Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crimes da ditadura

Ministros defendem punição de crimes de tortura da ditadura


Mais resultados: Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximos
Comentários dos leitores
Paulo Paschoal Junior (15) 04/12/2008 21h34
Paulo Paschoal Junior (15) 04/12/2008 21h34
O SECRETÁRIO DE DIREITOS HUMANOS quer promover o julgamento de possíveis torturadores por crimes que proscritos pela Lei de Anistia, ignorando o alcance e a abrangência da referida lei. Todavia, para se fazer justiça, todos os terroristas que pegaram em armas, seqüestrando, matando indistintamente pessoas indefesas e roubando, promovendo o medo e o terror, deverão ser julgados também. Cabe ressaltar que, ambos os crimes são hediondos e imprescritíveis. Não só o tribunal das Américas deve julgar tais procedimentos, mas, por que não levá-los também às Nações Unidas. Sr Vannuchi toda lei deve ser aplicada em sua totalidade para ser justa e fazer com que o cidadão acredite no judiciário, como instrumento básico de paz e justiça social. Todavia, você deseja somente a aplicação parcial da lei, beneficiando apenas a um dos grupos da questão. Isso pode trazer descrédito do cidadão brasileiro nos representantes do Estado, além de demosntrar o total despreparo do secretário dos direitos humanos para o importante cargo que exerce, pois, usa a máquina do Estado para advogar de acordo com seus próprios interesses. Cabe lembrar ainda que, todo o governo tem por obrigação cumprir as leis e promover a paz e a concórdia entre os seus cidadãos e não reabrir antigas feridas, cicatrizadas com muita dor e luta de todos, para pacificação do Brasil. Que se rasgue a Lei da Anistia e julgue a todos os criminosos indistintamente, terroristas e torturadores! Vamos ver a onde o País irá parar com isso. 8 opiniões
avalie fechar
MEIER GINZEL (8) 04/12/2008 20h34
MEIER GINZEL (8) 04/12/2008 20h34
Se algum crime cometeu as forças de repressão foi o crime de incompetência. Se tivessem agido com um mínimo de competência, hoje não teríamos os Lulas, os Dirceus, os Genoinos e as Dilmas posando de democratas e honestos. 17 opiniões
avalie fechar
Capitão Capitão (102) 02/12/2008 10h41
Capitão Capitão (102) 02/12/2008 10h41
Bem segundo esta matéria da Folha, o Ministro Vanuchi diz que:
"defende punição de torturadores para honrar biografia do presidente"
Ele também disse que:
"É importante levarmos a questão de forma mais 'impessoalizada' possível"
Dá licença. Preciso sair para vomitar!
11 opiniões
avalie fechar
Capitão Capitão (102) 25/11/2008 11h11
Capitão Capitão (102) 25/11/2008 11h11
Ao discursar no Rio por ocasião dos 98 anos da revolta da Chibata, Lula, em seu discurso mais uma vez ultrapassou os limites ao afirmar:
" precisamos aprender a transformar nossos mortos em heróis". E não satisfeito elogiou seqüestradores, terroristas, assaltantes de bancos e fábricas, citando nominalmente Carlos Marighella, afirmando que "as novas gerações precisam saber que Marighella não morreu por ser bandido, mas sim porque se opunha a ditadura militar. Morreu porque acreditava numa causa."
O Presidente não pode afirmar que seu herói lutava contra a ditadura militar.
Morreu porque na verdade o que ele e seus seguidores queriam era implantar uma ditadura do proletariado no Brasil, exatamente aos moldes da instituída por Fidel Castro Em um só ato Lula menosprezou as Forças Armadas em público.
Enalteceu os atos de seqüestros de terrorismo e de assaltos ocorridos no Brasil, tudo executado por marginais não diferentes dos que atuam hoje nas favelas.
Não seria muito para um único dia?
Este seu discurso, foi em verdade uma ofensa premeditada às Forças Armadas que pelo previsto em lei, combateram o terrorismo urbano e a guerrilha rural no País. Esta atitude foi uma verdadeira apologia a subversão da ordem. Aliás, sob o seu comando, o PT, vem a muito corrompendo este País para que seja estabelecida a nova ordem ditatorial e proletária, que valerá para muitos dos seus companheiros. Pobre Brasil. O que o LULA e o PT fazendo com a Nação Brasileira?
22 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (288) 24/11/2008 07h05
sérgio carneiro (288) 24/11/2008 07h05
A Comissão de Anistia quer relacionar as empresas que apoiaram à "ditadura militar"?

Opino: O Sr. Paulo Abrão não precisa ir muito longe para fazer esta pesquisa, basta ir ao Google e digitar "Muito além do Cidadão Kane". Um documentário produzido pela BBC que foi proibido de ser exibido no Brasil pela Rede Globo e o governo militar.

Se a Comissão de Anistia quer formar um memorial da anistia política, ótimo e acho até louvável, pois afinal faz parte da nossa historia que muito brasileiro não conhecem. Entretanto não devemos politizar as pesquisas e nem tão pouco direcioná-las.

Quais políticos se beneficiaram com o regime? Quem era quem dentro da "resistência"? Qual foram as ações dos contra-golpistas? Quem extrapolou a favor ou contra o regime?

Revelem a verdade e não quero nenhum esquerdopata "ditando" o que deve ou ser não deve ser publicado.

Quero um memorial da anistia política limpo.
10 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2009) 23/11/2008 15h08
Alcides Emanuelli (2009) 23/11/2008 15h08
Enquanto a turma do PT que esta no Poder pensa em vingança sobre os militares, e vejam bem não gosto deles queria ver eles sendo realmente uteis a Nação para fazer juz aos seus salarios, mas eles não são culpados os culpados são os incompetentes e despreparados donos da Republica os Burocratas e corruptos, como politicos do PT, Imprensa toda ela, e intelectuais que ganham dinheiro do governo para fazerem suas culturas como dizem regadas a muita porcaria ilicita.
Mas voltando, o que mesmo estava falando, é tanta coisa que me perco! mas enquanto a preocupação fica com a vingança de Tarso e Vanucci, Genoino, Zé Dirceu aos militares a violencia toma conta das Avenidas e Ruas de nossas cidades e ninguem faz nada para impedir ou é uma atitude tendenciosa e intencional para previlegiar traficantes ou é de pura incompetencia de nossos politicosm nosso judiciario e por ai vou me perdendo se um dia a gente se perdeu nos anos, foi a vez da ilusão do milagre brasileiro, nos 80 nem tanto assim, nos 90 era outra a realidade e chega os 2000 e estamos nos perdendo por ai.
Muitas dizem mas a vida esta melhor!
O interessante que achar que se eu tenho um carro alguns imoveis, que antes não tinha a vida esta melhor assim.
Isso é individualismo e egoismo, o que importa é o todo da Nação.
Sem violencia, violencia zero, sem fome tambem zero, qualidade de ensino e para todos e melhoria na Saúde.
Oportunidade de empregos para todos, fim da corrupção, e todoa rindo caminhando nas Ruas e Avenidas.
19 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1577) 23/11/2008 08h03
Luís da Velosa (1577) 23/11/2008 08h03
Lá vem a ONU com as suas gracinhas... Eu fecharia a ONU, na hora! É uma omissa! Nada fazem. Mas, também, sabem o que é: muito ladrão reunido! Um batalhão de alienados mentais, de perversos em sentido lato. 25 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1577) 23/11/2008 07h59
Luís da Velosa (1577) 23/11/2008 07h59
Ah, isso vai ser um nunca acabar. Essas empresas riquqíssimas de hoje, verdadeiras potências, foram, e muito bem, beneficiadas pelos "anos de exceção", os de ouro pintados de chumbo - cor cinza. Foi uma corrupção desenfreada, uma esbórnia, um "come lá dá para cá" que nunca se viu. Aliás, em toda ditadura a corrupção fica viçosa. Lembram-se de Peron com os nazistas? Pois é. É sempre assim. Volto a dizer: o capitalismo é uma praga desgraçada. Também, enquanto houver governo, não me perguntem o fungicida mais eficaz. Sei, sim, que "Formicida Tatu" é água, chá de mate bem geladinho com gotas de limão. Na ditadura - todos nós que a vivenciamos sabmos - foi um como-come dos pecados. Fizeram o diabo, emitiram moeda a rodo e deram para esses degredados, descendentes dos que para aqui vieram com Cabral. Gente da pior categoria! Continuam aí. Já disse, é uma praga endêmica. São eles que causam essa desgraceira toda, com a fácies mais limpa. 28 opiniões
avalie fechar
Admir Vasconcelos (1) 22/11/2008 17h02
Admir Vasconcelos (1) 22/11/2008 17h02
Tarso e Vannuchi continuam incistindo nesta balela?
Nao sei a opiniao da sociedade Brasileira sobre tal assunto porque a maioria das "otoridades" dos anos 80's para ca, sao formados por individuos que em nenhuma sociedade seria, e com valores morais RACIONAIS, os colocariam em tais Pedestais como a Imprensa Vermelha e a Falta de Educacao MORAL E CIVICA passaram a prevalecerem na formacao de Opinioes.
Como podem estar insistindo em tais temas, com tantas outras nescessidades de ORDEM e PROGRESSO nesta Nacao, tem sido Ignoradas por esta atual legiao de individuos que so tem denegrido a Imagem de Patriotismo Verdadeiro daqueles que sacrificaram em Defesa de nossa LIBERDADE e Autonomia Territorial contra Terroristas que queriam entregar a Nacao aos Dominios Ideologicos da antiga URSS? E as Verdades sobre o PASSADO CRIMINAL contra a Nacao, praticada por Individuos os quais se BENEFICIARAM da ANISTIA, e Hoje tem os COFRES da Nacao como se Fosse suas Contas Bancarias com Direitos a Cartoes de DEBITOS? Nao seria o Caso Julgar tambem OS CRIMES de Todos que Hoje Participam do Direito de ser Votados, e ate ocupam Cargos...perai... e a Ministra Chefe da casa Civil por exemplo?
Eu concordo com Jobin; e hora de tentar ao menos acertar o que e Governar e Legislar para o Bem da Nacao, e deixar para tras esta VERGONHA que se Tornou a Historia Reescrita pelas Esquerdas.
Onde foi parar a Educacao MORAL e CIVICA, e Porque? Chega ter a ONU para causar disturbios no Mundo atual.
19 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2009) 22/11/2008 12h59
Alcides Emanuelli (2009) 22/11/2008 12h59
Entender como! uma Nação que se diz Republica, mas que não tem nada a ver com um sistema, de igualdades, liberdades, e responsabilidades.
Esse sistema é feito por interesses de pessoas oportunistas que visam lucrar com o Poder.
Essa é a Republica do Nação Brasileira, com Burocracia aumentando, o dia a dia, buscando coisas no passado e esquecendo o presente para tirarem proveito ou justificarem as estruturas montadas, criadas ou inventadas para cabides de empregos, ou para ter mais um forma de implanter esse monstro que vem com o Corporativismo a Corrupção.
Enquanto Orgãos, instituições, ministérios são criados e inventados para levarem mais recursos do Estados, os Aposentados são diminuidos nos seus direitos, são roubados pelo Estado irresponsavel que todo o dia esta cada vez mais caro e mais pesado e mais inconsequente e incompetente, esse é o sistema de despostas, de tiranos, de ditadores de regimes totalitarios.
A falsa impresão da liberdade persiste em ficar, mas a verdade que vivemos na pior de todas as ditatuduras a ditadura da comunicação, onde um fala para todos e todos tem que escutar sem poder contestar ou reclamar.
A bomba da cibernetica esta atingindo a todos e vai destruindo tudo, é claro quem detem o Poder faz o que quer sem precisar perguntar se é disso que o povo precisa.
Tem o julgamento proprio dos detentores do Poder, que significa de dermos, pão, circo (dinheiro para comprarem drogas ilicitas), o povo vai sorrir e não vai nos incomodar.
10 opiniões
avalie fechar
Capitão Capitão (102) 21/11/2008 15h43
Capitão Capitão (102) 21/11/2008 15h43
CARO ROBERTO ZANETTI:
Fique a vontade. No que eu puder esclarecer, tudo bem. Espero que a turma da FOLHA não ache que estamos polarizando.
Muitas informações da época eram falhas. Algumas respostas vou buscar em meus arquivos, outras puxo pela memória que pela idade pode falhar. Algum dia ainda crio coragem de publicá-las. Realmente o PCdoB teve muito tempo para articular-se no Araguaia. Quando o Exercito lá chegou os terroristas eram conhecidos pelos colonos como "paulistas". Eram bem quistos pelos serviços prestados, pois tinham estudantes de medicina e enfermagem entre eles. Imagine médicos naquele fim de mundo a 40 anos atrás. Por isso não aceitavam que gente tão boa fosse aquilo que o Exercito estava falando e recusavam-se a colaborar passando muitas informações falsas. Isto explica o porquê se prendeu muito colono. Lembra-se que em uma das ações morreram 16 soldados em uma emboscada?
Quanto ao CCC não poderia ser de outra forma. A sociedade não aceitava violência de ambos os lados e o CCC agia com violência. Os mais jovens, mais politizados, se tivessem que vaiar vaiariam aqueles a quem eles imaginavam estar usurpando a liberdade, assim o CCC não era muito popular. Vide confronto da Maria Antonia. Quanto a peça o ocorrido foi no Ruth Escobar, a peça Roda Viva em 68 e eu estive lá. O CCC quebrou tudo.
Abs:.
6 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 21/11/2008 14h59
roberto diaz zanetti (278) 21/11/2008 14h59
em tempo
ministro da justiça não denunciou, DIGO, O MINISTRO DA SAUDE NÃO DENUNCIOU.
4 opiniões
avalie fechar
Jaime Cunha (26) 21/11/2008 14h57
Jaime Cunha (26) 21/11/2008 14h57
.......CONTINUANDO
E) - Quando o terrorista Carlos Marighella (hoje "herói" homenageado com um busto, no local onde foi morto) então à frente da ALN - grupo do qual, também fizeram parte os atuais ministros, Paulo Vannuchi, Dilma Roussef, Carlos Minc - escreveu em fins dos anos sessenta, o seu "PEQUENO MANUAL DO GUERRILHEIRO URBANO" tentava a implantação de uma ditadura marxista no Brasil. Este manual pregava, abertamente, a necessidade de atos terroristas, como ataques a: centrais elétricas, estações, escolas, hospitais, postos de saúde, hemocentros, tudo para manter o exército ocupado nas cidades e assim não ter forças para persegui-los fora dos grandes centros urbanos, onde se iniciaria a "grande revolução". Pregava também a execução sumária de todo cidadão que ousasse denunciá-los ou que desse qualquer informação, que pudesse prejudicá-los, à polícia. Mas não importava quantas vidas esse atos terroristas custassem, os "humanistas", estavam apenas fazendo o bem e lutando por um futuro melhor para o povo brasileiro.
A esquerda sempre encontra uma forma de contar a história do jeito que a favoreça. Mesmo que para isso tenha que reescrevê-la.
29 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 21/11/2008 14h18
roberto diaz zanetti (278) 21/11/2008 14h18
ahahahahahahahahahahahahaha
ATENÇAÕ O TARSO QUER PROCESSAR AGORA A LIGA DAS SENHORAS CATOLICAS, OU A LINDENBERG COM A TRADIÇÃO FAMILIA E PROPRIEDADE.
MAMÃE ME ACODE. O PT PRECISA INVENTAR A MÁQUINA DO TEMPO ASSIM ELE MONTA A HISTÓRIA CONFORME A CONVENIENCIA.
MEU ESSE MINISTRO DA JUSTIÇA, NÃO TEM O QUE FAZER, FICA INVENTANDO EXCREMENTO PARA TER COM QUE JUSTIFICAR A SUA PERMANENCIA. AFINAL O RIO ESTA TRANQUILO, SÃO PAULO NÃO TEM CHACINA OS CRIMES DE COLARINHO BRANCO ESTÃO TODOS APURADOS E JULGADOS, NÃO EXISTE PECADO DO LADO DEBAIXO DO EQUADOR. MENSALEIROS NÃO EXISTEM, CUECAS SÃO BORNAIS, ALOPRADOS TINHAM GRANA PARA UM CHURRASQUINHO E O MINISTRO DA JUSTIÇA NÃO DENUNCIOU QUE UM ORGÃO DE SEU MINISTÉRIO É CORRUPTO. MEU SENHOR SEU SERVIÇO ESTA FEITO, CASO NÃO SEJA UM DOS TERRORISTAS PAGOS PELA NAÇÃO, NÓS PROVIDENCIAREMOS UMA PENSÃOZINHA DE TROCENTOS MILHÃO PARA SEU DESCANSO. SEU TRABALHO ESTA CONCLUIDO. VAI PRA CASA TAAAAAAAAAAAAAAAARRRRRRRRRRSSSSSSSSSSSSSSSSSOOOOOOOOOOO
9 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 21/11/2008 12h50
roberto diaz zanetti (278) 21/11/2008 12h50
Prezado Capitão Capitão;
Grato pelas explicações. Com a colocação do PCdoB na história do Araguaia, sim agora recordo de leituras o caso. Mas incrivel o pessoal teve tempo de realizar muito por 9 anos sem interferencia e não conseguiu nada. Você comenta de um grande número, mas que eu lembre nas leituras não chegaram a uma centena. A vantagem seria estarem misturados entre a população e assim terroristas, guerrilheiros. Mas agora quanto ao numero do Julião, você não acredita que seriam muitos 500 mil. mesmo eles se matando. Lembra que em 70 nós eramos 70 milhões em 60 talvez uns 50 e poucos mil, para terem cooptado 500 mil camponeses era uma força significante. Agora dessas milicias nunca ouvi falar, ou seria uma referencia ao CCC, mas nos anos 60. como o caso de terem quebrado acho que o teatro de arena na peça Vida e morte Severina. Pelo que recordo O CCC não tinha muita moral pelo menos na cidade, uma pela violencia que implementou e outra por que recordavam pessoas com limitações e pró governo que não eram bem quistos aqui em Sampa. Por isso as ovações em festivais. Desculpe-me por abusar, mas é sede de curiosidade e informação. Caso esteja abusando sobre o assunto se sinta livre para limitar as informações ou mesmo interrompe-las. Mas de qualquer forma agradeço pelo que me esclareceu até aqui. Obrigado.
5 opiniões
avalie fechar
Capitão Capitão (102) 21/11/2008 12h25
Capitão Capitão (102) 21/11/2008 12h25
CARO ROBERTO ROCHA:
Você goste ou não o nosso rico dinheirinho esta sendo utilizado para homenagear os traidores da Nação. Veja o texto de hoje. Não contentes com a caça às bruxas dos militares, agora deram um jeito de ir atrás dos civis. Novamente serei repetitivo. Falar em homenagear as vitimas dos terroristas é palavrão. Os familiares das vitimas e dos militares estão à ver navios.
Em uma madrugada de 68, um grupo de "heróis" da VPR preparara uma camionete abastecida com 50 kg de dinamite. O alvo seria o QG do II Exercito no Ibirapuera. Ao adentrar na avenida que dava fundos ao QG, sob rajadas de tiros dos sentinelas a camionete desgovernada bateu em um poste. O individuo que a conduzia conseguiu fugir com o veiculo ainda em movimento. Em seguida uma violenta explosão provocou destruição e morte. Quando a fumaça e a poeira se dissiparam, foi encontrado o corpo do sargento Mario Kozel totalmente dilacerado. O atentado só não fez mais vítimas porque o carro-bomba não conseguiu penetrar no QG por ter batido no poste.
Em 2005, os deputados Elimar Máximo Damasceno e Jair Bolsonaro apresentaram um projeto de lei, na Câmara dos Deputados, que inscreve o sargento Mário Kozel Filho no Livro dos Heróis da Pátria. Este projeto continua esquecido em alguma gaveta daquela casa de representantes do povo. Dois pesos, duas medidas.
5 opiniões
avalie fechar
Capitão Capitão (102) 21/11/2008 10h39
Capitão Capitão (102) 21/11/2008 10h39
Caro Roberto Zanetti:
Desculpe. Na verdade cometi um equivoco de digitação. Quem se instalou no Araguaia foi o PCdoB. Em 1960, Maurício Grabois e João Amazonas foram expulsos do PCB, pois teimavam em priorizar a luta armada na tomada do poder. Infiltraram militantes treinados em Pequim no Araguaia que logo conquistaram a simpatia dos locais por meio de assistência social. Isso explica a adesão de tantos camponeses na luta do Araguaia.
Somente em 69, os órgãos de inteligência, tiveram indícios de atividades ilegais no Araguaia. A presença do PC do B no Araguaia ficou evidente em 72 com a prisão de um casal de militantes no Ceará que haviam fugido da região pelo fato de ter sido determinado pela Comissão Militar do FOGUERA o aborto de seu filho, no que eles não concordaram. A partir daí o pau comeu.
As ligas Camponesas do Julião foram dizimadas pelos paramilitares e grupos de fazendeiros por meios de diversas ações. Felizmente as ações das esquerdas nunca foram coordenadas. Eles sempre agiram desordenadamente levados pela arrogância e prepotência querendo se sobrepor ate mesmo sobre os seus companheiros de luta. Isto deu motivo a muitos justiçamentos condenando à morte diversos companheiros terroristas acusados de traição. A MESMA PREPOTENCIA QUE VEMOS HOJE EM DIA.
15 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 21/11/2008 07h56
roberto diaz zanetti (278) 21/11/2008 07h56
Prezado Capitão Capitão;
Agradeço os esclarecimentos, mas na época eu tinha 12 anos (63) e estava entrando na puberdade, não possuia uma consciencia politica distinta. Assim dizer que o PCB menos radical estava no Araguaia desde 62 e em 70 a onde estavam? São 8 anos de convencimento e conversa e dinheiro financiando os ignorantes da região. Você comenta em 500 mil, se isso fosse real facilemtne teria ocorrido um levante logo apos a revolução, pois deveriam estar armados em esconderijos distintos que por mais que o exercito fosse informado não poderia saber de tudo, mesmo por que o exercito apenas tomou pé da revolução após o plebiscito em fevereiro. assim um ano apenas para poder tolher todos os insurgentes. muito pouco tempo. Acreditoque muita informação sobre isso seja como as bombas químicas do Saddan, mais para satisfazer uma opinião publica que uma realidade. Por isso eu adoraria que abrissem os arquivos da revolução, pois isso estaria lá de uma forma contundente e seria oficial. e assim poderiamos compreender quem na realidade estava certo a ditadura de direita, pois essa reverte para democracia ou uma ditadura de esquerda que essa se entranha na vida e na rapadura e para soltar apenas falindo como o caso da URSS.
15 opiniões
avalie fechar
Jaime Cunha (26) 20/11/2008 09h44
Jaime Cunha (26) 20/11/2008 09h44
A DETURPAÇÃO DA HISTÓRIA - MITOS E INVERDADES.
A esquerda por vender sonhos (e cobrar caro), por autodenominar-se "humanista", e também por sua grande capacidade de marketing, tem sempre a mais singela desculpa, a justificativa mais importante, fazendo a inversão total do fato, mesmo para o mais reles, e ou mais ignóbil ato que tenha cometido.
A) - Quando Lênin mandou assassinar o Czar e sua família - incluindo todas as crianças e serviçais, jogar ácido nos corpos e enterrá-los na floresta para que nunca fossem encontrados, estava fazendo um bem à Rússia, que teria assim, apagado o passado, um futuro brilhante.
B) - Quando Stalin, Mao Tse Tung, Pol Pot,.....e seus asseclas, mataram cerca de 100 (isto mesmo, CEM) milhões de pessoas com suas revoluções, estavam apenas pensando em um futuro melhor para seus povos (àqueles que sobrevivessem é claro).
C) - Quando "o porco" Che Guevara assassinava brutalmente quem atravessasse seu caminho, estava apenas libertando o povo latino-americano do jugo do capitalismo.
D) - Quando Fidel Castro - a apenas quatro anos - mandou fuzilar sumariamente um grupo de cubanos, que roubaram um pequeno barco para fugir do "paraíso" que é Cuba, estava apenas defendendo a Pátria contra "uzamericano". (continua)....
43 opiniões
avalie fechar
Capitão Capitão (102) 19/11/2008 18h30
Capitão Capitão (102) 19/11/2008 18h30
Caro Roberto Zanetti:
Existiam diferenças do ponto de vista pragramático entre o PCB e as Ligas Camponesas. Enquanto o PCB defendia uma reforma agrária passível de ser implementada nas chamadas "reformas de base" de Jango, Julião defendia a utilização de métodos de guerra civil no campo para impor o fim do latifúndio. Prestes percebeu a força das Ligas e tentou convencer Julião a unir forças, mas ele não aceitou a proposta.
Estava convencido da possibilidade de uma revolução socialista, tendo por base inicial a luta armada, a partir do campo, tal como tinha se passado em Cuba. Julião estava muito ligado a Fidel.
Para você ter uma idéia, consta que em 63 as Ligas Camponesas atingiam em média 20 Estados.
A atuação maior era no Nordeste. A direita se organizou com grupos paramilitares para confrontar as Ligas que avançavam com cerca de 500mil homens segundo informes.
Haviam campos de treinamento montados clandestinamente, pelos militares que já conspiravam contra Goulart.
Paralelamente você deve lembrar que o PCB já estava desde 62 na região do Araguaia com seus grupos treinados na China.
Quer dizer com toda esta bagunça, se os militares não tomassem o poder o que seria deste Pais?
16 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (292)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página