Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2007 - 09h31

Palocci e Ideli são cotados para presidência do PT

Publicidade

da Folha Online

O ex-ministro Antonio Palocci Filho, hoje deputado federal por São Paulo, e a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), são nomes cotados para assumir a presidência do PT, informa nesta sexta-feira reportagem da Folha (íntegra disponível só para assinantes do jornal ou do UOL).

Segundo a reportagem, a antiga Articulação, corrente do PT que deve reunir de 45% a 51% dos delegados nacionais, negocia uma aliança para eleger o novo presidente do partido com os grupos políticos ligados à ministra Marta Suplicy (Turismo) e ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (SP).

No entanto, a Folha informa que não está descartada aliança para tentar reeleger o atual presidente da sigla, Ricardo Berzoini, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dirigentes dessas correntes desejariam apresentar outro candidato para concorrer à presidência do PT.

O partido realiza a partir desta sexta-feira, até domingo, o 3º Congresso Nacional da legenda, em São Paulo. Segundo estimativa do partido, o evento deve reunir cerca de 3.000 pessoas, entre militantes, observadores e convidados.

A legenda deve evitar debater a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de aceitar denúncia contra os petistas envolvidos no mensalão.

O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) disse ontem que participará do congresso como militante. "Vou participar do encontro como militante", disse o ex-ministro, que deixou a presidência do partido em 2002.

Dirceu adiantou que não voltaria a presidir o PT. "Já cumpri minha obrigação com o partido. A minha contribuição [agora] é como militante."

Segundo o ex-ministro, o PT precisa se renovar, assumir bandeiras no Congresso Nacional da legenda. "Eu vou lutar para que o PT tenha maioria na Câmara e no Senado em 2010", comentou.

Dirceu afirmou ainda que o PT lançará candidato próprio nas eleições presidenciais de 2010. "O candidato será do PT, com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos partidos de coalizão."

Congresso

Os petistas vão discutir questões relativas à política econômica do país e assuntos internos do próprio partido. Os debates terão três temas centrais: "O Brasil que Queremos", "Socialismo Petista" e "PT: Concepção e Funcionamento".

Na ocasião, a legenda deve decidir a mudança na data do próximo PED (Processo de Eleições Diretas), já que a atual coincidiria com as eleições municipais de 2008.

Hoje, a partir das 14h, serão votadas as chamadas "propostas globais" de resolução --aquelas que tratam integralmente de cada um dos três grandes temas. No sábado e no domingo, os delegados do congresso discutem e votam as resoluções pontuais e as eventuais emendas aos textos aprovados nesta sexta.

A cerimônia de abertura está programada para hoje, às 20h, e deverá contar com a presença de líderes petistas, entre ministros, senadores e deputados. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já confirmou sua presença.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página