Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Acordo Militar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta semana uma negociação com o colega francês Nicolas Sarkozy para fechar um acordo militar. Segundo reportagem da Folha será o maior e mais importante acordo militar de sua história recente, com 8,5 bilhões de euros em submarinos e helicópteros.


Mais resultados: Anteriores 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
Heitor Magalhães (6) 10/01/2010 00h43
Heitor Magalhães (6) 10/01/2010 00h43
Presado Claudio Barbosa. Quanto ao motor, é uma versão produzida pelos suecos, pela Volvo (sob licença da GE), mas isto não é impeditivo, porque um estoque de reserva resolve a questão.O problema das licenças são as armas e os aviônicos, e isto está garantido por contrato pela transferencia de tecnologia.Abraço sem opinião
avalie fechar
Heitor Magalhães (6) 10/01/2010 00h36
Heitor Magalhães (6) 10/01/2010 00h36
Presado Claudio Barbosa. Sugiro procurar no Google "saab gripen NG". Vai encontrar "Finalistas do FX-2". Se não estiverem mentindo, a relocação do trem central aumentou a autonomia de combate para 1300 km, o que é bom. Também pode usar pistas curtas e mal preparadas o que permite dispersa-los ao longo do litoral, em rodovias, o que no caso brasileiro é uma vantagem enorme. Talvez a maior vantagem. 3 opiniões
avalie fechar
claudio barbosa (7) 09/01/2010 23h09
claudio barbosa (7) 09/01/2010 23h09
Caro amigo Heitor Magalhães, você disse que é mais fácil os americanos pilharem nosso petróleo que está no mar do que dos iraquianos, concordo, no entanto, como defenderemos este petróleo com um caça que que tem autonomia, de apenas 800 km, e mais, um motor fabricado pelos americanos, se você resolver este problema amigo, que é técnico, aí concordarei 100% com você. 6 opiniões
avalie fechar
Davilson Brasileiro (39) 09/01/2010 22h58
Davilson Brasileiro (39) 09/01/2010 22h58
Tradução: Temer, os deputados e também os senadores, querem morder um pouco dessa verba monstruosa, desse negociata com a França!!!
Afinal é muita grana pra passar assim batida, sem nem um "pedagiosinho"!!!
5 opiniões
avalie fechar
Nelson Vaughan (150) 09/01/2010 22h09
Nelson Vaughan (150) 09/01/2010 22h09
Quem realmente deveria opinar a respeito da compra dos caças são os pilotos que irão utilizá-los, até porque, nem Lula, nem Jobin, nem deputado, ou senador, entendem de avião, a não ser o AeroLula. Chega de corrupção. 10 opiniões
avalie fechar
celio maia (183) 09/01/2010 21h29
celio maia (183) 09/01/2010 21h29
"Fabricantes veem ameaça à venda de caças".
Oh coitados. Eles vão acabar tendo grandes pesadelos, com medo de perder essa boquinha bilionária. E deve haver muito mais gente querendo participar do bolo dessa gigassena. A decisão será política, como já se disse, com tendência para uma aliança estratégica com a França, justamente o último país contra o qual o Brasil mobilizou suas forças armadas para "quase" entrar em guerra: a ridícula Guerra da Lagosta (http://www.memorialpernambuco.com.br/memorial/117historia/guerra_da_lagosta1.htm).
Este episódio, por si só, mostra a necessidade de se manter as forças armadas sempre bem preparadas, sem confiar em ninguém (imagine se FAB fosse equipada com aviões franceses e tivesse de enfrentar a França, será que os computadores a bordo obedeceriam os comandos?). Mas no presente momento, os maiores inimigos da nação brasileira são os traficantes, que destroem pessoas e suas famílias, e os políticos corruptos, os cuequeiros, os mensaleiros e outros mais que não medem as consequências de suas ações dilapidadoras do erário público. Esses aí não há FFAA que dê jeito.
1 opinião
avalie fechar
Heitor Magalhães (6) 09/01/2010 19h56
Heitor Magalhães (6) 09/01/2010 19h56
Além do mais, sob o ponto de vista de ameaça à nossa integridade territorial e comercial, a única existente, vem dos EUA, que num cenário mundial de escassez de energia, podem achar nossos investimentos e reservas de petróleo no oceano atlântico, muito mais fáceis de botar a mão do que o petróleo iraquiano por exemplo(não precisam invadir nada,é no mar e eles tem a maior e mais moderna marinha do mundo).E neste caso, a questão técnica dos caças não importa muito(ninguém vai derrota-los neste tipo de combate). Só o que importa é a capacidade de dissuação(custo político junto a opinião pública americana)e surpresa.
Então,sob o ponto de vista da ameaça, o caça americano, está fora.O frances é ótimo (quinta geração) mas o custo de aquisição e operação é muito alto, e num país onde os cortes nos já mediocres orçamentos militares (crime de lesa-pátria) são a regra, não podemos nos dar ao luxo de comprar ferraris. Precisamos de caças operacionais , e não de enfeites caros. A versão antiga do gripen vem voando com sucesso a mais de 30 anos, o avião vai ser construido 80% aquí (os suecos querem e precisam de um parceiro comercial e de desenvolvimento com o porte da EMBRAER para continuarem nos negócios). Duas turbinas ou uma turbina não é a questão.Tudo que voa cai, assim como tudo que bóia afunda. Um missil certeiro derruba um caça mesmo que tenha 10 turbinas. A questão não é esta. Acho melhor tentarmos corrigir o rumo técnico e estratégico desta questão. Temos muito a perder.
3 opiniões
avalie fechar
Antonio Clarel (174) 09/01/2010 19h53
Antonio Clarel (174) 09/01/2010 19h53
Prezado Julio!
Discordo totalmente do seu comentário. Tbem sou piloto-PP, e essa é justamente a intençao dos russos, passar aos incautos que eles estão falidos em se tratando de tecnologia de aviação.
Quando os USA apresentou seu F15, os russos apresentaram os MIG´s.
Acha voce que os russos estão atras dos outros paisem em relação a aviação de caça?-Engana-se meu amigo.......o segredo dos aviões de caça russos, estão anos luz dos outro, taí o segredo guardado a sete chaves.....ou voce ainda acha que os russos acreditam no mundo em se tratando de guerra ou defesa de seus interesses?
Lembra-se de um filme onde o piloto americano roubava um avião russo super evoluido?-----sabia voce que fora baseado em casos reais?
Acredita voce que as informações sigilosas estão disposta na internet?-concorda que seria burrice?onde estaria os espiões?
Como deve saber, a imprensa publica o que ELA SABE, e nem sempre é real e verdadeira..........serve justamente para tecermos comentários..........pense nisso amigo.....abçs!
4 opiniões
avalie fechar
Leucio Da Mota Barbosa (329) 09/01/2010 19h47
Leucio Da Mota Barbosa (329) 09/01/2010 19h47
Apontado como a melhor opção no primeiro relatório da Aeronáutica, de setembro de 2009, o caça Gripen NG, da sueca Saab, traz dois problemas insolúveis, do ponto de vista da Presidência. O primeiro é o fato de seu único motor ser fabricado pela norte-americana GE, o que resultaria no risco de interferência do Pentágono em futuras operações comerciais. A segunda desvantagem diz respeito ao custo do caça Gripen NG, apontado como o mais barato no relatório preliminar da Aeronáutica. O Planalto pondera que as estimativas são ilusórias porque apenas 40% do projeto desse jato saiu do papel. "Esse caça não será, necessariamente, o mais barato", 16 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (148) 09/01/2010 19h40
Sudeste/ sudestino (148) 09/01/2010 19h40
Não adianta somente o governo comprar equipamentos militares enquando dentro do Brasil agem ONGs que utilizam o INPE para sabotar o desenvolvimento nacional, ONGs e órgãos do Governo, que DOUTRINAM os indígenas para o não aculturamento e formação de várias terrritórios autônomos dentro do Brasil. O Brasil que era um país uno agora está se tornando uma IUGUSLÁVIA, cheio de territórios DEMARCADOS criados artificialmente pelas ONGs internacionais que doutrinaram as autoridades nacionais. A ONG Imazon - I de internacional e Mazon de amazônia - Amazônia internacional, monitora o nosso território e emite pareceres direcionados as autoridas para doutriná-las e uma desantropização da amazônia; em outras palavras o despovoamento da amazônia. 5 opiniões
avalie fechar
Estava na hora do parlamento pronunciar-se a respeito desse "imblóguio" dos aviões. Impossível de imaginar, ele fora disso. Afinal, bem ou mal, como instituição democrática ele tem que nos representar, capitulando nossas reclamações e posições sobre isso, porque afinal é o nosso dinheiro que está em jogo e a segurança do país. Esses petralhas acostumaram a decidir as coisas e nos empurrar goela abaixo. Passou da hora de estancar essa hemorragia morbida dessa gente. Tudo que se coloca em discussão, onde a imprensa leva ao povo informações preciosas, eles implicam e começam a futricar por aí, que ela se mete em tudo. Quando estavam do lado de lá, com a "pedreira" toda à mão, quebrando todas as vidraças, viviam "lambendo" membros da imprensa marron, e que hoje militam par a par com eles, renegando suas origens. Vamos ver se os parlamentares se metam de vez nisso, adiando essa aquisição para o próximo presidente, que é o mais sensato e correto. O Lula já está em contagem regressiva. Será que teremos outro getúlio, que não quer largar o osso? Olha o mês de agosto que vem aí, todo cuidado é pouco. 4 opiniões
avalie fechar
Heitor Magalhães (6) 09/01/2010 19h21
Heitor Magalhães (6) 09/01/2010 19h21
Minha vó(e a de todos) já dizia para não pôrmos todos os ovos na mesma cesta.Os franceses já levaram os helicópteros e os submarinos.Está feito.Agora,vamos pensar no que aconteceu após a WWI quando a França emergiu como potência militar e o Brasil comprou grande quantidade de equipamento militar Frances. Veio a WWII e a França foi invadida.Para podermos entrar na guerra ao lado dos aliados tivemos que substituir tudo por equipamento americano o que gerou uma dependência de 40 anos.Que ninguém se iluda, Nações não tem amigos, e sim interesses. E os interesses mudam. A pessoa que voce hoje ama de paixão, amanhã pode virar uma jararaca. Também não se iludam com a capacidade de nossos militares de fazerem escolhas técnicas e políticas de longo prazo.Eles são bem formados,informados e acessorados (ITA, EMBRAER etc.).E eles não vão esquecer o caso das Malvinas, quando na hora do "vamos ver" os franceses não forneceram aos Argentinos os códigos dos misseis exocet (não interessa a diarréia mental dos argentinos,o fato é que tinham um negócio com os franceses, e que por quetões políticas não foi cumprido).Também é preciso ter muito cuidado com a "independencia" dos franceses em relação aos americanos, porque hoje eles fazem parte e tem grandes interesses na NATO(OTAN) que é uma organização absolutamente dependente dos EUA.Isenção politica, acho que só vamos ter com os suecos que estão atraz de parceiros estratégicos comercias, e não militares. 1 opinião
avalie fechar
julio cesar marques (43) 09/01/2010 19h15
julio cesar marques (43) 09/01/2010 19h15
caro Antonio Clarel a força aérea russa esta vendendo passeios em seus aviões mig para poder continuar voando.parte de sua marinha e ai se incluem navios e submarinos nucleares estão empilhados como sucata em diversos portos russos (navegue na internet e vera as fotos) .esse negocio de viver as custas do trabalho alheio ,se dizendo membro do partido deu nisso ai. 2 opiniões
avalie fechar
julio cesar marques (43) 09/01/2010 19h07
julio cesar marques (43) 09/01/2010 19h07
o jato frances Rafale F3 perdeu todas as concorrências ,TODAS das quais participou.o que sera que so o governo brasileiro viu neste projeto que o mundo inteiro até agora ignora.vou até a padaria próximo de minha casa tomar umas brahmas e uns mé quem sabe consigo enxergar essa diferença.amanha conto pra vocês. 4 opiniões
avalie fechar
Luiz stoll (15) 09/01/2010 18h58
Luiz stoll (15) 09/01/2010 18h58
BON JOUR não é prato típico francês Sr. Lulla. E gastar 10 bilhões do dinheiro que pertence ao povo brasileiro necessita de autorização dos seus representantes no CONGRESSO NACIONAL.
LULLA, o senhor não foi eleito IMPERADOR DO BRASIL precisa dar satisfações a nação e escutar o povo e o que ele deseja.
Esse governo não pode endividar as futuras gerações de nossos filhos por AMIZADES SUSPEITAS
com os franceses.
5 opiniões
avalie fechar
Antonio Clarel (174) 09/01/2010 18h56
Antonio Clarel (174) 09/01/2010 18h56
ALGUEM JÁ PENSOU PORQUÊ o BRASIL NÃO COMPRA CAÇAS DA RUSSIA???
R: Como ficaria o apoio ao Brasil caso ele precise invadir o Paraguay, Bolivia, etc....fala sério!
REPITO......tudo há interesse no GRUPO DOS OITO...e nós, continuaremos a pagar pelos aviões e os panetonnes da vida.
TADINHO DO POVO BRASILEIRO...TADINHOS!
1 opinião
avalie fechar
jose santos (38) 09/01/2010 17h58
jose santos (38) 09/01/2010 17h58
o michel temer continua dormindo ai na camara .. vai .. vc ganha mais. Esse seu partido pmdb que agora só vive de esmola de gargos não tem direito de opnar nada nesse pais. 1 opinião
avalie fechar
ricardo silva (1) 09/01/2010 17h36
ricardo silva (1) 09/01/2010 17h36
Por que nao pegar esse dinheiro e fabricar nosso proprio caca,cade o pessoal tao falado do ITA e outras instituicoes?Se vcs nao teem capacidade me chamem posso ajudar estudo no MIT em Massachusetts! 4 opiniões
avalie fechar
Marco Omura (4) 09/01/2010 17h32
Marco Omura (4) 09/01/2010 17h32
Se é uma licitação...é concorrência direta e o valor é muito importante! Os caças se equivalem e o sueco foi o preferido pela análise da FAB. Está decidido! Que história é essa que o presidente escolherá o mais caro por uma suposta política estratégica? E o Rafale não é nenhuma Ferrari, assim como Saab não é Volvo! São empresas distintas. E o americano já é lata-velha no país deles. Estamos mencionando Brasil e não a frescura dos franceses! 2 opiniões
avalie fechar
Igor Bevilaqua (856) 09/01/2010 17h29
Igor Bevilaqua (856) 09/01/2010 17h29
Quem vê o "Temer" na foto publicada na "FOLHA", acha realmente que ele é uma pessoa séria e que não deixa a corrupção solta na câmara dos deputados..., masss..., quem conhece sabe o que está por trás do biombo. 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1193)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página