Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Acordo Militar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta semana uma negociação com o colega francês Nicolas Sarkozy para fechar um acordo militar. Segundo reportagem da Folha será o maior e mais importante acordo militar de sua história recente, com 8,5 bilhões de euros em submarinos e helicópteros.


Mais resultados: Anteriores 43 44 45 46 47 48 49 50 51 Próximos
Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (496) 10/09/2009 10h11
Eduardo Giorgini (496) 10/09/2009 10h11
Eu acho esse acordo militar mais uma gastação desnecessária.
Governo deve investir em Educação urgente.
Não temos ameaças graves a soberania nacional para chegarmos e esse ponto.
E ,todos sabem, quem quiser invadir o Brasil, ou tomar a Amazonia, conseguirá sem maiores problemas.
Não serão caças e submarinos atômicos que irão segurar.
Governo mostra , mais uma vez, pelas decisões equivocadas, que são incompetentes.
Frances não é bobo. Irão ganhar dinheiro de nosso trabalho com bobagens.
Brasil esta tendo um caso sério de gestão.
Povo brasileiro deve despedir todos da gestão.
Digam:" Estão despedidos!"
[]
Eduardo.
9 opiniões
avalie fechar
claudia kabus (269) 10/09/2009 10h00
claudia kabus (269) 10/09/2009 10h00
já reparei isso também nikácio. a ministra dilma tem a mesma mania. outro dia numa entrevista, respondendo sobre uso do dinheiro do pré-sal disse:"faço hidrelétrica". daqui a pouco eles vão querer foto do lulla nas repartições, outdoor com a cara dele e dela nas ruas... por outro lado essa estória de comprar caça francês encalhado só prá não dizer que comprou de americano é uma estupidez. começo a ter medo. lulla já se associou a collor, a sarney, alguém tem dúvida que, caso surga um partido islâmico brasileiro, ele vai collar? é muito mico, muita irresponsabilidade. pensei que ele fosse investir pesado em educação mas a educação de lulla é doutrinação marxista. quero voltar a ter um presidente culto, educado, poliglota. o brasil pode ter petróleo, o que for, mas a maior potência do mundo é usa e acabou. e o estilo deles não é tão mal assim. não vamos entrar em colisão com os estados unidos quando as opções são cuba ou aiatolá way of life. tá na veja dessa semana: o dicionário de fidel dá um papel higiênico melhor que o granma. é sério gente, vamos fazer uma corrente e mandar alguma coisa mais macia prá lá... 10 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2014) 10/09/2009 09h55
Alcides Emanuelli (2014) 10/09/2009 09h55
Como entender!
O home quer comprar os tais aviõezinhos para satisfazer seu Ego, não olha para dentro da casa onde estás e trabalha, não vê que por suas negligências e de seus mais 600 politicos federais, mais ou menos 60.000 politicos estaduais e municipais e quantos vão ser os funcinários publicos diretos e indiretos, talvez quem sabe em todas as estruturas uns 2 milhões, não estão fazendo nada para por um fim na violência que destroi com a soberania Nacional, a violência que invade as nossas Ruas, nossas Avenidas, que não se limita só nestes espaços e invade nossas casas, castra nossos direitos constitucionais de ir e vir, será que todos esses funcinários publicos não conseguem parar com tanta violência!
Não é hora de colocar o burro na frente da carroça, primeiro temos que colocar a casa em ordem, um fim na violencia, e depois podem vir os Avioezinhos para safisfazer o Ego desses imbecis que fazem do Poder um brinquedinho para seus interesses pessoais.
Esta muito dificil de conseguir dissernir todo essa megalomania por Poder e coisas faraonicas e grandiosas que não levam ao bem estar social das camadas mais pobre da Nação.
O que faz um doente no Poder!
Destroi com uma Nação, a trata com seres inferiores, sustenta e aumenta o tamanho de suas barrigas de lumbriga e cachaça.
Em troca um poder corporativista quer a gratidão desses coitados ignorantes, mantidos na ignorancia para poderem servir seus Aristocratas corporativistas do PT e dos outros partidos tambem.
Covardes!
42 opiniões
avalie fechar
J. Pimentel (86) 10/09/2009 09h44
J. Pimentel (86) 10/09/2009 09h44
Há pelo menos 700 anos vivemos em ambiente de guerra. Países medem seu poderio pelo poder bélico. Não que queiram formar impérios continuos e submeter suas populações aos habitos, lingua e costumes de seu país, mas para exercer poder de força sobre o mundo. O Brasil chegou à esse estúpido estágio de mostrar força, poderio, coisa que o barulhento Hugo Chaves já conseguiu para sua Venezuela. Muitas idéias sociais e políticas de Chaves são corretas, mas a maneira como lida com elas e como quer impô-las é, no mínimo, anti-democrática, está criando um facismo de esquerda, para delírio dos intelectuais de esquerda que não deixam de lado seus "armanis" e BMWs. Agora temos muito petróleo e é preciso ter armas modernas para defendê-lo. Sabe-se lá. E se Madagasgar resolve nos invadir? E nossos milhares de quilômetros de fronteiras? Os pobres TUCANOS não dão conta de tanto trabalho. Acho que é por isso que existe tanta droga circulando por ali, contrabando, armamentos para os bandidos. Com os caças e submarinos vamos resolver esse problema e de quebra, levamos o apoio da França para que entremos no conselho de segurança da ONU. Vamos revolucionar as decisões do tal Conselho. Com o dinheiro do pré-sal vamos, finalmente resolver o problema da educação, saúde e desigualdade social porque não temos dinheiro para isso ainda, mas vamos gastar quase 10 bilhões para a copa do mundo em 12 elefantes brancos e uma tal de infraestrutura que nunca sai do discurso. 4 opiniões
avalie fechar
sérgio dourado (370) 10/09/2009 09h43
sérgio dourado (370) 10/09/2009 09h43
Essa concorrência para a compra de caças FX para o governo brasileiro,deve ser feita sob outros parâmetros que não somente a compra de caças de empresas estrangeiras.Digo isso,porque temos uma excelente e reconhecida empresa do setor de aviação civil,capaz de produzir jatos civis de grande empenho,além de ser uma empresa nacional:a Embraer.Claro que deve-se notar que grande parte dos componentes aeronáuticos usados pela Embraer são importados,mas isso não retira o fato de que se possa desenvolver uma parceria estratégica do Brasil com outros países:o que reflete a necessidade,INDISPENSÁVEL,de transferância de tecnologia,pra que o país possa ocupar seu lugar de país soberano e potência mundial que é:só não ver quem não quer..O tamanho do território brasileiro não pode estar a descoberto,esperando que sucatas da aviação civil nacional e internacional,"vigiem" nossas terras.O Brasil precisa desenvolver tecnologias próprias,pois temos pessoas altamente inteligentes e preparadas pra desenvolver tecnologias de ponta,como no ITA:só resta fazer disso,um plano nacional de desenvolvimento sustentado pelas nossas próprias bases.Ao invés de ficar aumentando salários e pensões de viúvas de militares e suas filhas,que não muito recebem até R$50.000,00,o Brasil deveria privilegiar o fortalecimento de suas defesas.Abomino a idéia de que somos um país pacífico e que não temos inimigos.Ora,isso é história pra boi dormir,e quando aparecer um inimigo,quero esses "críticos" na linha de frente!! 6 opiniões
avalie fechar
sergio barbosa (292) 10/09/2009 09h41
sergio barbosa (292) 10/09/2009 09h41
Licença pra a autora do
PSDB do B:
psdb do BEM
Foi um dia........
quando?
QUANDO Respeitavam Covas-nosso ídolo
Hoje revira na Cova
Claro ....onde se viu se juntar a ARENA ops pds ops pfl ops agora sim o nome PERFEITO:
DEMO.
Jamais Covas ( nosso ídolo se sujeitaria a uma desgraça de se juntar aos DEMO, seus perseguidores/traidores da época da DITA.
E, se juntar aos COMUNISTAS....nossa!!!
Sim pois, assim como fizera a arena,
DISFARÇA O NOME A CADA DÉCADA,
PRA SE LIVRAR pecha de ser o sustentáculo da ditadura,
o PARTIDO COMUNISTA
hoje tem o nome de
PPS.
Obra e arte dos:
APAGÔNICO QUE SE DECLAROU UM DIA ATEU aí, pro Jânio PERDEU e do
ZÉ PEDÁGIO
esse então tava do nosso lado qdo estudante, GUARDIÕES DA DEMOCRACIA; PRESO fugiu se exilou por conta,
fugiu da raia
pior
QDO O APAGÔNICO NO PODER, SE IMPOS COMO MINISTRO
no Planejamento
DESASTRE
BRASIL
3 VEZES
DE 4
NO FMI
que saudade do
PSDB do B
6 opiniões
avalie fechar
João Alberto (5) 10/09/2009 09h03
João Alberto (5) 10/09/2009 09h03
OS EUA ESTÃO CONSTRUINDO BASES MILITARES NAS NOSSAS FRONTEIRAS (NA AMAZONIA BOLIVIANA) E AINDA QUEREM QUE COMPREMOS OS AVIOESINHOS DELES? 7 opiniões
avalie fechar
Nikacio Lemos (175) 10/09/2009 08h51
Nikacio Lemos (175) 10/09/2009 08h51
PATRIMONIO PUBLICO,E PATRIMONIO PUBLICO,NAO PERTENCE A LULA MUITO MENOS AO PT .
SEJA + HUMILDE LULA E RESPEITE O PATRIMONIO NACIONAL !
Ja observaram que Lula quando se refere ao patrimonio Brasileiro ele se alto titula o proprietario ?
Observem que ele sempre diz: Para mim, ou EU compro !
Ontem ao falar sobre a concorrencia dos cacas , ele falou: Daqui a Pouco vao me entregar de graca .
Pergunto: Desde de quando Lula tem todo este dinheiro para comprar cacas ?
Ou sera que se acha o dono do patrimonio nacional para ficar dizendo EU, ou para mim. ?
Acorda Lula, e use as palavras corretas, seja humilde e respeite o patrimonio nacional e quando for se referir sobre o patrimonio puiblico sempre diga: Para O Brasil , Para o povo Brasileiro e nao para voce.
Voce e passageiro e apenas um funcionario Publico .
Fui..
Nikacio lemos
23 anos.
P.S.Pergunto: Qual Pais do mundo nao gostaria de ter em sua defesa militar os super cacas F-18 ?
Se hoje existe uma preferencia pelos cacas da franca, e uma decisao politica de esquerdistas e comunistas que querem a todo preco descartar os USA de parceiro continuo.
Nao existe cacas + atualizados e poderosos que os Super Cacas F-18.
O Brasil e o senado precisa saber porque esta preferencia do governo pelos cacas da franca.
Ai tem coisa !!!
11 opiniões
avalie fechar
adriano bueno (7) 10/09/2009 08h28
adriano bueno (7) 10/09/2009 08h28
O Contrato para renovar os armamentos do Brasil são discutidos há anos.
É evidente que além das considerações técnicas existem as implicâncias políticas.
Os Estados Unidos nunca apoiaram o Brasil na entrada do conselho de segurança da ONU. O que é no meu ver um bom motivo para desclassificarmos os americanos. Da mesma forma os Suecos oferecem apenas um item entre os diversos a serem considerados. É evidente que negociando em conjunto o Brasil só tem a ganhar comprando de um fornecedor que está repassando efetivamente tecnologia ao Brasil. As trocas comerciais envolvendo está aquisições podem chegar a mais de 150 bilhões de dólares.
Não preciso dizer que a afinidade envolvendo Brasil e França é infinitamente maior que a com os Americanos.
Observem a nota da embaixada americana que até pouco tempo negava a transferência de tecnologia. "Nosso governo aprovou a transferência de toda a tecnologia necessária...."
É evidente que a necessária será definido pelos americanos.
Hoje os americanos estão plantando notinhas contra o acordo do Brasil com a França porque ele fortalece a França na América do Sul e tira um pouco do domínio americano na Região. O resto é história pra Inglês ver.
6 opiniões
avalie fechar
Nikacio Lemos (175) 10/09/2009 08h03
Nikacio Lemos (175) 10/09/2009 08h03
EU SOU O DONO DO BRASIL !!!!
Ja observaram que Lula quando se refere ao patrimonio Brsileiro ele se alto titula o propietario?
Observem que ele sempre diz: Para mim, ou EU compro !
Ontem ao falar sobre a concorrencia dos cacas , ele falou: Daqui a Pouco vao me da de graca .
Pergunto: Desde de quando Lula tem dinheiro para comprar cacas ?
Ou sera que se acha o dono do patrimonio nacional ?
Acorda Lula, e use as palavras corretas, seja humilde e respeite o patrimonio nacional e quando for se referenciar sobre o patrimonio puiblico sempre diga: Para O Brasil , Para o povo Brasileiro e nao para voce.
Voce e passageiro e apenas um funcionario Publico .
Fui..
Nikacio lemos
23 anos
9 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3077) 10/09/2009 05h52
Antonio Fouto Dias (3077) 10/09/2009 05h52
Lula pode ironizar, aliás faz parte de suas peculiaridades articuladoras, entretanto o que ele não pode esquecer é que cometeu um equívoco lamentável, ao anunciar de que já estava fechado o negócio de 36 caças com a França, sendo que está em andamento uma licitação para tal aquisição.
Esse fato o leva a um constrangimento, pois se na referida licitação a França for a vencedora, pode ser entendido como uma licitação de aparências considerando que o resultado era conhecido antes mesmo das aberturas das propostas.
Se o vencedor foi Estados Unidos ou Suiça, também pega mal, pois foi um anúncio do Presidente da República do Brasil que se manifestou anunciando com que país seria efetuada a transação.
Nesse contexto, no meu modesto entender, um Presidente da República de qualquer país deveria refletir muito bem, antes de falar sobre determinados assuntos.
3 opiniões
avalie fechar
Francisco Taboada (1) 10/09/2009 03h17
Francisco Taboada (1) 10/09/2009 03h17
É inacreditavel o fato que a França tenha conseguido vender um aviao que nenhum pais do mundo quiz comprar, justamente para o Brasil.
Mesmo a mìdia francesa nao acredita no fato e, todos os humoristas, imitadores e cômicos em geral encontraram matéria para zombar da eterna ingenuidade brasileira em matéria de negociaçoes internacionais.
Vivendo na França hà 22 anos, os comentàrios da midia francesa sobre a visita relâmpago de Sarkosy ao Brasil, me incomodaram bastante pois a negociaçao foi comentada mais ou menos nos termos de "indio quer apito" onde o indio era o presidente e o povo do Brasil.
Uma comissao parlamentar deveria estudar de mais perto os termos do contrato e, sobretudo, da qualidade do material( Rafale) em relaçao à seus concorrentes diretos.
Por que até agora ninguém quiz comprar esse aviao considerado pela imprensa francesa com invendavel?
5 opiniões
avalie fechar
Quele Ferreira (8) 09/09/2009 23h34
Quele Ferreira (8) 09/09/2009 23h34
O ASSUNTO É SÉRIO, ESTÃO DE BRINCADEIRA .Em vez de chegar em ponto comum pra favorecer o Brasil, ficam com briguinhas partidária. Com certeza que esse assunto tem que ser estudado com mais calma. Mas sem esse pedido de urgência, quando que irão votar??? 1 opinião
avalie fechar
Claudio Blume (15) 09/09/2009 22h55
Claudio Blume (15) 09/09/2009 22h55
Infelizmente, mais uma vez, o governo brasileiro se mostrou amador e despreparado para lidar com assuntos de elevadíssima importância, onde, o ímpeto de "palanquear" e a vontade de "mostrar serviço" aparecendo como o "grande estadista" foi maior que a seriedade e acabou por anunciar fatos ainda não finalizados, criando surpresa até mesmo nos meios militares. A língua não lhe cabe na boca. Vergonhoso. Causamos espanto perante os demais concorrentes, fazendo o Governo Americano emitir nota, desmentino a declaração brasileira de recusa na transferência de tecnologia. Tudo aqui se trata como fato político, tudo é campanha, não importa se é verdade ou mentira, o importante é anunciar. Fato ainda mais estranho é a compra dos submarinos, principalmente, porque o modelo naval brasileiro, sempre foi alemão, IKL e, até que se prove o contrário, excelente plataforma, basta ver os submarinos da Classe Tupi, os quais foram construídos no Brasil. Contudo, incrivelmente, o Brasil resolveu adquirir da França, modelos construídos por um país que não tem tradição naval em construção de submarinos, ao contrário da Alemanha. Em vista dos bilhoes envolvidos, estranho mesmo foi o Presidente Francês não querer desfilar a frente das Forças Armadas Brasileiras, com sua esposa de porta-bandeira. Aguardemos. 17 opiniões
avalie fechar
denis soares (5) 09/09/2009 22h55
denis soares (5) 09/09/2009 22h55
Francamente : Quem entende do assunto são os militares da aeronáutica, e até agora não opinaram.
Não sou a favor de franceses, amaricanos ou suecos, e sim de brasileiros com fromação técnica no assunto. O Srs. Jobim, Marco Aurélio, e Lula entendem de politica que hoje está tão rasteira em nosso País devido aos escandalos não tão recenters,acho que há mais de 20 anos. Então tomemos vergonha e façamos pelo menos uma aquisição coerente com a boa técnica e retorno de credibilidade, pois em qualquer ameaça a nossa soberania, por mais que tenhamos 38 ou 50 avionzinhos não daremos cobertura a nosso território, e teremos que solicitar ajuda a potencias democráticas. É uma utopia banal.
1 opinião
avalie fechar
Rodrigo Branco (1) 09/09/2009 22h07
Rodrigo Branco (1) 09/09/2009 22h07
Como sempre, sem postura administrativa. Despreparado! E tem gente que ainda acredita que ainda faz o que faz por um ideal que um dia ele disse ter. . . sem opinião
avalie fechar
Sylvio L. Almeida Jr. (234) 09/09/2009 21h47
Sylvio L. Almeida Jr. (234) 09/09/2009 21h47
Esse negócio com a França passa por licitação? E, a propósito de uma opinião abaixo: o voto nulo não fica com a oposição simplesmente porque é 'nulo'. O voto 'branco' vai para a 'maioria'... Aliás, voltarei a anular meus votos em 2010... 1 opinião
avalie fechar
J. R. (1266) 09/09/2009 21h09
J. R. (1266) 09/09/2009 21h09
A importância do processo de aquisição para a Nação supera sem sombra de dúvida a ironia e a mão dos prestidigitadores ou lobbystas. É importante que se saiba que o processo corre de longa data, e as pressões são enormes, de forma que não pode haver margem para erro, que se houver será tremendamente destrutivo para quem o cometer e danoso para o Brasil. Quanto a isso não tenho dúvidas, o jogo de retórica e demagogia que se sucede no momento esconde um jogo maior de dimensões geopolíticas, onde no tabuleiro estão os reais interesses do Brasil sendo postos à baila. Que o bom sendo prevaleça e o povo brasileiro seja respeitado ou as consequências serão inimagináveis. 57 opiniões
avalie fechar
Rolando Frati (130) 09/09/2009 21h03
Rolando Frati (130) 09/09/2009 21h03
Esperamos que haja concorrência nos investimentos que serão feitos para a Defesa Brasileira e que isso seja definido pela nossa Instituição Aeronautica. Por sinal as Forças Armadas são exemplos nesse País, que deveria ser seguidos por outras Instituições. 7 opiniões
avalie fechar
Notaram as somas astronômicas envolvidas, bilhões de reais que saem dos cofres públicos mais conhecido como nossos bolsos. É mais do que válido o reaparelhamento das forças armadas "por causa do pré-sal ?" e "defesa da amazônia ?". Querem criar a CPMF para a saúde (válido) mas para onde vai o dinheiro por ela arrecadada e gasta??? Porque os ladrões que roubaram fortunas da Saúde não devolvem o que roubaram, onde esta a Justiça que não os condena !!! Pago meus impostos para ter segurança (não tenho, tenho que pagar do bolso para garantir conforto e pontualidade), saúde (não tenho, pago do bolso porque o SUS dispensa comentários, se duvidam vãono Hospital do Mandaqui-Santana-S.P. a noite) , estratadas devidamente asfaltadas e conservadas (não tenho e pior, meus impostos servem para construilas e depois presenteadas a amigos dos amigos para administrá-las rsrs.). Será que não poderiamentos gastas 30% destes bilhões e colocá-los na saúde, vai ver que é por isso que o Governo Lula anunciou com alarde que não nos preocupemos porque haveria estoque de remédios para a Gripe Suína, vocês leram o noticiário de dias atraz dizendo o contrário !!! E as vidas que se perderam valem quanto para este governo de amigos dos amigos ??? Nas próximas eleições darei o troco assim como muitos outros fartos deste PT e PMDB que vivem na cidade de Oz. 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1193)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 43 44 45 46 47 48 49 50 51 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página