Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2001 - 17h59

PSDB divulga nota contra instalação de CPI da Corrupção

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

A direção nacional do PSDB divulgou nota oficial há pouco sobre a tentativa da oposição de instalar no Congresso Nacional uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar supostos casos de corrupção no governo federal.

Segundo o partido, uma CPI objetiva apenas paralisar o processo de reformas, bloqueando as ações do Parlamento e do Executivo, além de monopolizar as atenções da imprensa e da opinião pública, reduzindo o Congresso Nacional à "pauta de uma mesquinha disputa política pelo poder".

O PSDB afirma também que o presidente Fernando Henrique Cardoso nunca foi contra o livre funcionamento de todas as instituições de controle e investigação próprias do Executivo, Legislativo e do Judiciário.

Na nota, o partido argumenta que a CPI não tem base legal, pois não atenderia o requisito de investigar um fato determinado ocorrido. "Uma CPI não pode abordar diversos episódios, muitos de caráter genérico, não vinculados entre si, alguns ocorridos em administrações estaduais e sem a indispensável caracterização do fato determinado", diz a nota.

Os tucanos finalizam o documento afirmando que o partido está unido em torno do presidente e não dará respaldo às "ações oportunistas da oposição e de alguns de seus aliados circunstanciais" e combaterá com todas as suas forças "a tentativa de criar no país um clima indesejado cuja consequência será a instabilidade e uma ameaça ao desenvolvimento econômico e social em curso, apesar das turbulências internacionais".

A nota é assinada por toda a comissão executiva nacional do PSDB, governadores do partido e as bancadas na Câmara e no Senado.

Amanhã (27), o PMDB, o PFL e o PL reúnem as suas bancadas para fechar questão em torno da CPI.

Leia mais:

  • ACM faz campanha pró-CPI
  • Para Jader, questão é política
  • ACM quer investigação na Sudene



  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página