Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2001 - 20h18

Gregori diz que Approbato foi "oportunista" ao criticar governo

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN e
SÍLVIA FREIRE
da Folha Online

O ministro da Justiça, José Gregori, considerou oportunista e deselegante a atitude do presidente nacional da OAB, Rubens Approbato Machado, de criticar o governo federal durante a posse do novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Marco Aurélio de Mello, hoje à tarde.

Gregori foi escalado pela presidência da República para responder às críticas feitas ao governo por Approbato. Ele compareceu no final da tarde à entrevista coletiva diária no Palácio do Planalto, geralmente concedida pelo porta-voz da presidência, George Lamazière.

Apesar de estar presente à solenidade, pelo protocolo, o presidente Fernando Henrique Cardoso não poderia discursar e se defender das críticas.

O ministro da Justiça disse "deplorar" a atitude de Approbato, que considerou "de profunda deselegância e oportunista".

Em seu discurso, Approbato cobrou a investigação das denúncias de corrupção na administração pública que, segundo ele, "mancham a vida" de governantes e políticos; criticou o governo por legislar de forma despótica por meio de medidas provisórias e pediu um projeto de desenvolvimento social.

Se dirigindo ao presidente do STF, Approbato disse que sua posse ocorria em um momento "agudo da história" o que requer atenção do Judiciário às demandas complexas que emanam da vida política e institucional.

  • Presidente do STF toma posse e diz que poucos têm acesso à Justiça

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página