Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2001 - 16h53

Líder do PT diz que pedido de CPI da Corrupção será instalada

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O líder do PT na Câmara, Walter Pinheiro (PT-BA), desmentiu que a oposição já tenha 156 assinaturas no requerimento propondo instalação da CPI da Corrupção. Segundo Pinheiro, o número real é de 144 assinaturas. Ele acredita, no entanto, que a oposição conseguirá o número mínimo de assinaturas para a instalação.

Ele ressaltou que ainda conta com a adesão de 18 deputados do PL e de 15 "carlistas" do PFL _deputados ligados ao senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA). Se todas as promessas de assinaturas forem cumpridas, o requerimento alcançará 177 assinaturas, seis a mais do que o mínimo necessário para sua instalação.

"O PL e o PFL podem entrar para a história como os (partidos) que contribuíram para, em um momento decisivo, instalar a CPI, ou então, ficarão marcados por aceitar o balcão de negócios do governo em troca do não apoio à CPI. Nós estamos enfrentando uma máquina poderosa que tem cargos e dinheiro na mão", disse Pinheiro.

O governo federal estaria liberando agora recursos já empenhados nos Orçamentos anteriores para beneficiar redutos eleitorais de parlamentares que se posicionarem contra a CPI da Corrupção.

O líder petista procurou deixar claro que todas as denúncias contidas no requerimento serão investigadas. "A CPI não morre pelo fato de ter ou não assinatura. O governo vai ficar até o fim do mandato com a espada na cabeça. Nós vamos lutar até o fim", disse o deputado.

Pinheiro informou que no dia 5 de abril, em várias capitais, serão instalados painéis com os nomes dos deputados que foram a favor ou contra a CPI.

  • Leia mais sobre a crise no governo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página