Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Transposição do rio São Francisco

Bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio faz greve de fome contra o projeto do governo de transposição de parte das águas do rio São Francisco.


Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximos
Comentários dos leitores
josé reis barata barata (3491) 15/10/2009 08h44
josé reis barata barata (3491) 15/10/2009 08h44
(3/3) Vivenciei um estudo sobre a transposição em 1989. Não o levei a sério como realidade próxima. Pensei: coisa de Escola, lucubrações teóricas de uma escola. Equívoco, a escola de que falo é séria e tem importância política nacional. E a notícia e execução governamental, covarde e inescrupulosa, tão lamentável quão horrível da transposição passa, agora, a fazer o tormento de minha diária reflexão política. Por que se há tanta dúvida e nenhuma certeza? Tantos contra e tantos versos e anversos? Embora sejamos o único animal que usa e transforma a natureza, não somos a referência dela; somos matéria, mero pedaço dela. O que sobrevive em nós é espírito. A natureza não perdoa erros. Transformar não é criar. Só existe um criador. Deus é singular; homem é que é plural. Nosso infortúnio e desgraça é que existem homens que inebriados pelo poder se consideram deuses. "Revitalização" é covarde e hipócrita desculpa política de políticos inescrupulosos. O termo "revitalizar" somente se aplica ao que existe. Rio desviado é rio morto; e, ressuscitamento só a fé e a Bíblia conhecem e atestam.
O oceano é belo, é o fim; mas, o rio é o inicio, é a vida; e...vida, vida material é somente uma, inclusive a de um rio.
sds. barata's, para uma proposta cara de um Cara! De pau!
296 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3491) 15/10/2009 08h35
josé reis barata barata (3491) 15/10/2009 08h35
Entrevista ao vivo.
Escuto concedida aos, segundo o planalto, radialistas mais importantes do nordestem ou seja, de maior audiência. O que 2010 não faz e fará!
De tudo que ouço, a única palavra que me vem a cabeça, é: de-ma-go-gi-a!
Preciso copiar o Aurélio, demagogia:
"Dominação ou preponderância das facções populares; Conjunto de processos políticos hábeis tendentes a captar e utilizar, com objetivos menos lícitos, a excitação e as paixões populares; Afetação ou simulação de modéstia, de pobreza, de humildade, de desprendimento, de tolerância, etc., com finalidade demagógica".
Óbvio que Lula conhece a pobreza, mas, a recorda como uma vicissitude que passou na vida dele. Um filme que sustenta a opulência de uma vida pessoal que se afoga no luxo do capital. Algo com diz a sabedoria popular: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço".
Fácil muito fácil falar, desnudar a pobreza quando não se vive nela; mas, se vive dela. E os políticos vivem dela e aceitarão facilmente a mentira da revitalização do que já mais não existe.
100 sds.
135 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3491) 15/10/2009 08h01
josé reis barata barata (3491) 15/10/2009 08h01
Um ribeirinho, um antigo caso de amor.
Amazonense de nascimento, carioca por adoção, baiano de coração; e, Sergipe, um doce recanto que Deus reservou para adoçar este velho coração.
Filho de pai português seringalista do alto Rio Madeira, Antigo Território Federal do Guaporé (pedaço desmembrado do Amazonas e Mato Grosso), Porto Velho, hoje Rondônia, à margem da estrada de ferro Madeira/Mamoré que avança floresta a dentro até Guajará-Mirim (perdoem que falo do que vivi, criança ainda, na década de 50) guardo na lembrança: tanto a recordação de um pai que após malárias e impaludismos, Deus levou cedo e por lá os despojos ficaram;quanto, as barrancas ribeirinhas que continuamente escorregavam para às corredeiras revoltas e amarelas, para onde, com alguma constância, do alto, fugido, sentado junto a inocentes amigos de lúdicas travessuras, sonhava com um mundo desconhecido que a providência divina, há pouco, me levou a visitar. Quase vinte países da Europa, Oriente, África e EUA, isto, após já amar a imensidão, fortuna e beleza incomparáveis de nosso Brasil cardeal, cobiça internacional chamada, não sem descarada e cínica hipocrisia: "globalização", até mesmo pelo irresponsável: O Cara! (de pau e seus cúmplices). (continua)
235 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3491) 15/10/2009 08h00
josé reis barata barata (3491) 15/10/2009 08h00
(2/3) O rio que ora aflige meu pensar, São Francisco, aconteceu no início da década de 90 devido a meu cultivado e ardido saudosismo nortista que explodia em meu peito. Transferido com indescritível prazer do Rio para Salvador, a par da incontestável gratidão e beleza que deixava para trás, procurava outro rio e daí ao Véio foi um passo e me encontrei na balsa Neópolis-Penedo. Férias, retorno várias vezes vencendo a considerável distância Salvador-Penedo aos fins de semana. O cansaço físico venceu e o sentimento que restou foi o amor e as recordações das pescarias de piranhas nas corredeiras e os banhos de pequenas praias que, com meu espanto, em visita posterior, já as encontro com sólidas barracas de bebidas fincadas quase ao meio do rio, vazio, melancólico e triste com a balsa sofrendo enorme dificuldade para chegar à margem oposta sem encalhar.
Contentei-me triste com o bucólico Piauitinga, as minhas forças físicas já não eram as mesmas, o sentimento de apego e apreço pela natureza, não! Maior e mais sólido. Fiquei a meio-caminho, Foz do Rio Real, divisa Bahia-Sergipe, dois amores, duas paixões. (continua)
260 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1477) 15/10/2009 06h26
Luís da Velosa (1477) 15/10/2009 06h26
Só sei dizer que se houve provocação do presidente Lula, pasando como mandatário pelo município de Barra - o que não acho, sob quaisquer aspectos - foi muito sutil e imperceptível, inclusive sem razão alguma. Mas, a do frei foi propositada, meio paranóica, inoportuna, desejando chamar a atenção dos fiéis. Se ficasse em silêncio seria melhor. O célebre escritor Saramago, Prêmio Nobel de Literatura, chamou o papa Benedito XVI, de cínico... Será verdade? 2 opiniões
avalie fechar
jose roberto (91) 14/10/2009 23h41
jose roberto (91) 14/10/2009 23h41
MEU DEUS, O QUE SERRA ENTENDE DE NORDESTE E DE BRASIL?! COITADOS DOS BRASILEIROS SE TIVEREM ESSE INFORTUNIO DE O TEREM COMO PRESIDENTE! QUE ESSA MALDIÇÃO NAO NOS OCORRA... ESSES COMENTARISTAS SEM ARGUMENTOS TECNICOS, QUE NADA ENTENDEM DE ECONOMIA, ANALFABETOS POLITICOS (E LINGUISTICOS TBM) QUE INSISTEM EM TECER COMAPARAÇÕES ENTRE O GOVERNO LULA E DOS TUCANOS... VAI LER ANUÁRIO DA FGV, GAZETA MERCANTIL E REVISTAS ESPECIALIZADAS,INCLUSIVE ESTRANGEIRAS, PRA NÃO FALAR TANTA BOBAGEM. TALVES SEJA PQ QUE TRABALHAM TANTO AGORA, JÁ LULA REDUZIU O DESEMPREGO E PRESERVOU SEUS POSTOS DE TRABALHO NA CRISE, QUE NÃO POSSUEM TEMPO PRA LER (OU É APEGO AO ANLAFABETISMO MESMO). EH CADA COISA ESCRITA AQUI QUE ARDEM OS OLHOS! QUE FORUM DE GENTE DESCLALIFICADA ESSE VIU! 8 opiniões
avalie fechar
jose roberto (91) 14/10/2009 23h31
jose roberto (91) 14/10/2009 23h31
PORQUE A MÍDIA NÃO FAZ NENHUMA MENÇÃO A NOTICIAS COMO ESSA? QUANDO SE VIU ISSO NO BRASIL (DESONERAÇÃO TRIBUTÁRIA)?
14/10/2009 às 22:01 | COMENTÁRIO (0)
Governo desonera cadeia produtiva da carne
Agência Estado
O governo vai suspender a partir de 1º de novembro o pagamento da contribuição para o PIS/Pasep e Cofins incidente sobre a receita bruta de venda no mercado interno de toda a cadeia produtiva da carne bovina. A medida consta da Lei 12.058 publicada no Diário Oficial e sancionada hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A lei teve como base a Medida Provisória 462, aprovada pelo Congresso no final de setembro, cujo objeto principal é o repasse de R$ 1 bilhão aos municípios para cobrir as perdas de receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). No entanto, na tramitação pela Câmara e Senado, a MP ganhou 22 emendas, chamadas de "contrabando", que trataram de outros temas.
De acordo com o texto da Lei publicado no Diário Oficial, a medida entra em vigor no dia 1º de novembro. O frigorífico JBS Friboi informou que a cobrança de PIS/Pasep e Cofins para o mercado doméstico de bovinos representa 9,25% da receita bruta da companhia. Em comunicado, a empresa diz que a medida é altamente positiva para o setor, beneficiando toda a cadeia, de pecuaristas a consumidores, passando pelos frigoríficos, aumentando o potencial do mercado de carne bovina e derivados.
5 opiniões
avalie fechar
CLÉRISTON SILVA I. SOUSA (4) 14/10/2009 22h53
CLÉRISTON SILVA I. SOUSA (4) 14/10/2009 22h53
TENHO CERTEZA, QUE A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO ,NUNCA VAI BENEFICIAR O POVO NORDESTINO.
ACHO QUE O GOVERNO TINHA ERA QUE REALIZAR PROJETOS, PARA PERENIZAR MUITOS RIOS DO NORDESTE E REVITALIZAR O SÃO FRANCISCO QUE ESTA AGONIZANDO.
NO OESTE DA BAHIA, REGIÃO DE BARREIRAS, JÁ EXISTE RIOS AFLUENTES DO SÃO FRANCISCO, QUE MORRERAM EM FUNÇÃO DE SUA AGUA SER SUGADA PELOS PIVÔS CENTRAIS DOS MILIONÁRIOS DO AGRONEGOCIOS. O NOME DESSE RIO QUE MORREU É RIO DO CACHORRO EM BARREIRAS, E COM CERTEZA MUITOS IRÃO MORRER, COM A FEROCIDADE DO AGRONEGOCIO E PRINCIPALMENTE O "VELHO CHICO" .
13 opiniões
avalie fechar
Dilson Silva (102) 14/10/2009 22h29
Dilson Silva (102) 14/10/2009 22h29
Imperdível a ótima piada do Sr. Isidorio Silva: ele diz que o "sucesso do PT foi graças à coragem de FHC, que arrumou a casa e entregou de mão beijada a seus opositores". Infelizmente ele não leu (logo abaixo do seu) o comentário oportuno e lúcido do Sr. Cássio Tavares, que faz apenas algumas comparações entre FHC e Lula. Então vejam como o "corajoso" FHC "arrumou" a casa pro Lula.
1 - Com FHC, a inflação chegou a 15,3% (com plano real e tudo) e agora temos 4,5% (e o Lula não precisou fazer plano econômico, pois TODOS prejudicaram o povo brasileiro).
2 - A dívida pública mobiliária era de 57,6% e agora de 44,1%. Em números: essa dívida era pelo percentual acima de 1,927 trilhões e hoje ela está em 1,475 trilhões (último dado publicado ). Só aí foi uma economia de 452 bilhões de reais. É pouco ou quer mais?
3 - A taxa Selic foi entregue em Dez/2002 em 25,2% ao ano (em Set/1999 ela chegou a 44,8%). Com Lula, ela está em 8,75%.
4 - Dívida externa. Essa aí dá vontade de chorar.
Com FHC, o Brasil devia 223 bilhões de dólares e tinha 18 bilhões em caixa (dinheiro emprestado pelo FMI). Para o país não quebrar, os ministros da fazenda passavam o chapéu nos bancos internacionais, e o FMI vinha aqui todo mês dar as suas ordens. Que tristeza. Hoje, com o governo Lula o Brasil tem 231 bilhões em caixa e uma dívida externa de 193 bilhões de dólares; ou seja, sobram dólares e por isso emprestamos 10 bilhões ao FMI (aquele que nos dava ordens).
12 opiniões
avalie fechar
Hernani Rodrigues (33) 14/10/2009 22h23
Hernani Rodrigues (33) 14/10/2009 22h23
Pelo histórico dos tucanos, Serra vai querer privatizar o São Francisco...Vixi!!! 13 opiniões
avalie fechar
Henrique Silva (218) 14/10/2009 21h51
Henrique Silva (218) 14/10/2009 21h51
Senhor Isidorio Silva, o governo do PSDB saiu com 15% de inflação em 2002, dívida de 67% do PIB, reservas internacionais de apenas 18 bilhões, FMI mandando, desemprego de 13%, apagão elétrico e privatizações que mais seriam doações, além de engavetamento de CPIs importantes como a da corrupção e das privatizações, além de denúncias de corrupção generalizada no governo e redução da classe média e aumento das classes D e E.
SE VOCÊ ACHA QUE ISSO É UMA BOA HERANÇA EU E TODOS OS OUTROS PAÍSES DO MUNDO NÃO ACHAMOS!!
21 opiniões
avalie fechar
isidorio silva (132) 14/10/2009 21h16
isidorio silva (132) 14/10/2009 21h16
Muitos destes PTistas que hoje vivem aplaudindo o Governo do pres. LULA ,antes dele ser eleito pela primeira vez viviam lhe apredejando . Quem mudou foi ele ou foi os seus eleitores.
Eu não sou Economista e enm sociologo ,mas não tenho nenhuma dúvida que todo este sucesso do PT foi graças a coragem do ex-Pres. FHC ,que arrumou a casa e entregou de mão beijada a seus opositores.
25 opiniões
avalie fechar
Henrique Silva (218) 14/10/2009 21h16
Henrique Silva (218) 14/10/2009 21h16
Serra disse que não há investimento em água no nordeste...
Será que o candidato está caducando ou mais uma vez o PSDB está tentando ludibriar o povo?
Só na Bahia o programa "água para todos" e o programa de cisternas beneficiaram mais de 2000000 de pessoas!
O pré-candidato José Serra está blefando e junto com FHC e o DEMo está mais uma vez tentando ganhar as eleições e continuar com as privatizações (recebem dinheiro para vender as empresas), aumento dos juros (historicamente os bancos são os maiores contribuintes das campanhas do PSDB), aumento da dívidas externa (consequencia da má gestão característica dos neoliberais).
Em 2010 devemos comparar Dilma X Serra, ou seja, comparar o desemprego, dívida externa, estagnação econômica, sucateamento do serviço público do PSDB X crescimento econômico, redução da dívida, aumento do emprego, aumento do IDH, recuperação parcial do serviço público do PT.
Difícil escolher né?...
16 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1477) 14/10/2009 20h06
Luís da Velosa (1477) 14/10/2009 20h06
Parece que o governador José Serra já fez demais por São Paulo. Agora, voltou-se para os problemas nordestinos. Só pode ser solidariedade, altruísmo... 5 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1477) 14/10/2009 19h54
Luís da Velosa (1477) 14/10/2009 19h54
O presidente que se dê por feliz tendo o ministro da Integraço Nacional, responsável por essa obra. Não precisará de mais ninguém, a não ser os comandados pelo próprio ministro Geddel Vieira Lima. sem opinião
avalie fechar
Victor Tadeu (9) 14/10/2009 19h47
Victor Tadeu (9) 14/10/2009 19h47
O Serra fala que o nordeste é área mais precária economicamente?
O que puxou o crescimento do país foi a região nordeste, enquanto o estado dele teve uma queda no crescimento e um aumentode 6% no número de miseráveis.
4 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1477) 14/10/2009 19h46
Luís da Velosa (1477) 14/10/2009 19h46
Quem foi que disse que o comício estava previsto? Somente um desinformado chegaria a essa conclusão... Estapafúrdia! 1 opinião
avalie fechar
PEDRO ROSSI MACHADO (31) 14/10/2009 19h09
PEDRO ROSSI MACHADO (31) 14/10/2009 19h09
QUANDO OS PETISTAS DE CARTEIRINHA VÃO ADMITIR QUE SE O BRASIL ESTÁ ESTABILIDADO É PORQUE O LULLA TEVE O BOM SENSO DE DAR CONTINUIDADE AO PLANO ITAMAR/FHC?
A TRANSPOSIÇÃO DE PEQUENA PARTE DO RIO SÃO FRANCISCO É UMA OBRA MUITO IMPORTANTE. OS CANAIS QUE LEVARÃO ÁGUA ATÉ REGIÕES MUITO SECAS É UM ÓTIMO RECURSO. SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER!
PAREM DE ANALISAR O FINAL DO ANO DE 2002 QUANDO O PAÍS ESTAVA EM PÂNICO E NÃO SABIA O QUE VIRIA PELA FRENTE. GRAÇAS AOS DEUSES OS XIITAS NÃO CONSEGUIRAM EXECUTAR SEUS PLANOS.
6 opiniões
avalie fechar
josel correa (36) 14/10/2009 18h57
josel correa (36) 14/10/2009 18h57
Quando me propus comentar a matéria: Lula critica falta de revitalização do São Francisco e governantes de "duas caras", da Folha Online, Agência Brasil, verifiquei que provavelmente serei o 1.109 participante. Ao ler a excelente reportagem inclusive com mapas e outros vários recursos exemplificadores e esclarecedores, senti que me encontrava frente a uma obra que é desejada há muitos séculos. Uma obra que apesar de ter sido reconhecida a sua importância, em vários momentos, quando o Presidente aceitou o desafio para fazê-la, as críticas foram por demais veementes, com até greve de fome, realizada por autoridade eclesiástica, que tem uma especial ligação com o Nordeste e com os problemas da região. Este espaço magnífico que a Folha nos oferece não pode ser utilizado para entrarmos em discussões pífias, ou responder aqueles que ainda são não aceitam o projeto, ou mesmo para aqueles que são contrários ao projeto político de governo. Data vênia, não poderia deixar passar este momento, sem pelo menos expressar, um sentimento de reconhecimento, pela coragem de nosso presidente, um reconhecimento pela visão de futuro que o distingue dos demais políticos de nosso país. Não será necessário muitos anos para que todo o Nordeste, mesmo aqueles que foram contrários a sua realização, bem como todo o Brasil, venham reconhecer que esta será a obra de todos os tempos, a obra do século XXI. Parabéns presidente e todos aqueles que acreditaram que esta obra seria possível.
Valeu a pena sim.
4 opiniões
avalie fechar
Cassio Tavares (805) 14/10/2009 18h29
Cassio Tavares (805) 14/10/2009 18h29
Paulo Fernandes, se voce não tem medo de verdades, veja aí alguns dados oficiais, atenção, oficiais da economia em dezembro de 2.002 e agora.
1 - A inflação estava em 15,3% e agora em 4,5%.
2 - A dívida pública mobiliária era de 57,6% e agora de 44,1% . Em numeros : essa é dívida era pelo percentual acima de 1,927 trilhões e hoje ela está em 1,475 trilhoes ( último dado publicado ). Só aí Paulo foi uma economia, na boa matemática de R$ 452.000.000.000 00. Ou seja 452 bilhões de reais. è pouco ou quer mais ?
3 - A Taxa Selic foi entregue em Dez. de 2.002 em
25,2% ao ano ( em Setembro de 1.999 ela foi a 44,8% ). Hoje ela está em 8,75%.
4 - Dívida externa. Essa aí dá vontade de chorar.
O governo brasileiro devia 223 bilhões de dólares e tinha 18 bilhões em caixa ( dinheiro emprestado pelo FMI ). Para o Brasil não ir a lona os ministros da fazenda passavam o chapéu nos bancos internacionais, e o FMI vinha aqui todo mes dar as suas ORDENS. Que tristeza.
Hoje temos 231 bilhões em caixa e uma dívida externa de 193 bilhões de dólares ou seja, sobra dolares e por isso emprestamos 10 bilhões ao FMI ( aquele que nos dava ordens ).
Como aqui o espaço é curto para enumerar todos os avanços do atual governo, eu deixo apenas uma pergunta que ninguém da oposição responde.
Se o governo FHC era isso que voce falou, porque ele ele não atingiu o sucesso que hoje é a nossa economia ? Não enrole, porque brasileiro já deixou de ser besta.
16 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1316)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página