Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Milícias nas eleições

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro vão discutir na quarta-feira medidas para reforçar a segurança de candidatos que disputam as eleições municipais na capital fluminense. O presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, não descarta pedir o apoio da Polícia Federal ou do Exército para garantir a tranqüilidade nas eleições municipais do Estado, mas quer primeiro discutir a situação com o presidente do TRE-RJ, Roberto Wider.


Mais resultados: 1 2 3
Comentários dos leitores
Antonio Fouto Dias (2116) 01/08/2008 19h47
Antonio Fouto Dias (2116) 01/08/2008 19h47
Enquanto o Estado não tomar uma medida drástica de combate a narcotraficantes e milícias, estes vão sendo o poder nas favelas e seus moradores é quem sofrem as conseqüências.
SE NÃO HÁ GOVERNO, GOVERNADO ESTÁ.
3 opiniões
avalie fechar
T. Morimoto (343) 01/08/2008 01h40
T. Morimoto (343) 01/08/2008 01h40
O Planalto quer acelerar o "a lei do grampo"? Porque? Sera que é devido a Satiagraha ter chegado na antesala do Lula (do secretário Gilberto)? Não basta ter eliminado o Delegado Protógenes Queiroz? Estão com tanto medo assim??? 8 opiniões
avalie fechar
Cabral recebeu o que estava pedindo. É governador para gozar o bônus, mas descarta o ônus de suas obrigações. É uma companheirão em festejos oficiais, esbanjando simpatia. Pena que não confirme com o cumprimento de suas responsabilidades. Seu Secretário de Segurança Pública segue o modelo. Deu uma Aula Magna de antropologia, psicologia e genética que superou os conceitos de Lombroso. Ambos não percebem que o problema de segurança tem uma complexidade que se ramifica por todos os problemas da vida nacional, sendo responsabilidade dos governos federal, estadual e municipal. Sem perceber isto, nada do que fizerem produzirá efeito. Como seus policiais, atiram para todos os lados. Diferentes dos policiais, não acertam nada! 6 opiniões
avalie fechar
Carlos Lobitsky (1667) 30/07/2008 23h08
Carlos Lobitsky (1667) 30/07/2008 23h08
O TRE do RJ, demonstra ser corajoso,
Bom pelo menos nestas eleições esta demonstrando isto.
Espero de fato que seja verdadeiro, e não um embuste.
Pois a julgar pelos atos de alguns deputados estaduais cariocas, e não são poucos, precisa mesmo depurar, os candidatos.
O Correto são todos os TREs do Brasil, fazerem o mesmo até aqui em SP.
Agóra a Justiça tem que apurar tudo contra os candidatos antes do periodo eletivo.
Caso contrario é atitude anti-democratica da Justiça Eleitoral e da JUSTIÇA COMO UM TODO.
Então vamos votar as reformas.
Pedir encarecidamente ao Sr.Arthur Virgilhio e cia. que por favor deixem a legislação eleitoral, e as demais reformas passarem, e demonstrem que querem mesmo não o próprio bem, mas o bem da nação.
166 opiniões
avalie fechar
Rogério Athayde (161) 30/07/2008 16h17
Rogério Athayde (161) 30/07/2008 16h17
A Polícia Federal, bem como, a Polícia Civil são duas instituições com funções altamente investigatórias, ou seja, o Inquérito Policial é por excelência uma peça informativa, portanto, tem e deve investigar fato criminoso. Como fazer em situações em que só o grampo telefônico trará subsídios para uma boa investigação? Quando se investiga um crime, seja ele qual for, a polícia tem que ter condições suficientes para a montagem do Inquérito Policial que servirá de base para a denúncia do Ministério Público, senão não teria o porque da existência do Inquérito. É claro que tal procedimento deve ser regulamentado, como a atual Lei já reza, já define e já limita, ou seja, com autorização judicial. O que não deve ocorrer, mas ocorre, são grampos clandestinos com a finalidade de bisbilhotar a vida alheia, isso não deve existir mesmo, isso deve sim ser investigado e apurado com minúcias para se descobrir quem são os autores das invasões de privacidade. Hoje, se burla qualquer sistema na área eletrônica, seja internet, telefonia etc, com proibição ou não. Qualquer um que tenha um pouco de conhecimento na área, lá está ele colocando um gravadorzinho na caixa das linhas telefônicas. Esse é o resultado do desenvolvimento tecnológico atual...o progresso tem consequências muito boas, mas vem acompanhado de muitas consequências ruins também. Eis o preço do progresso capitalista. 7 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2337) 30/07/2008 13h47
josé reis barata barata (2337) 30/07/2008 13h47
Bonfim, lê, atentamente, o que você escreveu.Talvez tenhas arrependimento de tê-lo escrito. 78 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2337) 30/07/2008 09h00
josé reis barata barata (2337) 30/07/2008 09h00
Ventre da mãe?
Óbvio, de onde veio o Secretário? Qual a culpa dela antes, durante e depois; salvo o invejável privilégio divino de ser mãe? Um pouco de autenticidade, franqueza em representar os fatos naturais e sociais faz bem. O ambiente é de profunda hipocrisia e precisamos reduzi-la para não confundirmos tudo e sejamos mais enganados ainda. Exigir principalmente das autoridades públicas respeito ao cidadão, à razão, nossa, que não pode ficar a mercê de uma ostensiva e grotesca presunção de uma onisciência puramente verborrágica. Tudo, na boca deles, é e vira novela, luxo, riqueza e finais felizes nos cemitérios sem cruzes de vítimas acidentais; contrastando com a realidade de crimes, miséria, corrupção e lama.Não suporto mais tanta falsidade nos discursos que mascaram uma realidade de:mitos, hipocrisias e inverdades!
Este Secretário demonstra, pelo menos, coragem para o enfretamento da guerrilha instalada (prefiro a guerra declarada).E isto, na atual conjuntura, é bom começo; que, espero, tenha final diverso do feliz antecessor dele.
84 opiniões
avalie fechar
Cláudio Bonfim (1) 30/07/2008 08h12
Cláudio Bonfim (1) 30/07/2008 08h12
Eu acho que as pessoas estão precisando aprender a ler direito. Não é possível. Será que todos estão comentando a matéria da folha http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u427100.shtml onda há uma comparação entre a lei atual para escutas telefônicas e a que está sendo proposta? Eu acho que devem estar comentando outra matéria. Não estou vendo nada que seja para impedir os grampos. Muito pelo contrário. Estão estendendo o conceito de comunicacao telefonica, incluindo internet, entre outros, propondo que pessoas das teles sejam responsabilizadas por problemas (favorecimentos) durante as escutas, entre outras coisas. Eu acho que está faltando um pouco de bom senso, coerência e principalmente, imparcialidade, para comentar os fatos. 14 opiniões
avalie fechar
Lucas Silva e Silva (75) 29/07/2008 19h33
Lucas Silva e Silva (75) 29/07/2008 19h33
Cade a "tropa de choque"? Cade o "esquadrao da zelite vermelha? Onde estao os advogados do diabo? E as viuvas da CPMF?
Estou pasmo porque ate agora nenhum deles(as) se manifestou.
Alguns estao por aqui mas desviam o assunto, saem pela tangente.
Será que estao sem argumentos, ou nao tem onde tirar explicaçoes, quiça acham isso um procedimento normal?
Supresos nao podem estar pois dessa "turminha" podemos esperar qualquer coisa.
É como diz o amigo: pode ate ser cortina de fumaça pra desviar a atençao dos gastos e de outras falcatruas dos aloprado.
Sinceridade não existe nos vermelhos aloprados.
51 opiniões
avalie fechar
Lucas Silva e Silva (75) 29/07/2008 19h18
Lucas Silva e Silva (75) 29/07/2008 19h18
É muito constrangedor constatar o caos no Rio, até exército para as Eleições deste ano.
É por este caos que:
Muitas vezes é difícil se orgulhar de ser brasileiro.
No governo Lula, que se formos nos lembrar da sua militância política e ética, lá no começo, era toda ilibada e batiam no peito com seu orgulho dizendo que mudariam os rumos do país caso ele fosse eleito presidente. Pois bem deram a chance duas vezes e hoje vemos muito bem o cinismo deste governo.
Falta vergonha na cara, falta de tudo no Brasil inclusive este item de prateleira.
Mas aí vem alguém que, imitando nosso presidente, com aquela sua cara santa e diz: Puxa, eu não sabia de nada!
É incrível que se um cidadão desconhece a lei, ele mesmo assim paga se romper esta lei. Um governante no Brasil possui um Status Real, de alguém que é eleito e elevado à realeza, onde seus atos podem ser comparados ao de uma criança que descuidadamente fez tal coisa e não sabia de nada e é perdoada, ou então, na pior das situações, possui imunidade.
É por isso que que dizemos que a falta de Educação de qualidade no Brasil mata e aleja mais do que qualquer outra doença.
O país não cresce e não se desenvolve, não atinge um Status melhor, não progride em outras áreas por que esta demência coletiva ainda elege estas que estão no poder.
Sinceramente, merecemos isso e todas as aberrações deste e de qualquer outro governo, pois nós elegemos estes "caras"
36 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2337) 29/07/2008 18h22
josé reis barata barata (2337) 29/07/2008 18h22
(Inicio),prometido, está em "Satiagraha". A Redação recusa-se em repetir aqui. 99 opiniões
avalie fechar
Lucas Silva e Silva (75) 29/07/2008 17h57
Lucas Silva e Silva (75) 29/07/2008 17h57
Claro que tem sempre os vermelhos que generalizam, na tentativa de enfraquecer a Justiça e a mídia, principalmente, aqueles que se dizem bahianos, mas que são "donos de ONGs" aqui em SP, que vivendo descaradamente de verbas, pagas com nossos impostos, são capazes até de marcar "ato público" contra a Justiça, defronte sua ONG aqui em SP.
Vermelhos ONGuianos, sejam sensatos, parem de gritar em nossos ouvidos com o megafone marca pt,rabelo,. não é a Justiça a culpada da Lei, até porque quem as fazem são o legislativo.
Sejam menos prolixos, precisamos de soluções no caso do Rio, e não de críticas a serra e a sabesp nesta seção.
Querem falar do Serra, vaí na Seção Governo Serra, aqui é SEÇÃO MILICIAS NAS ELEIÇÕES.
37 opiniões
avalie fechar
antonio marcos conceição (1) 29/07/2008 17h30
antonio marcos conceição (1) 29/07/2008 17h30
GUARUJA / SP
Mais uma vez os nossos governantes demonstram que seus interesses estão em divórcio com o interesse público, pois o números de escutas telefônicas que serviram para apurar corrupção, crimes, principalmente do colarinho branco, é infinitamente superior aos casos de grampos que violaram os dirieitos e garantias individuais, pelo menos não me recordo de ninguém que tivera reclamado que sua intimidade fora violada injusamente em razão de grampos telefônicos 16 opiniões
avalie fechar
Lucas Silva e Silva (75) 29/07/2008 15h46
Lucas Silva e Silva (75) 29/07/2008 15h46
Xi! Exército e Polícia para garantir Eleições no RJ?
Eu pensei que a Colômbia fosse mais lá pra cima.
40 opiniões
avalie fechar
ANTONIO SANTANA (59) 29/07/2008 09h09
ANTONIO SANTANA (59) 29/07/2008 09h09
Há muitas autoridades completamente aterrorizadas com essa história de grampos. Há ate alguns deles dizendo que seria melhor que a PF jogasse na lata do lixo o guardião. Outros, no entanto, começam a desfilar no congresso nacional com aparelhos de telefonia celular de última geração, desenvolvidos com criptografia de guerra a prova de grampos. Aparelhinhos de míseros vinte e cinco mil dólares a unidade. Escritórios de advogados ligados a esse povo do poder, viraram verdadeiras fortalezas anti-grampo. Outros políticos, no entanto, preferem manter uma distância de segurança de pelo menos uns vinte metros de aparelhos telefônicos e quando tem que conversar com alguém, são breves e cifrados, falando em tupi-guarani. Outros, no entanto, aprenderam a se comunicar telepaticamente num fantástico processo de evolução humana. É lógico que um projeto para acabar com esse perigo será votado na velocidade da luz, enquanto outros continuaram aguardando por anos e anos a boa vontade dos congressistas. Pois o que está em jogo neste momento, não é o fato de termos um dos piores salários mínimo do mundo; uma das taxas de juros mais altas do mundo; um dos maiores índices de desemprego do mundo; ou por ser o Brasil um dos países mais corruptos do mundo; tampouco por ser um dos mais violentos. O que está em jogo agora, é a possibilidade de que se escute e grave e assim se descubra de uma vez por todas, o porquê vivemos desse jeito. 132 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2337) 29/07/2008 07h32
josé reis barata barata (2337) 29/07/2008 07h32
Cargo, grampo e o art. 37 da CF: legalidade,impessoalidade, moralidade, eficiência, publicidade.
(finalizo)
Nenhuma relação, ação ou omissão que diga respeito ao cargo público (salvo expressa previsão legal guiada pelo estrito interesse público e sempre tendo em mente os princípios que regem constitucionalmente a Administração Pública (art. 37 da CF):legalidade,impessoalidade, moralidade, eficiência, publicidade), podem ou devem ser "a priori" e genericamente protegidas, sigilosas, guardar requisitos de privacidade.No plano real, que moralmente deve originar o Direito, o cargo ou emprego público podem e devem ser grampeados, expostos sempre e sem qualquer exceção:são públicos, quem assim não quiser que não case com eles.Trata-se de personalidade da noiva, inerente ao contrato nupcial, contratual entre as partes.Os marginais que os ocupam e que os transacionam direta ou indiretamente e aquelas pessoas físicas cujos vigorosos indícios, sob o exclusivo critério do Judiciário,indicam afronta à sociedade,à Lei; também e por reciprocidade defensiva, estão sujeitos a quaisquer meios de fiscalização que não podem ficar em desvantagem por uma absurda inversão, superioridade do privado ao público.Isto é evidente, não há que ser nenhum jurisconsulto para perceber isto, basta ler e sair repetindo: legalidade,impessoalidade, moralidade, eficiência, publicidade; legalidade,impessoalidade, moralidade, eficiência, publicidade;etc.,etc.,etc.
275 opiniões
avalie fechar
José Renato Carollo (7) 29/07/2008 01h43
José Renato Carollo (7) 29/07/2008 01h43
deveria haver mais liberdade para o grampo e nao menos . 6 opiniões
avalie fechar
EDSON BERGUIO (16) 29/07/2008 01h04
EDSON BERGUIO (16) 29/07/2008 01h04
MIN TARSO GENRO A PROXIMA OPERACAO SERA JACK KERKORKIAN X JOSEPH MENGELE A SENHA E NOSFERATU 16 opiniões
avalie fechar
Marcio lopes (1) 28/07/2008 23h24
Marcio lopes (1) 28/07/2008 23h24
esse tal de Lula é mesmo um palhaço.....até quendo ele vai usar essa pele de cordeiro? quando a máscara vai cair? estão mais do que nunca nos fazendo de trouxas...... 17 opiniões
avalie fechar
Michel Almeida Almeida (306) 28/07/2008 22h42
Michel Almeida Almeida (306) 28/07/2008 22h42
O contrato foi assinado em 2001 por Marcelo Salles Holanda de Freitas (então vice-presidente de distribuição e hoje diretor da Sabesp) e Paulo Massato (então superintendente e hoje diretor metropolitano). Foi aditado em 2005 e 2006. A empresa Santher foi fundada há 70 anos por Fadlo Haidar e até hoje o seu controle acionário é exercido por membros da família.
.
O texto completo
.
Nota do Chicão:
.
Dinheiro na mão desta turma do Serra/Alckimin é vendaval.
.
Fizeram um negoção, para a empresa.
.
Continuam fazendo um negoção, para a empresa.
.
Pagar R$14,90 quando era cobrado R$63,20 é realmente um negócio da china.
.
A empresa já economizou mais de 20 milhõe de reais. 20 milhões limpinhos, no bolso.
.
No bolso de quem?
.
É só uma incompetência enorme?
.
Ou é uma parte de um esquema de corrupção?
.
Está na hora de investigar a fundo.
24 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (50)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página