Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Defesa

Brasil prepara novo Plano Nacional de Defesa


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
Luiz Antonio (46) 21/01/2010 12h15
Luiz Antonio (46) 21/01/2010 12h15
Conta outra colunista, "jobim o durão", só faltava essa. Esse Jobim, trapaceiro da constituição, está tentando ser vice de alguém para chegar lá sem voto. Não vai a lugar algum... 7 opiniões
avalie fechar
Carlos Augusto (6) 21/01/2010 11h58
Carlos Augusto (6) 21/01/2010 11h58
Acredito que a decisão deva ser estratégica! Tanto do ponto de vista técnico que é o que deve ter maior peso como a decisão estratégica comercial pelo fato do Brasil não ter que perder mais uma vez com atraso tecnológico e geração de empregos internos tendo que exportar nossos "Crânios", os militares não governam o pais! mas devem ser respeitados pois compreendem a estratégia Militar, já os Diplomatas e negocia dores brasileiros tem que ser preparados para tomarem a decisão mais correta em benefico do Pais 1 opinião
avalie fechar
EDUARDO CASSANO (2) 20/01/2010 05h49
EDUARDO CASSANO (2) 20/01/2010 05h49
Em tempo: o que até agora o Jobim e ninguém informou é qual aeronave se encaixa melhor nas necessidades de nossa defesa aérea estratégica, em outras palavras: nao se pode imaginar mais combates aéreos de metralhadora, assim, qual aeronave possui o melhor sistema de armas e autonomia de vôo que se adequa às nossas necessidades? Creio só preço nao é o parâmetro determinante, pois pode ser barato e o míssil nao estar operacional ou a aeronave ter pouca autonomia (lembrar o tamanho do Brasil e dos países europeus), em suma, nao estamos indo à feira comprar bananas e sim coisas que vao defender nosso patrimonio; também pode ser caro e nada disso estar bom para nós; que tal, Sra. Jornalista, informar à opiniao pública os detalhes, já que vamos pagar e, em última análise, vamos ser defendidos por eles? Deixa o Jobim para lá,pois ele é de uma espécie de brasileiros que pouco se importam com seu país. Um abraço. 4 opiniões
avalie fechar
antonio guerra (56) 18/01/2010 08h53
antonio guerra (56) 18/01/2010 08h53
Dois aviões Rafale caíram no mar Mediterrâneo enquanto faziam testes. Um dos pilotos conseguiu ejetar. Continuam as buscas pelo outro piloto.
Os dois pilotos eram muito experientes, e faziam testes de armamento. Em dezembro de 2007, outro Rafale caiu, em Corrèze, no Centro da França, logo após ter decolado. Neste acidente, o piloto morreu instantaneamente. Depois desse acidente, várias concorrências internacionais foram perdidas para a Boeing.
Até hoje, a França não conseguiu exportar um Rafale sequer.
Será que os técnicos da Aeronáutica estão errados? Será que, só para satisfazer a megalomania do presidente Lula, compraremos o avião MAIS CARO, com menos opcionais e menos seguro?
Para que, então, manter técnicos na Aeronáutica?
Vamos por Lula, Dilma, Genoíno, Zé Dirceu, todos para voar nestes aviões, pois nossos pilotos não têm nada a ver com essa mania de grandeza petista.
14 opiniões
avalie fechar
Alexandre Prodóssimo Sohn (8) 17/01/2010 22h49
Alexandre Prodóssimo Sohn (8) 17/01/2010 22h49
Existe uma confusão com relação as profissões, habilidades e competências no Brasil. E no caso do governo do país é pior ainda. Se a aeronáutica disse que o melhor para o Brasil é determinado caça, é aquele e pronto. Eles dão a palavra final, eles compram! São os profissionais da aeronáutica que estudaram pra valer, que sabem o que estão falando. Com relação ao nosso presidente eu me nego a fazer declarações. Veja um exemplo simples: Edson Lobão, é um advogado por formação que resolveu trabalhar como jornalista e hoje é ministro de Minas e Energia. Aposto que ele não sabe nem instalar uma tomada! Cada um no seu lugar, com suas habilidades e competências sendo úteis no lugar certo. 4 opiniões
avalie fechar
EDUARDO CASSANO (2) 16/01/2010 12h23
EDUARDO CASSANO (2) 16/01/2010 12h23
Prezada Jornalista. Antes de mais nada, aviso que este email está sendo enviado da Espanha, com teclado sem o "til", por isso, nao repare na falta desse recurso ortográfico.
Creio que sua análise sobre a atuaçao do Jobim tem coerência e é razoável, porém, penso que deveria também abordar outro aspecto da grosseria do Ministro da Defesa, que é a capacidade de dar opinioes sobre o que nada ou muito pouco sabe. Na crise aérea, por exemplo, disse que iria resolver a situaçao aumentando a distância entre poltronas nos avioes. Depois, disse que tomaria uma série de medidas na área de controle aéreo, inclusive na Infraero e, até agora, nada foi feito ou noticiado. Nos acidentes aéreos da TAM e AirFrance também nada mais fez do que aparecer e dar entrevistas; agoora, com o caça, demonstra com toda clareza que nao entende absolutamente nada do assunto e nao faz questao de saber. É um mar de conhecimento com a profundidade de um pires. Um abraço.
15 opiniões
avalie fechar
antonio guerra (56) 16/01/2010 09h19
antonio guerra (56) 16/01/2010 09h19
sr. adalberto rodrigues da silva rodrigues,
não entendo o motivo pelo qual o senhor pensa, assim como todos os que são favoráveis a Lulla, que quem é desfavorável a elle é a favor de FHC.
Acho que todo petista, no fundo, ama FHC pois não o esquece...
Ninguém aqui confunde parecer técnico com decisão. Sabemos que a decisão pode ser contrária ao parecer técnico. Porém, mesmo que técnicos da Aeronáutica tenham recomendado outro modelo, nosso presidente comprou o modelo mais desprovido de opcionais, mais obsoleto, simplesmente porque é o MAIS CARO.
A megalomania do presidente é visível.
Você diz que a oposição só critica Lulla. E o que é que Lulla fez nestes anos todos, em que passou ocioso? Não trabalhou, não estudou, só cricitou o governo da época.
Se não estudou, foi porque não quis. O ensino era gratuito e com qualidade superior ao que temos hoje.
Se Dilma perder a eleição, Lula vai voltar a fazer o que sempre fez: criticar.
Lula era contra o Plano Real. Mas não fez nenhum plano econômico.
Lula era contra o bolsa-família. Mas o carro-chefe de sua propaganda política, o fome zero, não saiu do papel, e ele manteve o programa de FHC.
Críticas, venham do PT ou de qualquer partido político, são úteis. Necessárias.
E me desculpe, mas represálias é o ponto forte do PT. Olhe o decreto que seu presidente assinou SEM LER, que prevê a volta da Censura, ameaçando com o cancelamento das concessões de quem se opuser ao governo...
Deixe o partido de lado e opine como cidadão.
7 opiniões
avalie fechar
Edgar Silva (56) 15/01/2010 18h09
Edgar Silva (56) 15/01/2010 18h09
O problema é de megalomania , o Lula acha que pode tudo . Pode até por uma pededista como petista. Ele só se preocupa com os fins , os meios não contam.Além do mais o governo suíço não paga comissões. 4 opiniões
avalie fechar
Raf Souza (176) 15/01/2010 15h44
Raf Souza (176) 15/01/2010 15h44
Eliane, queria contratar um jornalista de aluguel para falar mal da minha sogra. Quanto você cobra? 7 opiniões
avalie fechar
GARIBALDI PEREIRA (6) 14/01/2010 23h01
GARIBALDI PEREIRA (6) 14/01/2010 23h01
Canta, canta, Cantanhede, mas sossega; teu emprego está garantido. És a maior garotapropaganda do Lula. Quanto mais o criticas, mais sua popularidade aumenta. Continue divulgando o governo petista. Você não é única a fazer isto, vá com jeito. Cuidado que a oposição pode reclamar. 7 opiniões
avalie fechar
Suely Aparecida Naime (91) 14/01/2010 18h05
Suely Aparecida Naime (91) 14/01/2010 18h05
Eliane tem razão,justo agora Jobim não pode errar!Ele não deve errar com o povo Brasileiro que vai pagar a extraordinária conta que Lula lingua de trapo quer pq quer fazer a sociedade inteira e mais os militares que sabem do que falam de idiotas e infelizes: "Somos nós que pagaremos a conta da imensa comissão que todos levarão" na compra do "Dólar Furado!" Quem se recorda de Giuliano Gema nos filmes de Cawboys? Se o nosso mais ilustre ministro e mais iluminado se deixar levar pelos sacanas deste governo que acham que estamos na déc 50/60 onde a maioria não entendia de política e mto menos de economia e seus 10% de comissão,então podemos somente esperar o terremoto que cairá sobre nossas cabeças assim que Lula sair do trono!Exatamente por isso precisamos ficar mais ainda atentos pq a desgraça do Haiti é a felicidade do Lula:os olhos estão voltados para a dor alheia e ninguém irá prestar atenção para a escolha que Lula fizer.Em relação a encher os bolsos nunca neste país um partido tirou tanto proveito como nestes sete anos.A Plebe conseguiu chegar aos céus e os portões se abriram com coro de trombetas douradas anunciando suas glórias!E nós vamos chorar e mto ao abrirmos a caixa preta e recebermos nossas heranças!Os aloprados ex-terrorista Vannuchi,Tarso Genro e Franklin Martins vieram com decreto para censurar a imprensa,extinguir o direito de propriedade e revanchismo contra os militares para exatamente cometer a fraude na compra dos jatos franceses!Calando podem ganhar 10%! 7 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Vieira de Morais (202) 14/01/2010 17h01
Rodrigo Vieira de Morais (202) 14/01/2010 17h01
Lei da Licitações, mal necessário!
O Governo compra barato o pior de tudo, por causa da tal lei, é o pior papel para impressora, a pior impressora, o pior computador, as piores cadeiras, a pior tinta para pintar paredes, a pior gasolina, os piores carros, a pior manutenção dos carros, o pior óleo para carros, etc...
É o pior Serviço Público do Mundo.
5 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1585) 13/01/2010 23h07
Luís da Velosa (1585) 13/01/2010 23h07
O ministro Jobim é um gaúcho que gosta de baldoar, no sentido mais démodé. Mas, duvido que vocifere com os estrelados... "O boi sabe onde arromba a cerca". 4 opiniões
avalie fechar
marcos sousa (4) 13/01/2010 17h14
marcos sousa (4) 13/01/2010 17h14
Não concordo com a Eliane. Ao contrário dela, acho Jobim (e todos os outros ministros) medrosos e submissos. No recente episódio dos caças, por exemplo, quem deu opinião contrária a do governo, foi a Aeronáutica, porque entendem do que falam. Jobim tentou fazer com que a Aeronáutica mudasse seu relatório para agradar o chefe. 11 opiniões
avalie fechar
Gente, o pessoal dentre os 6% (viúvas FHC) q não apoia Lula está tipo carrapeta zarolha: c/suas opiniões infundadas, inúteis e, até jocosas, demonstra nada entender do q seja parecer técnico (pensa q é decisão), nem o q é política de assunto estratégico, cuja decisão cabe ao mandatário maior da nação, no caso, o LULA. Gente, este espaço é importante, porisso procure ocupá-lo com opiniões construtivas e racionais. Só bla-bla-bla não leva a nada! Poupem os 84% q apoiam LULA! Chega de bobagens! Procurem ser, pelo menos, um pouco mais criativo. Não atrapalhem. Colaborem, p/amor de Deus. Chega da atrapalhação sem tamanho que a oposição vem ocasionando ao governo atual, pois, só criticam, criticam, sem oferecer qualquer opinião construtiva, visando colaborar com o acerto de desvios nos pontos discordantes, em vez de ameaçar c/represálias, como a obstrução de projetos de alto interesse social, atitude q está na mira negativa da maioria dos brasileiros (84%) e q só servem para diminuir, ainda mais, o percentual (6%) daqueles contrários ao melhor presidente do Brasil de todos os tempos: LULA!!! 44 opiniões
avalie fechar
Elza Miranda Cardoso (290) 12/01/2010 21h15
Elza Miranda Cardoso (290) 12/01/2010 21h15
Seu Adalberto Rodrigues da Silva Rodrigues
"Questáo Estratégica" seria O U-S-O DOS AVIÓES, E NÁO A SUA COMPRA.
LEI É LEI E EXISTE PARA "DOSAR" OS EXAGEROS DE PODER.
Compra é regida por Lei . E, estya Lei , foi feita há centenas de anos... Para as "COMPRAS PÚBLICAS COM "$" NOSSO...
Náo depende da "vontade" de um grupinho ou de uma só pessoa, seja ela Presidente, ou náo.
Aliás, a LEI DE LICITAÇÓES, FOI FEITA PARA ISSO MESMO. EVITAR ABUSOS DE EXERC ÍCIO DE PODER.
Nosso problema é que nós, os brasileiros, somos resquício de Império... Onde o rei mandava e todos baixavam a crista. Mas, me parece que stes , que hoje estáo aí, diziam que "LUTARAM PELO ESTADO DE DIREITO"...
Agora náo querm mais , é???
Gozado...
17 opiniões
avalie fechar
Elza Miranda Cardoso (290) 12/01/2010 21h09
Elza Miranda Cardoso (290) 12/01/2010 21h09
SENHOR RICARDO FERREIRA, "política de Estado deve ser decidida pelo chefe de Estado". O senhor estgaria certo se, LICITAÇÁO PÚBLICA, ou seja, Processo Jurídico para aquisiçáo de bens públicos NÁO FOSSEM REGIDOS PELA CONSTITUIÇÁO FEDERAL E PELA LEI.
A Lei, mesmo estas "feitas" por um Congresso que deveria se escrever com "c" minúsculo, SERVEM PARA LIMITAR OS EXAGEROS DE PODER E DE GASTOS COM "$" ´público.
Estado de Direito serve para CRIAR UM "TRILHO" POR ONDE DEVE ANDAR O TREM DO PODER.
Se o Trem sai dos trilhos, ACACOU-SE O ESTADO DE DIREITO E A DEMOCRACIA.
Aí, começa a TIRANIA, O AUTORITARISMO, e o povo, continua a APLAUDIR OS DÉSPOTAS, MESMO SEM PERCEBER QUE OS "BONZINHOS" NÁO PASSAM DE DÉSPOTAS DISFARÇADOS E, náo o percebem porque náo tem cultura, QUE É TUDO O QUE OS GOVERNOS (PERCEBA QUE ESTOU USANDO O PLURAL= "GOVERNOS") NÁO QUEREM PARA O POVO. CULTURA E CONHECIMENTO, NÁO DEIXAM A IGNORÂNCIA PREDOMINAR ...
9 opiniões
avalie fechar
Álvaro Sarmento (13) 12/01/2010 20h23
Álvaro Sarmento (13) 12/01/2010 20h23
Caro Senhor Sérgio Haroldo Ribeiro
De fato o Rafale voa mas não apresenta resultados positivos pois se o fizesse era um sucesso de exportação o que não o é. Muito pelo contrário é um fracasso retumbante e só será comprado pelo Brasil porque Sarkozi afagou o ego de Lula que é um megalomaníaco. Uma aeronave de combate para ser comprovadamente eficaz deve ser OBRIGATORIAMENTE TESTADA EM COMBATE, neste caso somente as versões anteriores do F-18 foram testadas e aprovadas em combate. A França enviou alguns Rafale para o Afeganistão a fim de contribuir na guerra contra o talebã mas tenho certeza que jogar bombas inteligentes em cima de criadores de cabras não deve fazer com que um caça seja considerado como testado em combate.
2 opiniões
avalie fechar
José Alberto (353) 12/01/2010 14h39
José Alberto (353) 12/01/2010 14h39
SABE PSDB JOBIM ESTÁ AI MEIO JOGADO, NÃO ESTÁ NA MIRA DE NINGUEM FAZ UM BOM TRABALHO NÃO TENDO COM ELE JULGO NENHUM, MANDA EMBORA QUEM TEM QUE MANDAR , CASUISMO OU NÃO EIS AI UM VICE PERFEITO..... sem opinião
avalie fechar
A FAB não tem porq pensar q sai desmoralizada face não ter sido aceito o s/parecer técnico, q muitos, erradamente, querem dar o caráter de "decisão", numa questão fundamentalmente estratégica, em q a decisão final cabe ao mandatário maior da nação. Quem pensar que o assunto deve ser definido fora desse contexto, precisa antes apoiar-se em conhecimentos q envolvem matérias de alto nível, como aquelas q regem assuntos estratégicos, sob pena de s/manifestações virem a receber diploma de burro.
Ressalte-se, no entanto, que os Rafales são caros, mas governo está negociando a redução de s/preço, o q acredito venhamos a ter sucesso devido, face a altíssima capacidade de negociação do pres. Lula, pois, poderá contar, na compra dos Rafales, com a tranferência de tecnologia de um modelo bem próximo dos F-18, de cuja tecnologia os ianques jamais abririam mão, o q também, ocorreria com os gripens, cuja transferência de tecnologia logo seria impedida pelos USA, porquanto o modelo sueco, além de ser bastante limitado, usa equipamentos essenciais, como o motor, importados dos americanos.
Finalizando, em assuntos estratégicos e similares, cabe ao órgão especialista no no assunto, (n/caso, a FAB), emitir o seu parecer técnico (e não decidir, como muitos pensam) e entregá-lo à autoridade ou órgão q lhe subordina, p/efeito de apreciação, sugerindo este escalão a necessidade de corrigir algum desvio (e não decidir), encaminhando-o, após, ao mandatário máximo, este, sim, q decidirá
17 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (241)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página