Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2001 - 19h22

PT lança campanha "Xô Corrupção", criada por Duda Mendonça

Publicidade

GIULIANO GUANDALINI
da Folha Online

O diretório nacional do PT apresentou hoje à tarde, em São Paulo, a campanha "Xô Corrupção", criada pelo publicitário Duda Mendonça. Mendonça, que por muitos anos foi o responsável pela propaganda política de Paulo Maluf (PPB), recebeu R$ 280 mil do PT para produzir os comerciais de TV e rádio, além de um material gráfico.

Reprodução

Cartaz da campanha do PT
Na campanha os políticos são associados a ratos e o PT, a ratoeira destinada a eliminá-los. O partido já vinha desenvolvendo a idéia de lançar os anúncios contra a corrupção e resolveu adiantar sua apresentação por causa do arquivamento da CPI da Corrupção.

Para a TV, o publicitário fez dois filmes, um de 60 e 30 segundos. No mais longo, ratos aparecem roendo a bandeira brasileira. Ao fundo, a trilha lembra vagamente o Hino Nacional. Enquanto os ratos disputam um pedaço da bandeira, escuta-se o locutor dizendo: "Ou a gente acaba com eles ou eles acabam com o Brasil. Xô Corrupção. Uma campanha do PT e do povo brasileiro".

No filme de 30 segundos, vêm-se ratos saindo de um buraco, andando para todos os lados, até que um é preso por uma ratoeira, em que se vê a estrela do PT. O texto do locutor é o mesmo.

Duda disse que Lula o chamou para criar os comerciais. "É uma campanha séria, forte e até mesmo chocante", afirmou Mendonça. "Mas o momento também é sério, forte e chocante."

O publicitária será o responsável também pela propaganda política gratuita do partido, a ser veiculada em junho.

De acordo com José Dirceu, presidente do PT, os comerciais serão veiculados não inserções gratuitas. As datas variam de Estado para Estado, de acordo com datas estabelecidas pelos TRTs (Tribunais Regionais Eleitorais). Os mineiros serão os primeiros a ver os filmes publicitários, na próxima segunda-feira.

Além de Dirceu e do próprio Mendonça, estiverem presentes ao lançamento da campanha o presidente de honra do partido, Luiz Inácio Lula da Silva e o líder do PT na Câmara, Walter Pinheiro, entre outras lideranças do partido.

Dirceu disse que os diretórios regionais estão se mobilizando para realizar manifestações pela ética em todo o país. Deverá ser organizada ainda uma marcha até Brasília.

"Lamentavelmente os tucanos escreveram uma das páginas mais nefastas da história do Brasil", afirmou Dirceu, referindo-se a operação "abafa" para o arquivamento da CPI da Corrupção. "Nunca houve nada parecido."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página