Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2001 - 11h08

Confira a biografia de Geraldo Alckmin

Publicidade

da Folha Online

Geraldo Alckmin (PSDB), que assumiu hoje interinamente o governo do Estado de São Paulo, após afastamento médico de Mário Covas, nasceu em Pindamonhangaba, interior do Estado de São Paulo, em 7 de novembro de 1952.

Alckmin é casado com Maria Lúcia Ribeiro Alckmin e tem três filhos: Sophia, Geraldo e Thomaz. É formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté, São Paulo. Especializou-se em Anestesiologia no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo.

Em 1972, com 19 anos, foi o vereador mais votado de Pindamonhangaba, tendo sido escolhido presidente da Câmara Municipal. Quatro anos depos foi eleito prefeito de Pindamonhangaba e exerceu mandato de seis anos.

Em 1982, elegeu-se deputado estadual e, em 86, foi eleito deputado federal pelo PMDB. Foi vice-líder da bancada do partido na Assembléia Nacional Constituinte e, posteriormente, um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB.

Em 1990, Alckmin foi reeleito deputado federal como o quarto mais votado do PSDB-SP. Neste segundo mandato, foi autor do projeto do Código de Defesa do Consumidor e relator, na Câmara dos Deputados, do projeto que se converteu na Lei de Benefícios da Previdência Social.

Também foi autor de um dos projetos que se converteram na Lei Orgânica da Assistência Social _LOAS_ e relator do projeto de lei que facilita e disciplina a doação de órgãos para transplantes. Em 94, foi eleito vice-governador na chapa de Mário Covas.

Em 2000, Alckmin foi o candidato tucano à Prefeitura de São Paulo, quando obteve 952.890 votos (17,21% dos válidos) no primeiro turno, ficando atrás de Paulo Maluf (PPB) por 7.691 votos de diferença.

  • Leia mais sobre a saúde de Covas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página