Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Dossiê anti-FHC

Braço direito de Dilma fez dossiê contra FHC


Mais resultados: Anteriores 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
José Cláudio Martins (106) 28/05/2008 16h20
José Cláudio Martins (106) 28/05/2008 16h20
"O Brasil obteve entre janeiro e abril deste ano o primeiro superávit nominal nas contas públicas para um quadrimestre desde que começou essa contabilidade, em 1991, informou nesta quarta-feira o Banco Central (BC)."
É A CPMF TRAVESTIDA, MINHA GENTE!!
E toma CSS povinho eleitor! Vamos ajudar eles a aumentar o limite dos cartões corporativos porque o caviar e o champagne francês estão pela hora da morte!
4 opiniões
avalie fechar
José Cláudio Martins (106) 28/05/2008 16h12
José Cláudio Martins (106) 28/05/2008 16h12
Caro Edison... Não precisa de Polícia Federal, amigo. Tem um coisa que se chama EXONERAÇÃO, quando algum funcionário público comete falta grave. Já imaginou se a Polícia Federal tivesse que ser chamada toda vez que um funcionário público CONFESSASSE que cometeu uma falta grave? O caso do senador é outro fóro. 4 opiniões
avalie fechar
Edison Filho (123) 28/05/2008 14h49
Edison Filho (123) 28/05/2008 14h49
Caro José Claudio: quem está abafando o quê? A PF em 2 dias descobriu o nome do vazador (poderíamos saber quem era há mais de uma mês se Alvaro Dias tivesse falado a verdade, mas enfim, ele "denuncia do jeito que quer.."), o cara já está afastado de suas funções, prestou depoimento à PF e à CPI (mentiu ao dizer que foi por acaso o vazamento, mas será contrariado pelas provas e responderá por isso também) e aguarda julgamento das instâncias competentes. A sindicância, que lhe dá direito a plena defesa, não tem poder de polícia - ela encaminhará suas conclusões à Justiça, e recomendará a punição administrativa cabível no caso, que é cumulativa à penal. Não há mais nada a ser feito por enquanto, pois o cara não foi pego em flagrante, não oferece risco de destruição de provas (já o assessor de Dias que formatou o HD..) nem se recusou a dizer a verdade à CPI sem proteção do STF. Em suma, o que poderia ser feito já o foi, e em tempo recorde. Lembro de alguns comentários aqui quando anunciou-se que a PF entraria no caso. Diziam que a "polícia política do PT" não ia descobrir nada, ia abafar tudo. Queimaram a lingua como sempre ao denegrir uma das instituições mais honradas deste país.
Quanto a abafar o caso Aparecido, quem fez isso foi a oposição. Desde o depoimento de Fernandes só se fala em quem fez o dossiê, o vazamento não lhes interessa mais. Alvaro Dias, que, ao contrário de Dilma, nunca depôs mas teve participação comprovada no vazamento, convenientemente sumiu na mídia.
35 opiniões
avalie fechar
José Cláudio Martins (106) 28/05/2008 12h05
José Cláudio Martins (106) 28/05/2008 12h05
Caro Edison Filho... Eu defendo a punição de todos que infringirem alguma coisa. Acontece que a punição não pode obedecer outra ordem que não seja a da prova concreta e não há maior prova que a confissão espontânea. O Senador Álvaro Dias e qualquer outro pode e deve ser punido, após julgado dentro do respectivo fóro. No caso do José Aparecido, não estamos falando de ética, mas um funcionário público que infringiu o artigo 25 do código penal brasileiro. Se o Senador Álvaro Dias ou qualquer outro tivesse infringido o código penal, para o qual não existe interpretação e sim constatação, minha opinião seria a mesma. O julgamento de uma transgressão ao código penal não pode esperar a conclusão do fóro especial (político) porque, por mais que José Aparecido tenha as suas razões, elas são pessoais e não anulam o fato consumado. Mesmo que ele tivesse recebido ordem superior, o máximo que poderia acontecer é aumentar o número de réus. O que não está certo é interromper ou pior, abafar um processo administrativo como estão fazendo. Lei é lei! 4 opiniões
avalie fechar
José Cláudio Martins (106) 28/05/2008 11h16
José Cláudio Martins (106) 28/05/2008 11h16
José Aparecido... Réu confesso...
"Crime de violação de sigilo funcional previsto no art. 325 do Código Penal Brasileiro, considerando que tal infração penal atentaria contra os interesses da União, art. 144, § 1º, I, da Constituição Federal"
José Aparecido, funcionário público assumiu a culpa em seu depoimento na CPI. Deve ser punido porque incorreu no crime de vazamento de S-I-G-I-L-I-O F-U-N-C-I-O-N-A-L .
5 opiniões
avalie fechar
Edison Filho (123) 28/05/2008 10h55
Edison Filho (123) 28/05/2008 10h55
Caro José Claudio, não consigo imaginar de onde inferistes que defendo a inocência de Aparecido. Pra mim ele cometeu crime grave e deve ser julgado e condenado, pois é réu confesso. Agora, defender que ele seja o único a ser punido nessa estória é palhaçada. O senador Alvaro Dias sabia do crime e não o denunciou à polícia, mentiu na Tribuna do Senado para proteger seu assessor e não ser implicado no vazamento, e ainda se beneficiou do escândalo para denegrir a imagem de membros do governo cuja responsabilidade no vazamento até agora não foi provada. Só pelos primeiros delitos já merecia cassação de mandato por quebra de decoro. Se ele não provar que a min. Dilma ordenou o vazamento do dossiê, como afirmou no início do escândalo (e tentou depois recuar, dizendo que Aparecido "contrariou" ordens), ele cometeu crime de calúnia, previsto no Código Penal. Seu assessor então nem se fala. Mentiu para a CPI sem dispor de proteção do STF, podia ter tido ordem de prisão decretada no ato.
Caro Geraldo Buss, me espanta teu senso de justiça, bem como outros aqui. Se vcs consideram um absurdo uma pessoa mentir sob tortura para salvar a vida de companheiros presos pela ditadura, chegando ao ponto de questionar sua idoneidade em função disso, estão é dando razão a Stalin, Mao e aos piores sanguinários da história, que distribuíam até medalhas aos caguetas que mandavam seus colegas para a prisão. Abismadíssimos estamos nós de ver tamanha defesa intransigente da violação dos direitos humanos.
35 opiniões
avalie fechar
Edison Filho (123) 28/05/2008 10h53
Edison Filho (123) 28/05/2008 10h53
Caro Antonio
Concordo com tudo o que escrevestes, mas devemos qualificar "intimidação". O governo disse em alto e bom som à oposição que "não ia apanhar quieto" e até modificou a CPI para incluir a gestão anterior na apuração. Ao fazê-lo, o governo tornou legítimo o levantamento dos dados do tal "dossiê", desde que mantidos em sigilo. Ele se destinava justamente a municiar parlamentares da base aliada na CPI. Não é a toa que Alvaro Dias não convenceu a ninguém de que o vazamento foi a mando do governo, e esperto, tentou fugir do assunto mirando na "elaboração" do dossiê, como se isso tivesse alguma relevância pro crime que ajudou a cometer.
Se havia interesse escuso aqui era o de limitar a investigação de AMBOS os governos - Lula nunca escondeu que queria manter suas contas e as de FHc em sigilo, restringindo a CPI a outros gastos. Agora, a oposição quis investigar Lula. O governo disse "Ok, mas FHc será investigado também". Isso intimida? Paciência, quem não deve não teme. O que não se pode é tirar o direito do governo de investigar FHc dentro da lei, assim como se faria com Lula. Fala-se um monte de bobagem sobre resquícios de "autoritarismo" nisso, esquecendo que a oposição só ficou sabendo do "escândalo da tapioca" e dos carros da ministra graças a ferramentas instituídas pelo próprio governo, tais como o CGU! O contrasenso é patente: a oposição pode usar essas ferramentas e CPI para investigar gastos de Lula, mas quando Lula as usa, ele é autoritário? Menas né.
Abraço
35 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2182) 27/05/2008 21h26
Antonio Fouto Dias (2182) 27/05/2008 21h26
Matéria anuncia de que a Casa Civil concluiu a sindicância interna para apurar responsabilidade sobre o vasamento do dossiê.
Entretanto, há ai um fato no mínimo inimaginável, pois pelo que conheço de sindicâncias, devem ser ouvidos todos os envolvidos, no entanto, José Aparecido negou de que tivesse sido convocado a dar exclarecimentos nessa sindicância.
Como então se conclui uma sindicância sem apurar a responsabilização, ou não, de um dos maiores envolvidos no foco do motivo para qual a sindicância foi instaurada?
Creio nada mais é do que já manifestada em comentários anteriores, uma sindicância de aparências, simplesmente para aparentar de que providências estão sendo tomadas e que jamais teve a finalidade de apurar coisa alguma, muito menos punir eventuais culpados.
4 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2182) 27/05/2008 18h23
Antonio Fouto Dias (2182) 27/05/2008 18h23
Caro Edison Filho, 27/05 - 13h07
Creio que valeu a reclamação, mesmo através de contato com o senhor, pois o comentário que ainda não tinha sido publicado apareceu as 18h04 de ontem, 26/05, e se refere a este vosso retorno.
O senhor coloca muito bem, de que a CPI surgiu para investigar se houve gastos indevidos com a utilização de cartões corporativos e a princípio, a oposição a propôs para que fosse fiscalizado apenas o governo Lula, a base aliada, para incluir o governo Fernando Henrique correu, colheu assinaturas e consiguiu a instalação da CPI mixta, para apurar ambos os governos; no entanto, concomitante a isso, e foi justamente nessa época, funcionários foram convocados para desarquivar informações do arquivo morto e elaborar o dossiê.
Não restam dúvidas e ficou evidente no depoimento de José Aparecido de que o dossiê foi montado para anunciar a oposição de que a base aliada possue informações comprometedoras, isto, para que a oposição desistisse da CPI, as evidências estão aí, só não as vê quem não quer vê-las, assim como depende o ângulo de visão de cada um.
Quanto a investigação e apuração de ilícitos ou falcatruas, já me posicionei por várias vezes; há indícios de erros cometidos, devem ser apurados e responsabilizados os culpados em se verificando veracidade das denúncias pertinentes, independente de que governo ou partido pertencer, pois trata-se de recursos de nossos impostos e devem ser bem aplicados.
Um forte Abraço,
Antonio Fouto Dias - Mirassol - SP
5 opiniões
avalie fechar
Eduardo Velasco (269) 27/05/2008 17h45
Eduardo Velasco (269) 27/05/2008 17h45
André, quando vc escreveu: "...Falo do PT porque só o PT existe enquanto força POPULAR política organizada..." (o grifo é meu), eu confesso que fiquei pensando no sentido da palavra POPULAR, sem imiscuir-me na sua posição política. O POPULAR ali me deixou um tanto quanto confuso. Claro, o espaço da FOLHAONLINE é exíguo e a gente não tem como aferir. Vou expressar o que penso, com o devido respeito a você. POPULAR no Brasil tem toda consistência da inconsistência. Eu me lembro da declaração do Francelino Pereira (Arena/MG): "... é o maior partido [ARENA] do Ocidente." O Gambiagi e o Alberto C. Almeida (em, A Cabeça do Brasileiro) estão tentando já algum tempo quantificar certas expressões. Arrisco a botar na boca deles mais uma: o "POPULAR" no Brasil só existe/mantém (especialmente na era PT) enquanto corre solto a subvenção do gás-arroz-e-bolsas-diversas. E NÃO é pq o "povão" é burro"! O estômago é um centro de alto poder decisivo! Aí, qdo se inverte a equação e se pensa em FORÇA-POPULAR-POLÍTICA-ORGANIZADA, nesse nosso rincão, ele só se sustenta enquanto tilinta o arroz-com-feijão via subvenção. Quer um exemplo? As duas palavras mais porcas no Brasil são, na minha opinião: POLÍTICAS PÚBLICAS. Ou, eu acredito em Papai Noel, mas sou incrédulo diante das primeiras.
Grande abraço!
Eduardo Velasco
Natal/RN
6 opiniões
avalie fechar
José Cláudio Martins (106) 27/05/2008 16h51
José Cláudio Martins (106) 27/05/2008 16h51
Já que agora a regra é jogar palavras dirigidas ao léu, vamos entrar no jogo. Há alguns anos não podíamos expressar nossas opiniões porque éramos censurados. A mordaça dos tempos de liberdade é a da falta de argumentos. Embora o "espernear" também seja direito do cidadão livre, o debate direto é mais produtivo porque com ele todos crescem. As culpas do passado estão limitadas ao próprio passado. Outro dia eu ouvi uma jornalista reclamando na administração de um shopping em Campos do Jordão que o banheiro estava fechado. A moça da administração disse que estava fechado por uma questão de higiene porque faltava água. Falou que a manutenção estava tentando resolver o problema e que em meia hora estaria funcionando novamente. A jornalista irada e incapaz de entender a situação disse em alto e bom tom: "Sou da imprensa. Se eu não puder usar, vou publicar matéria sobre esse absurdo!". Pensei comigo o quanto é diferente a visão de quando sentamos do outro lado da mesa. Nos tempos da ditadura a imprensa dizia ser um absurdo (e era mesmo) o Coronel ou General à paisana aproveitar-se do poder e falar: "Você sabe com quem está falando?"
O mundo dá voltas... Hoje quem criticava a empáfia e os privilégios faz a mesma coisa que eles faziam. O mesmo acontece na política... A oposição de ontem - do moralismo de palanque, anti-CPMF, anti-privilégios, anti tudo que as pesquisas qualitativas eleitorais levantavam sobre insatisfação popular - é governo hoje. Mudam-se os atores, menos o enredo.
6 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2695) 27/05/2008 16h33
josé reis barata barata (2695) 27/05/2008 16h33
O Governo não deveria aguardar o resultado da representação proposta junto ao Ministério Público pelo Dep.Carlos Sampaio.
Não há outra saída que não o acolhimento e a situação se agravará, salvo o surgimento inesperado do bode de um amigo comentarista.
375 opiniões
avalie fechar
João Marino Delize (260) 27/05/2008 16h17
João Marino Delize (260) 27/05/2008 16h17
Todos que entendem de política sabiam que a CPI dos Cartões não dariam em nada, visto que nem o PT e nem o PSDB gostariam que seus gastos fossem aberto apesar que neste ponto acho que têm razão, pois usando cartão ou notas fiscais, sempre haverá quem que por motivos políticos, não vai concordar com os gastos. Isto é normal. Parte da imprensa e do Congresso queria que fosse aberta somente as contas do Presidente atual, mas como o anterior gastou bem mais é claro que a maioria não ia aceitar a vontade de uma minoria. Se alguns dados do Presidente FHC foi aberto, acho que isto não prejudicou em nada, pois menos de um por cento do povo brasileiro viu estes dados, mas se fosse levado a sério, acho que quem vasou e quem colocou isto na imprensa deveria até pagar com seu cargo, pois abriu alguns dados secretos do Estado. Acho que entre mortos e feridos todos se salvaram. CPI só serve para tentar denegrir o Governo e fazer politicagem. Por que que em S.Paulo não se faz CPIs?, com tantas irregularidade que há no governo Serra. 96 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2695) 27/05/2008 15h38
josé reis barata barata (2695) 27/05/2008 15h38
(continuação)
Seguindo meu paciente Orti,isto, se fores mesmo paciente e aturares esta barata tão indiscreta;
Falo do PT porque só o PT existe enquanto força popular política organizada.Falar de quem então? Do PSOL sem quadros,militantes e sem nada que recebe meu voto e de alguns milhões de brasileiros (também somos, ou não?) insatisfeitos?Do PSOL da Heloísa que não é a Heloísa do PSOL? Temo, temo mitos! Temo teu Lula que também já foi o meu.Partidos políticos devem ojerizar e exorcizar dois tipos e uma idéia: mitos e aproveitadores imorais (e como existem!);e, utopias,quimeras extremistas, no dizer de Prudhon: tanto a do que "deve ser é" (capitalismo),quanto a do que "deve ser não é" (socialismo).Refugar, trocar tudo pela felicidade realista de todos que não está no "TODOS" de alguns , mas na vontade geral expressa no horizonte democrático cuja via requer tolerância e respeito, atencioso respeito ao povo e sua face antinômica, à oposição.
Se não contribui, por menos, é no que acredito,sinteticamente:um nacionalismo responsável.
Grato pela atenção,barata.jr
376 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2695) 27/05/2008 15h31
josé reis barata barata (2695) 27/05/2008 15h31
Wagner,
fiquei feliz, sinto-me, com tua preciosa atenção, uma barata à direita ou...tonta.
Por vezes ainda acredito num Brasil melhor e até mesmo esta discussão política crescente me anima e empolga.Pena que ela ainda não tenha alcançado, com a mesma força, o grande e majoritário contingente menos favorecido e se restrinja aos farrapos de uma parcela da população que a ficção doutrinária chamou um dia de classe média, os ideólogos utópicos "burguesia" e que o governo da mudança resolveu iniciar por ela, fazendo a mudança compulsória dela para o populoso terreno da miséria e escravidão, com isto, angariando um ódio político que não se deve desprezar, por mais quando cevado pela prepotência e arrogância que bem denota a falta de experiência no trato com o Poder que a incomPeTência não permite encobrir.Todavia, tudo na vida tem sua via e ritmo.Que o mundo mira o Brasil, que o futuro do mundo está enterrado aqui, que o Brasil é a bola da vez, que o Brasil está se transformando e que o PT é o único partido político brasileiro e está no Poder é inegável e, somente aos de má-fé ou incapazes é aceitável negar;contudo e também, que corremos sérios e graves riscos de perder o avião da história também é inquestionável.Mormente com o caos aéreo universal de recursos e ambiental que enfrentamos e que não temos força bélica que escore as necessidades e interesses das mais diversas ordens, ficando ao alvedrio de tolas espertezas diplomáticas lulistas. (continuo)
299 opiniões
avalie fechar
Luciano Lopes de Lima (256) 27/05/2008 15h06
Luciano Lopes de Lima (256) 27/05/2008 15h06
Brasil, ame-o ou deixe-o. 48 opiniões
avalie fechar
ANTONIO JOÃO JARDIN (253) 27/05/2008 14h19
ANTONIO JOÃO JARDIN (253) 27/05/2008 14h19
FICARAM FRUSTADOS ? QUE HORROR > E COMO FICARAM QUANDO A DILMA FOR ELEITA ?
POR ACASO,VIRAM ELA NO JÔ SOARES ONTEM ? FOI MUITO APLAUDIDA , APESAR DO ASSUNTO SER TECNICO e LONGO
48 opiniões
avalie fechar
Edison Filho (123) 27/05/2008 14h13
Edison Filho (123) 27/05/2008 14h13
A julgar por boa parte dos últimos comentários aqui, a CPI acabou mesmo. Tirando uns poucos que ainda lêem jornal, ninguém mais discute o dossiê, o caso Aparecido-Fernandes, o sen. Alvaro Dias "contados", etc. Só se vê a mesma lenga-lenga de sempre, fruto do ressentimento e do ranço de classe. Quando acabam os argumentos, começa o blá blá blá ideológico e surgem novos "intérpretes do Brasil" que não conhecem a realidade de mais de 100m além de seus condomínios fechados mas dispõem de tempo de sobra pra repetir ad nauseam sua meia dúzia de verdades sobre o PT e o Brasil. Até a ditadura é incensada nos comentários, multiplicados exponencialmente graças aos milagres da comunicação eletrônica. Outro dia vi até uma figura defender a volta da monarquia, pois os portugas só nos levavam o "quinto" enquanto o governo leva 40%. Aff.. Fico imaginando como vai ser tediosa a vida desse povo quando Lula for embora e o Brasil voltar a ser o que sempre foi.
Sen.Mariza Serrano, passa a régua. O circo acabou. Tente aproveitar os últimos minutos de fama que conseguistes com esta CPI pra fazer algo útil ao invés de falar bobagem na mídia. Que tal p. ex. apresentar alguma proposta para dar mais transparência aos gastos públicos? Só não vale aquela da dupla dinâmica Carlos Sampaio e Indio da Costa de pintar os cartões corporativos em cores vibrantes. O povo não aguentaria mais uma palhaçada dessas pra fechar essa CPI, que no final vai ter lhe custado muito mais caro que as tapiocas investigadas.
48 opiniões
avalie fechar
M Mig (1400) 27/05/2008 13h37
M Mig (1400) 27/05/2008 13h37
Elza, concordo com você em gênero, numero e grau. Dilma mente sem o mínimo pudor à CPI e nada acontece a ela... pois, em um ato comparável ao à máfia, o PT usa seus contatos e o sr Lula usa sua posição para livrar das devidas punições todos que atendem aos seus interesses. O PT se mostrou uma gangue e não um partido. Ontem eu vi em um programa humoristico o questionamento da hoenstidade do brasileiro... a verdade é que a maioria das pessoas que participaram das experiências e dos testes de honestidade se mostraram desonestas... e acham que estavam certas sendo desonestas (se diziam expertas). É esse tipo de pessoa que acha normal o nosso presidente tomar as atitudes que toma e permanecer impune. Infelizmente o a maioria do povo (desonesta) escolheu um governante coerente com seus principios. 26 opiniões
avalie fechar
Helena Manzione (372) 27/05/2008 13h26
Helena Manzione (372) 27/05/2008 13h26
que vergonha 24 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2944)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página