Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2001 - 11h43

Jornalista confirma declaração de ACM sobre lista de votação do Senado

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília
CAMILO TOSCANO
da Folha Online, em São Paulo

Questionado pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), o jornalista Andrei Meireles declarou há pouco que ouviu - em uma das fitas da conversa entre procuradores da República e o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) - ACM dizer que tinha a lista de todos os que votaram na sessão plenária que resultou na cassação de Luiz Estevão. Meireles confirmou também que, na mesma fita, ACM disse que a senadora Heloísa Helena (PT-AL) afirmou que votou contra a cassação.

A declaração confirma parte do relatório do perito Ricardo Molina, entregue ao mesmo conselho, que revela trecho da conversa no qual ACM afirma ter "todos os que votaram" contra a cassação de Estevão. O relatório, no entanto, não cita a palavra "lista" no trecho.

Meireles, da revista "IstoÉ", que publicou trechos da conversa entre ACM e procuradores, também afirmou que o conteúdo das três fitas da conversa não foi editado. "O que ocorreu foi a retirada de trechos inaudíveis", disse o jornalista.

O depoimento de Andrei Meireles no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar no Senado é o primeiro de seis que deverão ocorrer hoje - outros dois jornalistas da revista e os procuradores que participaram da conversa com o senador baiano. ACM, no entanto, disse que não deporá hoje e marcará uma data posterior. Por ser senador, ele tem a prerrogativa de escolher o dia em que prestará depoimento.

Em seu depoimento, Meireles disse que houve um acordo entre os jornalistas da revista - ele, Nino Pedrosa e Mário Simas Filho - e o procurador Luiz Francisco de Souza para que a reportagem não gravasse o diálogo com o procurador.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página