Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2001 - 15h21

Oposição faz última tentativa de acordo com PMDB para o Senado

Publicidade

da Reuters, em Brasília

A oposição fez uma última tentativa de chegar a um acordo com o PMDB para a eleição para presidente do Senado nesta quarta-feira, quando o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) entregou uma carta ao candidato favorito Jader Barbalho (PMDB-PA) pouco antes do almoço.

A carta entregue por Suplicy afirmava que a oposição desistiria da candidatura de Jefferson Péres (PDT-AM) se o PMDB apontasse um outro nome para a presidência do Senado que não o do presidente do partido.

O senador petista disse após um almoço da oposição que Jáder recebeu a carta por meio de seus assessores mas ainda não havia respondido à oposição.

Mesmo prevendo uma derrota no Senado, "se o resultado de hoje for o previsto, a oposição será derrotada gloriosamente", disse Péres, o bloco oposicionista fez um almoço com a maior parte de seus senadores em clima de comemoração.

Segundo a senadora Heloisa Helena (PT-AL), líder do bloco, a oposição está satisfeita por ter escolhido um candidato próprio e não ter que apoiar nenhum dos outros.

Na manhã desta quarta-feira, dois parlamentares do PSB, que fazem parte do bloco de oposição e haviam declarado seu voto a Péres, mudaram de posição e decidiram apoiar a candidatura de Jáder. O outro candidato, anunciado na terça-feira com o apoio do PFL é o senador mineiro Arlindo Porto (PTB).

Com isso, o bloco de oposição passa a contar apenas com 14 votos. Dos 81 senadores, é preciso quórum mínimo de 41 para começar a eleição. Ganha o candidato que tiver mais votos.

No final do almoço, Péres disse a jornalistas que espera que o conflito entre Jáder e o atual presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), não continue após a eleição.

``Se isso acontecer, sugiro que o código de ética seja aplicado rigorosamente. A punição pode chegar até a uma suspensão de mandato'', disse Péres.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página