Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2002 - 19h44

FHC pede à PF que apure se morte de Celso Daniel foi "política"

Publicidade

da Folha Online

O presidente Fernando Henrique Cardoso determinou à Polícia Federal que abra inquérito para apurar se a morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), ocorrida no último dia 20, "teve alguma conotação política".

Em entrevista no Palácio do Planalto, o presidente reafirmou que o país vive uma "guerra contra o crime". Ele reiterou também que, apesar de o trabalho de combater o crime ser da alçada estadual, "é necessário uma sincronia" entre os Poderes.

Nesta tarde, FHC se reuniu com o presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Em outra audiência, encontrou-se com o presidente da Anatel, Renato Guerreiro, e o ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga. FHC disse à tarde que considerava os celulares pré-pagos "um instrumento dos crimes". Não descartou pedir o fim desse produto.

Nas duas reuniões, o tema da discussão foi segurança pública.

No pronunciamento, FHC citou Celso Daniel como um "entusiasta" das mudanças e reformas na segurança públlica.

Pedidos do PT
O presidente de honra do PT disse que foi conversar com FHC para demonstrar a sua preocupação com o crime organizado e pedir a apuração do assassinato do prefeito Celso Daniel.

Segundo Lula, as medidas apresentadas até agora são propostas velhas e que ainda não foram colocadas em prática. "Espero que não seja necessária a posse de um novo presidente para que se volte a falar em segurança."

Ele afirmou que é difícil realizar mudanças no curto prazo, mas que é preciso começar agora. Lula enfatizou que um dos principais problemas é a estrutura da polícia. Para Lula, é preciso impedir a reintegração de policiais corruptos e unificar as polícias civil e militar.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página