Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Orçamento

Governo vai discutir cortes com aliados e oposição


Mais resultados: Anteriores 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Próximos
Comentários dos leitores
Antonio Fouto Dias (3063) 14/11/2008 15h28
Antonio Fouto Dias (3063) 14/11/2008 15h28
Caro Hagamenon Hermes, 14/11 - 07h25

O que faz essa redução já no calculo inicial do benefício da previdência é esse maldito fator previdenciário constante em um dos dois projetos do Senador Pain, o qual propõe a extinção desse fator, para que quaisquer benefícios ao menos se iniciem coerentemente com o valor em relação às contribuições efetuadas.
No outro projeto propõe a recuperação da defasagem existente no decorrer dos anos passados, o que segundo o projeto deverá ser uma recuperação gradativa com integralização em cinco anos.
Creio que neste momento compete a nós aposentados fazer nossa parte com uma pressão para que esses projetos sejam não só aprovados pelo Congresso Nacional, como também sancionados pelo Presidente da República.
Particularmente eu, já entrei em contato com algumas entidades de classe, assim como enviei vários e-mails a senadores e quando o projeto chegar à Câmara Federal farei o mesmo quanto aos deputados, pois julgo que com a pressão não só dos aposentados, como também de trabalhadores, pois estes também serão aposentados, certamente os parlamentares não terão como não aprovar.
Se por ventura vierem a rejeitá-lo, principalmente pela manifestação contrária do Planalto, devemos anotar em nossas anotações para não esquecer esse fato e darmos o troco em 2010; afinal, não queremos nada mais do que receber o que consta em lei e de acordo com o valor efetivamente confribuido. SDS
6 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 14/11/2008 11h38
roberto diaz zanetti (278) 14/11/2008 11h38
Prezados Senhores e Senhoras;
Infelizmente temos que ler que apesar da aprovação da medida que beneficia aposentados, será vetada pois não existe dinheiro para que seja aprovada. Ridiculo ao pensarmos que o PIS,Cofins e outros afins foram criados para pagar a previdencia. A justificativa é sempre a mesma. O dinheiro arrecadado com a previdencia no contra cheque dos trabalhadores não cobre o valor total dos pagamentos. Qual é o erro na história? Vários. Vargas criou a aposentadoria para o dinheiro financiar o PTB. Jucelino pegou a grana e construiu Brasilia. Na revolução o que havia sobrado evaporou, assim nós o que acreditaram no sistema, fomos lesados. E como tal, o Judiciário ou não julga o que é habitual e se julga demora tanto que quando a causa é ganha o aposentado morreu. Houve um contrato entre o governo e o trabalhador. De repente o governo vem e modifica o contrato unilateralmente, pois o congresso não nos representa. Onde estavam os sindicatos ou as Centrais, provavelmente garantindo o seu imposto que não é auditado, pois não é dinheiro publico é dinheiro do trabalhador.(como eu gostaria de saber a diferença entre povo e trabalhador) E esse presidente se diz dos TRABALHADORES. Eles cuidarem do bolso dele não é tão chocante. O que mais me choca são os Idio...opps, eleitores que acreditam que eles estão realmente fazendo algo de útil para a nação e consequente para eles. Tá na hora desse povo acordar e compreender que eles roubam por que nós permitimos.
16 opiniões
avalie fechar
Marco Martins Vieira (61) 14/11/2008 11h31
Marco Martins Vieira (61) 14/11/2008 11h31
Na totalidade de países em que viví a chamada "pensão" (aposentadoria) só poderia ser uma (uma fonte de pagamento). O (s) nosso (s) presidente já tem várias...o que não deixa de ser um enorme absurdo. Esse Sr. que falou que tem vergonha de ser brasileiro saiba que compartilho os seus pensamentos...os idosos deveriam ser bem tratados pela Pátria mãe.... Precisamos de uma revolução (NÃO tenham medo da palavra não...) nesse Brasil...pena que os investimentos na educação são pífios neste país assim os "lobistas" continuam mandando...e a chamada esquerda (socialmente falando) não tem nad de comum com LULA e seus PARTIDÁRIOS... 17 opiniões
avalie fechar
Roberto da Silva (2) 14/11/2008 10h07
Roberto da Silva (2) 14/11/2008 10h07
Quando li essa reportagem senti uma enorme vergonha de ser brasileiro, mas não surpreso pela atitude do nosso presidente, já que dessa pessoinha não se pode esperar outra atitude covarde, sempre escondido atrás de seus asseclas fieis escudeiros de suas maracutaias,verdadeiros camicases fascistas. 7 opiniões
avalie fechar
Paulo Roberto Brunialti (121) 14/11/2008 09h09
Paulo Roberto Brunialti (121) 14/11/2008 09h09
O governo libera dezenas de bilhões de reais para empresas e bancos e o Sr. Lula quer negar o que é direito dos aposentados ?????? Esses mesmos aposentados que votaram no Sr. Lula????
É isso ai , na hora da verdade aparece o lobo , que se danem os aposentados.....
Que os deputados sejam coerentes e conscientes de suas missões , cabe a eles não deixar os aposentados injustiçados , vamos ver até onde vai esse absurdo.
7 opiniões
avalie fechar
Haremhab Hassan (189) 14/11/2008 08h50
Haremhab Hassan (189) 14/11/2008 08h50
VERBA PÚBLICA para socorrer bancos e empreiteras não falta, aumento salarial para cargos de confiança e/ou comissionados idem...quando chega o momento dos aposentados, o governo petista tentará á todo custo, vetar...quem diria, o pt, que outrora defendia recomposições para os beneficiários do Inss, agora, mudou de lado, tudo falácia eleitoral!Não duvido que o "prizidentí", venha a público, alegar que não tem como pagar, devido a cpmf...este partido é a maior mentira e farsa dos últimos 50 anos! 7 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3562) 14/11/2008 08h21
josé reis barata barata (3562) 14/11/2008 08h21
Vale o escrito (I/II).
Determinados assuntos ofendem a mais elementar razão humana e somente forçando o pensar a se limitar a ela é possível não reagir agressivamente. Vou tentar.
Não consigo ouvir argumento que "a priori" desconsidere o Direito, o que é legal;ou enverede pelo chamado "ilícito legal", ou seja,aplicação perversa e objetiva de leis evidentemente ilegítimas tão em moda,procrastinando,em contrapartida, milhões de direitos esquecidos em empoeiradas prateleiras de um judiciário falido e convenientemente oportunista.
Nunca deveríamos votar em alguém para o legislativo que alguma vez na vida tivesse sequer insinuado oPTar por ações ou omissões em favor do Estado ou da Economia em detrimento do povo.
O homem trabalha, produz riqueza, cria a Economia para o seu viver e conviver. Paga tributos por um Estado, e a ele transfere autoridade, para prover o bem comum, esse é o interesse fim, único e exclusivo; bens que, se relegados à economia, a liberdade e vida do povo correriam risco."A força fez os primeiros escravos, a covardia os perpetuou". (continuo e concluo)
84 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3562) 14/11/2008 08h20
josé reis barata barata (3562) 14/11/2008 08h20
Vale o escrito (II/II).
Assim, Governo é um ente delegado,sem vontade própria, sujeito portanto e também,a tudo que impõe a qualquer um do povo, chamado legalidade.A dificuldade reside na formação e aplicação das leis gerando o "ilícito legal". Talvez aí o grande argumento favorável a instabilidade de um modelo parlamentarista:não permitir mandatos a prazo certo que vigem independentemente das ofensas e desvios aos anseios da Nação.
A responsabilização por possíveis contratos governamentais legalmente firmados (caso dos valores das aposentadorias) que, aparente e possivelmente, indiquem prejuízos sociais, não autorizam (seja qual for o argumento econômico), por si, a ruPTura unilateral deles pela simples vontade de um ente, agente ou servidor público, desprovido moral e legalmente desta comPTência que a sociedade não lhes concedeu, diversamente, os obriga sempre e sem desvios, à legalidade. Danos morais alcançam à responsabilidade objetiva do Estado e, regressivamente, o agente ou servidor público que lhes deu causa.
Que se cumpra o: "Vale o escrito".
Sds. barata's
84 opiniões
avalie fechar
Hagamenon Hermes (7) 14/11/2008 07h25
Hagamenon Hermes (7) 14/11/2008 07h25
O governo que tungar novamente quem passou a vida trabalhando para ter uma velhice justa. Descontamos nos nossos contracheques a vida inteira a importância do teto máximo que deveria ser pago pelo INSS ou seja R$ 3.300,00, mas na hora de aposentar como eu recebo somente R$ 1.600,00. Desde o ano de 2002 quando o salário minimo era de 240,00 reais que esta defasado, e o trabalhador só levando tinta e o governo achatando o que é de direito do trabalhador. 7 opiniões
avalie fechar
claudia pessoa (47) 14/11/2008 06h15
claudia pessoa (47) 14/11/2008 06h15
Seria legal ver o Sr. Lula sendo obrigado a vetar uma proposta importante em primeira pessoa.
S
Mas ainda assim acredito que dira que foi forçado a vetar por aqueles que sao contra o seu governo.
Se fosse por ele somente, aprovaria...
Querem apostar???
14 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3063) 14/11/2008 04h52
Antonio Fouto Dias (3063) 14/11/2008 04h52
O governo através da Secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento está negando de que
a MP que renova automaticamente o certificado de empresas filantrópricas represente uma anistia para aquelas que não só constam como estão ou já foram investigadas pela CPI e que foram encontradas eventuais inícios de irregularidades.
Se há a prorrogação do referido certificado, é porque a entidade está regularizada e não sofre ou responde por nada que a desabone, caso contrário, essa prorrogação é outorgada sem nenhuma exigência, algo que não dá para entender.
Esse assunto foi divulgado em telejornais e que o apresentador Boris Casoy inclusive mencionou de que essa MP não é da Filantropia, mas a MP da Pilantropia, isso mesmo, Pinantropia(pilangragem com filantropia).
Posso estar equivocado, mas para mim é mais uma mostragem do comportamento do governo Lula no favorecimento a quem comete fralcatruas ou seja; oficialização da pilantragem.
5 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 13/11/2008 22h45
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 13/11/2008 22h45
Este governo não tem mais autoridade moral para negar qualquer acrescimo de ganhos para os aposentados, após dar milhões para bancos falidos, construtoras , empresas, centrais sindicais, ongs, movimentos sociais. Não tem como segurar essa onda. Os aposentados deram sangue , suor e lágrimas pela Pátria. Não existem argumentos razoáves que possam justificar a não concessão desse aumento! 7 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2013) 13/11/2008 22h39
Alcides Emanuelli (2013) 13/11/2008 22h39
Imaginem que admiravel mundo novo estariamos criando!
Terminando com a corrupção oficializada pelo Estado incompetente.
Imaginem como iria ser diferente o dinheiro não sairia pelo ladrão ou para os ladrões, eles teriam os seus donos justamente de acordo com suas contribuições, e os malandros não teriam vez nesse sistema simples, honesto e competente.
Imaginem uma empresa Estatal de Previdência que faria em 10 anos muitas PREVIS, em seu valor total de se capital, olha gente isso que estou falando é sério e quem deveria estar aqui ou ai ou lá em cima na casa do Parlamento dizendo o que digo, para todos seria nossos Deputados, nossos Ministros que não tem competencia para criarem estruturas sérias e honestas par solucionar os problemas do povo brasileiro ou para evitarem que o povo continua a sofrer a ser roubado todo o dia.
Como poderia chamar essa nova Previdência: RAZÃO SOCIAL, pode ser assim a RAZÃO SOCIAL, para dar as pessoas que fizeram um dia a sociedade mais justa e desenvolvida no passado, tivessem com suas economias com seu proprio dinheiro e de seu patrocinador uma aposentadoria digna e sem pegar nada do Estado.
O dinheiro de sua aposentadoria seria o seu Proprio dinheiro.
Mas vou ficando por aqui talvez algum jornalista da folha, lei, talvez alguem da ABIN leia tambem, talvez alguem de algum partido tambem leia, talvez quem sabe um dia alguem vai ler, e todas as barreiras da desonestidades, as fronteiras dessa sugeira toda sejam derrubados e honestida aconteça
85 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2013) 13/11/2008 22h30
Alcides Emanuelli (2013) 13/11/2008 22h30
Continuando.....sei que tem o outro lado da moeda a previdência social, de donas de casa, de pessoas com mais de 70 anos que não tem previdências, de pessoas que trabalham na terra, enfim de quem não tem oportunidade ou sorte na vida e quer ter uma vida simples mas com dignidade na hora da morte.
Essa instituição de previdência que Fundei, baseada nas Previdências privadas menos complicadas é claro para todos entenderem, poderia patrocinar essas outras situações de assistencialismos como a saúde e a Educação publica.
Agora se fizermos a coisa certa com pessoas certas e competentes, e não Ministros que não sabem nada que querem aparecer e ganhar bons salarios do soldo deles e dos cartões corporativos, vamos começar a mudar o Brasil e fazer um país para todos e com honestidade.
Pena que talvez o Paim que admiro embora seja do PT, o Senhor das letras do Piaui, Sr. Mão Santa, o Sr Pedro Simon, guerreiro da alma e coração da Revolução Farropílha, e muitos outros não estão lendo o que digo e que coloco aqui para todos verem, que tudo tem solução e razão de ser, basta ser honesto.
Imagina eu aposentado com uma Poupança que fiz em 30 anos de trabalho, o Capítal recolhido vai dizer quanto vai ser minha aposentadoria, estruturada em 10 salarios minimos.
Se contribui com 10 os trinta anos ganho 10 minimos em minha aposentadoria, mas se sempre paguei um e no final dei o golpe e paguei dez nos ultimos tres anos ou 80 meses, vou ganhar a média que fiz em 30 anos, tres minimos.
25 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2013) 13/11/2008 22h21
Alcides Emanuelli (2013) 13/11/2008 22h21
O tema em questão, tenho que aceitar a aprovação da integralidade do Salário, mas ao mesmo tempo tenho que dizer que o sistema esta todo errado.
O que é certo nesse caso: é seriedade, competência, honestida e responsabilidade de torna a previdência auto-suficiente, e ainda pagar alguns beneficios sociais, e como!
1. Separando da assistencia são duas coisas distintas, que não tem nada em comum, a primeira tem que ser gerida pelos interessados e contribuintes e a Saúde no caso pela Estado, pelo empregadores e pelo contribuinte, cidadão.
2. De acordo com seu tempo de contribuição, com sua reserva de poupança e matematica através de suas contribuições após 30 anos de contribuição e até 35 anos de contribuições todos poderiam se aposentar, e a base seria o seu capital formado nesse periodo, isso se diz administração e auto-suficiencia do sistema previdenciario.
Aplicação desses recursos que deveriam ser valorizados conforme a poupança do sistema:
Em obras publicos de objetivos sociais, com pagamento de juros pelos Estado, em Ações mas o valor desse Capital não mais que 20%, e aumentando o capital e a liquidez para as empresas, e em outros investimentos, publicos ou privados de interesses sociais, como Energia, Aguas e Esgotos, bem por ai com pessoas competentes vamos desenvolver um empresa de Previdencia, séria e competente.
Assim não precisaria mais aprovar nada pelo congresso a competencia e honestidade superaria o intesse de policos e desse estado Incompetente.
8 opiniões
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (679) 13/11/2008 20h16
Saulo Mundim Lenza (679) 13/11/2008 20h16
O (des)governo do PT é uma piada de mau gosto.
Agora que a bonança financeira mundial acabou, vamos ver quem tem competência.
Quando às aposentadorias dos brasileiros otários que pagaram durante 35 anos, é assunto sem futuro.
O marolinha vai ferrar todos.
16 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3562) 13/11/2008 08h09
josé reis barata barata (3562) 13/11/2008 08h09
Mão Santa (PMDB), Mário Couto, Álvaro Dias (PSDB), Paulo Pain (PT),etc. e as aposentadorias.
Ver e ouvir na TV Senado Mão Santa é um privilégio, um misto de: descontração, seriedade,simplicidade, simpatia, coragem moral, experiência...esbanja dignidade; Mário e Álvaro o acompanham em agradável coerência; Paulo "Pai", o incompreensível petista!Anotei-o por último,deveria tê-lo feito por primeiro na questão das aposentadorias,corajoso pioneiro.
PMDB, PSDB E PT e o DEM também apóia: o que ou quem falta?
O salário mínimo é garantido por programas sociais independente de contribuição. Por que então contribuir?
Não se desconhece que um contrato previdenciário é estabelecido em considerações matemáticas e de risco para quem o banca e oferece; ou seja: se paga por um valor futuro antecipadamente conhecido e estabelecido.
Os valores de aposentadoria fundam-se, atuária e legalmente, nos valores de contribuição que consideram um valor futuro a ser pago equivalente a base que incidem, pois, é isto que interessa e por isto que paga o trabalhador.Reduzir o valor pactuado e prometido não é quebra de contrato? Não é, por conseguinte, ilegal e imoral? Ou o Direito se sujeita servil à economia (governo) que também é imune à moral?
Aposentados Lulistas apaixonados e ensandecidos, que não são poucos;pronunciem-se!
O que falta ou quem falta?
Ele não quer e discursa que: quem tem mais deve auxiliar os desprovidos de fortuna? Ele não quer isto dos EUA? Do Obama? Ou só diz?
Sds. barata's
67 opiniões
avalie fechar
Jorge Bronze (46) 12/11/2008 07h38
Jorge Bronze (46) 12/11/2008 07h38
O governo alega não ter dinheiro para pagar os aposentados, mas encher o bolso de maus empresários e banqueiros tem, vejam abaixo mais uma:
""A medida provisória de socorro aos bancos ganhou nesta terça-feira (11) uma emenda de socorro de R$ 3 bilhões para o capital de giro de empreiteiras contratadas para tocar obras do PAC, informa o blog do Josias.
A MP, que autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprar ações de instituições financeiras, recebeu o adendo após aprovação do relator João Paulo Cunha (PT-SP). A medida vem a despeito dos repasses mensais do governo a empreiteiras do PAC.""
Aliás parte dessas obras não saiu nem do papel, são puramente eletoreiras, até o nome de um serviço "SEDEX" foi trocado convenientemente, obrigando usuários que tem convênio com os correios a mudarem os carimbos, o que se chamava SEDEX agora leia-se PAC.
Voltando ao assunto da aposentadoria, corre boato de que o governo quer aumentar a idade para pleitear o benefício hoje 48 mulher e 53 homem, passa para 52 mulher e 62 homem, e não se leva em conta o direito adquirido, ou seja se completou o tempo e não solicitou a aposentadoria, azar dos trouxas.
Esse desgoverno incomPeTente, deveria ser mais claro e respeitar o povo contribuinte e eleitor.
16 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3063) 12/11/2008 05h07
Antonio Fouto Dias (3063) 12/11/2008 05h07
Nesta terça-feira alguns senadores como Paulo Pain, Mario Couto, Geraldo Mesquita entre outros, conclamaram a que todos os aposentados contate a Câmara de Vereadores em sus respectivas cidades e também executem manifestações com vigília, além de encaminhar e-mails, cartas ou qualquer tipo de contato para que esse projeto seja aprovado também na Câmara Federal.
Eles estão fazendo a parte dele, só resta aos aposentados fazer a suas partes, pois chance como essa, creio que dificilmente ocorrerá.
16 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3063) 12/11/2008 04h55
Antonio Fouto Dias (3063) 12/11/2008 04h55
Essa história de que não há recursos para a recomposição dos benefícios do INSS é pura balela, pois nessas reuniões havidas no Senado ficou comprovada a existência de um superávit no valor de R$. 70bilhões e agora vem gente do governo falar de que não tem condições sem informar de onde vem os recursos necessários, ora bolas!
Como que para pagar novos funcionários que são nomeados em cargos de confiança(sem concurso) quase que diariamente e ainda mais, o respectivo aumento para esses cargos, conforme há projeto no Congresso, quer dizer que para esses existem recuros mas para aposentados não, certamente o governo quer continuar com esse fator previdênciário que derruba um benedício, de 10 para 4 salários em pouquíssimo tempo.
6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1289)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página