Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Defesa da Amazônia

O secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, disse que vai propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a participação das Forças Armadas na defesa dos parques nacionais e das reservas indígenas e extrativistas da Amazônia.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
M Mig (2297) 02/07/2009 18h05
M Mig (2297) 02/07/2009 18h05
Caro Paulo Cezar,
O povoamento da Amazônia não evita a bio pirataria, imagine um sujeito, que invadiu um pedaço de terra junto com outros, construiu a sua roça, vai a cidade mais próxima com alguma freqüência... não tem dinheiro, aí... chega um representante de uma industria estrangeira dizendo que quer contratar pessoal para um projeto de "levantamento" de espécies da região. Você acha que o esse individuo vai recusar a oferta?? Claro que não, muitas vezes ele nem sabe que está sendo usado. É assim que a bio pirataria chega a Amazônia.
A Amazonlinks, uma ONG com sede em Rio Branco, faz um trabalho de levar informação a população da Amazônia para tentar quebrar a relação empresas estrangeiras - população amazônica, inibindo assim a bio pirataria.
Voltando ao assunto, o que o governo federal quer e dar um pedaço de terra para os grileiros, legalizando assim a grilagem de áreas protegidas...... quando lula se desculpou alegando estar sofrendo pressão dso ruralistas para sancionar a MP ele já assinou o conhecimento dos malefícios da MP (foi assim como um "desculpa ai gente, mas eu vou cometer mais esse erro").
Outro ponto é possibilidade de venda das terras. Como isso vai beneficiar a Amazônia?? Isso só beneficia latifundiários
Lembrando: "Ruralistas pressionam Lula por MP que regulariza terras na Amazônia".
5 opiniões
avalie fechar
paulo cezar (323) 02/07/2009 14h28
paulo cezar (323) 02/07/2009 14h28
Mig, "?? Falta de povoamento leva a pirataria?? Quem você acha que levou os bio piratas ao seu objetivo??
A riqueza da Amazôniza é usada por muitos que nem mesmo sabem disso, não só por um invasor que monta sua casa e devasta o quanto quer para seu uso. Para estes é só um pedaço de chão... Agora se o sr não consegue enxergar isso... paciência"... Quem levou os piratas ao seu objetivo foi um morador solitário que não tem como aproveitar o recurso em si para gerar renda, então ignorantemente vende por esmolas as informações que não pode aproveitar. O povoamento da amazônia ajudaria a diminuir a pirataria pois possibilitaria a exploração do recurso biológico aqui, sem a sua "venda" para estrangeiros. Essa afirmação se baseia no principio de que o povoamento trará , além de pessoas em si, organizações , como faculdades, universidades, associações, cooperativas todas elas excepcionais empreendedores da exploração desse tipo de recurso. Exploração sustentável.
5 opiniões
avalie fechar
paulo cezar (323) 02/07/2009 14h22
paulo cezar (323) 02/07/2009 14h22
Mig, ""A AMAZONIA É NOSSA " você quer dizer que a Amazônia é de meia dúzia.... e não da população Brasileira, seus discursos destoam da sua opinião.
Se quiser fazer coro com o Ricardo e com o Ale... você é quem sabe, depois não reclame.".... A amazônia não é de meia dúzia, ela "esta" sendo aproveitada por meia dúzia. Por que ? Porque é "despovoada", e as pessoas não conseguem usufruir de suas riquezas. A amazônia , apesar de "estar" com meia dúzia, " é " nossa, e para efetivarmos essa "posse" temos que "povoa-la".....
11 opiniões
avalie fechar
M Mig (2297) 02/07/2009 10h32
M Mig (2297) 02/07/2009 10h32
?? Falta de povoamento leva a pirataria?? Quem você acha que levou os bio piratas ao seu objetivo??
A riqueza da Amazôniza é usada por muitos que nem mesmo sabem disso, não só por um invasor que monta sua casa e devasta o quanto quer para seu uso. Para estes é só um pedaço de chão... Agora se o sr não consegue enxergar isso... paciência
15 opiniões
avalie fechar
Marcelo Almeida (45) 01/07/2009 19h43
Marcelo Almeida (45) 01/07/2009 19h43
Fico aqui pensando comigo mesmo por que o Estado do Pará, com tantos recursos e potencial consegue ser tão complicado e desfilar nos noticiarios com tanta noticia ruim. A adolescente estuprada com apoio da polícia no proprio recinto que a deveria proteger; a morte da freira; falsificação deslavada de documentos; desmatamento ilegal desenfreado; corrupção policial acima da média nacional; violencia e invasões no campo sem que o poder público mova uma palha... misericórdia!!! É muito atrazo até para os padrões brasileiros. Será que se trata de incompetencia da classe política acima da média também? O tamanho do Estado? Por que não surge ninguém para liderar o processo de libertar o Estado do Tapajós desse peso morto atrazado? sem opinião
avalie fechar
M Mig (2297) 01/07/2009 18h30
M Mig (2297) 01/07/2009 18h30
"A AMAZONIA É NOSSA " você quer dizer que a Amazônia é de meia dúzia.... e não da população Brasileira, seus discursos destoam da sua opinião.
Se quiser fazer coro com o Ricardo e com o Ale... você é quem sabe, depois não reclame.
1 opinião
avalie fechar
paulo cezar (323) 01/07/2009 17h53
paulo cezar (323) 01/07/2009 17h53
Apenas acrescentando que o percentual de "área de preservação" em propriedades rurais na amazônia é de 80 %.
O que tem que ser feito é delimitar o que se vai preservar em parques ecológicos e o que vai ser utilizado economicamente de forma sustentável. E isso deve ser feito com base nos recursos minerais, hidricos, biologicos e de produtividade das terras, além de questões indigenas. O que não podemos é deixar os recursos lá esperando para serem explorados por outras nações qdo no futuro "não houver mais opções".....
3 opiniões
avalie fechar
paulo cezar (323) 01/07/2009 17h44
paulo cezar (323) 01/07/2009 17h44
Sr. MIG,
Primeiro: É necessário povoar a amazônia para termos os beneficios sim, em primeiro lugar pq os maiores beneficiados devem ser as pessoas que moram e trabalham lá, e não "nós".
Segundo: A riqueza a que me refiro não se restringe ao potencial da biodiversidade, potencial esse altamente desperdiçado, ou aproveitado por piratas biológicos estrangeiros justamente pela falta de povoamento. Me refiro tb aos recursos minerais e hídricos > hidroelétricas, petróleo, bauxita, ouro, diamantes, ferro, entre outros tantos minerais que ainda nem foram prospectados......A exploração desses recursos e um maior povoamento não significam desmatamento absurdo, afinal 47% são parques de conservação.
Terceiro: O povoamento por parte dos grileiros foi predatório justamente pq era ilegal e eles não podiam ser responsabilizados facilmente. Com a legalização há uma tendência de melhoria.
Quarto : Que lugares ? já há tanta gente implorando por terra e tantos outros em terras áridas e secas....
Quinto: A amzônia tem milhões de quilometros quadrados de área. É inocência acreditar no discurso "tendencioso e lobista" de que todo o solo amazônica é impróprio para a produção agricola. E uma vez regularizadas não acredito que as pessoas abandonarão suas terras. É necessário porém um controle mais efetivo das terras a partir dessa medida.
Nenhum dos seus argumentos justifica o não povoamento da amazônia, precisamos daquelas terras , e se não a usarmos elas serão reinvidicadas no futuro .....
4 opiniões
avalie fechar
M Mig (2297) 01/07/2009 12h55
M Mig (2297) 01/07/2009 12h55
Caro Paulo Cezar, desculpe pela minha truculência.
Primeiro: Não é necessário povoar a Amazônia para termos os benefícios de seus recursos
Segundo: Essa riqueza da Amazônia já é usada, através das pesquisas e desenvolvimento de produtos das plantas que lá existem, da conservação de espécies endêmicas (animais e plantas) e da participação da mata amazônica na qualidade do ar que respiramos e da temperatura global.
Terceiro: O povoamento da Amazônia de forma predatória como efetuado pelos grileiros, destrói a quase totalidade dos recursos sem utiliza-los (é apenas um pedaço de chão para eles)
Quarto: Existem outros lugares onde esses grileiros poderiam ser alocados sem prejuízos maiores ao meio ambiente, porém é mais fácil para o governo deixa-los onde estão.
Quinto: Quando o solo já estiver empobrecido, esses grileiros vão procurar outras áreas para tomar posse e agregar a sua "propriedade"... e o sr sabe de onde sairá essa área extra?? Da parte ainda preservada da floresta (lula abriu o precedente que motiva a invasão de mais território da floresta).
Sexto: Da Amazônia não protegida, só entre fevereiro e abril de 2009, foram devastados 197 km quadrados, essa área é pequena?? Não, para um só mês ela revela uma velocidade assustadora do desmatamento ... e que graças a MP tende a aumentar.
6 opiniões
avalie fechar
paulo cezar (323) 01/07/2009 11h45
paulo cezar (323) 01/07/2009 11h45
Sr. Mig, vulgo "mirrage paraguaio", Defendo a amazônia sua posse e soberania pelo Brasil desde que me entendo por gente. Lembro de episódios nefastos,como o escândalo do SIVAM, que escolheu radares inferiores e mais caros por pressão dos americanos, Juruá, reserva de petróleo no Acre não explorada por causa de um punhado de indios,a própria luta para construir o gasoduto urucu-manaus, etc. Lhe pergunto, sr. Mig, preservar as riquezas PARA QUEM? As riquezas devem ser EXPLORADAS por quem é de direito, nós brasileiros.E preservá-las só vai garantir que no futuro as contestações sobre a soberania da região sejam ainda maiores. Não estou falando de exploração como sinônimo de destruição, e sim exploração sustentável, e ja dei exemplo mostrando que isto é possível.Sobre os grileiros, agora regularizados, são como os primeiros colonizadores Portugueses e não como um cidadão entrando em um banco. São desbravadores, que apenas se submeterão a fiscalização a partir da regularização, e é isto que o gov acertadamente faz. Concluo que não eu, mas o sr. apenas é contrário a estes argumentos porque é o Lula que esta fazendo. Se não fosse assim não ignoraria tão veementemente meus argumentos, usando uma argumentação circunstacial e desprovida de fatos. Vejo assim que é inútil discutir com sr., certamente mais um que nutre ódio irracional ao PT,e que será invariavelmente contra tudo o que o gov fizer. Aposto que se fosse o Serra a propor a medida, o sr estaria defendendo.A AMAZONIA É NOSSA ! 7 opiniões
avalie fechar
M Mig (2297) 30/06/2009 21h24
M Mig (2297) 30/06/2009 21h24
Paulo Cezar
Sem dúvida que a Amazônia é um território cheio de riquezas, E JUSTAMENTE POR ESSE MOTIVO DEVE SER PRESERVADA, ELA É ÚNICA!! e isso não significa que deva ser devastada em atividades absolutamente predatórias... transformada em pasto de grileiro. Alias, o que lula fez foi legalizar a grilagem.
Seguindo o seu raciocínio "curto", eu teria todo o direito de entrar em qualquer banco e exigir quanto dinheiro eu estivesse afim de colocar nos bolsos... ou qualquer um que precise de moradia poderia entrar na sua casa e tomar posse.
Sacrificar uma reserva única só para exercitar a demagogia e hipocrisia gritante de lula e de seus asseclas é demais, se ele tem interesse em assentar pessoas por que a permissão de venda das terras??? Alem do mais nas outras regiões do Brasil tem terras, por que ele não assenta ninguém nessas regiões????? Eu mesmo respondo, daria trabalho e a exemplo de outras medidas de lula, ele faz o mais fácil e não o que exige esforço se esquecendo totalmente de critérios racionais (um exemplo é o sistema de cotas).
Sacrificar a Amazônia pé um erro absolutamente irracional e não se vê qualquer argumento que justifique essa medida (lula tanto sabe que está errado que usou como desculpa para assinar a MP uma estória que estava sofrendo pressão para tal aval).
Por que será que eu tenho certeza que você não teria esse discurso repetitivo se lula não tivesse pensado em destruir a Amazônia?
Quando vocês vão abrir os olhos??
7 opiniões
avalie fechar
paulo cezar (323) 30/06/2009 12h16
paulo cezar (323) 30/06/2009 12h16
Sr. Carlinhos arxegalego, Se o país das bananas não tem responsabilidade para administrar a amazônia, quem teria ? Os eficientes americanos, que esgotarão suas reservas de petroleo em 5 anos e mataram e desmataram quase 100 % da fauna e flora de seu país ? Os elegantes Europeus que transformaram sua vida selvagem em campos intermináveis de transgênicos ? Ou os ricos chineses que não sentem um pingo de culpa em queimar bilhões de toneladas de carvão para gerar energia ? ...... A Amazônia e seus recursos é nossa ! Não tenho dúvidas que qualquer contestação em relação a isso só geraria uma coisa : "GUERRA". 5 opiniões
avalie fechar
paulo cezar (323) 30/06/2009 12h08
paulo cezar (323) 30/06/2009 12h08
Sr. Mig, Povoar sim ! A Amazônia é um território gigantesco e cheio de riquezas ! E essas riquezas devem ser utilizadas para melhorar a vida das pessoas , hoje , e não serem "guardadas para uso futuro", pois não se engane meu amigo, se nós não explorarmos hoje, algum dia alguém vai explorar, e ai, o leite estará derramado ! É inaceitável criar um parque de preservação único que abranja toda a "amazônia", se trata de um território vasto que não pode ser "desperdiçado" dessa maneira ! Volto a afirmar , existem meios de explorar de modo sustentável, Urucu é um exemplo que deveria ser seguido em vários outros locais ! A amazônia é a parte da nação com menor densidade demográfica, a prioridade de povoação deve ser lá ! Repito : " se nós não explorarmos hoje, algum dia alguém vai explorar, e ai, o leite estará derramado !" ...Não é impossivel explorar os recursos preservando a natureza ! 1 opinião
avalie fechar
Bolinha da Lulu (794) 29/06/2009 23h35
Bolinha da Lulu (794) 29/06/2009 23h35
Manchete:
"Lula confirma saída do ministro Mangabeira Unger do governo"
Realmente essa notícia é a maior bandeira que um ser humano poderia ter dado.
O Cara primeiro recrimina publicamente o Lulla pelo caso do mensalão e o classifica como o pior presidente do Brasil. Depois com o 2º mandato mostrando uma popularidade significativa, se ajoelha na frente da sua Magestade o prizidenti e pede um carguinho de ministro, tendo usado o vice para fazer o pedido. Depois de ter ficado 2 anos afrente de um pseudo ministério e nada fazer além de ter conseguido a demissão da Marina Silva, como iria perder a boquinha de 37 anos de serviços em Havard, desiste do seu país para ir cuidar de seus interesses. E este senhor deseja ser presidente do Brasil!!!!
Para que ter tanto trabalho e não fazer nada. Poderia trer continuado com sua coluna na Folha metendo o pau no governo, que nós muitoprovavelmente manteriamos a ilusão de que se tratava de um genio e que poderia solucionar os problemas nacionais, ao invês disso resolver aparecer pra definir a real dimensão de sua personalidade e capacidade de objetiva. Mas as más linguas dizem que ele retornou porque o sotaque nordestino estava voltando e ele estava perdendo o charme de falar arrastando o rrrrrr.
sem opinião
avalie fechar
M Mig (2297) 29/06/2009 22h40
M Mig (2297) 29/06/2009 22h40
paulo cezar
Povoar?? O Brasil tem muito espaço para povoar e a Amazônia é uma reserva única... o sr acha que ela deve ser esgotada para depois "chorarmos as pitangas" ?? NEGATIVO! Esse comportamento predatório é responsável pelo desequilibrio ambiental no Brasil e no mundo!
6 opiniões
avalie fechar
Leonardo Ambrozi (2) 29/06/2009 16h05
Leonardo Ambrozi (2) 29/06/2009 16h05
Alguém aqui criticou a MP por proporcionar entrega do patrimônio público aos particulares. Então eu pergunto!! Como assim público?? dos brasileiros!? minha e sua?? e ainda tem ingênuo que acredita nisso.. se aquelas terras são públicas, minhas é que não são.. terras eu só tenho debaixo das unhas depois q jogo bola.. e não faço questão de tê-las.. dá muito trabalho.. estes ingênuos são os mesmos que acreditam que "O PETRÓLEO É NOSSO!". Nosso de quem? meu que não é.. o petróleo só é meu depois que pagoR$ 2,85 na bomba.. então ninguém merece mais aquelas terras do que as pessoas que estão em cima delas, vivendo e trabalhando.. estes, ainda que "grileiros" (que eu prefiro chamar de posseiros) merecem aquelas terras mais que os ambientalistas dos quiosques de Copacabana.. o que estes críticos não sabem é que a grande maioria das pessoas que estão sobre estas terras são pessoas de boa-fé.. não sabem também que dentro destas terras públicas existem muitas cidades.. exemplo disto é Darcinópolis/TO (que conheço como a palma da minha mão).. lá existem igrejas, escolas, hospitais, bancos, correios, prefeitura, tudo dentro de terras da União.. seria o padre grileiro???? A cidade e as pessoas já estavam lá antes do GETAT chegar lá, com soldados e fuzis, dizendo que "agora as terras são da União".. a MP é boa! O padre de Darcinópolis agradece!! Terras não devem ficar no poder do Estado!! É o que diz o art. 10 do Estatuto da Terra!!! 2 opiniões
avalie fechar
paulo cezar (323) 29/06/2009 13h53
paulo cezar (323) 29/06/2009 13h53
Sr. M MIG, Povoar a Amazônia sim ! Não podemos ignorar os recursos da floresta ! Temos que transformar esses recursos em desenvolvimento e renda, já ! 46,4% da área da amazônia ja é área de preservação ou pertence a reservas indigenas.Temos que preservar algo, mas não tudo ! Até porque a Amazônia não tem nada de "pulmão do mundo" como muitos divulgam. O verdadeiro mecanismo de produção de oxigênio esta ligado as algas marinhas. Imaginem se os EUA iriam aceitar deixar o Alaska intocado, ou a Russia a Sibéria... Temos que enxergar os interesses por trás do discurso das ONGs estrangeiras. O que elas querem, na verdade, é no futuro, onde os recursos estarão se esgotando, justificar a exploração pela humanidade da Amazônia, e nós ficaremos a ver navios. A povoação é necessária para garantir que a Amazônia seja verdadeiramente brasileira, e utilizar suas terras para garantir e aumentar a produção de alimentos e outros recursos é essencial. Essencial para o desenvolvimento e para geração de renda para o povo brasileiro ! Além disso é plenamente possivel explorar os recursos preservando o ambiente, exemplo disso é a exploração de petroleo em Urucu pela Petrobras ! É necessário aumentar ações como essa da Petrobras, a começar por "Juruá", extenso campo de Petroleo na fronteira com o Peru que não é explorado por causa de um punhado de indios que poderiam facilmente ser deslocados.... !! Não é justificavel sacrificar o beneficio de milhões por o de alguns poucos ! 4 opiniões
avalie fechar
vilson ambrozi (3) 29/06/2009 12h35
vilson ambrozi (3) 29/06/2009 12h35
Se a M... ja foi feita ,agora so nos basta repensar no que foi errado e no que poderemos fazer para consertar ,querer condenar quem desmatou regular ou irregular a mais de 10 ou 20 anos para produzir qualquer coisa que seja ,carnes ,cereais ,é dar um tiro no pé,ou no bolso,num país que a cesta basica custa menos que uma prestação de uma moto,e o salario minimo é o minimo mesmo,retirar do sistema de produção de alimentos todas as propriedades rurais que estão de alguma forma ilegais,é no minimo uma loucura,então vejamos .vc que mora na bela Ribeirão Preto, em pres prudente, em cascavel pr. em passo fundo ,e em todas essas belas cidades distantes da amazonia,olhe a seu redor e pergunte ,ONDE ESTÃO AS RESERVAS LEGAIS DESTAS REGIÕES, simplesmente não existem ,então punição a todos, e não somente aos AMAZONICOS,e punição significa hoje QUEBRARAS SUAS ATIVIDADES< e então quem sabe importarmos os alimentos que vc ativista e mal informado consome, da CHINA,(gafanhoto .grilos etc.) 2 opiniões
avalie fechar
Ricardo Roberto (9) 29/06/2009 12h32
Ricardo Roberto (9) 29/06/2009 12h32
Ora...se o cara for ligado ao PT, porque não deixá-lo com seus pobres 190km² de terras?...Mesmo porque não adiantaria nada ser contra. 4 opiniões
avalie fechar
carlos cezar razera (5) 29/06/2009 12h06
carlos cezar razera (5) 29/06/2009 12h06
País do faz de conta. Lula e seu boneco (ventrilogo) Minc. Ao invés de criar barreiras para conter a festa na amazonia, eles fazem o jogo dos latifundiários, q vergonha...FORA LULA E SEuS BONECOS...antes q seja tarde... 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (658)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página