Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Transposição do rio São Francisco

Bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio faz greve de fome contra o projeto do governo de transposição de parte das águas do rio São Francisco.


Mais resultados: Anteriores 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Próximos
Comentários dos leitores
JEAN MICHEL PIMENTEL ROCHA (1) 17/02/2008 22h36
JEAN MICHEL PIMENTEL ROCHA (1) 17/02/2008 22h36
QUERIDOS LEITORES DA ESTIMADA FOLHA DE SÃO PAULO,INFELIZMENTE VEMOS QUE NOSSO PAÍS PASSA POR UMA GRAVE E INFELIZ CRISE POLÍTICA E QUE OS NOSSOS GOVERNANTES NÃO ALMEJAM UM FUTURO DECENTE PARA O POVO QUE OS ELEGEM, APENAS SATISFAZEM SEU EGO E SEUS BOLSOS. AS ELEIÇÕES SE APROXIMAM E COM ELA A PRÁTICA DO CORONELISMO POLÍTICO , OS CORONÉIS COMEÇAM A ARTICULAR SEUS PLANOS LUDIBRIANDO AS CAMADAS MENOS FAVORECIDAS ,PRINCIPALMENTE OS NOSSOS TÃO SOFREDORES NORDESTINOS,QUE SÃO ILUDIDOS COM A PROMESSA DE ÁGUA FARTA, COM A TRANPOSIÇÃO DO NOSSO QUERIDO VELHO CHICO. É CLARO QUE QUEREMOS VER OS NORDESTINOS E POPULAÇÕES DE OUTRAS REGIÕES LIVRE DE TAIS PROBLEMAS, MAS, SERÁ QUE EXISTE REALMENTE UM PROJETO COMPETENTE CUJA FINALIDADE É ERRADICAR A DIFERENÇA SOCIAL QUE EXISTE EM NOSSO PAÍS? QUANTOS PROJETOS DESSE TIPO FORAM DESENVOLVIDOS E MOSTRARAM RESULTADOS EFICAZES? MEU DEUS! SERÁ QUE ESSES QUE SE DIZEM REPRESENTANTES DO POVO JÁ PERCORRERAM OS MILHARES DE QUILÔMETROS DO RIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL? SERÁ QUE NÃO VEÊM QUE O RIO DOS CURRAIS PEDE SOCORRO? ELE SOFRE DANOS, A POPULAÇÃO TAMBÉM.VEJO QUE DAQUI A POUCO TEMPO AS VEREDAS E O NOSSO IMENSO CERRADO SÓ CONSTARÃO EM CLÁSSICOS DA LITERATURA E QUE O RIO SÃO FRANCISCO SERÁ UMA LENDA E QUE AS CARRANCAS NÃO CONSEGUIRAM PROTEGÊ-LO.CABE A
POPULAÇÃO MAIS DISCERNIDA E AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO LUTAREM PELO BEM DOS POBRES CIDADÃOS BRASILEIROS E SALVAR NOSSAS BELEZAS NATURAIS!!! É ISSO COM ENGAJAMENTO EFETIVO DA POPULAÇÃO, FAREMOS NOSSO PAÍS MELHOR!!
9 opiniões
avalie fechar
Messias Simão Telecesqui (2) 17/02/2008 11h23
Messias Simão Telecesqui (2) 17/02/2008 11h23
Olá Pessoal da folha, tudo bem?
Em primeiro lugar, obrigado por aceitarem meu cadastro.
Vamos ao comentário da notícia sobre a transposição do Rio São Francisco.
Essa obra realizada pelo governo federal (independente de quem é o atual ocupante do Palácio do Planalto) é mais do que necessária e já tinha passado da hora.
Uma obra que vai minorar os problemas de alguns milhares de brasileiros que não tem acesso a água e aos benefícios que ela traz, seja para a economia ou para a saúde.
Aontece que ainda existem pessoas que querem o Nordeste pobre e miserável para servir de temas para pós graduação sobre a miséria, ou servir de cenário natural para filmes e novelas.
Esses artistas que são contra a transposição não tem a mínima idéia do que é sofre sem água, claro, todos eles moram nas grandes cidades com todo o conforto e aliás, desperdiçam água lavando suas calçadas ou regando seu jardim com água tratada.
Gostaria de ver um artista desse vivendo nas mesmas condições que aquela população, depois gostaria que eles falassem o que é viver daquele jeito.
Aproveito o comentário e lanço aidéia pq não fazer o mesmo com o Rio Amazonas fazendo uma aprte dele desaguar no Rio São Francisco.
Um abração
29 opiniões
avalie fechar
Marta Sagradi Galiango (1) 16/02/2008 13h17
Marta Sagradi Galiango (1) 16/02/2008 13h17
SAO PAULO / SP
Transposição do São Francisco. É uma ótima solução, desde que um levantamento topográfigo e de solos da região seja perfeitamente analisado para evitar problemas durante a execução projeto.
Outro ponto importante criar um reservatório intermediário e plantar árvores durante todo o percurso.Se alguém duvidar da solução, recomendo assistir ao documentário sobre a represa construída no leito do rio Colorado e analisaro desenvolvimento gerado.
7 opiniões
avalie fechar
Ernesto Lancia Caldas (92) 16/02/2008 11h19
Ernesto Lancia Caldas (92) 16/02/2008 11h19
É princípio básico da dignidade humana que todo ser tenha o mínimo indispensável para sobreviver. A constituição brasileira garante a todos direito a liberdade e cidadania.
Isso incluí: Saúde, educação, segurança e meios de subsistência compatível com a condição humana. Seria então, contraditório ser contra a que os nordestinos não tivessem direito a seu quinhão de água. Sonho acalentado por gerações de compatriotas que vivem em péssimas condições no árido e semi-árido nordestino. Mas a natureza não é brinquedo e antes mesmo da implantação de tão grandioso projeto já vemos o que está acontecendo com o Velho Chico. Está secando, sua barra está completamente assoreada e é possível andar por seu leito. Onde antes se tinha uma profundidade de sete ou mais metros, hoje já não alcança um metro e a sua navegação é em todo seu curso, praticamente impossível. É necessário um estudo profundo para que não aconteça o desastre que vitimou o Mar de Aral no Cazaquistão ou o que acontece no Colorado nos EUA, cuja parte baixa em terras mexicanas não dispõe mais de água para atender a população que dele depende, alem de seu leito estar semimorto. Vamos socorrer os nordestinos, eles precisam de água sim! Mas é essencial revitalizar o Velho São Francisco, para que as futuras gerações não nos critiquem e nos acusem de aprovar um projeto, cujos similares mundiais se transformaram em desastres ecológicos irreversíveis.
7 opiniões
avalie fechar
Ronildo Hélio de Oliveira (1) 16/02/2008 10h03
Ronildo Hélio de Oliveira (1) 16/02/2008 10h03
Chega a ser engraçado. Por muitos e muitos anos, a discurso sobre o nordeste era de que "Entra governo, sai governo e ninguém faz nada". Acontece que o Brasileiro é muito cabeça-dura, cheio de "9 horas", o brasileiro está acostumado a reclamar de tudo, a não concordar com nada, porque sempre foi assim com o nordeste, ninguém fez nada. Mas, e agora? De que vamos reclamar? Ah! Vamos reclamar da obra que vai matar a sede e a fome de milhões nordestinos. Brasileiros, deixem de ser egoístas. Matar a fome e sede de 1 criança não tem preço. Quem é contra, é porque nunca passou fome e nem sede, não sabe o que é dormir dias sem tomar banho, caminhar quilômetros pra apanhar um balde de água barrenta pra beber e cozinhar o pouco que se tem. Duvido que algum destes "Artistas" já tenha se preocupado em passar 1 dia sequer com alguma família do local pra conhecer suas dificuldades. Tomem um pouco de consciência, usem o poder de mídia que vocês tem pra ajudar a quem precisa e não pra aparecer. Deixem o governo fazer alguma coisa pelos nossos irmãos nordestinos. Pelo menos aqueles que pagam impostos assim como nós, também terão uma chance de receber algo em troca, uma oportunidade, mesmo que, talvez pequena, mas uma chance de fazer alguma coisa por seus filhos, para que não passem sede e fome como passam nos dias de hoje. Sejamos brasileiros de verdade. 12 opiniões
avalie fechar
jonathan teixeira (310) 15/02/2008 14h19
jonathan teixeira (310) 15/02/2008 14h19
Gente do céu, quanta ignorância! Ninguém vai desviar o Rio São Francisco, só está sendo feita MAIS UMA obra de captação de uma parcela ínfima da água que irá se perder no oceano mas que é preciosa para quem não tem acesso a ela! Já existem há décadas outras obras da espécie, a principal delas é o Sistema Adutor do Salgueiro, que desde 1986 - eu morava lá - leva água potável para diversas cidades do Alto Sertão. A diferença é que o Sistema Adutor é encanado, e na nova obra a água correrá a céu aberto. Só gente muito egoísta ou desinformada pode ser contra; todos os estudos técnicos foram feitos, os benefícios serão enormes para milhões e milhões de brasileiros. Quanto aos custos, é claro que devem ser fiscalizados com rigor.
Outra coisa, só a título de colaboração, não venham me acusar de ser metido ou de querer corrigir os outros: mata ciliar, com "c", é porque o reflexo nas águas lembra os cílios dos olhos das mulheres, lindos e misteriosos...
35 opiniões
avalie fechar
Antonio Carlos Bressan (158) 15/02/2008 11h46
Antonio Carlos Bressan (158) 15/02/2008 11h46
Eduardo, se tiver um tempinho, veja se concorda comigo:
SE... por HIPÓTESE, o governo de forma autoritária, sem debates e audiências públicas, sem ouvir os habitantes que vivem à margem do rio, fosse fazer uma obra de transposição das águas do rio Guaíba para outros estados, com 700 km de difícil e oneroso( falaram em 4,5 bilhões, mas sabemos que vai passar de 10 bilhões) trajeto de implantação, com perdas irreparáveis, ao homem, aos animais, às plantas e à todos os recursos naturais existentes!
Que este projeto de transposição atenderia a menos de 20% da área necessária e que 44% da população que vive no meio rural continuaria sem acesso a água, ou seja, beneficiaria, como sempre em nosso país, aos grandes latifundiários e empresários. Os gaúchos iam deixar? Sabendo que existiam outras alternativas muito menos onerosas, apresentadas por especialistas através de órgãos sérios e competentes?
Coitado do desgoverno e dos políticos gaúchos, iam passar por momentos difíceis e constrangedores! Infelizmente, há anos os nordestinos sofrem com estas "coisas" e muitos de seus representantes, são os principais interessados nestas obras faraônicas, que geralmente não dão em nada e ficam inacabadas e apenas, os beneficiam! Estes sim, os maiores interessados na manutenção da famosa "indústria das secas"!
Abraços!
52 opiniões
avalie fechar
Edson Recova (1) 15/02/2008 11h16
Edson Recova (1) 15/02/2008 11h16
Desculpe, mas tem gente demais falando, sem conhecimento de causa, só para aparecer na mídia. Exemplo é o Bispo Dom Flavio Cappio que tinha que estar cuidando da sua Diocese que duvido que não tenha muito o que se preocupar e fica querendo se meter onde não tem competência. Me criei ouvindo que ninguém queria saber do nordeste. Agora pela primeira vez em mais de 50 anos aquela região recebe um projeto grandioso de levar água aos nossos bravos nordestinos que tanto precisam para se fixarem na terra e produzir ao invés de irem para os grandes centros para virarem mendigos. Deixem este Governo trabalhar não atrapalhem, por favor. Não vejo a hora de ver este projeto começar a dar os frutos. Não esqueço o grande projeto do Ministro Ciro Gomes que levou água a 400 km interior a dentro do Ceára. Uma grande obra, uma grande contribuição do então Governo do Estado e nem por isso teve nenhuma polêmica como que agora vejo no caso da transposição do São Francisco. Pergunto aos críticos, há alguma dúvida de que esta obra é o sonho de milhares de nordestinos a séculos? Há dúvidas de que este projeto vai levar desenvolvimento para aquela região? Então vamos em frente, como disse deixem as pessoas trabalharem, não atrapalhem. 18 opiniões
avalie fechar
Antonio Carlos Bressan (158) 15/02/2008 10h48
Antonio Carlos Bressan (158) 15/02/2008 10h48
Floriani, infelizmente não adianta ficar indignado com estas pessoas!
Aquela "turma" que faz ofensas grátis, à igreja, artistas e etc.. e que não quer ou não tem qualquer conhecimento básico para discutir o assunto de forma séria e educada, voltou!
A culpa é dos moderadores que algumas vezes estão "dormindo" e não vêm estes comentários que que estão sempre infringindo as normas preconizadas pela Folha!
Voltamos quando discutirem com argumentos sérios o assunto em pauta! Abraços.
61 opiniões
avalie fechar
eduardo paludo (1) 15/02/2008 10h06
eduardo paludo (1) 15/02/2008 10h06
PELOTAS / RS
TRANSPOSIÇÃO!
Porque não aproveitar este volume de água doce que se diluirá no Oceano?
Contrários, a transposição,ouço os que se beneficiam da industria da seca.
Não é mesmo Don Cappio?
Abraços
Eduardo Paludo
PELOTAS-RS
17 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (244) 15/02/2008 10h00
Paulo Floriani (244) 15/02/2008 10h00
Sr. José Rodrigues. Sou bastante homem para lhe dizer que você é uma pessoa tendenciosa, injusta e preconceituosa. Reveja seus critérios de análise. Você não ajuda a melhorar o mundo com injustiças.Repito.: pedofilia atinge todas as classes sociais e profissões, milhões de pais de família de todas as religiões são pedófilos, por este mundo afora. Talvez você até conheça alguém, bem próximo de você. Então, por favor, seja mais honesto em suas análises, menos tendencioso. E concentre-se no tema que é o rio s. Francisco. 5 opiniões
avalie fechar
Carlos Brito (54) 15/02/2008 09h50
Carlos Brito (54) 15/02/2008 09h50
Se Ciro Gomes age assim com uma Dama do estrelato brasileiro, imagine com os humildes brasileiros que são contra a transposição do Rio. Esses senhores acham que são donos da verdade. Acham que proferindo palavras eles farão se entender. É preciso CONVENCER. E convencer esta muito difícil, pois o caminho esta errado e é obscuro. De qualquer forma é preciso debates e mais debates. Mas a essa altura eles já deveriam entender que há alguma coisa errada, há muitas objeções. É preciso um mínimo de intuição política. O projeto sofre muitas críticas e oposição ferrenhas. Então, nada se consegue a força. Esse é um grande erro desse projeto, querer fazê-lo a força. Se há objeções, é porque ele não é plenamente aceito. Se não é aceito e querem fazê-lo é preciso mudar os rumos e fazer-se ouvir a todos e caminhar para CEDER em alguns pontos, ou até mesmo cancelar o projeto e trilhar o caminho de maior CONSENSO.
Se querem fazer a FORÇA, que façam mais que se registre a oposição ao projeto que para mais tarde sejam apontados os culpados por suas consequências.
Afinal, somos ou não somos um país democrático.
14 opiniões
avalie fechar
Humberto Alves de Souza (134) 15/02/2008 09h40
Humberto Alves de Souza (134) 15/02/2008 09h40
A atriz é uma farsante profissional, é mais um ato na vida profissional dela, e o "bispo"? é amador.
EU NUNCA VI TANTA DESINFORMAÇÃO DESSE PESSOAL.
TEM GENTE PENSANDO QUE VÃO DESVIAR O CURSO DO RIO.
SAIAM DO BBB E VÃO PROCURAR SE INFORMAR, CAMBADA DE ALIENADOS.
44 opiniões
avalie fechar
Carlos Brito (54) 15/02/2008 09h39
Carlos Brito (54) 15/02/2008 09h39
Se Ciro Gomes age assim com uma Dama do estrelato brasileiro, imagine com os humildes brasileiros que são contra a transposição do Rio. Esses senhores acham que são donos da verdade. Acham que proferindo palavras eles faram se entender. É preciso CONVENCER. Convencer de coisas erradas é muito díficil. De qualquer forma é preciso debates e mais debates. Mas a essa altura eles já deveriam entender que há alguma coisa errada. É preciso intuição política. O projeto sofre muitas críticas e oposição ferrenhas. Então, nada se consegue a força. Esse é um grande erro desse projeto, querer fazê-lo a força. Se há objeções, é porque ele não é plenamente aceito. Se não é aceito e querem fazê-lo é preciso mudar os rumos e fazer-se ouvir a todos e caminhar para CEDER em alguns pontos. Afinal, somos ou não somos um país democrático. 15 opiniões
avalie fechar
José Rodrigues Rodrigues (50) 15/02/2008 09h34
José Rodrigues Rodrigues (50) 15/02/2008 09h34
Paulo Floriani: Seja homem, não escreva por suposições; Continuo dizendo: Esse bispo D. Cápio faria um grande favor se fosse cuidar das crianças vítimas de abuso sexual e pedofilia dos padres, diáconos, bispos, etc... pertencentes a Igreja Católica. Ou você tem alguma dúvida disso? Estou falando alguma inverdade? Será que ele tem idéia do que é sede? Fazer suposta greve de fome para a mídia é muito fácil. Deixe de ser hipócrita. 24 opiniões
avalie fechar
Antonio Carlos Bressan (158) 15/02/2008 09h32
Antonio Carlos Bressan (158) 15/02/2008 09h32
Eme Maurício, gostei muito de seus comentários! O de ontem (18:32 hs) foi perfeito! Disse bem: Covil de lobos..maus! Deveria ser a Casa do Povo, não? Se nós podemos, porque ela não pode? Uma artista não é uma cidadã? Uma mulher que parecia frágil, com voz mansa e educada, teve "peito", naquele covil de lobos, de encarar "olhos nos olhos" um daqueles coronéis nordestinos que há anos engana-os com falácias demagógicas e eleitoreiras!
Subiu muito no meu conceito!
Obs: Sobre especialistas, dê uma olhadinha nos comentários do Dilermando Nascimento aqui neste espaço! Geólogo com mais de 30 anos de trabalho na região e um dos maiores especialistas no assunto! Na internet, existem dezenas de artigos de sua autoria sobre o assunto!
Se puder também, vá ao Google e escreva: Mentiras e Verdades sobre a transposição do rio São Francisco. Um artigo interessante comparando as verdades dos especialistas e as mentiras do governo.
Abraços!
36 opiniões
avalie fechar
Emerson Paubel (9) 15/02/2008 09h27
Emerson Paubel (9) 15/02/2008 09h27
O tal do padre é um tremendo ator... além de fazer todo esse teatro, arrastou consigo alguns atores "globais". A Letícia Sabatella, apesar de ser linda, fez papel ridículo nessa estória. E o que dizer do Osmar Prado? Nossos artistas, antem de embarcarem em "canoa furada", deveriam avaliar bem as propostas. 8 opiniões
avalie fechar
Nereu Tomazinho (44) 15/02/2008 09h18
Nereu Tomazinho (44) 15/02/2008 09h18
Lugar da igreja é nos quintos dos infernos.... já que acreditamn nele... 3 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (284) 15/02/2008 09h18
sérgio carneiro (284) 15/02/2008 09h18
O bispo ou qualquer artista que seja se quiserem ajudar mesmos os menos desfavorecidos modifiquem suas ações. Ir a uma audiência publica, escrever um discurso poético, chorar, fazer greve de fome não contribuem em nada.
Nas grandes cidades, os pátios da igreja estão cheios de moradores de rua, abriguem-os, tire-o do frio da noite, sem querem fazer uma greve de fome façam-a mais por um motivo certo, doem seus pratos de comida aos aos que tem fome, façam uma verdadeira campanha da fraternidade, saiam as ruas solicitando alimentos, roupas e distribuas-as; vão aos presídios, favelas, morros ofereçam seu apoio e assistência religiosa, convoquem seus fieis não somente para assistirem sua missa dominical televisionada, mas sim para adotarem um desabrigado, um menino de rua, um órfão. Sejamos sinceros alguem já viu algum padre, bispo, arcebispo, diáconos ou cardeal contribuindo como alguma coisa "sem ser em frente das camaras". Somos a maior nação de católicos do mundo se cada "cristão" sentasse um simples tijolo apenas, quantas escolas, abrigos, quadra de esportes teríamos. Tudo e uma questão de atitude e de coragem.
Fora dos shows tipo "Criança Esperança" e "Tele Tom" algum grupo de artistas ja doou parte do seu cache para alguma entidade social, já houve uma alguma organizaçao, de iniciativa deles, para construir algo, alguem já contribui com algo "pelos bastidores" sem chamar o "Video Show".
Devolvam para o sociedade somente um pouco do que receberam dela.
19 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (244) 15/02/2008 09h15
Paulo Floriani (244) 15/02/2008 09h15
Tem um cara neste debate que não merece nem ter o nome citado.D. Cápio é um herói nacional e este sujeito vem falar em pedofilia, misturando temas, atingindo a todos de uma Igreja. Saiba "vossa grosseria supina" que pedofilia não é privilégio de nenhuma classe. Há pais e mães pedófilas, juízes pedófilos, médicos pedófilos, pastores evangélicos pedófilos, políticos pedófilos, milhares de jovens e velhos pedófilos em todas as classes e profissões. Talvez "vossa grosseria supina" já tenha visto pedófilos até dentro de suas hostes mais íntimas. Portanto pare de falar bobagens e concentre-se no tema: A TRANSPOSIÇÃO DO RIO É UMA PALHAÇADA PARA SATISFAZER OS DESEJOS DE CORONÉIS DO NORDESTE. e PONTO FINAL. 32 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1316)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página