu crescimento, vejamos ao lado nossos vizinhos, Venezuela, Bolivia, Paraguai e outros, com uma mentalidade BOLIVARIANA de querer fazer as coisas, o Brasil como pais lider na America Latina, tem que mostrar sua força, seja economicamente e militarmente, Parabens ao Presidente Lula, e que o nosso Brasil seja mais respeitado tanto la fora, quanto aqui dentro, pois dizer que o Brasil nao tem ameaça é uma otima mentira, com tantas descobertas de petroleo, ameaças do narcotrafico, crise financeira e ainda tem gente dizendo que o Brasil nao tem ameaça de nehuma parte. francamente, muitos brasileiros sao burros de mentalidade, ignorantes e sem nenhum amor pelo pais que vive...
BRASIL ACIMA DE TUDO, ABAIXO SOMENTE DE DEUS
sem opinião
avalie fechar
antonio cunha (6) 11/09/2009 17h36
antonio cunha (6) 11/09/2009 17h36
oi jente eu sou tec em eletronica e fico pensando
cade nossos engenheiros da embraer,que nao podem criar um aviao caça que seja da nossa tecnologia,brasileiro nao e burro nao,falta o gov dar uma maosinha,ai vamos nois.o porque se fas engenharia eletronica e fisico nucrear.se nao podemos usar suas inteligencia,em favor do nosso brasil,temos tecnologia nossa temos que usar....
1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1193)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 37 38 39 40 41 42 43 44 45 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página