Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Anistia

Comissão anistia Jango


Mais resultados: Anteriores 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Próximos
Comentários dos leitores
Capitão Capitão (102) 02/09/2009 16h41
Capitão Capitão (102) 02/09/2009 16h41
CARTA PARA V.EXA.
O governo representado por V.Exa. tem dado apoio ao regime cubano, q torturou e continua torturando e matando aproximadamente cinqüenta vezes mais pessoas do q a ditadura brasileira. V.Exa. é pelo menos tão culpado de cumplicidade moral com a tortura qto aqueles a quem acusa.
Diretamente ou através dessa central do crime q é o Foro de São Paulo, o governo q V.Exa. representa dá integral apoio político às Farc, q neste preciso momento mantém em cativeiro, aproximadamente sete mil seqüestrados. Tudo o q o seu governo quer para as Farc é premiá-las não só com a anistia geral e irrestrita, mas com a elevação delas à condição de partido político legal, a prova mais patente de q o crime compensa.
Apoiando as Farc, seu governo é ainda cúmplice da morte de dezenas de milhares de brasileiros sacrificados anualmente pelo narcotráfico colombiano, diretamente ou através de seus agentes locais, os celerados do PCC. O governo representado por V.Exa. não é cúmplice só de tortura, mas de homicídio em massa. Comparado a vocês, o famigerado delegado Fleury era um amador, um principiante.
Os crimes de tortura, reais e supostos, já renderam às suas vítimas alguns bilhões de reais em indenizações, enquanto as vítimas do terrorismo não receberam nem mesmo um pedido de desculpas.
V.Exa. não tem a mais mínima autoridade moral para acusar torturadores, assassinos, narcotraficantes ou quem quer q seja. V.Exa. tem mais é de ir para casa e esconder a vergonha.
19 opiniões
avalie fechar
jose ap belizario (61) 01/09/2009 12h46
jose ap belizario (61) 01/09/2009 12h46
só lamento que naõ mataram todos,hoje querem dinheiro,naõ para lavar a honra ,honra naõ se lava com dinheiro ,me dis se aconteceu alguma coisa com um dos ,torturadores como vcs dis,todos que viveram ,por sorte ou entregando companheiros,naõ se vingaram de um torturador, mas sim estaõ vingando do povo brasileiro, naõ temos culpa ,enquanto fazia arruaças, nós estavamos trabalhando,e nen porisso ganhamos alguma coisa, ganhamos sim depois de muito tempo,esse bando que escapou,para roubar fazer conchavos com aqueles que na época faziam parte desses que comandava os "torturadores, naõ é verdade seu sarney? até aquele sr que naõ tomou posse,porque "faleceu". Ainda querem dinheiro,estaõ brincando, me dis o nosso presidente ele mesmo, trabalhava aonde mesmo? minha memoria esta falhando,aonde mesmo? e ganha como preso politico,ele naõ era sindicalista? ou naquela época era politica 13 opiniões
avalie fechar
Ricardo Costa (407) 01/09/2009 10h41
Ricardo Costa (407) 01/09/2009 10h41
Um coronel de pijama dedo-duro já era demais.
Agora, dois??????
É brin-ca-dei-ra, meu.
Será que fecharam o cassino dos oficiais e a turma veio toda pra cá?
11 opiniões
avalie fechar
Mario T. D. Gagliardi (9) 31/08/2009 17h27
Mario T. D. Gagliardi (9) 31/08/2009 17h27
Sr. Cezar Britto, quem punirá aqueles que torturam moralmente o povo brasileiro, dia após dia? Quem punirá os que mataram, feriram e aleijaram pessoas inocentes, com suas bombas revolucionárias, seus assaltos a bancos, seus tiros perdidos na multidão? Quem punirá os homens que, presos pelo Regime Militar, deram aos bandidos comuns manual de guerrilha, mostrando o caminho da construção de Comando Vermelho, que tantas vítimas faz até hoje e deu frutos como o PCC? Tão fácil pedir a punição de um dos lados apenas! Será que a balança da justiça não mais tem equilíbrio? Será que ela agora pende apenas para o braço esquerdo, esquecendo que no centro existe um povo, clamando por justiça e igualdade? Hipócritas são as palavras omissas das verdades que se deseja esconder do povo! Não é menor a tortura do salário de fome dos aposentados, que não têm o Estado como padrinho. Não é menor a tortura de ter um filho doente, esmolando atendimento em um hospital público. Não é menor a tortura de saber que, enquanto muitos lutam por um prato de comida, outros se banqueteiam nos palácios financiados com o dinheiro do povo, deixando apenas migalhas aos torturados através de bolsas-esmola. Certamente não será a OAB e seus representantes que clamarão pelo fim da tortura moral do povo brasileiro, pois estão ocupados demais, saboreando o banquete dos amigos poderosos. Pior que a justiça cega dos dias atuais, é uma justiça caolha, que só olha para um lado e finge nada ver do outro. 19 opiniões
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (679) 31/08/2009 15h07
Saulo Mundim Lenza (679) 31/08/2009 15h07
Até quando vai durar esta palhaçada de ossadas, anos de chumbo, etc?
Duvido muito que encontrem as tais ossadas, mas muito mesmo.
8 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 31/08/2009 13h50
João Carlos Gagliardi (2328) 31/08/2009 13h50
E esta lengalenga de ditadura parece não ter fim...
O mais incrível, é que os mesmos parasitas que choram sobre "os anos de ouro", não de "chumbo", como erroneamente era dito antes, são os mesmos que não só se calam, mas até louvam a DITADURA cubana, com seus quase 100.000 fuzilados...
Mas aí tudo bem, não é?
Vermelho pode tudo, e com eles nunca é crime, é só "justiça"...
33 opiniões
avalie fechar
Cássio Chaves (3) 31/08/2009 13h39
Cássio Chaves (3) 31/08/2009 13h39
É importante frisarmos que o que houve aqui no Brasil não foi uma ditadura de fato, mas sim um regime militar no qual tinha um Congresso que apesar de manipulado existia. Agora em Cuba e Coréia do Norte são países que de fato são regimes ditatoriais onde não existe sequer um deputado ou senador para levantar a voz contra o poder em questão. Em se tratando de indenizações, acho que o governo brasileiro deveria olhar também para as famílias dos militares(jovens soldados) que morreram em emboscadas nas guerrilhas praticadas por aqueles que queriam transformar nosso país numa Cuba ou Coréia do Norte. O governo está sendo muito parcial nos jugamentos ou há uma perseguição por quem está no poder para fazer certa vingança já que não conseguiu certo êxito no passado. 7 opiniões
avalie fechar
dario alves de lima (84) 31/08/2009 12h55
dario alves de lima (84) 31/08/2009 12h55
Cabo Anselmo, o representante simbolo da ditadura militar, um perverso torturador como tantos outros na forças armadas brasileira da epoca.
ESSA É A NOSSA VERGONHA. AINDA TEMOS REPRESENTANTES DESSA "TRIBO" NA POLITICA BRASILEIRA (DEMOS).
Saudações
Dario Lima
15 opiniões
avalie fechar
ALAIR BERNARDES (1) 31/08/2009 11h35
ALAIR BERNARDES (1) 31/08/2009 11h35
E ESTA NOBRE SENHORA ,GUERILHEIRA,QUE FOI TREINADA PARA RESOLVER SEM DISCUTIR, QUERER SER PRESIDENTE. ?????? 8 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2239) 31/08/2009 11h14
AGUINALDO VENANCIO (2239) 31/08/2009 11h14
UÉ??
NÃO ÉRA ANISTIA TOTAL E IRRESTRITA?
COITADO DO POVO BRASILEIRO QUE DOS RECURSOS QUE DEVERIA IR PRA SAUDE EDUCAÇÃO ETC, VAI PARA PAGAR INDINIZAÇÕES MILIONÁRIAS..
7 opiniões
avalie fechar
A reparação civil das vítimas da ditadura é apenas simbólica, pois não se pode calcular qunto custa uma vida, nem quanto custa um ano de cadeia nas piores condições, nem se pode avaliar quanto custa uma hora no pau-de-arara recebendo choques elétricos. Não tenho dúvidas, qualquer quantia é ainda irrisória diante do sofrimento e dor provocadas por agentes públicos celerados que estavam a serviço dos que assaltaram o poder em 1º de abril de 1964.
O prejuízo aos cofres públicos foi provocado por esta escumalha e não pelas vítimas, razão pela qual a UNIÃO em ação regressiva já está cobrando de Brilhante Ustra e Audir Macuiel R$ 700.000,00 por indenizações pagadas quando estes dois eram os manda-chuva do COI/CODI.
É um descaramento monumental, como dizia Nelson Rodrigues, imputar a culpa pelos prejuízos às vítimas que estão apenas sendo parcialmente reparadas.
A outra parte da resposta da sociedade aos celerados só será efetivada quando houver o julgamento e encarceramento dos bandidos que torturaram e mataram.
O império da lei não estará completamente rastaurado no Brasil enquanto não houver o julgamento da corja que assltou o poder e os cofres públicos com o golpe militar de 1964. É uma questão de civilidade, de justiça e de direito a que se deve a sociedade brasileira.
12 opiniões
avalie fechar
jorge cavalheiro (77) 30/08/2009 18h32
jorge cavalheiro (77) 30/08/2009 18h32
Indenizações da ditadura são aplicações de longo prazo para os opositores em dinheiro do contribuinte e para os situaçionistas em perdão e corrupção. E os políticos atuais querem levar vantagem em cima disto? não precisa eles levaram, levam ou levarão em toda a história política brasileira. Quando isto vai cessar? ... Quando as MOEDAS da virada ou da continuação política virarem o jogo democrático: POVO e VOTO 7 opiniões
avalie fechar
A punição dos torturadores é imprescindível para que se restaure o império da lei em nosso país. Só assim os bandidos deixarão de afrontarem os cidadãos de bem com a apologia do assasinato de pessoas aprisionadas, assasinadas de maneira covarde, sob torrtura.
Os torturadores são tão criminosos e bandidos quanto os traficantes e assaltantes, donde deverão ser julgados e cumprirem pena em presídio de segurança máxima tal qual Fernandinho Beira-Mar.
Inadmissível que haja no Brasil um período em que os criminoso que assaltaram o poder e os cofres públicos não sejam submetidos a julgamento, tal é o caso dos celerados que usurparam o poder em 1º de abril de 1964-1985.A corja meteu a mão no dinhero público sem dar nenhuma satisfação ao povo, bem como matou, perseguiu e torturou, e agora reclama anistia. Nenhum brasileiro honrado concorda com anistia para estes facínoras, ladrões, celerados e seus sequazes.
É preciso auditar as contas públicas no período da ditadura, pois Pinochet era além de homicida, ladrão, com milhares de quilogramas de ouro e milhares de dólares na Suiça. Porque os facínores que usurparam o poder no Brasil agiriam diferente? Temos que retirar os esqueletos dos armários e flagrar Médici, Costa e Silva (viciado em jogo) e os outros que lhe seguiram ou antecederam com a mão na massa.Quem usurpou o poder com certeza afanou a grana, pois não teve esecrúpulos nem com um nem com outro.
31 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 30/08/2009 00h33
João Carlos Gagliardi (2328) 30/08/2009 00h33
"Brasil indenizou quase 31 mil vítimas da ditadura desde 2001..."
Pois é....
E os párias ainda tem a cara de pau, de chamar aquela época de "anos de chumbo..."
Pela grana, que ex-terroristas, sequestradores e ladrões de banco estão levando do bolso do contribuinte, não seria mais apropriado chamar aquela época de: "Anos de ouro?..."
59 opiniões
avalie fechar
Ricardo Costa (407) 29/08/2009 17h18
Ricardo Costa (407) 29/08/2009 17h18
Anackim, grande guerreiro estelar,
seus comentários são sempre atuais e servem, e muito, para desembaçar a história de fatos, que historiadores e comentaristas teimam em embaçar, por conveniência.
4 opiniões
avalie fechar
Qualquer pessoa que ler o texto da lei de anistia de 1979 vwrá que a lie não menciona a anistiapra os crimes de tortura, bem como não anistia condenados. Os crimes de tortura e homicídio praticados por agentes públicos contra os oposicionistas da ditadura são crimes contra a humanidade; crimes políticos s~so os crimes cometidos pelos oposicionistas dos regimes políoticos, máxime contra as ditaduras, estas são as definições do Direito Penal, e que m queiser tirar as dúvidas que leia os artigos do profº LUIZ FLÁVIO GOMES, ex-juiz e ex-delegado de polícia, e um dos mais abalizados penalistas do Brasil.
Caso alguém queira, também poderá ler a petição inicial da ADPF 153-Distrito Federal que tramita no STF, e ali terá todas as explicações sobre a lei de anistia e sua não abrangência dos crimes cometidos pelos esbirros da ditadura, os torturadores e homicidas a serviço do Estado fora da lei.
A punição destes criminosos é decisivo para o futuro do país pois a existência deste vácuo no ordenamento júridico, a impunidade desta corja, é inaceitável juridicamente, pois é inadimissível a existência de um período de 21 anos em que tudo era permitido aos que ocupavam o poder e a seus asseclas.
Donde, punir os torturadores é um ato de justiça, de civilidade, de respeito aos direitos humanos e completa restauração do império da lei - a que chamam Estado de Direito -, em nosso país.
20 opiniões
avalie fechar
Mario Biggi (1) 28/08/2009 18h06
Mario Biggi (1) 28/08/2009 18h06
Como disse o Ministro da Defesa, Anistia é para se cumprir, não pode retroagir a lei de Anistia,mas o Ministro da Justiça, cancelou 495 portarias de Cabos da FAB, que foram anistiados no Governo passado, sem direito de defesa e com as portarias com mais de cinco anos sem serem cumpridas.Então façam justiça e cancelem os cancelamentos das portarias, pois a Lei e a Constituição é igual para todos, e ela deve ser cumprida integralmente e não pela metade como o MJ. está fazendo com os Cabos da FAB. que foram colocados para fora por uma portaria reservada (GM1104/64,)que foi extinta em 1966 e continuou a ser usada contra os Cabos até meados de 1982. Que se faça justiça pois somos todos Brasileiros e COM MAIS DE 60ANOS. 3 opiniões
avalie fechar
LUIZ PAULO PETRONI (183) 28/08/2009 17h33
LUIZ PAULO PETRONI (183) 28/08/2009 17h33
SEMPRE QUE QUEREM MUDAR A ATENÇÃO DA POPULAÇÃO PARA ALGUNS DESMANDOS DO PARTIDO DOS TRAMBIQUEIROS, MANDAM O TAL DE VANNUCHI, COM ESTA CONVERÇA DE ARAGUAIA DA ANISTIA E OUTROS QUE TAIS. TERRORISTA É TERRORISTA. USAR AVIÃO DA FAB PAGO COM DINHEIRO DE QUEM TRABALHA? PARA LEVAR OSSO DE TERRORISTA, É UMA VERGONHA. TERRORISTA BOM E TERRORISTA MORTO. LEVA ESTES OSSSOS NO LOMBO DE UM JEGUE O JOGA TUDO NO LIXO. 15 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3557) 28/08/2009 15h55
josé reis barata barata (3557) 28/08/2009 15h55
Anackim (24/08 - 23h40)
(1/4) Não é com prazer me dirijo a você. Lia - desgostoso e triste - é claro, sobre o transporte do teu "herói" em uma aeronave militar. Por isto não optei pela carreira militar, não seria o piloto. Se fosse enumerar as razões do porquê do desgosto e insubordinação os dígitos não permitiriam.Em fora esta questão pessoal, de foro íntimo, considero despiciendo repetir o que a sociedade que necessita de educação, saúde e segurança públicas sobejamente sabe de cor. Certamente não deve ser o teu caso. A tua paixão, opulência e presunçosa prepotência mascara a razão, então, para quê? Vou repetir o que já disse aqui:você sabia que tentar desqualificar uma pessoa que relata fatos, não os apaga? Somente demonstra falta de argumentos...(continuo)
72 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3557) 28/08/2009 15h54
josé reis barata barata (3557) 28/08/2009 15h54
(2/4 - continuação) Até nesta estratégia pueril os fascistas, pseudo-comunistas, metamorfoseados de petistas,hoje usando, circunstancialmente (não esqueça) o título de governistas são incompetentes.
Fui soldado, recruta, poucos meses, da Polícia do Exército em 1967 (1291, Reis da PE), com toda uma vida na Marinha de Guerra como servidor civil concursado; e, vou morrer - feliz por esta honra - de morte natural ou não, pouco importa;pois,como cristão, sei que Deus é quem vai decidir e sabe a melhor hora, quer eu goste ou não.
À questão: considero uma afronta leviana e anticívica (aguardo:podes ir ao dicionário ler o significado e aumentar o teu curto e chulo vocabulário antipatriótico,lê mais este último: antipatriótico) o que você escreveu na véspera do 25 de agosto e creio que qualquer militar que honre ou até mesmo como milhões iguais a mim, povo, que um dia vestiram farda (você certamente não, corajosamente fugiu) não se sentiu bem com a maneira agressiva, ofensiva e covarde com que a Instituição militar foi ultrajada.
De covardia você,realmente, é catedrático;inteligente, como se gaba, talvez também e por isto deve estar escondido atrás de um desses milhares de cargos de "aloprados" que o Sr, Lula pariu. Agora, educação informal e formal, nenhuma!
-Informal, compreensível, nem todos tem o privilégio de uma família e muitos que têm não a valorizam e a genitora padece, sofre como a do teu bravo "herói". Pobre mãe!...(continuo)
96 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (332)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página