Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Transposição do rio São Francisco

Bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio faz greve de fome contra o projeto do governo de transposição de parte das águas do rio São Francisco.


Mais resultados: Anteriores 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Próximos
Comentários dos leitores
Helio Figueirdo (327) 12/02/2009 16h21
Helio Figueirdo (327) 12/02/2009 16h21
A denúncia de fraude, envolvendo a merenda escolar em São Paulo, é de embrulhar o estômago.
Aliás, as 2 são de embrulhar o estômago: a fraude e a merenda em si, - a julgar pelas imagens mostradas pela Record. As cenas mostram que, na maior cidade do país, gasta-se muito para oferecer refeições de baixa qualidade.
E por que se gasta muito?
Em 2007, a Prefeitura de São Paulo contratou a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), para que fizesse uma avaliação técnica do programa de merenda. Uma das questões estudadas: a Prefeitura deveria, ou não, terceirizar todo o serviço de merenda?
A resposta da FIPE, em abril de 2007, foi: não! Se toda merenda de São Paulo fosse terceirizada, o programa custaria 71% a mais!
Na página 3 do relatório entregue à Prefeitura, a FIPE afirma, com todas as letras: "o Programa de Merenda Escolar da Prefeitura de São Paulo deve ampliar a Merenda Direta em detrimento da Terceirizada."
Advinhem o que a Prefeitura de Kassab fez? Em maio de 2007, desconsiderou o relatório da FIPE, chamou licitação e ampliou a terceirização: ou seja, aumentou o número de escolas atendidas por fornecedores particulares.
O que aconteceu, então?
As investigações conduzidas até aqui pelo promotor Silvio Marques mostram que pode ter havido um grande acerto entre as empresas fornecedoras.
Há gravações. Nojentas. Os empresários, reunidos num hotel em frente à Prefeitura, combinam o preço. Dão risada, brincam com a comida das crianças. (Rodrigo Vianna).
19 opiniões
avalie fechar
Anderson Porto (54) 12/02/2009 16h13
Anderson Porto (54) 12/02/2009 16h13
Não tenho cá estudos suficientes para expor pesquisas e dados técnicos, mas tão somente bagagem de leituras e estudos sobre a região, o que me leva a crer que estão deixando de lado algumas considerações: 1) Indústria da Seca impede a distribuição de água de açudes, criação de cisternas e projetos de captação e manutenção de águas; 2) o sol constante é o maior problema do Nordeste, daí que criar rios artificiais, em vez de captar e transportar em adutoras as águas de rios longínquos, é gastar dinheiro público em obras superfaturadas, em vez de resolver - ao menos em parte - o problema; 3) todos nós sabemos que são as plantas que criam ambiente propício para que as chuvas ocorram, além de trazerem para a superfície águas do subsolo - projetos para irrigar o Nordeste necessitam de espécies adaptadas na região, plantadas em larga escala e com a maior diversidade possível; 4) o uso do Sol como fornecedor de energia é mais que óbvio, para movimentar usinas de tratamento de águas que estejam salobras e / ou salgadas. Enfim, resolver o problema depende muito mais de vontade política do que de dinheiro ou obras faraônicas. As soluções existem e nossos pesquisadores as possuem, mas não conseguem implementá-las porque batem de frente com os dissabores das politicagens e programas eleitoreiros esdrúxulos. 4 opiniões
avalie fechar
José Dantas (41) 13/01/2009 14h22
José Dantas (41) 13/01/2009 14h22
Leia e reflita. Os internautas não sabem o que escrevem. Estão a anos-luz de distância da reali-dade dos fatos que ocorrem numa Obra dessas. Chama a atenção nessa Obra Faraônica o mon-tante do erário a ser desviado para os bolsos de Políticos desonestos; Gestores Públicos Frau-dadores; Fiscais de Obras inescrupulosos.
A corrupção ocorre antes da licitação. Há 3 tipo de Lei 8.666:
1) A dos Gladiadores, disputa acirrada nas TP, onde as empreiteiras médias buscam ganhar as licitações concorrendo com valor abaixo de mercado e durante a execução das obras, os fiscais ainda recebem propinas e muitas delas quebram;
2) A Legítima, que os órgãos públicos não seguem, tamanha é a IMORALIDADE;
3) A do Mergulho, as grandes empreiteiras "orientam" previamente as Consultoras a aumentar os quantitativos de certos serviços e a empreiteira marcada para ganhar, "mergulha" com pre-ços abaixo de mercado para esses serviços, fazendo a "diferença" no valor final.
Projeto Básico deficiente elas gostam. Tocar a obra nas "coxas" é o negócio. O carro-chefe das fraudes nas Obras Públicas são os serviços de Terraplenagem. Elas fazem aditivos fictícios desse serviço muito além da realidade executada. Para se ter uma idéia, para os serviços de aterro, pode haver vários serviços relacionados: caminho de serviço; remoção vegetal da área de jazida; escavação mecânica; transporte; aterro; bota-fora; hidrossemeadura; enrocamento; recuperação de área degradada. Assim, a fraude ocorre por efeito cascata!
6 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (1973) 11/01/2009 18h15
Alcides Emanuelli (1973) 11/01/2009 18h15
Talvez não seja a pessoa conhecedora de todas as leis ambientais e de proteção da natureza que vigoram hoje no Brasil, mas muitas delas estamos vendo todos os dias e muitas pessoas sendo prejudicadas pelas mesmas.
O povo não pode construir a 30 m das margens dos Rios, mas tem cidades com Belo Horizonte que os Homens do poder estrangularam o rio com a Avenida esmagando e roubando seu leito natural e ninguem puniu ninguem fez nada e hoje o Rio exerce sua força para lutar por que um dia foi seu.
Tem mais pessoas não destruidores se derrubam uma arvore nas margens do Rio sofrem multas que ficam pagando por muito tempo enquanto isso a florestas com suas arvores de 500 anos é destruida com a conivencia e a aprovação dos donos do Poder.
Agora o São Francisco, se não se pode destruir as encostas, se não pode-se cortar arvores nas encostas com entender que homens com interesse que não são mensuraveis querem destruir com a Natureza que é seu curso normas.
Não seria melhor pedir licença ao velho chico e através de dutos roubar um pouco de suas aguas, e essas aguas não teriam problemas naturais como a evaporação e a penetração natural no subsolo, toda a agua roubado do Velho Chico por dutos iria protegida para quem tem sede e quem tem fome, um pouco para auxilio na produção e outro pouco para saciar a sede de quem tem sede e o velho chico se sentiria feliz e ficaria protegido da sua destruição.
Mas a ambição é maior assim eles querem fazer um novo Rio e do outro lado do Rio........
11 opiniões
avalie fechar
José Dantas (41) 11/01/2009 15h59
José Dantas (41) 11/01/2009 15h59
Os internautas não sabem o que escrevem. O que mais chama a atenção nessa Obra faraônica é o quanto de dinheiro público desviado será drenado para os bolsos de Políticos; Gestores Públicos Fraudadores; Fiscais de Obras inescrupulosos e toda a estrutura podre do Poder desta Grande Nação.
Há 3 Leis 8.666.
1) A dos gladiadores, disputa acirrada nas Tomadas de Preços, onde as empreiteiras médias buscam ganhar as licitações concorrendo com o valor da proposta de preço abaixo de mercado. Os fiscais ainda recebem propinas e elas quebram;
2) A Correta, que os órgãos públicos não seguem, tamanha é a imoralidade;
3) A do mergulho, as empreiteiras "orientam" as empresas consultoras a aumentar os quantitativos de certos serviços e a empreiteira marcada para "ganhar", mergulha com preços abaixo de mercado para esses serviços.
Quanto mais o Projeto Básico for deficiente, tanto mais as empreiteiras vão gostar. Tocar a obra nas "coxas" é o negócio. Tudo o que elas querem é o TOTAL controle da Obra para SAQUEAR o dinheiro dos internautas. BOBOS.
2 opiniões
avalie fechar
Humberto Alves de Souza (134) 04/01/2009 18h19
Humberto Alves de Souza (134) 04/01/2009 18h19
O GOVERNO GASTOU MILHÕES DE REAIS EM PROJETOS E PESQUISAS, USOU OS MELHORES ENGENHEIROS, AS MELHORES CABEÇAS DESSE PAÍS PARA VIABILIZAR A OBRA, AGORA APARECEM OS "IN- GENHEIROS, DIZENDO QUE O CÁLCULO ESTÁ ERRADO, QUE A OBRA NÃO VAI DAR CERTO etc. etc.
ORA IN GENHEIROS VÃO CALCULAR EM OUTRA FREGUESIA.
5 opiniões
avalie fechar
João Bosco Cury (34) 04/01/2009 17h11
João Bosco Cury (34) 04/01/2009 17h11
Acho a transposição um bom começo pra resolver a seca do nordeste.
Acho que só a transposição não resolve o problema e o governo deveria ajudar (subsidiar), com técnicos e técnicas adequadas, para que cada produtor rural armazene a água de chuva que cai em sua propriedade, com barraginhas em queda de nível, captação de água dos telhados das casas, poços etc.
A água que caí anualmente no sertão nordestino se armazenada totalmente e corretamente é suficiente para acabar com a industria da seca.
Vejo anualmente o nordestino passar por enchentes no inverno (estação chuvosa) e passado esta fase seca o resto do ano e aquela água toda da enchente ser desperdiçada.
4 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (1973) 04/01/2009 15h27
Alcides Emanuelli (1973) 04/01/2009 15h27
E querem fazer o Brasil as mil e uma maravilha da humanidade.
Se não tem água no Sertão Nordestino vamos levar o rio São Francisco para lá, se não tem emprego e empresas comerciais e industrias, vamos livar a industria do Bolsa Familia para lá.
Assim é a solução dos problemas do Semi arido Nordestino, tudo é facil de resolver e fazer e lá vai o homem fazendo suas tramoias suas trapassas, lá vão as empreiteiras ganhando dinheiro aos montes para fazerem as obras idealizadas por interesses e que geram a propagando de seus inventores.
Um dia alguem vai dizer ao homem que ele antes de ser moleque, malandro, oportunista e irresponsavel ele tem que ser homem e a vida vai mudar o mundo vai melhorar e as guerras vão terminar, a corrupção tambem vai acabar e não vai mais haver crises economicas.
O Mundo vai ser honesto, os homens em vez de matar vão querer a paz e sorrirem e obras como as do Rio São Francisco não vão acontecer, mas vai haver estudos pesquisas para tirarem agua do sub-solo.
Se querem pesquisar e tirar Petroleo a 3000 m de profundidade podem tambem conseguirem agua nesses buracos imensos, mas se tem condições de a água do mar ser desalinizadas porque não fazer um canal no Mar para suprir o semi-arido nordestino.
Com certeza o Mar é imenso e não sofre o perigo de acabar e tem mais se as geleiras estão derretendo podemos pegar um pouco da água desse senhor imenso e levar para o semi-arido Nordestino e dessalinizar a mesma para o proveito do homem.
35 opiniões
avalie fechar
Para o bem do pais essa obra nem deveria ter sido iniciada. Estudos ambientais(avalizados por diversas reportagens das tvs) mostraram o estado caotico dos afluentes(e nascentes) do rio S.Frco. o que poe sua propria vida em risco. A proposta apresentada por ambientalistas de revigorar os afluentes e nascentes para depois fazer a transposiçao, foi relegada a segundo plano pois a ambiçao do governo em ter pelo menos essa obra como feito, falou mais alto. Deus permita que as previsoes estejam equivocadas, mas se estiverem corretas, teremos serios desequilibrios na vazao do rio. Será mais um recorde(negativo) dessa titica de governo cuja parte do saldo poderemos creditar para o Sr.Cyro Gomes e Gedel Vieira. 2 opiniões
avalie fechar
Humberto Alves de Souza (134) 04/01/2009 10h08
Humberto Alves de Souza (134) 04/01/2009 10h08
O Governo Lula, deveria concluir a transposição ainda no seu Governo, porque corre o risco de se a oposição ganhar a sucessão presidencial, eles deixarem paradas as obras, somente para acusar o Governo Lula de que a OBRA era inviável e que se desperdiçou o dinheiro público.
LULA por favor, comece e termine a transposiçao para o bem do BRASIL.
5 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (1973) 20/10/2008 17h50
Alcides Emanuelli (1973) 20/10/2008 17h50
Marcos trajano, o PT é mais ou menos isso que estas colocando, uma conjunção de fatores da Esquizofrenia de seus integrantes e donos.
O PT nada mais é que o Poder dos religiosos e não só da santa inquisição de todos, da rigidez dos Militares, do Malabarismo de intelectuais e Artistas na arte de enganar o povo, no Corporativismo da Massonaria, e tem mais alguns sistemas onde ele se baseia e criou suas leias com objetivos do Poder e dele ficar para toda a Eternidade.
Se Jesus fosse vivo ou estivessemos na era de Cristo com certeza o PT lutaria com os Judeus para ver quem mataria Jesus.
O PT é assim, ambição, poder e desejos loucos e insano, como um extase de prazer em suas loucuras eles vão dizimando o povo brasileiro com suas leis, suas regras e seu Poder, onde o principal que é atividades sociais e principalmente a segurança não é considerada em melhora para a qualidade de vida do cidadão, e o principal na qualidade de vida dos cidadões esta em obras megalomanicas para dar lucro para todos que estão no Poder, ou Proteger no caso agora o sistema financeiro com seus incompetentes edespreparados donos dos danos causados pela seus despreparos administrativos.
Esse é o PT um monstro que traz a destruição para nosso Nação brasileira.
9 opiniões
avalie fechar
Marcos Trajano (61) 20/10/2008 10h52
Marcos Trajano (61) 20/10/2008 10h52
é triste em nosso país termos que aguentar a intromissão desenfreada destes religiosos nos planos do governo. O que esse povo pensa? No continuísmo? Será que eles pensam em regredir à idade média e aplicar a "santa inquisição" aos seus opositores? É por isso que já faz um tempão que não frequento igrja nenhuma, meu estómago embrulha ao ouvir tanta hopocrisia. O governo tem o dever sim de continuar o projeto de transposição de Rio São Francisco o o projeto bio diesel e deixar à margem do conhecimento a opinião destes trapalhões. 20 opiniões
avalie fechar
Paulo Machado (6) 08/09/2008 16h44
Paulo Machado (6) 08/09/2008 16h44
Bruno Cerqueira Leite: Seu comentário está muito bem classificado, tanto que recebeu 5 estrelas. Entretanto, há alguns enfoques que precisam ser esclarecidos. A obra não vai demorar 20 anos. Sua previsão de conclusão é 2012, isto é, daqui a 4 anos. Você fala em alteração do índice pluviométrico. Quem dera que a transposição pudesse levar chuva à região. Contudo, uma obra de engenharia não consegue afetar as quantidades precipitadas. Se os milhares de açudes feitos no Nordeste, alguns com superfícies enormes, como é o caso do Castanhão, não alteraram os índices pluviométricos locais, não será uma simples transferência de água entre bacias que irá alterá-los. Também não vai ser afetado o regime de cheias. O que vai ocorrer será o funcionamento dos reservatórios com níveis menores, evitando-se as perdas por vertimento (sangramento) durante o período chuvoso. Quanto à mistura de faunas e floras, isso é bastante provável que vá ocorrer. Peixes da bacia do São Francisco vão povoar os rios hoje intermitentes do Nordeste. Não penso, no entanto, que isso seja de se lamentar. 9 opiniões
avalie fechar
Paulo Machado (6) 08/09/2008 16h19
Paulo Machado (6) 08/09/2008 16h19
Amigo Dilermando, penso que já tive oportunidade de lhe dizer que estive no começo deste ano na foz do Rio São Francisco e, tal qual o Presidente Lula, resolvi beber um pouco da água do rio para verificar sua salinidade. Não estava salina. A cunha salina a que muitos autores se referem se deve, principalmente, à baixa densidade da água a jusante da usina de Xingó, devido à decantação dos sólidos presentes na água a montante da usina. Com baixa densidade, a água do rio não concorre com a água do mar, cuja densidade é superior à densidade de água doce (sem sedimentos). Essa é a razão pela qual o rio São Francisco sofre uma incidência de água do mar em sua foz, o que não ocorre com outros rios de muito menor vazão. O Paraíba do Sul, por exemplo, que transporta grande quantidade de sedimentos, não tem essa cunha salina que se verifica na foz do São Francisco quando a maré está alta. Esqueci-me de dizer que estive lá pela manhã, durante a maré baixa.
Quanto aos números que você citou, não tenho como refutar ou confirmar. Sei apenas que, se o semi-árido nordestino tivesse esse enorme potencial hídrico em seu subsolo, que esses números parecem fazer crer, e se sua água fosse desprovida de sal, não haveria tantos açudes e tão poucos poços em operação na região.
4 opiniões
avalie fechar
Dilermando Nascimento (47) 02/09/2008 23h14
Dilermando Nascimento (47) 02/09/2008 23h14
Concordo que o maior usuário de água do Nordeste ainda é o sol. Falta gestão para não permitir que apenas 10% das águas dos açudes sejam aproveitadas.
É verdade que 70% do Nordeste e coberto por rochas cristalinas. O que não é correto é afirmar que só tem poços com água de alto teor de resíduo seco (salgada) e em pequena quantidade. Lembro que os quatro estados CE, RN, PB e PE apresentam uma recarga renovável anual para o sistema aqüífero cristalino de 262,7 milhões m³ . Para os aqüíferos sedimentares que abrange 30% da área total dos quatro estados as reservas permanentes são da ordem de 1,17 trilhões de m³ distribuídas nas bacias sedimentares periféricas Piauí-Maranhão, Araripe, Apodi, Recôncavo e ainda outras bacias sedimentares interiores como:
Pernambuco: São José do Belmonte, Mirandiba, Cedro, Araras e Carnaubeira.
Paraíba: Rio do Peixe.
Rio Grande do Norte: Pau de Ferro e Serra dos Martins.
Ceará: Iguatu-Icó e Várzea Alegre-Lavras da Mangabeira.
Dos 70.000 açudes do nordeste cerca de 20% são plurianuais, suportando as secas normais e as estiagens prolongadas. Eles foram construídos tendo em vista uma série histórica de variações climáticas e previsão de secas para o Nordeste Brasileiro.
7 opiniões
avalie fechar
Dilermando Nascimento (47) 02/09/2008 23h13
Dilermando Nascimento (47) 02/09/2008 23h13
Faço minhas as palavras de Manoel Bomfim Ribeiro engenheiro civil, com especialização em geologia e hidrologia: "Hoje, existe um gigantesco cubo de água armazenado no Semiárido, capaz de resistir as estiagens mais severas da região. A solução para o problema hídrico do Nordeste é somente distribuição e tão somente distribuição através um robusto e potente sistema de adutoras. A infra estrutura hídrica já está pronta, temos uma AGUABRÁS".
Faço minhas as palavras do colega Aldo Rebouças: "Há muito mais preconceito e desconhecimento das potencialidades hídricas subterrâneas no Nordeste do Brasil do que se imagina. A escassez da água está, na verdade, relacionada com a falta de políticas continuadas de captação e gestão de recursos hídricos subterrâneos".
2 opiniões
avalie fechar
Dilermando Nascimento (47) 02/09/2008 13h49
Dilermando Nascimento (47) 02/09/2008 13h49
Grande da Mata prazer em revê-lo.
Todo meu respeito a sua fé, e ao seu voto de credibilidade nas promessas do governo federal na boa-fé do presidente Lula. Porém discordo de sua visão sobre a viabilidade técnica e os objetivos da transposição.
Vejam no texto a seguir o pronunciamento do presidente Lula que serve como '' slong '' para convencer a população sobre a viabilidade socioeconômica e socioambiental DO PROJETO DE TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO: "Levar um caneco d'água para um nordestino que está passando sede é uma questão humanitária". Esse seria, segundo declaração do presidente Lula em 23/09/04 a emissoras de rádio do Brasil, a finalidade do projeto depois de ter navegado pelo rio e degustar alguns goles de água na foz cuja potabilidade é duvidosa pela poluição e interferência da cunha salina.
Pouco mais de dois meses depois, no dia 28/11/04, o engenheiro e assessor da presidência da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), João Paulo Maranhão Aguiar, fez o seguinte alerta, no jornal Estado de Minas: "é desonestidade afirmar que o objetivo da transposição é matar a sede de cearenses, potiguares, paraibanos e pernambucanos. O Governo tem de dizer que pretende usar a água do São Francisco para criar novos pólos de desenvolvimento baseados na agricultura irrigada". Revista Transposição - Águas da Ilusão (2007).
1 opinião
avalie fechar
Dilermando Nascimento (47) 02/09/2008 13h48
Dilermando Nascimento (47) 02/09/2008 13h48
A questão da dessalinização da água do Mar é uma alternativa que foi pouco ou quase esquecida ao longo dos anos e só foi apenas lembrada quando dita não viável pelos autores do projeto da transposição por ser onerosa.
A dessalinização dos poços tubulares do cristalino, é bem mais barato pois a concentração de sais dissolvidos o resíduo seco é muito menor do que na água do mar que encarece mais o processo de obtenção da água potável. Mesmo assim, segundo estudos recentes que aborda o cancelamento da transposição do rio Ebro pelo governo Espanhol uma das justificativas para não implantação do projeto do Ebro foi o custo estimado da entrega de água por metro cúbico do rio Ebro para as bacias recptoras ser quase 50 por cento mais elevado do que o atual custo da dessalinização da água do mar.
A pergunta que fica é:
1- A transposição é compromisso com o povo ou com as empreiteiras?
2- A transposição vai atender a população difusa do Semi-Árido ou as grandes empresas do agronegócio?
3- A transposição vai levar um caneco de água a quem tem sede ou abastecer a Usina Siderúrgica do porto de Pecém no Ceará?
Tudo isto pasmem, visa à exportação e não o consumo interno conforme prometido.
1 opinião
avalie fechar
Paulo Machado (6) 02/09/2008 10h32
Paulo Machado (6) 02/09/2008 10h32
Dilermando, somente hoje vi seus comentários.
A opinião do Eng. Paulo Bezerril não está sem fundamentos técnicos. Pelo contrário. O Eng. Bezerril participou dos estudos que concluíram ser a transposição do S. Francisco o projeto mais viável. A exploração de água subterrânea é válida para atender a situações localizadas. A maior parte semi-árida do Nordeste Setentrional (70%) assenta-se sobre rochas cristalinas, com baixa capacidade hídrica. A dessalinização e o transporte das águas costeiras seria outra opção, mas o custo seria proibitivo. O bombardeio permanente das nuvens forneceria apenas 1% da vazão armazenada nos açudes. A construção de novos açudes aumentaria a oferta hídrica não mais que 5%. Por outro lado, a transposição do São Francisco fornecerá o que alguns chamam de sinergia hídrica, mas eu prefiro chamar de milagre de multiplicação das águas. Como você já se disse, as perdas por evaporação e por sangramento nos açudes pode chegar a 75% de sua capacidade, porque eles funcionam como armazenadores de água e precisam se encher durante o período chuvoso, "sangrando" quando há excesso de água nesse período, e perdendo enormes volumes por evaporação durante o restante do ano. A transposição vai permitir a utilização dessa água que hoje é perdida e que é estimada em 25 m3/s. Como a vazão constante de transposição será de 26 m3/s, haverá a multiplicação das águas por 2. Quanto à população atendida, não estamos falando de 2001, mas de 2025.
2 opiniões
avalie fechar
Dilermando Nascimento (47) 21/07/2008 15h20
Dilermando Nascimento (47) 21/07/2008 15h20
Paulo Machado
A observação do Eng. Paulo Bezerril Jr. citando outras fontes de recursos hídricos para o Nordeste como inviáveis não passa de uma retórica de um discurso eloqüente de muitos políticos bizarros para enganar a população desinformada do país. Uma simples opinião sem fundamentos técnicos e sem o conhecimento dos projetos que estão em andamento no semi-árido e já com tecnologia desenvolvida e comprovada. Até parece aquela história de quem ouviu o galo cantar mais não sabe aonde.
As três fontes alternativas indicadas em todos os trabalhos técnicos para o abastecimento principalmente da população difusa 5.712.160 habitantes (Censo IBGE 2001) da população rural dos quatro estados são: a captação de água de chuva em cisternas; as barragens subterrâneas para consumo humano e animal e para agricultura familiar, (onde se consegue até duas colheitas por ano em regiões onde às vezes durante 2 a 3 anos não se conseguia colher uma espiga de milho); e a dessalinização de poços do cristalino onde o índice de sal é impróprio para consumo humano. A informação passada pelo Bezerril Jr. e do tipo ouvi dizer, provavelmente ele não conhece nada sobre o semi-árido do Nordeste do Brasil.
Trazer à tona um assunto tão importante que é solução técnica de purificação da água dos poços do cristalino rejeitada pela contrapartida de que a dessalinização da água salgada é um processo altamente poluente e muito caro não passa de um mito, hoje se consegue 0,25 US$/m3 de água dessalinizada
6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1316)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página