Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Orçamento

Governo vai discutir cortes com aliados e oposição


Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos
Comentários dos leitores
Gil Rocha (53) 19/11/2008 21h29
Gil Rocha (53) 19/11/2008 21h29
Aposentadoria: benefício ou seguro (CONTINUAÇÃO)
Pois bem, tramita no Congresso um projeto do Senador Paulo Paim (PT), já aprovado no Senado, que propõe vincular o índice de reajuste do salário mínimo ao Benefício da Previdência. Vejam só, parece piada, o cidadão contribui durante 30 anos para a Previdência e recebe um "benefício". O Governo além, de não apresentar contrapropostas, ameaça derrubá-lo na Câmara e, caso não consiga, vetá-lo, prerrogativa do Presidente.
Pior ainda é o tal do Ministro Pimentel que diz que não é hora de aumentar despesas. Menos, Pimentel, menos. O que este governo mais tem feito é aumentar as despesas com a máquina pública desde que assumiu. Ano após ano sempre com índices bem acima da inflação e, até agora, não percebemos nenhum sinal de mudanças nesta conduta. Além disso, o governo acaba de enviar ao Congresso uma MP que anistia e renova automaticamente as concessões para ONGs e Filantrópicas.
Ora, ora, ora. Se existe uma CPI das ONGs no Senado, é porque muitas delas não são flores que se cheiram e várias Filantrópicas estão sendo alcunhadas de "pilantrópicas". Bem, acredito que Lula, o Robin Hood tupiniquim que rouba dos pobres para dar para os mais pobres, resolveu definitivamente desbancar o Robin original ao estrelar mais uma aventura: roubar dos velhos para dar aos ladrões.
7 opiniões
avalie fechar
Jacinto Moreira (22) 19/11/2008 09h20
Jacinto Moreira (22) 19/11/2008 09h20
"Destinação histórica dos recursos da Previdência:
- Carteira Agrícola e Industrial do Banco do Brasil, a principal agência de financiamento ao setor privado (1941)
- Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)
- Cias Hidrelétricas do São Francisco (CHESF)
- Companhia Nacional de Álcalis (CNA)
- Fábrica Nacional de Motores (FNM)
- Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE)
- Construção de Brasília
- Ponte Rio Niterói
- Itaipu"
"Se todos os saldos positivos do sistema previdenciário no Brasil, nos anos de 1945 a 1980, não tivessem sido desviados, mas corretamente destinados a um sistema de capitalização a 6% ao ano (taxa da poupança), teríamos hoje um fundo de mais de R$ 1 trilhão.
Fonte: Tese Doutorado Eli Iola Gurgel Andrade, CEDEPLAR/UFMG, abril/1999."
8 opiniões
avalie fechar
Norival Riesz Scaglione (78) 19/11/2008 06h35
Norival Riesz Scaglione (78) 19/11/2008 06h35
SENADOR PAIM, o Protetor dos aposentados e dos trabalhadores, é uma vergonha alguns senadores da base governista, começarem a querer manipular aqueles que estão a favor da aprovação no Congresso de sua proposta, a começar pelo lider Sr.Romero Jucá, aquele mesmo que está enroscado com processo no STF. Será que o Min.da Previdência, Sr.Paulo Pimentel, que como muitos não deve ser funcionário de carreira, e sim indicado por causa das alianças nojentas que todo govêrno que não tem sustentação faz, já debruçou sôbre a movimentação financeira do seu ministério para ver que existe sim verba para repor os valores dos benefícios usurpados dos aposentados, aqueles que suaram a camisa por 30 ou 35 anos, e que contribuiram para terem ao menos o retorno sobre os valores que recolheram? É, muito cômodo, aqueles que quando muito ficam dois ou trêz mandatos, e aposentam recebendo o valor atualizado, e que valor, ir contra a aprovação desse projeto, pois com essa atitude, garantem que o dêles nunca sofra alteração no legislativo. Portanto Srs.Congressistas devolvam o que de direito é dos aposentados, Suas Excias., não estão fazendo nada mais que suas obrigações. 6 opiniões
avalie fechar
Leonardo S. (120) 18/11/2008 19h38
Leonardo S. (120) 18/11/2008 19h38
Pelos comentários vejo que ninguém aprendeu matemática na escola.
Como o governo vai aprovar um projeto que vai consumir 25% do PIB em 2050? (Será que tem muita gente que sabe o que é PIB no Brasil?)
Engraçado também que todo mundo quer tudo do governo. Mas na hora de pagar imposto ningúem quer, e tentam sonegar de todo jeito.
Se a previdência é deficitária (vocês sabiam disso?) significa que o governo paga mais em aposentadorias do que os trabalhadores e as empresas pagam para o governo através do INSS. Ou seja, NÓS RECEBEMOS MAIS DO QUE MERECEMOS. Isso é aritmética básica.
No Brasil, o cidadão se aposenta com mais ou menos 55 anos, tendo contribuido por 30 anos com 10% do salário. Fazendo uma continha de padeiro, 10% de 30, são 3 anos. Significa que o que o aposentado contribuiu dá pra ele receber 3 anos de salário como aposentado. A empresa contribui com mais 20% do salário, o que dá mais 6 anos. Total: 9 anos. Só que o cidadão que se aposenta com 55 anos, vai viver pelo mais 20 anos, até uns 75.
A conta não fecha, será que o povo não consegue entender isso? Precisamos melhorar o ensino da matemática no Brasil.
36 opiniões
avalie fechar
AYER CAMPOS (5) 18/11/2008 18h56
AYER CAMPOS (5) 18/11/2008 18h56
Conheço pessoalmente o Senador Paim e sei que é um político bastante articulado, com excepcional sendo de realismo. Discordo dessa sua absurda proposta, que é populista no pior sentido, além de demagógica. Como o senador não me parece ser bipolar ou esquizofrênico, resta claro que seu comportamento só pode ser compreendido à luz das regras do sistema político-eleitoral, com suas inconsistências, fragilidades e incentivo à irresponsabilidade. Se o senador, por exemplo, disputasse vaga num distrito eleitoral sujeito a maior transparência, jamais faria isso, pois seria fatal. 25 opiniões
avalie fechar
paulo lauer (4) 18/11/2008 17h28
paulo lauer (4) 18/11/2008 17h28
É extremamente vergonhoso ouvir que o sistema previdenciário não possui condições de pagar o que é devido aos aposentados, que contribuiram durante toda uma vida. No entanto, os "ilustres politicos" tem a cara de pau de aumentar os seus salários, subsidios, ressarcimentos de combustivel que muitas vezes nem chegam a usar, pois é impossivel consumir a quantidade de litros em tão pouco tempo e demais benesses sem se importar de onde vem o dinheiro. Basta de conversa fiada. O país tem condições e dever de pagar os aposentados nem que seja necessário cortar verba destinada a socorro de bancos, construtoras e principalmente emendas orçamentários de deputados e senadores que sabemos que são desviados. 8 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 18/11/2008 17h08
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 18/11/2008 17h08
Meu Paim Padi Ciço.
Segura Paim! Obama brasileiro!
7 opiniões
avalie fechar
Nelson Trisotto (3) 18/11/2008 16h53
Nelson Trisotto (3) 18/11/2008 16h53
Há muito os aposentados o INSS tem sido expoliados em favor de aposentadorias de pessoas que jamais contribuiram para a entidade. Não sou contrário à aposentadoria delas, mas não podem atribuir este deficit ao INSS e sim à bondade do Govrno. Não vejo este governo fazer com que os aposentados do serot público compartilhem com os miseráveis aposentados do INSS este ônus.
O mínimo que se deveria considerar é escalonar (o aumento absoluto do mínimo ao percentual indigno das faixas mais elevadas) o benefício dado ao salário mínimo para os demais da tabela.
7 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3063) 18/11/2008 16h21
Antonio Fouto Dias (3063) 18/11/2008 16h21
Onde estão as associações e entidades representativas dos aposentados que não se manifestam, será que estão concordando com a previsão do prazo de 15 anos, o qual é apenas previsão, sem garantia de que o valor dos benefícios serão recuperados nesse prazo, pois considero que em quinze anos muitos dos atuais aposentados já não estarão entre nós.
O Senador Pain está se desgastando perante seu partido na defesa dos aposentados, enquanto que os órgãos que deveriam representá-los parece que estão de braços cruzados, pelo menos não se tem notícia de que alguém esteja se manifestando, a excessão de um pronunciamento da associação brasileira dos aposentados se eu não estiver equivocado.
Os trabalhadores também deveriam se juntar nessa luta pois certamente serão aposentados um dia.
E inadmissível que um governo que se pronuncia em alto e bom tom ser um governo que defende o social, esteja empurrando para a pobreza quem trabalhou por 30 anos ou mais no engrandecimento de nosso País.
5 opiniões
avalie fechar
Sr. Presidente LULA e Sr. Ministro Bernard não engane a população. A Previdência é superavitária. Ou a informação da propria Previdência com data de 30/06/08 está errada.
Se cobrar 10% do que devem à Previdência já dá para repassar a nós.
9 opiniões
avalie fechar
Esse projeto de valorização aos aposentados...apresentado pelo Paim, era o maior sonho de lula e do PT....quando eram oposição....agora tudo mudou menos o Paim.....agora não há dinheiro para a valorização das quantias pagas aos sofridos aposentados....será que conseguirão explicar isso ao povo interessado? Se tem dinheiro para ongs....até renúncia fiscal das entidades PILANTROPICAS.......porque não tem para os aposentados? 19 opiniões
avalie fechar
O Sr. Paulo Bernardo classificou o Senado de irresponsável por resgatar um direito do trabalhador.
Quem será irresponsável, quem devolve o direito ou quem não quer devolver o direito adquirido, e que foi surrupiado na era FHC.
35 opiniões
avalie fechar
Recursos para pagar os aposentados que fizeram uma poupança para que no futuro pudessem ter uma vida mais digna, não tem. Mas para socorrer instituições financeiras incompetentes e empresas mal administradas têm.
O aposentado recolhe mensalmente uma parte de seu salário, mas na hora de aposentar é penalizado com um fator previdenciário que reduz seus rendimentos. Não vejo o mesmo fator aplicado nas aposentadorias destes mesmos senhores que querem voltar atrás e na surdina reverter o que já foi aprovado. No serviço público também não tem o fator, por que só na iniciativa privada. Falta de dinheiro para pagar o que é de direito do aposentado não é, é sim falta de vergonha.
Quem sabe desta vêz tenham carater e mantenha o resultado, não sejam covardes ou mal intencionados e recuem. Na iniciativa privada para se aposentar tem que trabalhar 35 anos, entretanto o mesmo senhores que podem nos prejudicar , conseguem se aposentar em muito menos tempo e com super salários.
É correto só os aposentados da iniciativa privada pagar uma conta que não fêz!!!!!!!!!!!!
Senhores tenham consciência.
48 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1594) 17/11/2008 21h04
Luís da Velosa (1594) 17/11/2008 21h04
Nós aposentados, estamos "no mato sem cachorro". Essa é a verdade. A não ser aquelas aposentadorias "cósmicas", a maioria passa por momentos angustiantes. A União bem que poderia sensibilizar-se e fazer esse esforço de Caixa, que em nada se emparelha com o que ela perde com a corrupção inacabável, persistente. Sabemos que passamos por um momento complicado, mas quando esse momento se aplacará? aposentado tem alguma culpa ou também tem que pagar pelo desvario dos outros que provocaram esses horrors na economia? Nós, aposentados, nos encontramos numa gaiola de cocho vazio. Tenham dó! 35 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 17/11/2008 20h22
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 17/11/2008 20h22
Frente as inumeráveis concessões de benesses feitas pelo governo a sindicatos, ongs, das, bancos, construtoras etc, torna-se moralmente indigno negar aos aposentados o reajuste proposto pelo Senador Paim.
Seria uma tamanha maldade, uma perseguição, uma iniquidade dar tanto a tão poucos, e quase nada a tantos(aposentados),
Não tem sustentabilidade, nem concretude o governo negar esses reajustes ao aposentados.
17 opiniões
avalie fechar
Norival Riesz Scaglione (78) 17/11/2008 18h14
Norival Riesz Scaglione (78) 17/11/2008 18h14
Suas Excias.Senadores, não sejam marionetes nas mãos do governo e acatem a pressão para pedirem revisão do projeto aprovado do Senador Paulo Paim, o Protetor dos aposentados e dos trabalhadores. Espero que não se prestem a serviço do governo, pois se o fizerem estarão dando um tiro na cara de cada esperançoso aposentado. Façam sim pressão junto aos Deputados de seus Partidos na Câmara para que o projeto seja votado e aprovado em regime de urgência, pois a reposição prevista para cinco anos, se o governo diminuir seus gastos, poderá os valores dos beneficios serem reposto até em prazo menor. 15 opiniões
avalie fechar
Carlos Sé (29) 17/11/2008 11h02
Carlos Sé (29) 17/11/2008 11h02
Além dos 2,6 bi para saúde, precisamos de empregos também. Não adianta só saúde, senhores como o Alencar deveria prestigiar indústrias neste país ao invés de instalá-las na China como ele fez, quem sabe para aproveitar-se da mão de obra barata de lá. 17 opiniões
avalie fechar
Yvonne Ferreira (473) 15/11/2008 13h57
Yvonne Ferreira (473) 15/11/2008 13h57
O e-mail do senhor Jorge Izar que anda correndo pela internete, é um desabafo que desnuda o inocente, ele diz: "AQUELES FILHOS FILHO DA MAE QUE QUERIAM TOMAR O PODER...
Pergunto ao ilustre e sencivel senhor;QUEM estava no poder ate então?
Continuaram nos vinte anos de militarismo?
Seriam os mesmos que ate hoje estão no poder na area de saúde por exemplo?
Não me subestime senhor?
97 opiniões
avalie fechar
Yvonne Ferreira (473) 15/11/2008 10h06
Yvonne Ferreira (473) 15/11/2008 10h06
Alencar vai pedir a Lula que libere R$2,6 bi para a saúde.
Senhor Alencar nos precisamos de muito mais, precisamos de gestão honesta, sem comercio, um olho mais atento dos medicos e principalmente respeito.
As reclamações da população não podem ser solucionadas injetando-se mais dinheiro. Sou usuaria do SUS e a noticia não me anima nem um pouco, porque vi nestes ultimos 5 anos, nessa arida estrada, que existe uma mafia sugando o dinheiro do povo.Eu espero mais do governo federal, enjetar mais dinheiro nesse saco sem fundos sem fazer um pente fino, é calar a boca dos reclamantes por um curto periodo e depois voltar para a mesma burrogracia desumana. Como sei que tenho cancer e ha cinco anos não recebi ainda o respeito e cumprimento da lei constitucional,pergunto ao senhor, que de tempos em tempos também tem cancer só que em situação privilegia; Senho Alencar ja te ocorreu que talvez DEUS esteja literalmente tocando o seu corpo?... Se te dei poderes foi para ajuda-los a chegar ate mim...
Injetar mais dinheiro seu Alencar!!!
Arregaça a manga da camisa senhor a vai trabalhar/fiscalisar o Brasil ta correndo solto.
36 opiniões
avalie fechar
Nina Salles (63) 14/11/2008 16h11
Nina Salles (63) 14/11/2008 16h11
Movimentação contra o aumento para os aposentados vocês fazem, mas a favor de vocês o aumento é aprovado na calada da noite.... São mesmo uns covardes!!!! Que nojo tenho de todos! 9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1289)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página