Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Anistia

Comissão anistia Jango


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
J A (76) 01/01/2010 21h26
J A (76) 01/01/2010 21h26
A lei de anistia eh uma das maiores conquistas do Brasil pos ditadura, esse governo revanchista quer acabar com mais essa conquista democratica.
Agora, se for pra acabar com a Anistia, que se julguem tambem sequestradores, terroristas, assaltantes e homicidas como Franklin Martins, Dilma Roussef, Jose Genoino, Jose Dirceu at caterva.
14 opiniões
avalie fechar
É péssima a conversa de amenizar. Não existe meia verdade, a verdade tem que ser completa. Os abusos dos direitos tanto no lado governista como no lado da oposição na época. Não podemos premiar a prepotencia sanguinaria e terrorista em nenhuma das partes. A liberdade politica cerceada jamais justifica atitudes de terror a mão armada. Se hoje vai haver um julgamento este deve respeitar os principios morais, éticos, dos direitos aos cidadãos nas suas defesas e livres de aproveitamentos de situações de protecionismos aos que praticaram terrorismo insensato na época. 4 opiniões
avalie fechar
jose pedro russo (2) 01/01/2010 19h54
jose pedro russo (2) 01/01/2010 19h54
Gente, se o que os torturadores e apoiadores realizaram não é digno de vergonha, cadeia, porque estes não saem de trás do armário ? Na Argentina os militares torturadores foram julgados. O Brasil está mudando aos poucos, e aqueles que agiram errôneamente amparados por um golpe militar devem ser punidos. As centenas de pessoas mortas e torturadas merecem justiça. Na minha opnião quem tortura é doente sádico. E a sociedade não necessita destes a solta. Ter deixado os torturadores sem julgamento levou a um maior afrouxamento da ética e moral em nossa sociedade. Lugar de assassino é na Cadeia meus queridos .... tão com medo ? Os torturados sentiram bem mais que isso.
Nem que leve mais 50 anos os torturadores serão julgados .... A Comissão dos Dir Humanos Internacional até hj se opõe ao Brasil em uma série de assuntos por não tratarmos seriamente este assunto. Dá um certo prazer ver algumas pessoas defendendo o indenfensável, sentir seu medo e sua impotência, sua arrogância cada dia menor ... infelizmente estes jamais se arrependerão, pois são doentes.
9 opiniões
avalie fechar
Caio Márcio Rodrigues (5) 01/01/2010 19h00
Caio Márcio Rodrigues (5) 01/01/2010 19h00
Senhor Raf de Souza: O senhor um dia, talvez, se torne velhinho também. Só que, pela batida de suas posições, provavelmente será mais inútil do que o que senhor pensa que sejam os militares. Suponho que o senhor nunca esteve diante de um cano de arma de fogo, com um guerrilheiro do outro lado, nem com o dedo em algum gatilho, com êle pela frente, pois se tivesse passado por essas coisas, não estaria escrevendo o que escreveu acima, ou então pode ser que o senhor esteja do lado errado das grades. 6 opiniões
avalie fechar
A principal dificuldade do PT é conseguir implantar políticas esquerdistas contra o em-cima-do-murismo de Lula. Para ele, esquerdismo só vale se for para dar prestígio internacional, como o absurdo apoio ao Irã, do qual até a Rússia está começando a se afastar. Esquerdismo interno, ainda mais que cutuque com vara curta os militares, nem pensar. Então vêm ministros donatários de posições de esquerda livrando a cara dizendo que não é bem assim, não compreenderam bem, não é bem isto, muito pelo contrário... O Brasil é vergonha sulamericana: argentinos e uruguaios condenaram os crimes praticados por ditadores militares e, inclusive, seus autores. Sabe-se que a ditadura exacerbou a luta antiesquerdista para os opositores mostrarem a cara. Está bem, não se condenem os criminosos, mas nada impede que seus crimes sejam divulgados. Isso de a esquerda se fazer de bonita e não denunciar o que aconteceu, na verdade é aproveitar crimes contra brasileiros indefesos. Ela não é impoluta diante dos crimes contra a humanidade que foram cometidos! 4 opiniões
avalie fechar
Bolinha da Lulu (835) 01/01/2010 18h03
Bolinha da Lulu (835) 01/01/2010 18h03
Manchete;
"Painel da Folha: Lula quer convencer militares que plano não é decisão de governo"
Se elle for tão bom vendedor assim, elle dobra o exercito em mais essa mentira.
2 opiniões
avalie fechar
eduardo braga (58) 01/01/2010 16h55
eduardo braga (58) 01/01/2010 16h55
Tem muito vigarista querendo receber indenizações
sob alegação de ter sofrido perseguição política.
11 opiniões
avalie fechar
Fernando Fenerich (131) 01/01/2010 16h11
Fernando Fenerich (131) 01/01/2010 16h11
É melhor a Ptralhada se cuidar porque acho que graças a Deus os militares resolveram finalmente se manifestar.
A revisão da lei da Anistia é uma provocação que pode ter resultados desastrosos para a democracia brasileira.
12 opiniões
avalie fechar
Antonio Clarel (170) 01/01/2010 13h48
Antonio Clarel (170) 01/01/2010 13h48
Parabenizo os Srs. Josué Baesso e Rui Ruz pelos comentários.
Concordo com o aparecimento desproporcional do Presidente da OAB.Geralmente ele aparece sempre como "papagaio de pirata", comentar mais alguma coisa, seria redundante.
A esquerda festiva já dita aqui, incorreu em contradições históricas. Diziam lutar por Democracia e tinha e tem até hoje em seus escritórios, fotos de Fidel e Che Guevara, afinal, não foram e são eles Ditadores?
A história recente, não evidencia o que a esquerda festiva brasileira queria, se as forças armadas foram violentas, arbitrárias, não compete a mim julgar, contudo, o socialismo e comunismo que defendiam e pregavam, os próprios paises desses regimes, voltaram para o livre mercado e deixaram de lado o estado, voltando para a população com menos intromissão do Estado, exceto a China que ainda mantem a doutrina escravagista e o mundo inteiro colabora comprando produtos "baratos" sem a minima preocupação que é fruto de trabalho escravo.
Essa mesma esquerda, hoje participa do governo e sabe que ser pedra é mais comodo que vidraça.
14 opiniões
avalie fechar
Tito Oliv (152) 01/01/2010 11h58
Tito Oliv (152) 01/01/2010 11h58
Mas, creio que basta dizermos que estávamos em uma democracia, com um presidente extremamente cordato e em que gozávamos o direito de discutir o que seria melhor para a Nação. Isto é que, em nome da Democracia e da Lei e da Ordem, nos foi tirado em 1964. Instauraram a corrupção deslavada e ocultada, o crime patrocinado pelo Estado, a tortura patrocinada pelo Estado, etc, etc, etc. Tudo em nome da DEMOCRACIA. Stalin e Hitler devem ter comemorado no inferno. 7 opiniões
avalie fechar
Tito Oliv (152) 01/01/2010 11h54
Tito Oliv (152) 01/01/2010 11h54
Temos ainda que diferenciar crimes praticados por particulares e crimes praticados por agentes do Estado, em nome do Estado ou da segurança do Estado. Aos crimes de particulares se aplica a lei comum. Aos crimes dos agentes de Estado, quando vigora a Lei e todos a ela respondem sem privilégios ela tb é aplicada (se neste momento lembrarmos os privilégios que gozam determinadas autoridades, especialmente do judiciário - que não podem ser presas nem qdo detidas em flagrante delito contra a vida - e do legislativo voltamos à questão: estamos em uma democracia onde vigora o direito dentro do princípio básico de que todos são iguais perante a Lei?)
Em uma situação de governo autoritário como foi o instaurado pela "gloriosa" os agentes do Estado agiram como bandidos da pior espécie em nome do Estado e, pior, em nome da Lei no momento mesmo em que a jogavam na sargeta. Aos particulares foi aplicada a Lei aos agentes do Estado que praticaram crimes foi concedidas benesses, promoções, medalhas e elogios. Ademais, que baderna existia à época senão a provocada pelos opositores ao governo? Se estávamos em uma democracia não era lícito e até lógico o debate político sobre qual sistema de governo e qual ideologia era melhor? Por que a dos golpistas era melhor, a priori? Ademais, o que é Comunismo ou socialismo? Pelo que entendo tal teoria politica é amplamente empregada, no todo ou em parte, na Europa. Parcial na França, Alemanha, por ex. Suécia, Finlância e outros., Falta espaço
4 opiniões
avalie fechar
isidorio silva (134) 01/01/2010 10h14
isidorio silva (134) 01/01/2010 10h14
É interessante! àqueles que utilizaram de todos os meios pra fazerem sequestros, até com mortes de réfens, a anistia valeu,mas para quem utilizou de outros meios pra defenderem uma boa parte da população indefesa, que sofria com a banderna , a anistia Não pode ser aplicada.
O Presidente LULA NÃO é nenhum bobo e já ouviu falar "que gato escaldado tem medo de água fria" , já que ele é nordestino. E a história recente mostra, que em HONDURAS ,os militares NÃO fizeram mais do que aplicar a sua CONSTITUIÇÃO e olhem o resultado que aconteceu , até hoje o seu Pres. ZELÁYA não re-assumiu o seu Comando.
Será que os militares são diferentes dos demais? já que na hora de pagar IR eles são iguais a todos ,mas na hora da "anistia" eles são diferentes dos demais.
Agora imagine, se esta "batata quente" continuar sendo empurrada com a barriga como acham alguns militares e se a MINISTRA DILMA for eleita ,qual será o destino dos militares, (que participaram daquela época),alguém ainda tem dúvidas dos seus destinos? Eu NÃO tenho.
4 opiniões
avalie fechar
antonio guerra (51) 01/01/2010 10h11
antonio guerra (51) 01/01/2010 10h11
Estranho um homem falar tanto mal dos militares. Em minha opinião, deve ter tentado ser militar e não conseguiu. De fato, não é para qualquer um.
E militar não OBEDECE, simplesmente. Quem OBEDECE é o povo escravizado pela ditadura do proletariado que se instala no país, pela política do pão e circo adotada por este regime pseudo-democrático. Pelo que eu sei, na época da ditadura militar existia mais RESPEITO, mais EDUCAÇÃO, mais CULTURA. Mortes? Houve morte dos dois lados. Tanto mataram como morreram. Mas o povo não tinha medo de sair às ruas. Bandidos eram presos. A violência que assola o país é o preço que pagamos por não sabermos valorizar os nobres militares. Que até hoje defendem a nação, nas fronteiras, no nosso espaço aéreo...
Então façamos o contrário: quem não gosta dos militares arranje um jeito de fazer o que eles fazem, usando trajes civis.
Quanto aos arquivos da ditadura militar, o que o presidente Lula está esperando para revelar ao povo o que querem saber? Ele está no poder, agora, e não fez nada - NADA - para que os arquivos fossem abertos.
Vamos começar pelo da Dilma, do Zé Dirceu, do Genoíno... e pelo dele mesmo.
Policiais e Bombeiros também são militares. E quem você chama quando sua casa está sendo incendiada? A Dilma?
Ser militar não é para qualquer um; tem que ter uma coisa que falta a muita gente neste país: DISCIPLINA.
Eu sou a favor da volta dos militares ao poder. Antes que seja tarde demais!!!
11 opiniões
avalie fechar
alexandre bakunin (350) 31/12/2009 23h20
alexandre bakunin (350) 31/12/2009 23h20
Rui Ruz Caputi Caputi (1822) 31/12/2009 20h41
A história está aí para comprovar que a única coisa que grande parte da esquerda "incendiária" no Brasil produziu foi apenas barulho.
~~~~~~~~~~~~
Diria que mais pra ruído do que para barulho.
sem opinião
avalie fechar
rui machado (51) 31/12/2009 22h45
rui machado (51) 31/12/2009 22h45
Senhores revisionistas,esquerdistas,esquerdelhos e demais pseudo-democrático-revolucionários...
Não se exaltem com as opiniões diferentes das vossas,que alguns leitores aqui expressam...Afinal,tudo se resolverá, com mais alguns milhões de reais, doados a título de reparação...
O problema senhores,infelizmente,não é ideológico...Se assim fosse, acho que a esmagadora maioria, estaria de acordo com todas as revisões....O problema é financeiro...Ao que parece,não tem ideologia que resista, a alguns milhões de reais...
4 opiniões
avalie fechar
JOÃO RAMOS LOPES RAMOS (42) 31/12/2009 22h19
JOÃO RAMOS LOPES RAMOS (42) 31/12/2009 22h19
PIOR PARA DILMA.
Foi bom o ministro da justiça, ter mexido no vespero. Só assim, quem não conhece a verdade histórica, vai saber por exemplo, que a futura candidata ao palácio, era uma terrorista, além de outros ministros. Que bom que mexeram, agora, só falta ligar o ventilador. Vai voar ..... prá todo lado. Isto, será o fim da ministra. Presidência, já era.
4 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1920) 31/12/2009 20h41
Rui Ruz Caputi Caputi (1920) 31/12/2009 20h41
Marcos Carneiro:
Seu comentário é irretocável, tanto que reproduzo "ibis in iden":
A história está aí para comprovar que a única coisa que grande parte da esquerda "incendiária" no Brasil produziu foi apenas barulho. Felizmente para desalento de alguns inconformados, o mérito todo está creditado pela mesma história aos militares, que na hora da baderna tomaram as rédeas do poder e resguardaram a ordem. Alguns anos depois quando as instituições voltaram novamente a serem respeitadas e dentro de uma paz visível, devolveram o poder à população, com anistia TOTAL E IRRESTRITA, eleições diretas, constituinte, e etc. Passados trinta anos, vem o time sonhador querer mexer com tudo e com todos, para acharem uma desculpa para o fracasso que foi o "movimento", que de ideologia nada tinha, a não ser a baderna geral, e o quebra-quebra, tentando mostrar aos mais novos essa face mentirosa de vítimas. Perderam o "movimento" simplesmente por pura desorganização, nada tinham a oferecer, era só "conversa", é a mesma coisa de hoje, mentira, enganação, bravatas, discurso falacioso, e etc. Morreram brasileiros nos dois lados, era simplesmente uma questão de ação e reação. A esquerda praticava atos terroristas, assaltos, saques, seqüestros e outros atos também ilegais... Por conseqüência vinha a reação de quem tinha o poder de restabelecer a ordem, e o resultado todos nós já sabemos. O Brasil precisa é andar prá frente, acabar com a corrupção, cuidar dos seus jovens que estão entregues a sor
13 opiniões
avalie fechar
Tito Oliv (152) 31/12/2009 20h01
Tito Oliv (152) 31/12/2009 20h01
É nessa hora que me pergunto: estamos realmente em uma democracia? Estamos livres da tutela militar? Aos brasileiros é negada, pelos armados da Nação, a verdade sobre a Guerra do Paraguai, sobre o massacre de Canudos, o genocídio na região contestada (1912-1916 divisa do PR com SC). Ainda a acrescentar as perseguições políticas da República Velha (bom ler "O triste fim de Policarpo Quaresma"), do Estado Novo. A "gloriosa de 64" foi tão somente mais um capítulo na história de um exercito sempre pronto a atirar contra os desarmados a quem chamam, pejorativamente de paisanos. E o interessante é que são os paisanos que lhes pagam os salários. Nesse ponto, seu cinismo se equivale ao cinismo de nossos políticos que debocham em nossa cara. Mais: em maio de 1968 o exercito francês se negou a atirar contra os estudantes rebelados dizendo: " O exercito frances foi estruturado para defender os franceses, não para atirar contra eles". No episódio da revolta da Praça da Paz Celestial, em Pequim, a guarnição local se negou a atirar contra o povo. Foi necessário trazer tropas de outra região, de outra etnia para fazer a repressão como foi feita. No Brasil, nosso exercito só tem manifestado escrúpulos de atirar quando solicitado a agir contra bandos organizados de bandidos que organizaram um Estado dentro do Estado Brasileiro podendo, portanto, serem chamados de estrangeiros. Até quando a nação brasileira ficará subordinada aos interesses dos armados, amados ou não? 21 opiniões
avalie fechar
Josué Baesso (2) 31/12/2009 19h44
Josué Baesso (2) 31/12/2009 19h44
Sou advogado e estou abismado ao ver o presidente da OAB se meter em todos os assuntos que não nos dizem respeito, quier seja crise no DF e crise no setor militar. Ao que parece, ele só quer aparecer. Deveria estar cuidando dos interesses dos advogados, inclusive as férias dos mesmos, que nunca saem, o projeto de lei tramita no Senado, desde 2006, e não tem a gestão do nobre "defensor dos direitos dos advogados", para resolver essa simples questão que afeta a saúde de milhares de brasileiros que trabalhão anos e anos a fio sem ter direito a descanso. Precisamos de uma OAB que dfenda nossos direitos e não de uma entidade que sirva para ser usada de acordo com a vaidade e ideologia política de seus dirigentes. 8 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1920) 31/12/2009 18h18
Rui Ruz Caputi Caputi (1920) 31/12/2009 18h18
Ótimo se vamos revisar a lei de anistia, ela terá que ser revista em seu todo. Não vale apenas uma parte.
A Dilma Genuino Zé Dirceu e Cia. deverão responder igualmente por suas atrocidades, e todoas as mortes que levam nas costas.
As indenizações milionárias aos ex terroristas terão que ser devolvidas aos cofres públicos, por que seu fato gerador é a lei da anistia,
Ou que se indenize igualmente os agentes publicos e civis que tombaram em decorrencia dos confrontos entre os terroristas e os agentes de segurança da época.
A justiiça é assim, tem sempre duas mãos, que medem o peso na dosagem certa, e uma venda nos olhos para não perceber a quem está protegendo.
9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (332)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página