Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2007 - 09h12

Renan faz ameaças veladas para intimidar senadores

Publicidade

da Folha Online

Abandonado pelo Planalto e por parte dos senadores aliados e oposicionistas, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), jogou duro nos bastidores ontem e ameaçou revelar fatos incômodos para colegas e paralisar a articulação política do governo, informa reportagem desta quinta-feira da Folha (só para assinantes).

Renan é acusado de usar o lobista Cláudio Gontijo, da Mendes Júnior, para pagar pensão e aluguel à jornalista Mônica Veloso --com quem tem uma filha.

A Folha ouviu de um dos últimos aliados fiéis de Renan que o senador pretende seguir até o final na cadeira de presidente da Casa, sem renunciar. O peemedebista já estaria, aos poucos, revelando reservadamente fatos desabonadores de colegas do Senado.

A reportagem informa ao menos dois casos específicos citados por Renan. Primeiro, o de um senador que teria viajado com a namorada para os Estados Unidos com as diárias do casal pagas pelo Congresso. Outro, de um líder partidário que teria uma dívida de R$ 50 milhões com um banco estatal.

Esse clima de terror e ameaça explicaria, em parte, porque tantos senadores se sentem constrangidos em condenar o peemedebista.

Cronograma

Hoje, o presidente do Conselho de Ética, Sibá Machado (PT-AC), se reúne com uma comissão de seis senadores do órgão para definir um cronograma de trabalho. Entre os assuntos que serão discutidos na reunião está o depoimento de Renan ao conselho.

O senador se ofereceu para prestar depoimento com o objetivo de se defender das denúncias envolvendo a Mendes Júnior e suas transações financeiras. Segundo Sibá, o grupo vai decidir se Renan será ouvido antes ou depois da conclusão de nova perícia que a Polícia Federal deve realizar em documentos encaminhados por Renan.

O presidente do conselho também pediu que o senador encaminhe novos documentos para análise, caso ainda queira comprovar parte de suas movimentações.

Os senadores do conselho ainda vão discutir os questionamentos a serem feitos para Renan no dia do depoimento. 'Temos que apresentar um elenco de perguntas que devem ser apresentadas previamente para o presidente do Senado se preparar para responder', disse Sibá.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página