Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/04/2002 - 20h08

Prefeitura do Rio desiste de processar produtora de "Os Simpsons"

Publicidade

da Folha de S. Paulo, no Rio

O presidente da Riotur e secretário municipal de Turismo do Rio de Janeiro, José Eduardo Guinle, disse hoje que não irá mais processar a produtora americana Fox Cable International, que exibe o desenho animado "Os Simpsons".

Guinle havia anunciado na semana passada que iria processar a produtora por ter considerado preconceituoso o episódio sobre o Rio, que foi ao ar no dia 31 de março nos Estados Unidos. Mas desistiu da idéia hoje, depois que a Fox divulgou um pedido oficial de desculpas à cidade.

Fotomontagem

Até mesmo FHC reclamou das aventuras da família de Homer Simpson no Rio

O secretário disse, no entanto, que a idéia de processar a produtora já estava sendo abandonada, antes mesmo do pedido de desculpas. "Um processo a ser movido nos EUA envolveria um gasto muito alto e ainda por cima correríamos o risco de perder. Eu, como secretário municipal e presidente de uma empresa pública, não poderia arcar com isso", disse Guinle.

Ele informou, no entanto, que está preparando uma notificação formal a ser entregue a Fox, sugerindo que a produtora faça uma doação à prefeitura da cidade para ser gasta com programas que lidam com órfãos.

"O episódio não foi feito para mostrar o problema dos órfãos no Brasil? Então agora eles poderão ajudar de verdade." No episódio "Blame it on Lisa" (A culpa é de Lisa), a família de Homer Simpson decide ir ao Rio à procura de um órfão brasileiro ajudado pela família. Logo ao chegar, Homer é sequestrado por um taxista carioca.

O secretário também vai propor que, num gesto de gentileza, uma campanha promocional da cidade seja veiculada pela produtora.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página